Calças são a peça mais confortável e popular do guarda-roupa masculino e feminino. Devido à grande variedade de estilos, tecidos e cores, elas combinam com todos os estilos de roupa – do estilo militar brutal ao chique elegante. Para encontrar a opção perfeita para você, é importante distinguir entre os diferentes tipos de calças, conhecer suas características, história e finalidade. Além disso, é fundamental levar em consideração as vantagens e desvantagens de cada corpo.
Classificação
As calças são classificadas de acordo com parâmetros que dependem do corte, comprimento, material e finalidade. Além disso, os produtos são costurados com diferentes níveis de ajuste:
- Modelos de cintura alta. Muito populares entre as mulheres, pois corrigem visualmente a silhueta, criando uma silhueta elegante. Os modelos de cintura alta eram comuns nos anos 70, competindo com as calças de cintura baixa. A tendência é chamada de "mom jeans".
- Cós baixo – calças que ficam nos quadris, geralmente pelo menos 3 cm abaixo do umbigo. Essas calças estão disponíveis para homens e mulheres desde a década de 1950.
- Cintura média – um modelo tradicional com cintura na altura do umbigo ou alguns centímetros abaixo. Um corte universal, pois se adapta à maioria dos tipos de corpo.



Por agendamento
Calças são adequadas para quase todos, independentemente da idade e do porte físico. Existem 4 tipos, de acordo com a sua finalidade:
- Negócios (clássico) – calças no estilo escritório, geralmente de corte reto com vincos. Frequentemente feitas de material de terno, distinguem-se por cores suaves e pela ausência de decorações chamativas.
- Casual – calças confortáveis e simples para o dia a dia, permitem cortes mais complexos, decorações e combinações de cores e tecidos inusitadas.
- Calça esportiva – prática, indicada para exercícios físicos e lazer ativo, não restringe os movimentos, confeccionada em material elástico macio.
- Elegantes – calças elegantes para eventos formais e ocasiões especiais. Os modelos festivos de calças femininas são confeccionados com tecidos fluidos e caros – cetim, seda.




Com base em materiais
Ao escolher um tecido para costurar calças, são levadas em consideração suas características como textura, respirabilidade, adequação ao estilo escolhido, densidade e composição. Dependendo dos materiais utilizados, distinguem-se os seguintes tipos de produtos:
- densos – modelos feitos de tecidos que mantêm a forma, não amassam e podem ser bem passados (poliéster, jeans, tweed);
- leves – modelos feitos de materiais finos e fluidos com dobras e drapeados (seda, chiffon);
- natural – produtos feitos de materiais naturais (algodão, linho, seda, lã, caxemira);
- sintético – calças feitas de tecidos artificiais (viscose, poliéster, náilon).
Existem tecidos universais usados para costurar modelos masculinos e femininos. Entre eles, algodão, lã, tweed, jeans, caxemira, etc. Há também tecidos usados principalmente para fazer modelos para o sexo oposto: guipura e seda.












Por corte
O corte das calças determina seu estilo e a possibilidade de usá-las em determinados estilos. Existem os seguintes tipos de silhuetas:
- estreito – modelos de calças que seguem completamente a linha das pernas;
- tapered - calças com volume nos quadris, afinando em direção à barra;
- reta - uma versão tradicional de calças de silhueta simples com pernas estreitas ou largas da mesma largura;
- solto - um corte com pernas largas, usado em estilos casuais e elegantes;
- flared - calças femininas que se ajustam à silhueta da cintura até os joelhos e depois se alargam em direção aos tornozelos.





Por comprimento
O comprimento das calças é apresentado em diferentes variações. Ele é selecionado levando em consideração o estilo, as características do corte e o tipo de corpo. Os principais tipos são:
- Padrão - calças compridas até o tornozelo.
- Calças cropped são modelos que ficam acima do tornozelo. Elas devem cobrir os joelhos. Combinam elegantemente com um casaco com mangas 3/4 e são adequadas para pessoas de baixa estatura.
- Com dobra. As calças podem ter um punho, o que torna a parte inferior mais justa, o que ajuda a peça a manter o seu formato.
Ao escolher o comprimento das calças, é necessário levar em consideração algumas regras bem conhecidas. Por exemplo, opções mais curtas são recomendadas para meninas altas, enquanto as mais curtas são recomendadas para peças longas com flechas. Quem tem quadris largos deve dar preferência a modelos mais largos, que cubram o pé, enquanto as mais largas são recomendadas para peças até o meio do calcanhar.
Em modelos executivos com flechas, o punho é apresentado como uma faixa horizontal reta; em modelos mais informais, para fazer uma dobra, basta enrolar as pernas. Muitas vezes, a costura é coberta com um material no mesmo tom ou em contraste para um visual mais estético.



Estilos femininos da moda
As calças deixaram de ser moda masculina e passaram a ser femininas no século passado e, desde então, se tornaram um item de guarda-roupa favorito do sexo oposto. São usadas tanto em escritórios quanto em eventos especiais no verão, inverno e fora de temporada. Entre as muitas opções, podemos destacar estilos modernos de calças femininas:
- Afghani (harém, calças harém) são calças largas e largas, com inúmeras pregas nos quadris, que se ajustam perfeitamente ao tornozelo ou à panturrilha (se encurtadas). São feitas de seda, chiffon e malha, e combinadas com uma blusa justa.
- Bananas são calças ovais com pregas na cintura e ligeiramente afuniladas dos joelhos aos tornozelos. Seu formato lembra o fruto da planta herbácea de mesmo nome. Podem ter comprimentos variados e são feitas de tecidos finos e grossos. Combinam com camisas de manga curta, blusas de chiffon e jaquetas longas de abotoamento simples. Combinam com meninas baixas.
- Calças curtas são um estilo semelhante às calças banana. As calças são bem largas nos quadris, caem em pregas e, a partir do joelho, abraçam as pernas. Elas adicionam volume aos quadris e enfatizam a largura das canelas. Recomenda-se que meninas altas e esbeltas as usem com camisas presas no cinto.
- Calças de cachimbo (tipo cigarro, lápis, skinny) são um dos tipos mais populares de calças femininas. São peças de cintura baixa, comprimento 7/8, que acompanham as curvas do corpo. São costuradas em jeans elástico com elastano. Combinam com blusas de qualquer comprimento, tanto com jaquetas curtas quanto com cardigans.
- Calças boca de sino – peças que se ajustam bem aos joelhos e se alargam em direção aos pés. O formato das pernas boca de sino lembra sinos. A melhor escolha de calçado são os sapatos de salto alto, que alongam visualmente a silhueta e acrescentam altura. Ideais para o corpo em formato de pera, pois equilibram as proporções.
- Calças capri são calças curtas, de corte reto, que terminam na panturrilha ou no joelho. Podem ter punhos. São feitas de tecidos simples (jeans, algodão, poliéster). Geralmente são usadas em ambientes informais, mas também podem ser usadas para criar um visual profissional.
- Cargo – calças práticas, geralmente espaçosas, de estilo militar, com grandes bolsos de aplicação com abas nos quadris ou joelhos. As calças costumam ter cós baixo e são combinadas com camisetas e camisas longas.
- Cenoura - calças curtas afuniladas com cintura alta e pregas na cintura, soltas nos quadris. O nome é traduzido do inglês como "cenoura", o que indica seu formato cônico. Adequado para mulheres com corpo tipo "pera" e "ampulheta". Tecidos fluidos são usados na produção: crepe, seda, tecidos macios.
- Calças largas feitas de algodão grosso com vincos e dobras na barra, usadas para uso fora do trabalho. Elas lembram jeans boyfriend e combinam perfeitamente com uma blusa estampada.
- Calças chino são calças largas de linho ou algodão, frequentemente cortadas ou enroladas, permitindo um leve vinco. Originalmente disponíveis em tons naturais, agora estão disponíveis em uma variedade de cores. Versáteis, recomendadas para o escritório e para caminhadas.
- Leggings são calças elásticas e justas, sem fechos, zíperes ou bolsos. São feitas de viscose, algodão, com adição de lycra ou elastano para maior elasticidade. São adequadas para uso diário e esportivo. São usadas para exercícios físicos, pois o material macio e elástico permite liberdade de movimentos. Você pode usar uma túnica ou suéteres longos por cima que escondam os quadris.
- Palazzo - calças compridas e largas com cintura alta. Popular como uma opção elegante para o verão devido ao uso de tecidos leves e respiráveis. Seda, cetim, malhas e outros tecidos feitos de fibras naturais também são usados nesta peça. No inverno, lã, jeans e tecidos de terno são preferidos.
- Culottes são uma versão mini das calças palazzo. São calças curtas que chegam até o joelho ou até a metade da panturrilha. Elas têm um corte em A que lembra uma saia. A origem francesa influenciou o nome dessas calças largas.
- Jodhpurs são calças elásticas justas com punhos que imitam o tornozelo, estilizadas como calças de montaria. Possuem uma alça na parte inferior para o calcanhar. Combinam harmoniosamente com um uniforme de jóquei ou um conjunto de estilo militar.
- Baggy - um estilo de calça tradicional coreana que faz parte do traje nacional. São bem largas, têm caimento solto e são sustentadas por um cinto.
- Os gaúchos são calças curtas, largas e na altura da panturrilha, inspiradas nos trajes dos cowboys sul-americanos. Geralmente têm cintura alta e combinam melhor com sapatos abertos.
- Calças jeans boyfriend são calças largas, retas e oversized, com virilha e punhos caídos. Combinadas com tops cropped, camisetas, regatas, jaquetas clássicas e sapatos de salto alto, elas têm um visual casual e estiloso.
Apesar da variedade de estilos de calças femininas, todas elas têm uma origem comum: foram emprestadas do guarda-roupa masculino.

















Modelos masculinos populares
As calças são um elemento básico do guarda-roupa masculino. O terno clássico tem bainha com vincos. Mas também existem outros modelos menos formais, pensados para o dia a dia. Estilos comuns de calças masculinas:
- Cargo – peças largas e duráveis de algodão com bolsos grandes, adequadas para atividades ao ar livre. Geralmente na cor verde-oliva ou camuflada. Combine com suéteres de malha, camisas leves, camisetas e calçados esportivos.
- Calças chino são calças sem vincos feitas de sarja. São feitas de algodão puro ou linho, mas também existem produtos feitos com uma mistura de diferentes materiais. Geralmente, são marrom-claras, mas outras cores também são comuns. Como um estilo universal de calças, combinam com uma camisa clássica, uma jaqueta ou uma camiseta lisa simples.
- Calças largas semiformais feitas de gabardine grossa. Este tipo de calça masculina tem pregas na cintura e dobras na barra. Podem ser afuniladas. São usadas com camisas por dentro da calça e podem ser complementadas com cinto ou suspensórios. Em termos de calçados, uma combinação com mocassins ou oxfords, sapatos clássicos, fica estilosa.
- As joggers são calças esportivas largas, afuniladas a partir do joelho e presas com um elástico no tornozelo. Costuras em malha ou algodão macio e elástico são usadas. Este modelo é o favorito entre os jovens. Você pode complementá-lo com uma blusa esportiva, uma camisa casual para fora da calça ou um paletó de tweed. Gorros e bonés de beisebol são acessórios de cabeça adequados.
- As calças são largas na parte superior, envolvem os joelhos e terminam com punhos estreitos que são enfiados nas botas. A parte superior deve ser justa; você pode escolher uma camisa justa e diluir o visual com um colete, calçar sapatos, tênis ou mocassins.
- Hooligans são calças masculinas confortáveis, de corte solto. Seu cartão de visita são os bolsos laterais profundos, inclinados e ligeiramente volumosos. Costuradas em jeans, viscose e algodão, as calças hooligans costumam ter elástico ou cadarço na cintura. Uma opção ideal para o dia a dia.
Conhecer as características dos diferentes tipos de calças masculinas ajudará você a escolher a opção certa e expressar seu estilo individual.







O que são produtos unissex?
Hoje em dia, as calças são consideradas peças de vestuário universais para ambos os sexos. A tendência unissex surgiu na década de 1960, quando as meninas começaram a defender o uso de roupas simples e confortáveis, que lhes permitissem levar um estilo de vida ativo em pé de igualdade com os homens. Assim, elementos do guarda-roupa do sexo forte (calças, shorts, camisas, etc.) foram incorporados às roupas femininas, recebendo o nome de "unissex". Na moda moderna, há significativamente mais modelos para meninas do que para homens. Os estilos gerais comuns para ambos os sexos são calças clássicas com flechas, calças chino, cargo e calças sociais.
Dicas para escolher
Ao escolher a calça ideal, recomenda-se considerar parâmetros como tecido, cor, comprimento, estilo e tipo de corpo. Para looks de verão, opte por calças feitas de tecidos leves e respiráveis (algodão, linho). No frio, use lã, tweed e veludo cotelê. Às vezes, o algodão é misturado com poliéster para que o material amasse menos e a peça permaneça lisa por mais tempo.
Cores clássicas de calças: preto, azul-escuro, cinza. São adequadas para looks de negócios e ficam ótimas em ternos. Para looks informais do dia a dia, você pode escolher tons vibrantes e elegantes: azul, vermelho, verde. A escolha do melhor comprimento de calças para um estilo mais informal depende da sua altura. Calças clássicas combinam com pessoas altas, enquanto opções mais curtas, até o meio da panturrilha, ficam melhores em homens e mulheres de estatura média e baixa.
Calças bem escolhidas vestem bem e são largas o suficiente para facilitar os movimentos. Calças justas não devem ficar amassadas perto do zíper ou ao redor dos quadris – isso é sinal de que estão muito apertadas.
As calças são uma peça insubstituível no guarda-roupa. Eles têm muitos estilos masculinos e femininos, cada um com suas próprias características. Com toda essa diversidade, qualquer pessoa pode escolher a opção ideal para si, que se tornará a base para looks estilosos.



Vídeo

 
                                    






























