É agradável e econômico criar peças para o seu filho com as próprias mãos. Um item essencial no guarda-roupa do bebê é um macacão infantil de tricô, especialmente no inverno. O produto é prático: confortável e quentinho, as calças não escorregam ao se movimentar e é adequado para meninos e meninas. Se você entender o princípio do tricô e seguir as descrições detalhadas, só precisará ajustar os tamanhos durante o trabalho.
Materiais e ferramentas
Nem todo fio é recomendado para tricotar macacões de bebê com agulhas de tricô. Ao escolher, você precisa se concentrar na composição, hipoalergenicidade e higroscopicidade do fio. Para crianças, recomenda-se criar peças com fios naturais, como lã, viscose, seda e algodão. Ao tricotar macacões para recém-nascidos, deve-se dar preferência à lã merino. Suas desvantagens: vida útil curta e formação de bolinhas. Você pode prolongar a vida útil das peças de lã infantil adicionando fibras sintéticas ao processo de tricô.
O algodão é mais adequado para modelos de verão. No entanto, você não deve tricotar um macacão para seu bebê inteiramente com esse fio. As peças podem ficar duras e não manterão o formato após a lavagem. É melhor usar fio com adição de acrílico. O algodão mercerizado é considerado uma opção mais durável e macia.
O fio para coisas de criança não deve ser torcido.
A seda é escolhida em combinação com outros tipos de fios: algodão, lã e sintéticos. Produtos feitos com esse tipo de fio retêm bem o calor e não deformam após a lavagem. Para crianças menores de 1 ano, o ideal é usar acrílico de alta qualidade. Não causa reações alérgicas, é macio e tem boa resistência ao desgaste. Para quem prefere fibras naturais, a solução será um fio composto por 50% de viscose e 50% de algodão.
É preferível usar linhas de qualquer fabricante com a marca Baby.





Depois de selecionar o fio, você precisa decidir o tamanho das agulhas de tricô. Os parâmetros necessários a considerar são:
- Diâmetro. Existem várias maneiras de selecionar a espessura da ferramenta. A mais precisa é usar uma tabela de correspondência entre fios e agulhas de tricô. Se você não tiver essas informações em mãos, pode dobrar o fio ao meio e torcê-lo frouxamente. A espessura resultante corresponde ao diâmetro desejado da ferramenta. Para um macacão infantil, é melhor usar um atributo com um número maior de agulhas de tricô para que o produto fique mais macio. A mesma regra se aplica aos modelos vazados. Para tricô denso, recomenda-se usar agulhas de tricô com um número menor.
- Comprimento. Este parâmetro depende do método de tricô. É mais conveniente trabalhar com tecidos largos usando agulhas longas e retas ou circulares em um torniquete.
- Material. Uma ferramenta de metal é adequada para acrílico ou lã. Para seda, viscose e padrões vazados, é melhor usar agulhas de tricô de bambu ou madeira. O fio desliza menos sobre elas, o que é conveniente para iniciantes.
Além de fios e agulhas de tricô, ao tricotar um macacão para bebê, você precisará de uma agulha para costurar as peças, uma agulha para encadernação, botões e elementos decorativos. O fecho é selecionado de acordo com a idade do bebê e o estilo do produto. Para crianças de qualquer idade, ele pode ser colocado ao longo de todo o comprimento da peça. Se a criança tiver mais de 3 anos, uma tira mais curta servirá. É melhor fazer um macacão de tricô com agulhas de tricô para recém-nascidos com fechos nas costuras entrepernas.
Medições e cálculos
Para garantir que seu macacão de malha fique bem ajustado, você precisará tirar algumas medidas:
- o comprimento do produto, a costura lateral da calça, as mangas, as costas;
- volume do peito, cintura, pescoço;
- circunferência da cabeça para modelo com capuz;
- comprimento do pé para macacão com meias.
Com base nas medidas tiradas, é criado um molde do produto levando em consideração o estilo selecionado. Se criar um desenho for difícil ou se esta for sua primeira experiência com esse tipo de artesanato, é melhor usar uma tabela de tamanho padrão. Também é necessário ao tricotar um macacão para um recém-nascido. Para bebês de até 3 meses, você pode usar com segurança os dados calculados para o tamanho 56.
Para que a peça dure mais, você precisa levar em conta o crescimento. Para cada tamanho subsequente, adicione 1 cm ao longo da linha do peito e do quadril e 0,5 cm ao longo da circunferência da cintura e do pescoço. Para evitar erros na medida do comprimento da manga e de toda a peça, você pode tricotar um elástico largo. Primeiro, ele é dobrado para dentro e, à medida que o bebê cresce, é esticado até o comprimento total.
Masterclass passo a passo para iniciantes
Quem usa a ferramenta pela primeira vez precisa fazer tudo passo a passo, de acordo com as master classes e os moldes que elas contêm. O processo visual também será útil para costureiras experientes ao tricotar um macacão inusitado para recém-nascidos com agulhas de tricô. Qualquer modelo pode ser criado de diferentes maneiras: de baixo para cima, tricotando cada perna separadamente, ou de cima para baixo, usando um raglan. O terceiro método envolve a criação sequencial de cada detalhe (costas, cava, mangas), que são então costurados.
A opção de usar fios de pelúcia é prática e conveniente. O fio de veludo é hipoalergênico, macio e elástico.
Qualquer modelo pode ser feito na versão de inverno, cobrindo todo o corpo da criança. Se você precisa de um macacão de verão, ele pode ser tricotado com mangas curtas ou como um semi-macacão. Antes de começar, você precisa encontrar uma master class e uma descrição do processo, além de fazer uma amostra de controle para calcular o número de laçadas da primeira carreira.
Feito de fio de pelúcia
A especificidade do fio de veludo é tal que os padrões complexos do produto não são claramente visíveis. O padrão ideal para um macacão feito com fio plush é o tricô meia-calça ou meia-calça. O trabalho começa de baixo para cima, com o tricô das calças. Cada metade é criada separadamente. O processo é assim:
- Pegue 200 g de fio de pelúcia de uma cor adequada e agulhas de tricô circulares nº 3 e nº 5.
- Primeiro, tricote uma amostra de controle com 20 laçadas e, em seguida, calcule o número delas para a primeira carreira. No nosso caso, 38 laçadas.
- Usando agulhas de tricô nº 3, monte pontos e faça um elástico 1 x 1 com 4 cm de largura.
- Em seguida, vem o ponto meia com acréscimos de 1 laçada a cada 5 carreiras. Marque os locais dos acréscimos para fazer a segunda parte da calça da mesma maneira. Após 16 cm, faça diminuições ao longo da costura interna em ambos os lados – primeira carreira, 4 laçadas, próxima carreira, 2 laçadas e, em seguida, 1 laçada. Reserve o tecido.
- Faça a segunda parte da calça da mesma maneira.
- Transfira os pontos de ambas as partes para as agulhas circulares e continue trabalhando em ponto meia por 5 cm.
- Divida o número de laçadas no meio da frente e tricote cada parte separadamente.
- A parte central do macacão tricotado com agulhas para recém-nascidos deve ter altura igual a 20-23 cm.
- Em seguida, faça as prateleiras traseira, direita e esquerda separadamente, com diminuições ao longo da linha do raglan. Reserve o tecido quando a cava atingir 12 cm de altura e o número total de laçadas nas agulhas de tricô for reduzido em 2 vezes.
- A próxima peça é a manga. Monte os pontos, tricote 4 cm com um elástico 1 x 1 e mude para ponto meia. Aumente a cada 5 carreiras, após 10 cm - a cada 7 carreiras. A uma altura de 21 cm, comece a diminuir ao longo da linha raglan. Assim que o comprimento da manga e da frente estiverem iguais, deixe o trabalho de lado.
- Transfira as alças restantes de todas as partes do macacão para as agulhas de tricô circulares.
As alças das mangas ficam entre as alças traseiras e frontais. A gola é feita de elástico 1 x 1, com 2 cm de altura.
Com orelhas
Modelos com orelhas são práticos. Não é difícil tricotar esse estilo para um bebê com agulhas de tricô. Modelos com capuz são especialmente necessários para caminhadas em clima frio. Existem padrões de tricô para peças de qualquer configuração. O fio pode ser escolhido no mesmo tom da parte principal do modelo. Se precisar destacar as orelhas, você pode usar uma cor contrastante.
Processo de trabalho:
- Monte 36 pontos para as calças e tricote 4 cm em ponto canelado 2 x 2. Troque para ponto meia.
- Tricotar com aumentos a cada 5 carreiras, 1 laçada de cada lado.
- Após tricotar 15 cm, reserve o tecido e comece a trabalhar na segunda metade. Tricote em modo espelhado.
- Una as calças em uma agulha de tricô e continue tricotando as costas até a linha dos ombros. Feche as costuras dos ombros.
- A frente é tricotada de forma semelhante, mas a partir de duas metades. Para isso, não deixe o tecido de lado, mas continue tricotando cada parte até a linha dos ombros.
- Para a manga, monte 26 pontos, tricote 4 cm de elástico e mude para ponto meia. Faça aumentos a cada 6 carreiras.
- A uma altura de 23 cm, feche as alças.
- Costure as peças cuidadosamente e adicione alças para o capuz ao longo do decote.
- Tricotar as orelhas separadamente.
- No final do trabalho, costure um zíper e costure as orelhas no capuz.
Com tranças
Para um bebê, você pode tricotar um macacão com tranças em uma versão quente de inverno ou leve de verão:
- Monte o número necessário de pontos, calculado usando a amostra de controle.
- Tricotar 8 carreiras com ponto canelado 1 x 1.
- Mude para o ponto meia e comece a tricotar uma trança no meio das calças.
- Continue tricotando o macacão, ou seja, o corte da frente até o ombro, enquanto faz diminuições na linha do passo (2, 1, 1 laçada).
- Para a manga, você precisa de 24 laçadas, tricotadas em ponto meia.
- Costure todos os detalhes.
Decoração segura
Há muitas maneiras de decorar um macacão: apliques, bordados, fitas ou rendas, detalhes de tricô, enfeites e jogos de cores são frequentemente usados. Ao mesmo tempo, é necessário respeitar as restrições. Para bebês, não se deve usar:
- cordas e gravatas longas;
- contas;
- contas;
- plástico ou peças pequenas.
Itens tricotados com fios de uma única cor são adequados para decoração com apliques. Decorações feitas com fios de seda ficam especialmente bonitas. A opção de decoração mais popular são os padrões de tricô. As artesãs preferem decorar itens infantis com tranças, cordões em relevo e assim por diante. Contas e miçangas que formam uma imagem completa não ficam menos impressionantes. Todos os elementos decorativos não só devem ser costurados firmemente, como também devem ser colocados em locais inacessíveis, onde as mãos das crianças não possam pegá-los e arrancá-los.
Vídeo
https://youtu.be/VYWaBEF4nG0





































