Como costurar um buraco na calça, métodos básicos e dicas úteis

Reparo e restauração

Qualquer peça de roupa, mesmo com uso cuidadoso, tende a se desgastar com o tempo. Mas, às vezes, até mesmo peças novas e de alta qualidade apresentam rasgos e abrasões, que ocorrem como resultado de objetos pontiagudos ou abrasivos. Segundo as estatísticas, as calças são as peças com maior frequência de rasgos, pois são as mais complexas em termos de corte. Se não for possível ir a um ateliê, existem muitas maneiras de costurar um furo em uma calça em casa. Depois de estudar cuidadosamente o algoritmo de ações e os conselhos de artesãs experientes, qualquer mulher pode aprender a consertar rasgos e abrasões adequadamente sem perder a aparência do produto.

Selecionando linhas e agulhas

Para costurar corretamente rasgos em calças, assim como em qualquer outra peça de roupa, você precisará de linhas e agulhas adequadas. A escolha de ferramentas e consumíveis deve ser feita com muita atenção para evitar a deformação do material, garantir a confiabilidade dos pontos, a facilidade de costura e a invisibilidade da costura.

Usando diversas técnicas, você pode costurar rapidamente um pequeno furo em uma camisa, camiseta, legging, jeans ou calça de moletom. A linha deve ser selecionada com base na espessura, cor e qualidade do tecido.

  1. Se você usar uma espessura muito fina, o material será cortado e rasgado. Ao costurar à máquina, pontos podem pular, a agulha pode quebrar, a parte superior do ponto pode ser danificada e podem surgir laçadas e ondulações.
  2. Muito grosso fará com que o material se deforme e a costura se desfaça.

O equilíbrio entre a espessura da linha e da agulha também deve ser mantido. Se a costura de acabamento precisar se destacar, a linha é escolhida de 1 a 2 tamanhos mais grossa. As agulhas são selecionadas com base na espessura do tecido, no tipo de trabalho e no tipo de linha. Um material mais fino deve corresponder a uma agulha fina e afiada e vice-versa. Quanto mais longa e grossa a ferramenta de trabalho, menor será o seu número na escala de tamanhos.

Para processar calças de malha, utilize agulhas com ponta arredondada.

Escolha a linha com base na espessura, cor e qualidade do tecido.
Tipo de agulha - de acordo com a espessura do tecido, tipo de trabalho, tipo de linha

Métodos básicos

Os métodos para consertar calças em local visível variam dependendo da localização do furo ou abrasão, do seu tamanho e da qualidade do material. Às vezes, o reparo precisa ser feito o mais discretamente possível ou, ao contrário, chamando a atenção para o trabalho. A seguir, consideraremos apenas alguns métodos de como costurar um furo em calças.

Ponto invisível

Este método é frequentemente chamado de ponto invisível. Antes de costurar calças à mão com ponto invisível, você precisará de uma agulha do tamanho correto e uma linha da mesma cor da peça. As sobras devem ser cuidadosamente passadas a ferro durante o trabalho.

Algoritmo de ações sobre como costurar calças:

  1. A agulha é trazida ao longo da borda da dobra, deixando um nó na dobra do tecido.
  2. Conecte ambas as partes perfurando-as a uma distância de 3–6 mm da borda.
  3. Traga a agulha para a frente, criando um ponto reto.
  4. Repita a ação, puxando levemente a linha após cada ponto.
  5. No final da costura, passe a linha pelo laço e aperte-a um pouco.
  6. Repita todos os passos até que o buraco esteja completamente costurado.

Os pontos devem ser retos, uniformes e com uma pequena distância entre eles. Esta costura invisível pode ser usada para consertar um rasgo em qualquer calça. De todos os métodos, como costurar um buraco sem ser notado, É adequado para pequenos rasgos longitudinais em calças. Neste caso, principalmente se o dano estiver localizado próximo à costura, não deixará vestígios.

A agulha é trazida ao longo da borda da dobra, deixando um nó na dobra do tecido
Conecte ambas as partes perfurando-as a uma distância de 3–6 mm da borda.
Traga a agulha para a frente, criando um ponto reto
No final da costura, passe a linha pelo laço e aperte um pouco

Reboco

A costura é mais frequentemente usada para tecidos grossos com pelo longo, como calças de inverno. Este método requer menos material e os vestígios de trabalho são quase invisíveis. Se a área rasgada for pequena, você pode cortar um pedaço da bainha do produto ou pegar um pedaço de tecido que combine com a cor, o padrão e as características do material das calças.

O remendo deve ser exatamente igual ao tamanho do furo. A direção do pelo e dos fios do tecido deve coincidir. O material rasgado é fixado a um tecido denso, e um remendo é inserido e alinhavado a ele. Costure de ponta a ponta, com os pontos alternados para o tecido principal e depois para o remendo, exatamente de acordo com o molde.

Na parte da frente os pontos devem ser bem pequenos, na parte de trás, um pouco maiores.

Ao final da costura, o material úmido é passado a ferro por dentro e pela frente. O tecido fino por fora é passado através de gaze.

Insira o remendo no furo, costure de ponta a ponta e passe a ferro dos dois lados

Droga

Este método é uma boa alternativa à costura reta. Um cerzido bem feito é quase invisível, pois repete a estrutura do tecido. Basta selecionar cuidadosamente a linha – puxe-a de um local discreto do produto ou use um fio dental ou um tipo especial de cerzido. Dicas úteis sobre como cerzir calças:

  • costure o tecido esticado ao longo dos pontos ainda fortes com pontos uniformes para frente e para trás;
  • faça laçadas no final da carreira para evitar que o material fique amontoado;
  • ao fechar, trabalhe com os fios compartilhados da área danificada, fazendo o mesmo cerzido transversalmente para efeito de entrelaçamento, como em um produto normal;
  • Se o dano for significativo, costure primeiro um tecido adequado pelo lado de dentro e depois remenda na parte da frente, selecionando os fios de acordo com a cor e a textura.

Você precisa costurar no mesmo ângulo dos fios do material. Com esse método, o furo cerzido não ficará perceptível nem na camiseta nem na calça jeans, e é especialmente bom para calças de malha porque não aperta o material.

Remendamos quando o tecido ainda não está completamente gasto, mas já começou a “brilhar”.

Selecione fios que combinem com a cor e a textura do tecido
Costure em tecido adequado
Costure o tecido esticado com pontos uniformes para frente e para trás
Faça laçadas no final da carreira para evitar que o material fique amontoado.
Faça o mesmo cerzido para entrelaçar, como em um produto regular
Costure no mesmo ângulo dos fios do material

Cerzido decorativo

O cerzido decorativo é um pouco diferente do cerzido tradicional. No segundo caso, o artesão tenta repetir a trama do tecido e, com a ajuda de costuras decorativas, cria um padrão nas calças. Faz sentido usar esse cerzido para peças que precisam ser remendas e, ao mesmo tempo, mudar sua aparência. Não há necessidade de jogar as calças fora ou correr para o ateliê; você pode fazer tudo lindamente com suas próprias mãos.

Uma das técnicas para esse tipo de cerzido é o ponto artístico. Você precisa preparar:

  • um padrão do que você deseja colocar na área desgastada;
  • cogumelo ou bulbo para esticar o tecido.

O cogumelo de cerzir é colocado na parte interna, sob o furo. O padrão é aplicado ao tecido de fora para dentro e o desenho é formado com pontos. Se o artesão tiver as habilidades necessárias, é até possível bordar um padrão, por exemplo, com uma cruz.

O cerzido artístico também pode ser baseado em costuras simples de um rasgo de tecido, mas com pontos bonitos e incomuns. É feito assim:

  1. Elimine as rupturas na área danificada. Se houver, corte o tecido, tornando a costura menos perceptível. Ao cerzir, ela será completamente eliminada.
  2. Prenda o dano com linhas finas na cor da roupa no início e no final. Isso é feito com pontos grandes no verso.
  3. Faça 2-3 pontos de fora para dentro ao longo da borda, movendo para o lado de trás.
  4. Una o local onde o tecido está rasgado e, por dentro, faça pequenos pontos, começando pelas bordas.
  5. Passe a costura de dentro para fora para alisar as bordas do rasgo.
  6. Faça um ponto de cerzido em zigue-zague na parte externa, removendo o amassado na junção do tecido.
  7. Passe a costura.

Dessa forma você pode se livrar de pequenos furos. Em caso de danos significativos, um remendo da mesma cor é aplicado na parte interna.

Patch ou aplique

Um furo grande pode ser mascarado com um remendo. Para isso, pegue um pedaço de tecido maior que o rasgo e corte-o em um retângulo. Em seguida, proceda da seguinte forma:

  1. O remendo é colocado na parte externa do furo, dobrando todas as bordas do rasgo ligeiramente cortado para dentro. A direção das roscas do produto e do remendo deve coincidir.
  2. As bordas dos materiais são unidas como se fossem um rasgo longitudinal. A costura traseira é então passada a ferro e a costura externa é costurada à máquina.
  3. Ao consertar tecidos grossos, o rasgo é primeiro costurado. O início e o fim do furo são aparados e unidos com pontos frequentes sobre o rasgo.
  4. Após aplicar o remendo retangular, conecte as bordas da área danificada com uma costura sobreposta na parte frontal. A linha deve ser selecionada de acordo com a cor e a textura do material, e a direção dos fios no tecido deve corresponder à direção dos fios do remendo.

Se o dano for em cetim ou seda, o reparo não será perceptível. Neste caso, faz-se um cerzido decorativo, costura-se um zíper, um bolso ou uma estampa interessante. A maneira mais fácil é fazer um aplique na área danificada – eles são vendidos prontos em qualquer loja de artesanato. A estampa é escolhida de acordo com o gosto, a textura e passada a ferro, se for sobre uma base adesiva. Caso contrário, pode-se usar entretela ou "teia de aranha". Bordados interessantes e outras decorações de vários temas darão um toque de frescor às calças e as tornarão elegantes.

Abra a costura lateral da perna da calça
Costure o rasgo, alinhave as bordas do remendo
Corte o tecido em formato retangular e coloque-o sobre o buraco.
Conecte a costura lateral da perna da calça com o remendo
Costure ao redor do perímetro do remendo, dobrando as bordas para dentro.
Corte o excesso de tecido
Costure a costura lateral
Preparar

Características de trabalhar com diferentes tipos de calças

Os reparos em calças clássicas rígidas geralmente são feitos com muito cuidado, sem o uso de sobreposições ou estampas. Em um terno, a área desgastada deve ser examinada cuidadosamente para determinar se pode ser reparada. Pequenos furos e rasgos são consertados juntando as bordas para não chamar a atenção. Na maioria das vezes, o conserto de calças clássicas requer:

  1. Eliminação de pequenos furos e rasgos em áreas discretas. A colagem pode ser feita cortando um pedaço de entretela maior que o furo e alinhavando-o por dentro. Depois disso, a peça precisará ser passada a ferro.
  2. Reparar a barra da calça com fita adesiva, bainha e encurtamento. A fita é substituída por uma nova, posicionando a borda engrossada 1–2 mm abaixo da perna da calça. Costurar em ambas as bordas com ponto de bainha. Os punhos da calça são encurtados desfazendo a dobra, limpando-a e costurando-a. Após passar a ferro, o tecido é dobrado alguns milímetros acima da borda não usada.
  3. Conectando um rasgo ao longo de uma costura. No estado virado, você precisará costurar as áreas rasgadas, mais perto do dano, finalizando após alguns centímetros. As áreas difíceis devem ser processadas manualmente de 2 a 3 vezes.

Se os rasgos forem grandes, visíveis ou deformados, as calças não poderão ser consertadas.

Você pode costurar um furo em meias-calças, calças de moletom e leggings usando os métodos descritos acima. Você também pode fazer um cerzido artístico para que o rasgo não fique visível, usando remendos grandes e passando a ferro após terminar o trabalho com um pano úmido. É aceitável usar cerzido decorativo costurando uma trava fina.

Você pode ser mais livre com calças e jeans infantis. Buracos não são motivo para jogá-los fora ou mandá-los para o campo. Danos em calças podem ser cuidadosamente cerzidos ou remendados. Outra ótima opção é costurar elementos decorativos, estampas e aplicar franjas. Tudo isso tem um visual orgânico nas roupas infantis, e seu visual ganha estilo e modernidade.

As calças clássicas devem ser unidas na costura onde a costura está rasgada
Em meias-calças, calças de moletom, leggings você pode fazer cerzidos artísticos usando grandes remendos
Danos em calças infantis podem estar escondidos sob elementos decorativos

Reparo de jeans

Danos em jeans podem ser reparados de diferentes maneiras, dependendo do tamanho do furo e sua localização. Na maioria das vezes, são usados ​​remendos e cerzidos; em alguns casos, um ponto de alinhavo também serve.

No bolso

Um pequeno furo pode ser consertado fazendo vários pontos pequenos com o mesmo tipo de linha. É importante tentar fazer os pontos frouxos, de acordo com a trama do tecido. Para pequenos rasgos sem deformações nos bolsos traseiros, você pode fazer um remendo com cerzido decorativo. Para rasgos, manchas ou furos grandes, você terá que usar estampas ou bordados artísticos. Para este último, use linhas de fio dental. Você pode aplicar um esboço:

  • copiando;
  • marcador solúvel em água;
  • uma sobreposição em tecido não tecido, recortada e fixada no lugar;
  • usando uma tela de sobreposição, que é retirada do bordado depois que o trabalho é concluído.

É permitido cortar um furo com a forma geométrica correta, fazendo inserções de tule ou guipura. As bordas do furo devem ser dobradas previamente.

Entre as pernas

Este é o local mais insidioso do dano. Para consertar o buraco, você precisa cortar um remendo do mesmo material, se o jeans já tiver sido encurtado, ou algo semelhante. O procedimento:

  1. As calças são viradas completamente do avesso, colocando-se o remendo por cima e cobrindo a área problemática.
  2. As calças são costuradas com fios lisos que combinam com a cor do material.
  3. Combine as linhas dos grãos no remendo e no material para torná-lo menos perceptível.
  4. Depois disso, o buraco no jeans é costurado à mão usando pontos ziguezague.

As linhas devem ser usadas apenas na mesma cor do tecido, caso contrário o trabalho ficará com aspecto artesanal.

Se estiver trabalhando em uma máquina, você pode fazer um ponto colocando primeiro um pedaço de cor semelhante na parte interna. As linhas são feitas com fios de cor semelhante, tentando aderir à direção dos fios do tecido do produto. A costura é estendida um centímetro além da borda do furo, colocando o máximo de linhas reversas possível.

Recorte o remendo
Vire a calça do avesso, aplique o remendo por cima, costure a calça com linha lisa
Alinhe as linhas dos grãos no remendo e no material
Costure um buraco em jeans com pontos zigue-zague
Corte o excesso das bordas do remendo
Preparar

Ao longo da costura

Às vezes, é necessário consertar calças rasgadas ao longo da costura ou perto dela. A primeira causa é a má qualidade da linha; a segunda, erros de costura, quando a costura é feita muito perto da borda. Qualquer furo longitudinal no tecido é facilmente reparado. Para isso, você precisa conectar as bordas rasgadas do tecido pelo avesso e prendê-las com um ponto de alinhavo padrão. Você deve agir com cuidado, mantendo pequenos intervalos, caso contrário, a costura ficará feia na parte da frente, no local do reparo. Você pode reforçá-la chuleando as bordas do tecido. Por fim, passe o produto ao longo da costura.

Selecionar tópicos
Vire o jeans do avesso, conecte a área rasgada e prenda com alfinetes
Costure ao longo da linha de rasgo
Verifique o resultado
Corte o excesso de fios
Passe a fita adesiva sobre a costura.
Selecione uma linha de acabamento e costure ao longo da costura na parte da frente
Passe a ferro ao longo da costura
Calça jeans pronta

Atrás

Danos nessa área podem ocorrer não apenas devido ao desgaste do tecido, mas também como resultado de um rasgo, por exemplo, em um prego. Você pode simplesmente aplicar um remendo estiloso, mas existem outras maneiras de consertar o produto com cuidado:

  1. Pequenos furos são costurados com gesso.
  2. Furos grandes, protuberâncias deformadas ou manchas exigem o uso de um remendo.

Um pequeno rasgo sem deformação pode ser selado com entretela. Para isso, aplique um pedaço de material ligeiramente maior que o furo na parte interna, com o lado adesivo, juntando primeiro as bordas do rasgo e removendo a franja. Em seguida, passe a ferro quente. Para maior confiabilidade, é melhor aplicar uma costura decorativa na parte externa, pois a entretela pode se soltar sob cargas pesadas.

Selecione o aplique e passe-o no lugar.

No joelho

Este é o local onde o jeans rasga com mais frequência em crianças. Um remendo aqui sempre será perceptível, por isso é necessário fazer um elemento decorativo com ele. O reparo exigirá um pedaço de jeans de cor contrastante. Dicas passo a passo sobre como costurar um buraco no joelho, para fazer com que a área danificada pareça limpa:

  • corte um pedaço de tecido com um lado de cerca de 15 cm e uma margem de bainha de 0,5–1 cm;
  • alinhave o remendo, dobrando-o nas bordas;
  • costurar em uma máquina de costura;
  • repita o procedimento na segunda perna.

Ao consertar ambas as pernas dessa maneira, você obtém um produto acabado e bonito. Uma solução não convencional para o problema envolve alargar o furo e dar-lhe um visual moderno. Para isso, o furo é alargado e as bordas são desfiadas.

Métodos radicais

Às vezes, a barra da sua calça jeans ou os joelhos estão irremediavelmente danificados, ou você simplesmente não quer se preocupar com detalhes artísticos. Nesse caso, você pode transformar sua peça favorita em um short ou saia, depois de lavá-la primeiro. Se você planeja adicionar franjas na barra, precisará adicionar alguns centímetros ao comprimento da peça. Para criar uma minissaia, você precisará desfiar as costuras do meio até o zíper e costurá-las de acordo com o molde. Com shorts, tudo é muito mais simples: as pernas são simplesmente cortadas no comprimento desejado, uma bainha é costurada nos pontos cortados ou uma borda "rasgada" é deixada.

Preparar materiais
Desfie as costuras do meio, costure, inserindo pedaços de tecido no meio
Costure o meio nas costas
A saia está pronta
Shorts de jeans

Dicas úteis

A agulha desempenha um papel central no processo de eliminação de um furo nas calças, por isso os especialistas desenvolveram uma série de recomendações sobre esta ferramenta:

  1. Ao consertar roupas, é importante não usar agulhas enferrujadas, pois elas deixam manchas difíceis de remover.
  2. A indústria moderna oferece ferramentas de costura com revestimento de platina, que não estão sujeitas à corrosão - são um pouco mais caras do que o normal, mas justificam seu custo.
  3. É importante lembrar que agulhas diferentes devem ser usadas para trabalhos diferentes e, após a conclusão do processo, elas devem ser armazenadas em local seco, em caixas especiais, empilhadas de acordo com o formato e o tamanho.
  4. Se a agulha quebrar, você precisará fazer um nó começando a costurar a partir do ponto anterior.

Há também uma série de outras dicas que tornarão o processo de reparo mais fácil:

  1. Ao passar, sempre vire as roupas do avesso e tente passá-las com um pano úmido.
  2. Ao finalizar o jeans, você deve selecionar linhas que combinem com a cor, caso contrário, o trabalho ficará desleixado e com aparência de feito em casa. A mesma regra se aplica a outros tecidos, a menos que haja a intenção artística de fazer um cerzido ou remendo com linhas contrastantes.
  3. Ao trabalhar com material em decomposição, ele é tratado com um líquido especial. Alguns tecidos, como o náilon, podem ser cuidadosamente derretidos no fogo, mas isso só deve ser feito por quem confia em suas habilidades.

Seguir essas regras reduzirá o tempo gasto no conserto de um furo e economizará o orçamento familiar, pois você terá que entrar em contato com especialistas com muito menos frequência para consertar danos em suas calças.

Ao consertar roupas, não use agulhas enferrujadas.
Ao passar a ferro, vire a peça do avesso e passe-a com um pano úmido.
Para acabamento do jeans, selecione fios estritamente na cor do tecido

Vídeo

https://youtu.be/l_clbeXb3Sc

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios