A falha do fecho em diversos produtos é um problema comum enfrentado por crianças e adultos. Para entender como consertar o zíper de uma jaqueta, você deve primeiro descobrir a causa da falha. Muitas vezes, o acessório falha nos locais mais utilizados devido ao simples desgaste. Você pode fazer o reparo sozinho ou levar a peça a uma oficina, onde o zíper será substituído de forma rápida e econômica.
Causas comuns de avarias
Há muitos motivos pelos quais o zíper de uma jaqueta não fecha. Esses danos ocorrem devido a um produto de baixa qualidade, uso prolongado e uso excessivo do fecho. Outros motivos que podem levar ao desabamento do zíper de uma jaqueta incluem:
- Armazenamento inadequado de produtos com zíperes - sob a influência de altas temperaturas ou pressão, o fecho pode ficar deformado, deixando de cumprir sua função pretendida.
- Condições climáticas adversas (chuva ou neve), que desgastam ainda mais o zíper, principalmente se ele for utilizado durante precipitações.
- Uso descuidado do zíper. Isso causa o problema de afrouxamento do cursor, que, consequentemente, não segura os dentes da fita, nem os fixa. Esses casos ocorrem durante a pressa e com fortes solavancos do zíper.
- Uso ativo da fechadura, o que leva ao desgaste rápido.
- Má qualidade do produto. Muitas vezes, a quebra ocorre devido ao desfiamento de uma das partes da fita dupla, o que resulta em dificuldades na união dos dois componentes do zíper, e o zíper se desfaz após o fechamento.
Para entender como consertar um zíper de uma jaqueta que está se desfazendo, você precisa determinar com precisão a localização do dano. Muitos itens com zíper são comprados para várias estações. O fecho dura em média de 1 a 1,5 ano. Ao comprar um item, inspecione-o cuidadosamente. É melhor levar roupas com fita adesiva, pois assim o tecido não se desfaz.





Métodos de reparo
Não há muitas maneiras de consertar um zíper. Muitas vezes, quando um zíper quebra, basta ir a uma loja de conserto de roupas e substituir a trava ou a fita antiga por novas por uma pequena taxa. No entanto, se necessário, se a parte superior ou inferior do zíper não abrir, você mesmo pode substituí-lo. Além disso, a possibilidade de restauração depende do material de que o zíper é feito e da complexidade do reparo. Se o zíper da jaqueta quebrar, o que fazer pode ser determinado com base na causa do mau funcionamento.
Quando encravado
O zíper frequentemente trava, mesmo em produtos de alta qualidade. Você pode resolver esse problema sozinho usando um simples lápis. Prepare a grafite. Use apenas uma macia, pois uma dura não lubrificará o mecanismo na medida necessária. Depois disso, passe-a de 4 a 5 vezes na parte interna da fechadura. Após usar esse método, o zíper fechará sem emperrar. Você também pode usar sabão, velas e diversos lubrificantes em vez da grafite. No entanto, antes de fixar o zíper em uma jaqueta, é importante prestar atenção ao material de que a peça é feita e considerar a possibilidade de remover a mancha caso o produto entre em contato com a superfície do produto.



Se a base ou a língua quebrar
Na maioria dos casos, é impossível consertar a base da fechadura, pois a fixação sofre danos, o que é impossível de restaurar em casa. Nessa situação, a única opção é substituir completamente essa peça. No verso da fita, geralmente há um código com as dimensões, pelo qual você pode encontrar a base do zíper adequada em qualquer loja de ferragens. Após a compra, o corrediço deve ser fixado no local desejado, removendo previamente os batentes metálicos do zíper com uma agulha ou um dispositivo igualmente fino e durável.
O corredor, ao contrário da base, está sujeito a reparos e pode ser substituído por meios improvisados. Para isso, você precisará de:
- um alfinete de papelaria simples;
- um anel de metal para um chaveiro ou chaves.
Esses dispositivos são fáceis de encaixar no retentor e usar como um deslizador clássico. Se o orifício onde a lingueta deve ser inserida estiver danificado, é necessário substituir completamente a base do fixador.
Tentar fechar o zíper manualmente só pode causar danos, pois esse método desgasta os dentes da fita devido ao atrito. É por isso que ela quebra.
Em caso de discrepância
Danos internos são o motivo mais comum para o descosturamento de zíperes de metal. Existem vários métodos para corrigir esse problema. Se o zíper se descosturar no meio, os dentes da fita estão danificados. Isso ocorre devido à forte tensão da jaqueta devido a uma incompatibilidade de tamanho ou cuidado inadequado. Vários dentes da fita se rompem, o que impede o zíper de funcionar corretamente. Para restaurar a fita, coloque o produto sobre uma superfície plana e bata levemente em ambos os lados dos dentes. Depois disso, o zíper fechará com mais firmeza, mas a divergência desaparecerá.
Se o zíper se soltar na parte inferior, isso indica desgaste do cursor, cujos elementos laterais ficam muito largos e não fixam a segunda parte do fecho. Nesse caso, um alicate simples ajudará, com o qual você deve prender ambos os lados da base. Tenha cuidado para não aplicar muita força, pois a trava pode estourar ou se desfazer sob pressão. Imediatamente após usar esse método, o zíper ficará visivelmente mais apertado, mas com o tempo ele se ajustará e retornará ao seu estado original.


Substituindo o corredor em casa
Para substituir corretamente o antigo corrediço por um novo caso o zíper tenha se soltado, você deve seguir este procedimento:
- Remova o trilho quebrado. Para isso, use uma agulha ou um furador para soltar o retentor metálico.
- No novo cão, afaste um pouco as bordas. É importante não aplicar muita força para não quebrar o fecho.
- Instale o novo puxador de zíper. Em seguida, prenda levemente a borda fixada com um alicate.
Os melhores materiais para zíperes são aço inoxidável e plástico rígido, eles podem suportar diversas condições climáticas e de temperatura e também são resistentes a cargas médias.



Prevenção de danos
Para evitar danos causados por raios, siga algumas dicas simples:
- Ao lavar a jaqueta, você deve fechar todos os zíperes e virar a peça do avesso.
- Ao passar roupas com fechos feitos de materiais não resistentes ao calor, evite colocar o ferro na área do zíper.
- Para prolongar a vida útil da fechadura, ela deve ser tratada periodicamente com produtos de cuidado especiais, como graxa hidrofóbica. Essa substância confere ao fecho proteção contra água e vento.
- Antes de puxar o cursor por baixo, você precisa inserir ambas as peças na fechadura até o fim.
- É necessário, ocasionalmente, tratar os dentes e a fechadura com uma mina macia ou outra substância para lubrificar a superfície.
- Você precisa fechar o zíper sem pressa ou forçar, neste momento a fita deve estar esticada.
Para evitar desgaste, limpe periodicamente todos os componentes do zíper com uma escova pequena. Recomenda-se o uso de escova de dentes, pois suas cerdas são bem macias e pequenas. Com um manuseio cuidadoso e delicado, qualquer item pode durar muitos anos sem precisar de reparo.






Vídeo

 
                                    









