As condecorações nos uniformes militares e policiais são organizadas em uma sequência estritamente definida. Não há espaço para liberdades aqui, e isso tem uma beleza e singularidade inimitáveis. É importante que soldados e oficiais saibam como as medalhas devem ser colocadas no paletó do uniforme de gala, bem como as leis que regulamentam essa ordem. A disposição dos símbolos de condecoração pode determinar os méritos de uma pessoa para a Pátria.
Tipos de prêmios e distinções
Todas as condecorações concedidas na Rússia e na URSS, bem como os distintivos nas túnicas de diversas unidades dos órgãos executivos do país, devem ser colocados em uma determinada ordem. De primordial importância são as condecorações concedidas na Federação Russa. A seguir, estão:
- ordens soviéticas;
- símbolos de distinção da Federação Russa;
- Medalhas da Federação Russa;
- medalhas soviéticas;
- prêmios para departamentos do Ministério do Interior.
As demais condecorações das unidades constam de uma lista especial de representantes autorizados do poder executivo. O procedimento para o uso das condecorações é determinado pelo Decreto do Presidente da Federação Russa nº 1.099, de 09/07/2010, "Sobre medidas para aprimorar o sistema de condecorações estaduais da Federação Russa".
Ordens concedidas por autoridades de países estrangeiros são usadas após os símbolos de órgãos executivos. A mesma regra se aplica a fitas de pescoço com insígnias estrangeiras — elas são colocadas estritamente após as nacionais similares. Se representantes dos departamentos de assuntos internos tiverem condecorações de quaisquer organizações públicas, eles estão proibidos de usá-las em uniformes militares.
Procedimento de uso
As condecorações mais importantes para militares e civis – distintivos de distinção especial – são geralmente colocadas no lado esquerdo da túnica. Entre elas, estão as medalhas dos Heróis da Rússia e da URSS, o símbolo de condecoração do Herói do Trabalho Socialista e do Trabalho da Federação Russa, bem como o distintivo da Ordem "Mãe Heroína". Entre outras condecorações, as seguintes ordens devem ser usadas neste lado da túnica, sob esses distintivos:
- A. Nevsky;
- F. Ushakova;
- M. Kutuzova;
- Coragem;
- A. Suvorova;
- G. Zhukova;
- P. Nakhimova;
- Amizade;
- Honra;
- "Glória Parental";
- V. Lênin;
- Bandeira Vermelha;
- Amizade dos povos;
- "Por coragem pessoal";
- Revolução de Outubro;
- Bandeira Vermelha do Trabalho;
- "Emblema de Honra";
- Glória e Glória do Trabalho (todos os três graus);
- "Por Serviços à Pátria" (2-3 graus).
Entre os símbolos distintivos, todos os quatro graus da Cruz de São Jorge estão fixados no lado esquerdo do casaco. Outras medalhas também estão localizadas ali, cuja lista é bastante extensa. Entre elas, estão:
- "Por coragem";
- G. Zhukova;
- P. Nesterova;
- A. Suvorova;
- F. Ushakova;
- A. Pushkin;
- "Ao Defensor de uma Rússia Livre";
- "Por conquistas na proteção da fronteira estadual e da paz pública";
- Milênios de Kazan.
A colocação de medalhas no paletó sugere a presença de quase todas as medalhas soviéticas da Grande Guerra Patriótica no lado esquerdo. Esta categoria inclui condecorações pela defesa das cidades e regiões mais importantes da URSS, pela libertação da ocupação ou pela captura de capitais europeias. As medalhas trabalhistas soviéticas estão penduradas no lado esquerdo do paletó. Distintivos de condecorações do Ministério do Interior da Rússia e medalhas nos paletós do Ministério de Situações de Emergência também estão localizados lá.
Menos prêmios são usados no lado direito do casaco. Os principais são os emblemas dos títulos honoríficos nacionais, o número de ferimentos e a distinção "Por Serviço Impecável". Entre as condecorações estão:
- G. Zhukova;
- F. Ushakova (1-3 st.);
- P. Nakhimov (1-3ª);
- A. Suvorov (1-3 graus);
- M. Kutuzova (1-3 graus);
- B. Khmelnitsky (1-3ª rua);
- "Por Serviço à Pátria" nas Forças Armadas da URSS (1º-3º escalão);
- Guerra Patriótica (séculos I-II);
- A. Nevsky;
- Estrela Vermelha.
Apenas uma medalha é permitida no lado direito — "Por Distinção no Serviço Militar" — para ambos os graus. Também é costume usar símbolos de formatura de instituições de ensino superior. Alguns tipos de ordens e medalhas são pendurados em uma fita especial no ombro direito. Entre elas:
- Apóstolo André, o Primeiro-Criado;
- "Por serviços prestados à Pátria";
- St. George 1ª classe
A primeira e a terceira condecorações desta lista geralmente não são fixadas na mesma fita. Nas ocasiões mais importantes e honrosas, a primeira ordem pode ser usada em uma corrente especial. As fitas são colocadas sobre os símbolos localizados no lado direito da vestimenta. Há uma fita especial no pescoço, à qual geralmente são fixadas as insígnias da Ordem do Mérito da Pátria e de São Jorge, de 2º e 3º graus.
Regras de publicação
No lado esquerdo do paletó, os distintivos de distinção especial devem ser colocados de forma que a parte superior da barra de medalhas fique nivelada com a borda e a lapela do paletó. Se houver dois ou mais distintivos, eles são colocados em uma única linha, da direita para a esquerda. Deve haver um espaço de 10 milímetros entre as bordas laterais das estrelas. Se os distintivos de distinção especial tiverem o mesmo nome, eles são colocados na ordem cronológica de apresentação.
Ordens e medalhas, bem como suas insígnias, são colocadas horizontalmente, do meio do peito da túnica até as bordas. Todas as outras linhas são colocadas da mesma forma. As barras de ordens nas fileiras inferiores devem ser colocadas sob as condecorações da fileira superior. O espaço entre elas deve ser de 3,5 cm.
Em paletós e paletós trespassados, as condecorações são colocadas em uma ordem tal que o topo dos blocos de medalhas e ordens da linha inicial fique 7 cm abaixo do nível do degrau da lapela. Se estivermos falando de um paletó trespassado, esse número aumenta para 9 cm. As estrelas de ordem devem ficar 1 cm abaixo dos blocos. Todas são colocadas em sequência, em uma determinada ordem. Um espaço de 1 cm é mantido entre as estrelas.
Se uma pessoa for condecorada com a Ordem de São Jorge, 1º grau, uma condecoração semelhante do anterior, de segundo grau, não poderá mais ser usada. A mesma regra se aplica à Ordem "Por Serviços à Pátria" (exceto para a Ordem com a imagem de espadas).
No lado direito da jaqueta, as insígnias são penduradas da esquerda para a direita. O maior sinal na linha de partida deve ter seu nível superior alinhado com o bloco geral. Tudo o que não couber na fileira de cima é colocado nas fileiras de baixo. A distância entre elas é de 1 cm.
O símbolo "Por Serviço Impecável" é pendurado de forma que sua parte superior fique nivelada com a borda da lapela. Já os emblemas do peito, que o acompanham, são pendurados à direita. Os símbolos do número de ferimentos são colocados na tira de tecido da parte superior do produto.
Inovações na ordem de uso de prêmios
Em 26 de novembro de 2018, o Ministro da Defesa da Rússia emitiu a nova ordem nº 677 sobre as regras para o uso de medalhas. Segundo ela, agora é proibido pendurar mais de 10 insígnias de Estado no lado esquerdo de um paletó. Isso foi feito para proibir o uso de diversas condecorações de organizações públicas, que frequentemente são anexadas ao uniforme por militares. Elas têm aparência antiestética, confundem os estrangeiros e não têm valor real. Essa imagem já foi apelidada de "iconostase" pela população. A localização das medalhas em um traje civil permanece a mesma.
O uniforme de gala também mudou. A partir de agora, a prioridade é dada ao novo paletó de abotoamento simples, na cor verde-mar, com gola alta e grossa. Possui botões de lapela dourados – símbolos retangulares com uma parte inferior proeminente, associados à aparência dos emblemas da Guarda Russa do século XIX. Os paletós dos generais são decorados com um ramo de louro, pintado em tom dourado.
Vídeo



















