Itens de tricô têm um charme único. Esses itens ficam especialmente lindos em crianças. Um delicado vestido de verão de crochê para meninas pode ser quente e macio ou leve, rendado. Cores vibrantes e detalhes decorativos farão dele o look favorito de uma jovem fashionista.
Selecionando fios e padrões
Para escolher o fio certo para um vestido de verão, você precisa conhecer sua finalidade e estilo. Peças isolantes usadas sobre camisetas, blusas ou golas altas podem ser tricotadas com fios de lã ou semi-lã, viscose, algodão, microfibra e acrílico. É melhor usar fio fino para um vestido de verão, para não ficar um tecido muito rígido e pesado. A fibra de plumas não é adequada para esse tipo de produto, pois forma bolinhas rapidamente. Mas fios de fantasia volumosos – pompom, "grama", chenille – podem ser úteis para decorar um vestido de verão quentinho.
Modelos justos para meninas são mais indicados para tricotar com fios com adição de elastano ou lycra. Isso evitará que a peça estique durante o uso.
Os vestidos de verão geralmente são usados diretamente no corpo, então os fios para eles devem ser:
- natural;
- macio;
- permanentemente colorido;
- preservando a forma do produto.
Esses requisitos são atendidos por fios de algodão mercerizado. Você pode escolher fios com adição de bambu, microfibra ou viscose. No entanto, é a porcentagem de algodão que determina o quanto o sarafan manterá seu formato. Para peças de verão, fios finos são adequados, o que ajudará a criar um tecido leve e delicado.
As principais técnicas para tricotar vestidos de verão infantis podem ser consideradas:
- tricô apertado com pontos baixos simples ou altos;
- padrão vazado;
- tecido feito de motivos (lisos ou vazados).
Os métodos podem ser combinados em um modelo, complementando-se harmoniosamente.
Para evitar que o produto do bebê fique muito denso, é melhor escolher uma agulha de crochê um tamanho maior do que o recomendado. A exceção são os sarafans, que usam um padrão vazado complexo. Para isso, você precisa de uma ferramenta que corresponda exatamente à espessura do fio. Quanto ao material, uma agulha de crochê de aço é preferível. Ela não prende nem puxa o fio, não o eletrifica e desliza facilmente.









Criando um padrão e tirando medidas
Itens de tricô têm a vantagem sobre os costurados, pois se ajustam facilmente à silhueta. No entanto, você precisa levar as medidas a sério para não precisar desfiar e amarrar novamente a peça nova. Para um vestido de verão de crochê para menina, você precisará das seguintes medidas:
- ОШ — circunferência do pescoço. A fita métrica deve ser posicionada ao redor da clavícula durante a medição. Ela não deve ficar enrolada muito apertada na base do pescoço.
- OG — circunferência do peito. Importante para peças de cintura alta.
- OT — circunferência da cintura. Para modelos ajustados ou slim fit.
- OB — circunferência do quadril. Medida nos pontos salientes das nádegas.
- DK — comprimento do jugo. Necessário para tricotar a parte superior do vestido de verão.
- DL — comprimento total do produto. Medido da base do pescoço, passando pelas costas, até a borda da bainha.
Além disso, medidas adicionais de largura podem ser necessárias:
- cavas (de acordo com a largura da axila);
- costas (entre as cavas, na altura das escápulas);
- prateleiras (entre as cavas na frente).
Se a descrição do sarafan incluir um molde pronto com o número de laçadas, é necessário ajustá-lo ao tamanho desejado, levando em consideração a densidade do tricô. Para isso, é feita uma amostra que ajudará a calcular quantas laçadas e carreiras existem em um centímetro quadrado de tecido. É assim que se calcula o número necessário para obter um item que corresponda às medidas tomadas. A mesma amostra dá uma ideia de como o sarafan infantil se comportará após a lavagem. Após a realização do tratamento térmico úmido do fragmento, é possível avaliar a contração, o alongamento e a solidez da cor dos fios.
Etapas de tricô de modelos populares
Para modelos simples de verão, fios de cores claras são os melhores. Você pode combinar mais cores no seu trabalho trocando o fio a cada poucas carreiras. Aulas detalhadas sobre vestidos de verão de crochê para meninas permitirão que você crie rapidamente uma roupa nova e brilhante para sua pequena.
Verão aberto
O sarafan vazado com alças é tricotado com fio de algodão "Iris". O trabalho começa na cintura e segue em duas direções: para cima e para baixo. As seguintes medidas são necessárias para este modelo:
- circunferência da cintura;
- comprimento do jugo;
- comprimento da parte inferior do produto.
O primeiro passo é tricotar a parte inferior do vestido. É necessário montar uma corrente de VP, cujo comprimento seja igual à circunferência da cintura, adicionar 3 cm e fechar em um anel. Para tricotar mais, use o esquema:
- 1ª carreira: 3 PV, 3 PV, pbx na primeira laçada da carreira, pbx na terceira laçada a partir da agulha, 1 PV, 1 pbx na mesma laçada, 1 pbx na terceira laçada a partir da agulha, 3 PV, 1 pbx na mesma laçada. Continue tricotando pares de pbx até o final da carreira.
- 2 e todas as carreiras pares: nos arcos de 3 VP, tricotar leques de 6 CCH, nos arcos de 1 VP – 2 CCH, entre os quais fazer 1 VP.
- 3 e todas as carreiras ímpares: no meio do leque tricotar 2 CCH, entre os quais 3 VP, no arco de 1 VP tricotar 2 CCH, entre os quais 1 VP.
- A partir da 21ª carreira, tricote as carreiras pares da seguinte maneira: um leque de 6 pbx, 1 pbx, no arco de 1 pbx tricote 2 pbx, entre os quais 1 pbx, depois 1 pbx e o próximo leque de 6 pbx.
- A partir da 31ª carreira, em todas as carreiras ímpares, entre pares de pb, tricote 2 pb.
Quando a parte inferior do vestido estiver no comprimento desejado, termine de tricotar e prenda o fio na carreira montada. Em seguida, faça uma carreira de pontos baixos e uma carreira com furos para o cinto. Para isso, alterne 5 pbx e 2 pbx. Em seguida, faça outra carreira de pontos baixos.
Divida todas as laçadas ao meio para marcar as linhas laterais. Entre as costas e a frente, deixe 6 laçadas sem ponto de cada lado. Isso é necessário para formar as cavas. Em seguida, tricote as partes separadamente com pontos altos duplos. Nas laterais extremas, faça dois pontos altos duplos juntos para estreitar o encaixe.
Quando a parte superior do sarafan atingir a altura desejada, as alças devem ser fixadas às partes. Podem ser cordões trançados com os mesmos fios ou fitas estreitas. A parte inferior e superior do sarafan de crochê para menina finalizado podem ser feitas com uma carreira de pontos baixos usando fios contrastantes.
Fácil para iniciantes
Este vestido de verão de crochê simples é adequado para bebês de até um ano. Ele fica exuberante e elegante, apesar de ter sido usada a técnica de tricô mais simples, incluindo apenas alças de ar e pontos altos duplos. Este modelo é costurado a partir de duas metades — a frente e as costas, que são absolutamente idênticas.
O crochê começa com uma canga redonda. Seu comprimento deve ser tal que as alças do vestido não caiam dos ombros da criança. Instruções passo a passo:
- Para crianças de 3 a 6 meses, são coletados 45 VP.
- A corrente é amarrada da seguinte forma: 15 DC, 1 VP, 15 DC, 1 VP, 15 DC.
- Tricote também mais 3 carreiras, a última na cava formando babados. Faz-se assim: em cada pbx e em cada corr - um conjunto de 4 pbx.
- Em seguida, tricotamos a parte inferior do sarafan. Sua largura é limitada pelas alças de ar localizadas na pala.
- O fio é amarrado no meio de um conjunto de postes feitos acima do laço de ar.
- Na primeira carreira, no meio de cada grupo de 4 pbx, tricote um grupo de 2 pbx.
- Vire o tricô e faça os mesmos grupos de 2 pbx no meio dos grupos de 2 pbx.
- Todas as outras carreiras (total: 15-16 peças) são tricotadas da mesma forma. Para um sarafan, você precisa tricotar duas dessas peças.
Ao montar a peça, é necessário costurar as laterais e prender os botões nas bordas frontais da pala. As alças para eles serão os espaços entre os pontos altos duplos nas bordas traseiras da peça cortada. A parte inferior do sarafan é amarrada com fios contrastantes ou decorada com renda.
Como ler um diagrama
Os padrões de crochê para fazer sarafans infantis incluem vários símbolos. Eles simplificam bastante o processo, portanto, artesãs iniciantes devem se familiarizar com os símbolos antes de começar a trabalhar. Os principais símbolos estão descritos na tabela.
| Nome | Designações de letras | Símbolos gráficos | 
| Loop de ar | vice-presidente | Ponto, círculo | 
| Coluna | ST | Linha cruzada ou vertical | 
| Coluna com 1 laçada | SSN | Uma linha vertical cruzada por uma linha horizontal curta | 
| Ponto alto duplo | CC2N | Uma linha vertical cruzada por duas linhas horizontais curtas. | 
| Arco de 3 alças de ar | 3VP | Uma série de círculos ou pontos. Pode ser indicada por um arco, com o número de voltas no arco abaixo. | 
Podem ser 5 ou 6 laçadas, então suas designações são idênticas, apenas o valor numérico na abreviação e o número de listras no padrão mudam.
Se as instruções de como tricotar um sarafan mostrarem um padrão pequeno, você precisará repetir essa sequência no tecido várias vezes. Se apenas metade do detalhe for desenhada, a segunda metade será feita simetricamente. Uma menina pode usar um item tricotado à mão no jardim de infância, na escola ou em eventos festivos.
Vídeo

 
                                    


































