Em climas quentes, é especialmente importante proteger a cabeça da criança do sol escaldante. Claro, você pode comprar um chapéu feito em fábrica – os produtos infantis são oferecidos em uma ampla variedade, mas os feitos à mão parecem muito mais interessantes e atraentes. O melhor é que você pode fazer um chapéu de verão de qualquer modelo, escolhendo o fio e a ferramenta certos. A maneira mais fácil de fazer um chapéu panamá de crochê para uma menina é: um diagrama e uma descrição, explicando em detalhes o algoritmo de ações, ajudarão até mesmo as artesãs iniciantes a lidar com o processo. O modelo vazado será leve e multifuncional: protegerá perfeitamente do sol e complementará lindamente o look de uma pequena fashionista.
Como tirar medidas e determinar o tamanho do produto
Os chapéus para crianças no verão são selecionados com base na idade e na altura. Você pode determinar os tamanhos aproximados dos chapéus panamá infantis usando a tabela de correspondências.
| Idade | Altura do produto, cm | Diâmetro inferior, cm | 
| 0–3 meses | 13 | 9 | 
| 0–6 meses | 14 | 10 | 
| 6–18 meses | 15,5 | 12 | 
| 18 meses - 3 anos | 18 | 13,5 | 
| 2-6 anos | 19 | 14,5 | 
| 3-8 anos | 19,5 | 15,5 | 
| 8-16 anos | 21,5 | 16,5 | 
| 16 anos - adulto pequeno | 22 | 17 | 
| Adulto médio | 23 | 18 | 
Os dados da tabela são aproximados, é melhor fazer medições individuais preliminares da cabeça da criança.
O principal parâmetro para determinar o tamanho de um chapéu é a circunferência da cabeça. O valor varia de 36 a 58 cm. A medida deve ser feita com uma fita métrica. O instrumento de medição é colocado 2 a 3 cm acima do nível da sobrancelha e, em seguida, é puxado ao longo da parte de trás da cabeça, na parte mais convexa. Para determinar a profundidade de um chapéu Panamá, você precisa fazer um cálculo simples: OG/3 + 1,5 cm.
Para permitir a passagem livre de ar entre a cabeça da criança e o chapéu Panamá de malha de verão, deve haver espaço para 2 a 3 dedos – isso evitará o superaquecimento e a compressão excessiva da superfície da pele.
Materiais e ferramentas
Para fazer um gorro de crochê para bebê, é melhor preparar fios naturais que permitam a boa circulação do ar. Por exemplo, fios de algodão e linho. As matérias-primas para a confecção de um gorro devem atender aos seguintes requisitos básicos:
- Hipoalergênico. É melhor escolher linhas especiais, projetadas para tricotar peças infantis.
- Boa permeabilidade ao ar. No verão, este é um fator muito importante, pois a circulação de ar adequada evitará o superaquecimento da criança.
- Capacidade de absorver umidade. Essa característica também é importante. No verão, a criança transpira muito, por isso é necessário que o material remova o líquido.
É melhor dar preferência a cores claras, pois tons escuros atraem os raios ultravioleta. Para uma menina, um chapéu panamá de crochê pode ser feito com fios branco, creme, rosa claro ou em tons pastéis.
Você pode escolher qualquer ferramenta de tricô, o importante é que ela seja do tamanho certo para a espessura do fio. Pode ser um gancho de plástico ou metal. Se escolher a segunda opção, é importante garantir que a ferramenta não dobre, caso contrário, será difícil trabalhar com ela. Além disso, você pode precisar de tesoura, linha com agulha e fita métrica.
Instruções de tricô dependendo do modelo
Os chapéus infantis são apresentados em uma grande variedade, então a primeira coisa que você precisa fazer é decidir o tipo de produto. Esquemas e descrições ajudarão você a entender o processo de crochê de um chapéu panamá para menina; você pode encontrá-los prontos em qualquer fonte temática.
Multicolorido
Este chapéu incomum impressiona pela sua abundância de tons. Um modelo brilhante, colorido e ao mesmo tempo leve que agradará a qualquer garota. Para fazê-lo, você precisará de fios de diferentes tons. O padrão abaixo ajudará você a fazer um chapéu panamá de crochê. O modelo é fácil de fazer e adequado até mesmo para artesãs iniciantes.
Algoritmo de execução:
- Primeiro, você precisa montar uma corrente de 6 laçadas de ar (doravante VP) e fechá-la em um círculo. Para tricotar VP, você precisa dobrar o fio em uma laçada e inserir a agulha por baixo. Segure o ponto de cruzamento do fio com os dedos e puxe a parte longa do fio para dentro da laçada com a agulha. O nó resultante deve ser ligeiramente apertado. As laçadas subsequentes são mais fáceis de tricotar. A agulha está dentro, basta puxar o fio para dentro, apertando levemente as laçadas.
- Em seguida, tricote 7 corr para elevar até o centro do círculo. Em seguida, tricote 19 colunas com 4 fios (doravante PB). Uma coluna com 4 PB é tricotada de forma simples: você precisa fazer 4 fios de linha na agulha, depois a ferramenta deve ser inserida na laçada do tecido principal e puxar o fio de trabalho.
- Depois disso, restam 4 VP. Em seguida, você precisa tricotar uma coluna com 2 fios da carreira anterior (o padrão de tricô é semelhante ao da coluna com 4, só que você precisa dar 2 voltas no fio).
- Na 3ª carreira, faça pontos baixos (PB) em 1 coluna do círculo anterior. Os pontos baixos são tricotados na segunda coluna a partir da ferramenta VP. A agulha deve ser inserida sob duas paredes da laçada e o fio deve ser preso. Depois disso, o fio é puxado, restando duas laçadas na agulha. Em seguida, você deve pegar o fio novamente e puxá-lo por 2 laçadas.
- As flores multicoloridas resultantes podem ser tricotadas juntas.
- Agora os campos estão prontos. Para isso, tricotam-se 7 pb ao longo das partes centrais das flores e 6 pb entre elas. Os campos são tricotados com uma malha de acordo com o padrão: coluna, 1 pb, 1 pb, depois pula-se a laçada e repete-se o processo.
- Em seguida, faça 5 pb, dobrando a cada 7 laçadas. Na próxima carreira, você deve dobrar a cada 10 laçadas, depois 15, e assim por diante.
Você deve fazer um chapéu panamá de verão na largura de aba desejada. Nas bordas, é necessário amarrar um ponto baixo com um fio contrastante. Em seguida, faça uma corrente de alças de ar e puxe-a pelos furos do produto para ajustar a largura. O chapéu panamá colorido para menina está pronto.
chapéu panamá
Este elegante chapéu panamá vazado é muito fofo e protege sua cabeça do sol de forma confiável. Para fazê-lo, você precisará de uma agulha de crochê e fios de linho da cor desejada. Instruções com descrição detalhada do processo:
- Primeiro, feche 5 corr com um anel. Depois, faça 1 carreira de 3 corr para levantar e depois 15 pbx.
- De cada coluna da primeira carreira, é necessário tricotar uma coluna em relevo e dividi-la com o VP. Para tricotar, insira a agulha da direita para a esquerda sob a coluna com uma laçada do círculo anterior, pegue o fio e puxe a laçada. Deve haver três laçadas na ferramenta. Em seguida, é feito um pbx regular, tricotando as laçadas em pares: pegue o fio, tricote duas laçadas, pegue novamente e tricote as laçadas restantes.
- Em seguida, tricote um pbx e uma coluna em relevo no topo de cada coluna da carreira anterior. Separe 1 corr.
- Nesta linha: CCH, VP, coluna de alívio, VP.
- Depois disso vem um círculo, tricotado da seguinte maneira: de 1 pbx da carreira anterior, você precisa tricotar 2 pbx, 1 pbx, do relevo - relevo, depois 1 pbx.
- Na 6ª carreira, partindo de 1 pb, tricote 2 pb. Depois, em cada pb superior, 1 pb, coluna de alívio e novamente 1 pb.
- Na 7ª carreira, a partir de 1 pb, tricote 2 pb, depois em cada 2 pb de cima, 1 pb, coluna de alívio, 1 pb.
- Em seguida, a partir de 1 pb, tricote 2 pb, depois, nas duas partes superiores do pb da 7ª carreira, 2 pb (pulando o 4º vértice), 1 pb, coluna de alívio, 2 pb. Depois disso, o padrão começa a mudar, já que 2 pb serão tricotados no primeiro vértice e não no 4º.
- Depois disso, você precisa tricotar todas as carreiras da mesma forma que a 8ª até atingir a profundidade desejada.
- Em seguida, tricote 2 a 3 carreiras de pb. Na última carreira, faça um aumento a cada três colunas.
- De cada coluna da carreira anterior, tricote 1 pbx, 1 ponto baixo e alterne.
- Tricotar 6 carreiras da aba do chapéu panamá da mesma maneira.
O chapéu pronto deve ser cozido no vapor e pode ser levemente engomado. Dessa forma, você pode tricotar tanto um chapéu de marinheiro quanto um chapéu para passeios pela cidade. Com qualquer uma dessas peças, a criança ficará charmosa.
Lenço vazado
Um cachecol infantil vazado é uma ótima alternativa aos chapéus, panamás e gorros de verão. O acessório brilhante tem um visual original e é bem fácil de tricotar. Ao mesmo tempo, pode ser decorado de uma forma inusitada, o que o deixará muito elegante.
Instruções e diagramas:
- Monte 5 PV e junte-os formando um anel. Depois, monte mais 6 PV.
- O padrão começa com: 6 corr, 3 pb, 3 corr, 3 pb, 3 corr, 1 pb. Feche tudo em um anel.
- Vire o tricô e monte 6 VP novamente.
- Tricotar 3 pb, 3 pbx, no centro da composição 3 pb, 3 pbx, 3 pbx. Em seguida, continuar: 3 pb, 3 pb, 3 pbx, 1 pbx.
- A próxima e todas as carreiras restantes são tricotadas de forma semelhante à anterior. Basta alargar o canto do lenço da composição: 3 pbx, 3 corr, 3 pbx na parte central.
- O produto deve ser tricotado até que se ajuste ao tamanho da cabeça.
- O último passo é amarrar o tecido ao longo da borda com uma borda de 5 pb de uma laçada para o segundo pb de três pb.
No final, você deve tricotar os fios, para eles, faça correntinhas de alças de ar, em cada ponto baixo tricotado.
Você pode tricotar boinas infantis seguindo o padrão descrito.
Touca com furo para rabo de cavalo
Um chapéu panamá com um furo para a cauda é fácil de tricotar e tem um visual bem original. O tecido em si deve ser denso, e para a aba você precisará preparar uma linha de pesca rígida, com a qual o formato será fixado.
Um chapéu panamá para menina é feito usando uma agulha de crochê da seguinte maneira:
- Primeiro, você precisa fazer uma corrente de 60 laçadas de ar e fechá-la em um anel.
- Tricotar a primeira carreira completamente em VP.
- Em seguida, tricote de acordo com o padrão, aumentando das carreiras 1 a 9. Diâmetro da parte inferior: 13,5–14 cm. Tricotar 2 pbx em cada laçada e, em seguida, 2 pbx em uma laçada.
- Segunda carreira de acordo com o padrão: 5 VP e 2 CCH em uma laçada.
- A terceira carreira é toda em VP, somente onde havia 2 CCH na carreira anterior, você precisa adicionar 3 VP em uma laçada.
- Na próxima carreira, tricote 5 corr e 5 pbx em uma laçada. Após a carreira de corr.
- Em seguida, uma carreira de acordo com o padrão 4 VP após 9 CCH.
- Após a carreira 7, 3 corr, 12 pbx. A próxima carreira segue o mesmo padrão.
- A carreira 9 é tricotada com 3 VP, 7 CCH.
- As carreiras 10 a 23 são tricotadas sem aumentos, de acordo com o padrão: VP, 7 pb, 3 VP, 2 pb em uma laçada, 2 VP. Repita isso três vezes, após 3 VP.
- A linha 11 é semelhante, repita apenas 2 pbx em uma laçada 5 vezes.
- As carreiras 12 e 13 apenas continuam o padrão. Tricotar 2 pbx em uma laçada das carreiras anteriores.
- Após a carreira 23, você pode experimentar o produto na criança. Se a profundidade for insuficiente, você precisará aumentar o número de carreiras.
- As carreiras 24 e 25 são tricotadas com pontos baixos, que são feitos em cada laçada da carreira anterior.
- Na carreira 25, você precisa tricotar uma linha de pesca: você precisa colocá-la na carreira anterior e fazer pontos baixos para que ela fique para dentro.
- Das carreiras 26 a 35, tricote as bordas de acordo com o padrão: 2 pbx em uma laçada, pbx, 2 pbx em uma laçada.
- Carreira 36 - ponto baixo com linha de pesca, semelhante à 25ª carreira.
- O passo final é cortar a linha e dobrá-la em ambos os lados.
Depois disso, o produto pode ser levemente engomado - o chapéu Panamá com furos para as caudas está pronto.
Opções de decoração
Os produtos acabados podem ser decorados de diferentes maneiras. Os chapéus panamá infantis são decorados com laços, miçangas e bordados. Os modelos de chapéus de verão podem ser complementados com detalhes brilhantes e coloridos. Os chapéus panamá de verão são frequentemente feitos de fios coloridos, o que por si só torna o produto brilhante.
Artesãs decoram chapéus com elementos de tricô, como flores, borboletas e diversos animais. Eles são feitos de crochê com fios coloridos e presos a um chapéu-panamá. Essas decorações parecem muito originais e incomuns.
Os chapéus infantis costumam ser decorados com apliques. Podem ser frutas de verão, plantas, animais, etc. Meninas com esses enfeites de cabeça ficam bem inusitadas. Fitas e miçangas nos chapéus panamá são uma opção clássica de decoração que sempre fica bem apropriada e embeleza a criança.
O excesso de enfeites impede a circulação normal do ar e aumenta o risco de superaquecimento. Além disso, uma pilha de enfeites, mesmo em um produto infantil, parece fora do lugar.
Fazer chapéus panamá de crochê não é difícil; até mesmo uma artesã iniciante consegue realizar a tarefa. O resultado final agradará qualquer mãe: o modelo de tricô parece incrivelmente fofo e original e, o mais importante, a própria criança gosta.
Vídeo

 
                                    










































