Lavar jaquetas de inverno apresenta algumas dificuldades. É importante escolher o produto e o método de limpeza corretos, caso contrário, corre-se o risco de danificar a peça. Antes de lavar uma jaqueta de plumas, é preciso estudar os materiais utilizados na sua fabricação. Atenção especial deve ser dada ao enchimento, à escolha do detergente, ao método de lavagem e à temperatura, tudo depende da sua composição.
Regras básicas
Antes de lavar uma jaqueta de plumas, você precisa se familiarizar com as regras básicas do procedimento, que se aplicam a itens feitos de qualquer tecido:
- Primeiro, você precisa estudar as informações no rótulo fornecidas pelo fabricante, ou seja, as características de lavagem e outros cuidados com o produto.
- Não há necessidade de lavar uma jaqueta de plumas com pós e produtos comuns usados em itens do dia a dia. É melhor usar géis líquidos e, como enchimento natural, existem produtos especiais que protegem a penugem contra danos.
- Na etiqueta, o fabricante indica do que é feita a jaqueta, ou seja, o revestimento e o enchimento. Este último está disponível em dois tipos: sintético e natural. As penas de aves devem ser manuseadas com extremo cuidado.
- Se a jaqueta tiver pelo natural, recomenda-se removê-lo primeiro. Caso isso não seja possível, penteie bem o pelo com uma escova imediatamente após a limpeza.
- Todas as áreas que abrem, prendem, prendem, fecham ou removem. Graças a isso, durante a lavagem, nenhuma peça de roupa esticará ou deformará o formato geral do produto.
- Se o pelo da jaqueta estiver tingido e não puder ser removido, é melhor entregar a peça a uma empresa especializada. Se a lavagem for incorreta, a peça será danificada.
- Antes do procedimento, inspecione todos os bolsos e juntas de costura para verificar a possibilidade de pequenos furos. Durante a lavagem, o enchimento pode sair por eles.
O lado externo da jaqueta de plumas geralmente é feito de materiais que podem ser facilmente limpos com água:
- poliéster;
- couro ecológico;
- nylon;
- poliamida.
Os enchimentos podem ser sintéticos ou naturais. Os sintéticos são mais fáceis de cuidar e podem ser lavados na máquina com centrifugação. Se os materiais forem naturais, é preciso ter muito cuidado ao limpar.
Preparando para lavar
A maioria dos fabricantes não recomenda a lavagem de jaquetas de plumas, pois sua aparência pode ser facilmente prejudicada por qualquer fator: desde a temperatura inadequada até o modo de lavagem. É melhor procurar ajuda em uma lavanderia a seco. Isso é especialmente verdadeiro para jaquetas de plumas com enchimentos naturais.
Se isso não for possível, você mesmo pode limpá-lo. É importante ler o rótulo com a composição do produto, pois você só pode lavar uma jaqueta de plumas corretamente se conhecer os materiais de que ela é feita. Sabões em pó comuns comprados em lojas não são adequados para esse tipo de produto. Em lojas especializadas, você pode encontrar detergentes líquidos delicados com impacto mínimo nos enchimentos internos.
As áreas particularmente sujas devem ser lavadas com sabão em pó amarelo ou branco. Essa opção é adequada para qualquer tipo de roupa, pois o produto não afeta a estrutura do revestimento nem o enchimento da jaqueta. Recomenda-se fechar todos os botões, bolsos e fechos, além de remover o capuz ou a pele. Isso serve para proteger a jaqueta durante a lavagem, para que a água não se acumule nessas áreas e não deforme o produto. A jaqueta também deve ser virada do avesso para que a parte da frente se desgaste menos.
Para evitar que os fiapos se amontoem ao lavar uma jaqueta de plumas na máquina de lavar, recomenda-se o uso de bolas. Elas devem ser colocadas no tambor junto com a jaqueta.



Escolhendo um detergente
Hoje em dia, existem muitos tipos de detergentes. Todos eles diferem não apenas na composição, mas também na eficácia do seu impacto no tecido, consistência, custo e outros fatores.
O principal problema com a lavagem dessas jaquetas é o material interno, especialmente os naturais. Penas, plumas e pelos possuem uma camada de gordura natural, que lhes confere propriedades isolantes. A maioria dos pós e detergentes comuns destroem essa camada, o que faz com que o enchimento se aglomere. Por esse motivo, lavar uma jaqueta de plumas na máquina de lavar com pós comuns piora a aparência das roupas e suas propriedades térmicas. Além disso, os detergentes a granel são mal enxaguados e deixam marcas.
Para lavar uma jaqueta de plumas, recomenda-se usar produtos das seguintes marcas:
- Cera Nikwax;
- Woly Sport;
- Domal.
Esses detergentes têm uma composição química forte que afeta apenas o revestimento sintético da jaqueta e não o enchimento, removendo bem manchas de complexidade variável. Esses produtos químicos domésticos podem ser encontrados com frequência em lojas de artigos esportivos, assim como em lojas de produtos químicos domésticos. Entre os análogos, existem outros produtos cuja embalagem deve obrigatoriamente conter a indicação de que a composição é adequada para a limpeza de itens feitos de plumas naturais. Você pode lavar com esses detergentes sem precisar de bolinhas.
Como lavar corretamente
Existem duas maneiras de lavar uma jaqueta de plumas em casa:
- em uma máquina de lavar comum;
- com as mãos em um recipiente fundo com solução de limpeza.
Uma opção alternativa é a lavagem a seco. Estabelecimentos especializados apenas realizam a entrega e o pagamento das roupas, todo o resto será feito para o cliente. O custo de uma lavagem a seco de alta qualidade não será baixo. Mas você pode economizar dinheiro e limpar a peça você mesmo. Para lavar uma jaqueta de plumas na máquina de lavar ou à mão, é importante seguir algumas regras e características do procedimento.
Em um carro automático
Para remover todas as manchas e lavar uma jaqueta de plumas na máquina, você precisa seguir este procedimento:
- Inspecione as costuras e os bolsos da jaqueta em busca de furos. Se houver algum, eles devem ser costurados.
- Feche os bolsos, os fechos, retire o capuz e o pelo (se possível).
- Feche o zíper e vire a jaqueta do avesso.
- Coloque as roupas no tambor da máquina e adicione de 3 a 5 bolas de tênis ou bolas de plástico especiais para este procedimento.
- Despeje o produto selecionado no compartimento apropriado. A quantidade deve corresponder à indicada na embalagem; você pode adicionar condicionador, se desejar.
- A temperatura da água deve ser ajustada para 30 °C. Algumas máquinas de lavar têm um ciclo de lavagem específico para a limpeza de jaquetas de plumas, mas um ciclo delicado também pode ser adequado.
- Não ajuste o modo de centrifugação na máquina - isso pode danificar significativamente a jaqueta com enchimento natural.
- Após a lavagem, é necessário enxaguar novamente para garantir que o detergente seja completamente removido.
Ao lavar uma jaqueta de plumas em uma máquina de lavar automática, não é recomendável definir velocidades altas, pois o enchimento pode formar grumos durante o procedimento.
Manualmente
Ao limpar uma jaqueta de plumas não na máquina de lavar, mas manualmente, você precisa se lembrar das regras básicas:
- a temperatura da água não deve exceder 30°C;
- é necessário utilizar detergentes próprios para tal procedimento;
- Para remover manchas difíceis, recomenda-se usar escovas ou esponjas macias - o forte atrito do tecido pode afetar negativamente a aparência da roupa.
Antes de lavar uma jaqueta de plumas à mão, encha um recipiente com água morna e dilua o sabão em pó na proporção indicada nas instruções de uso. Se houver manchas difíceis na jaqueta, ensaboe-as primeiro com sabão em pó e, em seguida, deixe as roupas de molho em uma bacia por meia hora. Em seguida, torça o produto pressionando com as mãos, pois torcer pode danificar as roupas. É necessário realizar vários enxágues com troca de água para remover completamente todos os resíduos de detergente. Nesse caso, as roupas ficarão sem manchas após a secagem.

Como secar
Depois de lavar a jaqueta corretamente, você precisa devolvê-la à sua posição original: abra todos os fechos e vire-a do avesso. As roupas precisam ser penduradas em um cabide de plástico – assim, o formato correto da peça será preservado. Se a lavagem foi feita à mão, a jaqueta precisa ser pendurada em um local onde a umidade possa drenar por várias horas. A jaqueta deve ser pendurada em um local seco e com pouca luz solar.
Ao secar, não use secador de cabelo, radiador ou outros dispositivos mecânicos de isolamento. Devido a mudanças bruscas de temperatura, os pelos naturais começam a perder suas propriedades de isolamento térmico e a formar grumos. Periodicamente, durante a secagem, é necessário sacudir e dar leves batidinhas nas roupas para que o enchimento não se solte.
O que fazer se o cotão estiver emaranhado
Muitas vezes, após a lavagem, o enchimento da jaqueta de plumas acumula-se em grumos. As roupas perdem não apenas sua atratividade externa, mas também suas propriedades de isolamento térmico. Isso pode acontecer por vários motivos: desde o modo de lavagem da jaqueta de plumas até a composição dos detergentes. Esse problema pode ser resolvido por meio de vários métodos.
Você pode lavar uma jaqueta de plumas na máquina de lavar corretamente, mas desta vez o procedimento deve ser realizado com bolas e produtos especiais. Você também pode desfazer os grumos com uma batedeira comum. Este método só é adequado se o produto for suficientemente forte e não for danificado por tais influências externas. Para realizar este procedimento, você precisa colocar a jaqueta entre duas camadas grossas de tecido e começar a bater levemente na superfície até que a estrutura da jaqueta de plumas esteja completamente restaurada.
Vídeo

 
                                    











