Uma visão geral detalhada dos tecidos para vestuário, seus tipos e propriedades

Tipos de tecidos Acessórios

A popularidade e a apreciação de qualquer modelo de roupa dependem, em primeiro lugar, do tecido utilizado para criar a imagem. Ele deve ser moderno, confortável e de alta qualidade. Se esses três requisitos forem atendidos, o sucesso do produto é inevitável. Os tipos de tecidos para roupas são classificados por dois indicadores: as matérias-primas utilizadas na confecção do modelo e o método de decoração (cor, textura, efeitos, padrões).

Classificação por composição

A aparência de um novo produto e sua qualidade são determinadas pela estrutura do tecido, ou seja, pela composição das fibras. Tecidos naturais, sintéticos e mistos para vestuário são utilizados como matérias-primas para a criação de modelos. Cada tipo tem sua própria classificação de tecidos.

No primeiro caso, os produtos são de origem vegetal e animal. Na segunda variante, o tecido é obtido pelo processamento de petróleo e carvão. Por fim, o tecido misto é uma combinação de vários grupos de fibras. Na produção de roupas, uma combinação de tipos de tecidos é realizada para encontrar a melhor solução e obter um novo tipo de produto que reúna todas as qualidades positivas de todos os tipos de materiais simultaneamente. Para selecionar corretamente os tecidos para costurar um modelo moderno, é preciso levar em consideração suas características, aspectos positivos e negativos.

Natural

São o material mais valioso. Os tecidos naturais não irritam a pele humana, permitem que ela respire e não causam doenças. Devido à sua segurança, esses tecidos são utilizados na produção de roupas para recém-nascidos e crianças pequenas, além de roupas de cama e roupas íntimas.

Não há lugar para aditivos sintéticos ou artificiais em roupas feitas de tecidos naturais. O produto é ecologicamente correto e possui propriedades positivas. Existem os principais grupos de tecidos naturais:

  • Seda – materiais leves, duráveis ​​e elásticos (seda, dupont, cetim, crepe);
  • Algodão – macio, ecológico, resistente ao desgaste, facilmente combinado com outros grupos de tecidos (veludo, veludo cotelê, jeans, cetim, jacquard);
  • Lã - lã animal é usada na produção: ovelha, cabra, camelo. O resultado é feltro, caxemira, enchimento, drapeado, feltro;
  • Linho – tem boa condutividade térmica e resistência ao desgaste (linho, estopa, linho fino).

Na produção de tecidos naturais para roupas, não são utilizados componentes químicos ou sintéticos, por isso os produtos são altamente ecológicos e adequados para pessoas que sofrem de doenças de pele e respiratórias.

A seda é um material forte e elástico.
Seda
O tecido de algodão é macio e ecológico
Algodão
Tecidos de lã são feitos de pelos de animais.
De lã
O tecido de linho é resistente ao desgaste
Linho

Sintético

Esses tecidos são obtidos por processos químicos, tendo como matérias-primas petróleo, gás e carvão. Os materiais sintéticos são adequados para a costura de roupas de proteção, utilizadas em situações de emergência, bem como para a criação de roupas esportivas. Comparados aos tecidos naturais, os sintéticos têm suas vantagens e desvantagens.

Vantagens dos produtos sintéticos:

  1. Longa vida útil. Os materiais artificiais possuem maior resistência ao desgaste e não são afetados por bactérias, mofo e fungos nocivos. O processamento de fibras de alta tecnologia durante o processo de produção, seguido pelo tingimento do tecido, proporciona uma cor estável para uma longa vida útil;
  2. Leveza do material. Roupas sintéticas são leves, repelentes à água e secam instantaneamente. Devido à alta demanda dos clientes e ao baixo custo do material de origem, os volumes de produção de roupas estão aumentando, reduzindo o custo final do produto.

As desvantagens dos sintéticos incluem:

  1. Pode ter um impacto negativo na saúde humana – pessoas que sofrem de doenças de pele podem desenvolver alergias;
  2. O material é altamente eletrificado;
  3. Ele absorve mal a umidade e não deixa passar o ar, reduzindo as características higiênicas do tecido.

Recentemente, roupas com brilho metálico se tornaram populares no mundo da moda. O efeito é obtido pela aplicação de uma película de metal real ou liga metálica na superfície do produto, utilizando métodos de alta tecnologia. Anteriormente, tecidos metalizados eram usados ​​como revestimentos refletivos para uniformes.

O material é altamente eletrificado.

Os sintéticos podem ter um impacto negativo na saúde humana

O tecido não absorve bem a umidade e não permite a passagem de ar.

Materiais artificiais melhoraram a resistência ao desgaste

Misturado

Produtos mistos são uma combinação de componentes naturais e sintéticos em diferentes proporções. O resultado é um tecido resistente, confiável e confortável. Roupas feitas com materiais mistos não amassam, mantêm sua forma, não desbotam e são agradáveis ​​ao toque. A superfície do tecido às vezes é revestida com uma impregnação hidrorrepelente.

Tecidos combinados são amplamente utilizados na criação de amostras industriais de trajes de trabalho. Vale ressaltar que moldes de roupas prontas também são costurados com fios que incluem fibras naturais e sintéticas.

O método de produção de tecido misto consiste na mistura de diferentes fibras na fase inicial da fiação. O tecido final tem a mesma aparência em ambos os lados.

A maior fabricante de roupas femininas, masculinas e infantis de tecidos mistos no espaço pós-soviético é a marca "Tekhnotkan", do Quirguistão. As amostras de roupas são feitas com qualidade e estilo, e os modelos têm ajustes caros, guipura e inserções de couro.

O material não desbota e é agradável ao toque.

Roupas feitas de materiais misturados não amassam

A superfície do tecido às vezes é revestida com uma impregnação repelente de água.

O tecido mantém bem sua forma

Tipos dependendo do tipo de roupa

Marcas modernas especializadas na produção de roupas da moda oferecem uma variedade tão grande de tecidos que é difícil escolher um item específico. O conforto e a praticidade das roupas são proporcionados pelo material com o qual o produto é costurado. Por exemplo, flanela e baeta são mais adequadas para roupas de casa. Em climas quentes, é conveniente usar roupas leves de malha fina ou chita. Para agasalhos em climas frios, você deve escolher tecidos quentes ou ratine. Na primavera ou no outono, na estação chuvosa, a melhor companhia será uma capa de chuva ou tecido impermeável.Há um grande número de nomes de tecidos e, para entender se um tecido é adequado, é necessário conhecer suas características.

Principal

Assim que os primeiros sinais de frio chegam, o guarda-roupa começa a ser reabastecido com jaquetas, casacos de plumas e capas de chuva. Caxemira, tecido, lã, camurça, couro e drapeado são usados ​​para criar jaquetas e casacos quentes. Capas de chuva, jeans e náilon são parte integrante dos blusões corta-vento. Os casacos de pele são uma combinação rica de couro e pele natural ou artificial.

A lista principal de nomes de tecidos usados ​​na costura de agasalhos:

  • A caxemira é um tecido leve e quente feito de lã pura, produzido usando um método especial de tecelagem de fibras - prático e confortável;
  • Gabardine é um tecido de lã resistente ao desgaste;
  • Camurça – possui uma superfície de veludo impermeável. É um tipo de couro fino, macio e agradável ao toque;
  • O couro ecológico é um material durável à base de algodão, o padrão na superfície é feito por meio de relevo e se assemelha ao couro legítimo;
  • O nylon é um material sintético altamente durável e resistente à deformação;
  • Veludo - base de algodão com textura aveludada em forma de nervuras;
  • O veludo é um material macio e denso, dependendo da qualidade das fibras que predominam nos tecidos, pode ser algodão, lã ou sintético;
  • Drape é um tecido de lã com superfície lisa;
  • O tecido é um material de lã com revestimento de pelo, é impermeável e protege em tempo ventoso;
  • Tecido acolchoado - dois tipos de tecidos costurados juntos, com isolamento interno em forma de algodão, silicone, enchimento sintético ou manta. O nome do tecido acolchoado vem da antiga Inglaterra, onde a técnica de patchwork floresceu;
  • Jeans - fio de algodão com adição de lycra proporciona durabilidade e versatilidade aos modelos. Peças jeans combinam com praticamente qualquer tipo de guarda-roupa;
  • Tecido de capa de chuva - a base do tecido é feita de fibras de algodão mistas, adequado para uso em qualquer clima;
  • Tecidos jacquard são tecidos nos quais fibras naturais e artificiais são entrelaçadas de forma a obter um padrão em relevo. Roupas feitas de jacquard são caprichosas e exigem atenção redobrada;
  • A camurça artificial é macia e confortável, o tecido de microfibra tem maior durabilidade.
A camurça é macia e agradável ao toque
Camurça
Tecido quente feito de lã pura
Caxemira
Tecido de lã
Cortina
Material de veludo
Veludo
A base do tecido é composta por fibras de algodão misturadas.
Capa de chuva
Tecido acolchoado
Acolchoado
Fio de algodão com lycra adicionada
Jeans

Verão

No calor do verão, você precisará de roupas leves e confortáveis ​​que protejam contra o calor excessivo e não restrinjam seus movimentos. O material deve absorver umidade, secar rapidamente e ventilar. Você precisará lavar as roupas com frequência, portanto, o tecido deve ser selecionado de forma que, após vários enxágues, não perca a cor.

Quais fibras são usadas para fazer o tecido de verão:

  1. Cânhamo - utiliza-se o caule da planta, que é processado e transformado em fio. Possui estrutura resistente, não acumula eletricidade estática e não enruga;
  2. O linho é um produto ecologicamente correto. O tecido resultante não eletrifica e é respirável;
  3. Urtiga chinesa (Rami) – as fibras são macias, respiráveis ​​e não apodrecem;
  4. Algodão – absorve umidade, não enruga, demora muito para secar e é o material mais indicado para verões quentes;
  5. Seda - tem longa vida útil, não perde a forma, as fibras são fortes e brilhantes;
  6. A lã é um material quente obtido a partir da pele de animais domésticos. Para as coleções de verão, utiliza-se a fibra mais fina;
  7. Roupas jeans leves são adequadas para criar coleções de verão para mulheres e homens.

Ao costurar peças leves com estampas grandes, evite adicionar pequenos detalhes à imagem. Essa combinação só vai estragar a beleza do material caro.

Tecido respirável
Rami
Material para o verão quente
Algodão
Material de cânhamo
Cânhamo

Meia estação

Este tipo de roupa é considerado o mais importante no guarda-roupa de quem vive em locais com clima variável e um longo período de outono-primavera. O tecido de malha é aceito como uma opção para meia estação. É confortável de usar, agradável e macio ao toque. O material protege contra ventos frios fortes e umidade desagradável. Também é conveniente para usar no inverno.

Tipos e breve descrição dos tecidos:

  1. Pelo - possui um pelo curto na parte frontal, composto por fios verticais. A vantagem do revestimento de pelo é a capacidade de reter o calor nos dias mais rigorosos de inverno. O tecido é durável e tem longa duração em sua estrutura. É amplamente utilizado tanto em roupas do dia a dia quanto em trajes festivos;
  2. Dupla face – tem a mesma aparência em ambos os lados (lã, drapeado, caxemira). Se o tecido estiver desgastado em alguma parte, pode ser revestido. O preço do tecido é significativamente mais alto do que outros tipos, mas retém bem o calor e é à prova de vento;
  3. Têxteis – as fibras do tecido são dispostas perpendicularmente, formando uma estrutura forte, mas não densa, oferecendo pouca proteção contra o vento. Sem forro, as roupas ficarão frias e desconfortáveis.

Ao escolher um tecido para meia estação, preste atenção às opções macias e impermeáveis. O tecido não deve ser muito grosso e denso.

As fibras do tecido estão dispostas perpendicularmente
Têxtil
A vantagem da cobertura de pilha é sua capacidade de reter calor
Pilha
O tecido retém bem o calor e é à prova de vento.
Dupla face

Esportes

Para alcançar excelentes resultados no esporte, o uniforme do atleta desempenha um papel especial. Deve ser confortável e prático, com costuras resistentes. As roupas esportivas não devem restringir os movimentos do atleta durante o exercício, não devem reter umidade e devem ser elásticas.

O material mais popular para roupas esportivas dentre os tecidos naturais é o algodão, que absorve perfeitamente o suor do atleta, proporciona um suprimento de oxigênio desimpedido à pele e não causa irritação. A desvantagem do material é considerada a baixa elasticidade, por isso o elastano é incluído na composição do tecido de algodão, permitindo que as roupas se ajustem ao corpo do atleta. Tecidos naturais por si só não são suficientes para a prática de esportes, e para melhorar a resistência ao desgaste das roupas, adiciona-se material sintético, principalmente poliéster. Existem outros materiais:

  • O mergulho é um material misto com elementos de viscose, elastano e poliéster. Remove a umidade com eficácia, seca instantaneamente e pode ser usado em outros tipos de roupas;
  • Tafetá – usado como forro para roupas externas e também como capa para equipamentos esportivos;
  • Duspo - nenhum traje esportivo é costurado sem ele. O material tem aparência aveludada e é adicionalmente tratado com impregnação de poliuretano;
  • Dazel é um tecido de malha desenvolvido para criar opções esportivas para treinos físicos intensivos;
  • A malha é a mesma da malha, só que a estrutura do material possui poros. É amplamente utilizada em roupas esportivas e modelos turísticos como forro.

Os tecidos utilizados na criação de modelos de roupas esportivas devem atender aos seguintes requisitos:

  • Longa vida útil;
  • Higiene;
  • Elasticidade;
  • Respirabilidade;
  • Proporcionando conforto.

Roupas esportivas de malha podem ser feitas de fibras naturais e sintéticas. O tecido é amplamente utilizado na costura de leggings e meias-calças que se ajustam ao corpo humano. Os aspectos positivos ou negativos de qualquer material dependem diretamente de sua estrutura e propriedades.

As principais vantagens dos tecidos para roupas esportivas:

  • Permite a passagem da umidade e seca rapidamente;
  • Mantém sua forma quando usado e após a lavagem;
  • Longo prazo de operação contínua;
  • Não forma nós;
  • Não requer cuidados meticulosos.

Na criação de modelos esportivos, é utilizada uma malha especial, que forma um espaço de ar e proporciona ventilação.Poliéster combinado com algodão é ideal para costurar roupas esportivas. A superfície desses produtos repele água e sujeira, as coisas mantêm sua aparência original por muito tempo e não encolhem quando lavadas.

O mergulho seca instantaneamente
Mergulhando
O material tem uma aparência aveludada
Duspo
A malha é amplamente utilizada em roupas esportivas.
Líquido
Tafetá - usado como forro para roupas externas
Tafetá

Turista

Viagens e trilhas longas exigem roupas resistentes ao desgaste, confortáveis ​​e funcionais. O tecido não deve apenas absorver a umidade, mas também bloquear os raios ultravioleta do sol. Algodão e polipropileno são o que você precisa. A combinação dos dois materiais é conveniente para uso em áreas áridas e desertos. O fato é que o algodão absorve umidade rapidamente e, quando molhado, começa a esfriar depois de um tempo, perdendo quase todas as suas propriedades isolantes. É aqui que o algodão começa a absorver calor intensamente, por isso não é recomendado usar um produto de algodão no inverno. Mas em um deserto quente, esta é a melhor escolha.

O polipropileno, ao contrário do algodão, não absorve umidade, mas permite a passagem de umidade e suor, secando instantaneamente. Este material é usado como camada principal na costura de roupas turísticas. É fácil de usar, macio e barato. Existem várias desvantagens deste material:

  • Formação de odor desagradável com uso constante;
  • Não é recomendado usá-lo em ambientes com altas temperaturas, como perto de fogo aberto. O propileno é um material sintético artificial e pode derreter com calor intenso.

O poliéster é o próximo material usado em opções de costura para roupas de caminhada. O que é poliéster? O material é um produto sintético que pode absorver uma grande quantidade de umidade. As fibras do tecido são excelentes isolantes térmicos, são entrelaçadas com outros tecidos e oferecem resistência ao estresse. O tecido é produzido em diferentes cores vibrantes, o que torna o agasalho mais chamativo.

Para roupas de turista
Polipropileno
Roupas resistentes ao desgaste
Algodão
Tecido de cores vivas
Poliéster

Infantil

Este tipo de roupa requer atenção especial na sua criação. A base dos produtos são tecidos naturais leves, elásticos e seguros. Os seguintes são os mais procurados:

  1. Chintz é um tipo de algodão. Este material é usado para costurar conjuntos para recém-nascidos e crianças pequenas, bem como roupas de cama e roupas íntimas;
  2. Batiste é líder na criação de vestidos, blusas translúcidas e roupas de cama;
  3. Flanela – nenhum produto para bebês pode viver sem ela: macacões, camisetas e fraldas;
  4. A flanela é um material indispensável para fraldas de bebê.

Recentemente, o neoprene tem sido utilizado na costura de roupas infantis – um material artificial com alto grau de resistência a influências mecânicas e químicas. É impermeável, repele poeira e sujeira, tem boa durabilidade e mantém sua forma.

O tecido de malha é outro componente importante na criação de roupas infantis. Ele possui propriedades de isolamento térmico aprimoradas, não encolhe e permite que a criança se mova livremente, o que é importante.

Existem muitos tecidos para roupas infantis — footer, interlock, pekhorka e muitos outros. Qual desses tecidos é melhor é impossível de responder de forma inequívoca. A determinação do material de origem na criação de tecidos para roupas infantis depende da finalidade da roupa infantil, levando em consideração muitos fatores.

Conjuntos para recém-nascidos são costurados em chita
Chita
Material para fraldas de bebê
Conto
Flanela macia
Flanela
Tecido Batiste
Cambraia

Classificação dos melhores

Todos os tecidos são bons à sua maneira, cada um com vantagens que os outros não têm. No mundo da moda, foram identificados três tipos dos melhores tecidos para roupas, que são líderes dignos entre os demais:

  • No topo da lista está a caxemira – um material macio e apresentável, amplamente utilizado na criação de modelos de vestuário exterior. As vantagens do material são a durabilidade e as propriedades de isolamento térmico;
  • O próximo na lista é um tecido de lã: o tweed. Tem aparência inferior à caxemira, não parece muito rico e caro;
  • A capa de chuva ocupa firmemente o terceiro lugar - a aparência é bastante simples, mas as propriedades de proteção são excelentes. Ela não tem medo de condições climáticas adversas: vento, chuva, sujeira. E o frio não a assusta, se houver um bom isolamento.

Cada comprador tem o direito de escolher o material e colocá-lo em posições de destaque. Sejam roupas feitas de tecidos naturais ou peças inusitadas feitas de sintéticos, tudo depende do gosto e da predisposição de cada um para o estilo de vestir. Os nomes de tecidos para a produção de roupas são difíceis de lembrar, mas suas características são fáceis de encontrar nos catálogos de lojas online especializadas.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios