O recente aumento do interesse por um estilo de vida saudável atrai cada vez mais pessoas para academias, estádios, ciclovias e áreas de ginástica. Anteriormente, atletas amadores não se preocupavam muito com equipamentos e roupas. Camisetas largas, shorts ou calças de moletom confortáveis eram o que usavam para treinar na academia. No entanto, não faz muito tempo, muitos fãs de esportes voltaram sua atenção para itens de vestuário especiais que estimulam a circulação sanguínea e ajudam a conduzir o treinamento de forma mais produtiva e segura. Uma categoria especial de equipamento é a roupa de compressão, que exerce pressão equilibrada sobre um grupo muscular específico.
Benefícios e principais funções
As roupas de compressão foram inicialmente introduzidas na prática médica como um auxílio para doenças das articulações, vasos sanguíneos e sistema musculoesquelético. Sem elas, a recuperação do corpo após muitas cirurgias levaria muito mais tempo. Meias especiais são prescritas para mulheres como forma de reabilitação após cesárea, meias e meias até o joelho salvam os homens durante voos longos e quando trabalham em pé.
A finalidade especial das roupas de compressão oferece uma série de vantagens em relação às roupas esportivas convencionais de algodão:
- suas fibras são mais leves que o tecido de algodão;
- "Compressão" se ajusta melhor ao corpo, proporcionando melhor suporte muscular;
- tem um maior grau de vestibilidade devido à presença de tecidos particularmente fortes e altamente elásticos;
- aquece perfeitamente os músculos;
- estimula o fluxo sanguíneo, melhora a circulação sanguínea;
- promove a evaporação da umidade que sai do corpo;
- mantém uma temperatura corporal estável devido às suas propriedades termorreguladoras;
- é um excelente condutor de ar;
- alivia a tensão muscular, protegendo contra possíveis cãibras;
- os músculos não ficam obstruídos porque o ácido láctico não se acumula neles;
- previne inchaço;
- impregnado com uma composição antibacteriana especial, devido à qual fornece proteção confiável contra micróbios;
- as costuras são tratadas de forma especial, para não causarem atrito ou desconforto;
- previne a formação de calos e calosidades;
- é um escudo ativo contra a radiação ultravioleta.
Roupas esportivas de compressão previnem trombose, varizes e lesões. Além disso, o treino se torna mais produtivo, pois o sangue que flui para os músculos fica saturado de oxigênio. A frequência cardíaca diminui, aliviando a carga cardíaca, enquanto roupas simples não têm esse efeito.
Possível dano
Existem opiniões sobre os malefícios das roupas íntimas de compressão, mas isso está mais relacionado ao descumprimento das regras de uso desse tipo de roupa. Por exemplo, um fabricante consciente sempre indica a temperatura de lavagem de seus produtos. Se você lavar meias de compressão, rashguards, mangas ou leggings em água quente, elas perderão elasticidade e outras propriedades especiais. Serão roupas comuns, portanto, não é possível lavar roupas de compressão em temperaturas acima de 35 °C.
Meias de compressão reduzem a dor muscular, estabilizam o pulso e diminuem a pressão arterial. No entanto, todo esse efeito benéfico pode ser anulado pela trombose, que surge com o uso prolongado de roupas. A compressão constante não só "relaxa" os músculos e facilita seu trabalho, como também provoca a formação de coágulos sanguíneos.
Roupas de compressão para treinamento não são recomendadas para as seguintes categorias de pacientes:
- diabéticos;
- fumantes;
- pessoas com má circulação;
- pacientes com dermatoses, dermatites, feridas abertas ou hipersensibilidade cutânea.
Quando usar
Roupas íntimas de compressão, leggings, meias-calças até o joelho e camisetas são recomendadas para atividades físicas prolongadas e intensas, por exemplo, durante competições, maratonas e outros eventos esportivos. Normalmente, quando sobrecarregados, os músculos "doem", e roupas especiais podem aliviar essa sensação e ajudar na recuperação rápida.
As atividades da rotina diária não exigem o uso constante de "formas especiais", pois em um estado contínuo de compressão, os músculos e os vasos sanguíneos ficarão preguiçosos. A atividade natural dos tecidos, veias e capilares será interrompida, o que será idêntico ao estado de descompressão.
Há também indicações médicas para o uso de roupas íntimas esportivas especiais com efeito de compressão. A predisposição a varizes e o aumento de cargas exigirão claramente suporte e compressão adicional nas áreas problemáticas.
A medicina moderna classifica quatro classes de compressão. A primeira, grau inicial, permite que o paciente escolha a roupa de forma independente, já que doenças relacionadas a esse grupo requerem apenas prevenção, e não tratamento sério. As outras três classes representam o impacto e a proteção do corpo contra doenças como tromboangeíte, aortoarterite, aterosclerose e endarterite. Nesses casos, é necessária uma consulta médica.
Se não houver contraindicações graves e o treino regular exigir roupas especiais, roupas íntimas de compressão, shorts, leggings, macacões, meias e meias de compressão são adequados para você. Além disso, agora em lojas de artigos esportivos de marca você encontra diversos modelos e séries completas, além de conjuntos de roupas de compressão para todos os gostos.
Vídeo

 
                                    























































