Trabalhadores de escritório e pais de crianças em idade escolar estão bem cientes do problema das marcas de papelaria que aparecem nas roupas. Uma dessas ferramentas necessárias é o corretivo líquido, chamado de corretor. Com ele, é fácil fazer correções em um texto escrito ou desenho. Mas um item tão útil às vezes pode causar danos a itens caros. Como você não quer se desfazer de seus itens favoritos, é importante descobrir como remover o corretivo das roupas. Para isso, basta ouvir os conselhos das mesmas pessoas comuns.
Preparação
Para lidar com uma mancha com sucesso, você deve agir imediatamente. Se você deixar agir por vários dias, será muito mais difícil remover a mancha. Neste caso, você precisa seguir as regras:
- Um corretivo derramado não deve ser jogado fora. Um estudo cuidadoso das instruções ou simplesmente o rótulo do frasco ajudará a determinar o tipo;
- Após determinar o tipo de corretivo, é necessário selecionar um método de limpeza;
- O tratamento deve começar imediatamente após a identificação da mancha.
Ao escolher um método de limpeza, é importante considerar o tipo de tecido. Se peças de veludo, seda ou veludo estiverem sujas, não é recomendável limpá-las em casa. É melhor entrar em contato com especialistas em lavagem a seco. Se estivermos falando de tecidos mais resistentes a influências químicas e físicas, você pode tentar lidar com isso sozinho.
Muitas pessoas querem saber como remover massa corrida com pó comum. Depende do tipo de corretivo. Existem três tipos principais de corretivo comumente usados no dia a dia:
- À base de álcool;
- Emulsão;
- À base de água.
A massa mais fácil de limpar é considerada uma massa à base de água.Antes de remover a massa da roupa, você pode tentar congelar a mancha. Para isso, coloque a peça no congelador por cerca de meia hora.
Na maioria dos casos, a própria substância começará a rachar e descascar em pequenas partículas. Nesse caso, basta tratar a superfície com uma escova seca. Se o efeito esperado não for alcançado, você pode tentar congelar o item novamente.
Nos casos em que este método não produziu resultados, é necessário utilizar outros. Isso geralmente indica uma composição mais complexa do produto, resistente a baixas temperaturas.



Métodos para remover manchas
Resíduos recentes de corretivo líquido nas roupas podem ser facilmente removidos. Um lenço umedecido comum, encontrado em quase todas as bolsas femininas, serve. É importante seguir a regra: mova das bordas para o centro da mancha. Se você não encontrar um lenço umedecido, pode usar um lenço de papel.Ao tratar tecidos delicados, é recomendável virar a peça do avesso antes de limpar manchas do corretivo.
à base de água
Esta massa é considerada a mais ecológica, pois a água atua como solvente. Quando seca, basta diluí-la em água e ela continua sendo usada para o fim a que se destina. Ela seca por mais tempo, o que pode ser prejudicial ao dono da roupa manchada.
Como remover corretivo de roupas à base de água? Existem vários métodos para se livrar de manchas:
- Lavagem padrão à máquina com imersão. Para isso, antes de limpar a superfície da peça, a peça deve ser mergulhada em água fria com sabão dissolvido. Para que o agente de limpeza faça efeito, é necessário deixar o produto na solução por meia hora. Após isso, a peça tratada deve ser levada à máquina de lavar. Ao escolher o modo de lavagem, você precisa considerar o grau de contaminação e o tipo de tecido;
- Lavagem com pré-tratamento. Você pode remover manchas de corretivo de roupas lavando-as em água corrente. Para essa lavagem, você precisa usar sabão em pó.
Como remover o corretivo à base de água se a mancha for pequena? Basta adicionar sabão em pó a uma bacia com água quente e lavar a peça.



Alcoólico
Os corretivos à base de álcool são caracterizados por secagem rápida e cheiro forte. Como remover o corretivo das roupas em casa se ele for composto por água e álcool?
Como remover uma mancha de corretivo em roupas à base de emulsão? Esse tipo de contaminação é o mais difícil de remover. Como essas massas corretivas são raras, antes de remover a mancha, você precisa preparar tudo o que for necessário para o processo de tratamento:
- Produto químico de limpeza;
- Disco de algodão ou tampão;
- Tecido branco limpo;
- Guardanapo.
Tudo isso permitirá que você conclua todas as etapas da limpeza sem interromper o processo.Se o corretivo alcoólico sujar suas roupas, você precisa agir rapidamente. O álcool desnaturado limpa bem as roupas com massa corrida. Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte:
- Deve-se aplicar gaze dobrada em várias camadas ou pano de algodão branco sobre a área contaminada;
- Em seguida, trate a mancha na superfície frontal com um algodão embebido em álcool;
- Após a limpeza, o produto deve ser bem enxaguado em água limpa;
- Depois você precisa pendurar o item para secar naturalmente.
Como remover massa corrida de escritório? Corretivos em óleo ou emulsão podem ser removidos com as seguintes substâncias:
- Querosene;
- Álcool branco;
- Álcool (metilado);
- Com solução de amônia;
- Acetona (ou qualquer removedor de esmalte);
- Um solvente usado para diluir tinta.
A gasolina é eficaz, mas deixa um cheiro persistente nas roupas, difícil de remover. Após o tratamento, você precisará lavar a peça várias vezes para remover o cheiro persistente. Utilizamos apenas gasolina purificada. Ela é comprada em lojas, não em postos de gasolina.
Se os itens estiverem sujos com esse corretivo, não podem ser lavados ou deixados de molho. Em vez disso, você precisa escovar os resíduos secos com uma escova e, em seguida, aplicar um tira-manchas na parte interna. Antes de remover uma mancha de pincelada, é melhor colocar um pano branco sob a superfície.
Seja qual for o solvente que você escolher para remover uma mancha de corretivo da roupa, você deve seguir o seguinte procedimento:
- Aplique algumas gotas do produto químico na área contaminada e distribua com um cotonete;
- Registre o tempo e comece a processar após 15 minutos;
- Em seguida, molhe um algodão no líquido e raspe delicadamente a mancha das bordas para o centro;
- Depois disso, a mancha deve ser enxugada com papel toalha ou guardanapo e a peça deve ser colocada na máquina de lavar.
Antes de usar qualquer produto de limpeza, é necessário testá-lo no tecido. Para isso, basta aplicar uma pequena quantidade na costura ou em outra parte discreta do produto.
Corretivo alcoólico é bastante difícil de limpar. Antes de lavar a massa da roupa, é melhor deixá-la secar e depois tentar removê-la com uma escova. Se a mancha não tiver saído completamente, você pode tentar remover a massa com um cotonete embebido em tônico cosmético, colônia ou vodca. A peça limpa deve ser lavada na máquina para consolidar o resultado.





à base de solvente
Os corretores à base de solvente são geralmente produzidos na forma de lápis ou canetas originais. Devido à sua composição única, podem ser aplicados com a maior precisão e espessura possível.
Antes de remover uma mancha de corretivo da roupa, você precisa selecionar um produto e testá-lo em uma área discreta da roupa.Em seguida, você deve remover a mancha incômoda passo a passo:
- Primeiro, é importante decidir qual substância será utilizada:
- Vários tipos de produtos químicos podem ser usados em tecidos padrão;
- Se o tecido for grosso, pode-se usar querosene ou gasolina purificada;
- É melhor não tratar tecidos finos você mesmo.
 
- Se a mancha estiver lá há muito tempo, limpe o corretivo com uma escova de dentes velha ou uma escova de roupas macia. Em muitos casos, a maior parte da mancha é removida;
- O produto deve ser virado do avesso e um pano deve ser colocado sob a área suja;
- Em seguida, molhe um cotonete ou disco de algodão no limpador. Se houver apenas pequenos respingos de massa no tecido, basta pegar um cotonete e usá-lo para tratar cuidadosamente os traços quase imperceptíveis dos respingos;
- Após a limpeza da área mais suja, o item deve ser lavado em uma solução de sabão ou com um sabão em pó de alta qualidade.
Curso corretor
Um grupo separado de corretores secos são os rolos de massa corrida. Eles consistem em uma fita torcida acondicionada em um estojo plástico. A aplicação é feita pressionando o rolo sobre o papel. A composição química proporciona boa cobertura. No entanto, se você não tiver cuidado com os materiais de escritório, pode grudar a fita na roupa. Nesse caso, surge um problema: como lavar a tira grudada de líquido branco solidificado? O corretor sólido é removido de forma simples:
- Deixe a peça de molho em água com sabão por 40 a 60 minutos. Durante a imersão, a água deve estar fria;
- Em seguida, remova cuidadosamente a linha da roupa. Se for removida com fita adesiva, basta lavar o produto na máquina, no modo delicado, e esquecer o problema..
Um problema particularmente sério é o corretivo impregnado. É difícil de remover. E os métodos acima podem ser completamente ineficazes. Nesses casos, vale a pena usar métodos especiais de ação em manchas difíceis.
Aplicação de uma lixa de unha:
- Antes de remover uma mancha de corretivo, o item deve ser colocado sobre uma superfície dura;
- Coloque um pedaço de pano por baixo para absorver o excesso de umidade e evitar que a área de contaminação se expanda;
- Molhe um algodão em uma substância que contenha álcool e limpe a mancha com ele;
- As manchas resultantes podem ser removidas com lavagem. Para isso, você precisa escolher um pó líquido combinado com condicionador;
- A peça em si deve ser seca em local ventilado. Não é recomendado o uso de aquecedores para a secagem, pois o cheiro permanecerá e a qualidade do tecido poderá ser prejudicada.
Tratamento químico. Se precisar remover uma mancha de massa mais persistente, você precisará de produtos químicos. Os seguintes agentes de limpeza são adequados:
- Solução de amônia;
- Solvente;
- Removedor de esmalte;
- Acetona.
Para remover a massa, basta molhar apenas a camada superior do tecido. Manchas mais profundas causam danos mais profundos ao produto. O próprio agente de limpeza deve ser lavado com água limpa em tempo hábil.
Usando produtos especializados. Se as receitas tradicionais para remover corretivo de roupas não ajudarem, em alguns casos é possível usar tira-manchas especializados. No entanto, após usá-los, você deve lavar a peça de forma rápida e completa. Como os fabricantes oferecem uma ampla gama de produtos, é necessário escolhê-los para cada caso, levando em consideração a possibilidade de usar o produto em um tecido específico.
Recomendações gerais
Há uma série de recomendações relevantes para qualquer tipo de contaminação do corretor:
- Se for utilizado um produto químico como agente de limpeza (seja acetona ou gasolina), ele não deve ser esfregado no tecido, pois isso danificará as fibras. Nesse caso, você precisa aplicar o produto na superfície suja com o máximo de cuidado possível;
- Para evitar que a substância se espalhe e manche o tecido, é necessário colocar um pedaço de tecido limpo e desnecessário sob a peça. Recomenda-se também molhar a área ao redor da mancha com água para que o solvente não se espalhe por uma área grande;
- Se o corretivo tiver secado antes do processamento, você pode tentar lixá-lo com uma lixa de unha e só então começar a se livrar da massa da roupa;
- Tecidos delicados ou finos são tratados apenas pelo avesso. Nesse caso, a probabilidade de novas manchas surgirem na frente é minimizada;
- Não deixe solventes ou outros produtos químicos permanecerem na superfície do tecido por muito tempo. Após a remoção da contaminação, quaisquer produtos restantes devem ser removidos imediatamente;
- Se não tiver solventes à mão, pode usar álcool. É importante que seja transparente. É proibido aplicar conhaque ou tinturas, pois deixam manchas e pioram a situação. Este método é aplicável antes de reuniões importantes, quando simplesmente não há tempo para lavar as roupas do corretivo;
- Ao lavar, a água não deve estar muito quente. Mas é melhor escolher um modo com rotações máximas para que os resíduos do produto usado sejam melhor removidos;
- Antes de limpar uma mancha na roupa, pense bem. Depois de encontrar uma mancha recente, não tente esfregá-la, pois isso fará com que a substância penetre mais profundamente nas fibras do tecido;
- Perfumes e eau de toilette não devem ser usados para limpeza. Eles não contêm álcool suficiente para remover a sujeira, mas os óleos essenciais que contêm deixam um cheiro forte. É muito difícil se livrar dele depois;
- Para minimizar a probabilidade de contaminação com a fita de código de barras, recomenda-se adquirir modelos com estojo transparente. Nesse caso, você poderá notar imediatamente a ruptura ou torção da fita.
Não evite usar produtos prontos para remover manchas de massa. Para quem usa massa corretiva regularmente, é recomendável adquirir um produto específico para remover essas manchas. É vendido no mesmo local que o próprio corretivo. O produto contém instruções de uso. A versão mais conhecida do limpador é o "Anti-Strike". Trata-se de um líquido que permite remover manchas em praticamente qualquer tecido no menor tempo possível. É usado da seguinte forma:
- A contaminação resultante seca um pouco;
- Depois disso o local é limpo através de lavagem a seco;
- O produto é aplicado na superfície contaminada;
- Em seguida, a área limpa deve ser enxugada com um guardanapo limpo;
- Depois disso, o tecido é deixado secar;
- Se necessário, o processo de limpeza pode ser repetido.
A detecção e limpeza oportuna de manchas de massa corretiva em roupas permitirá que você mantenha a peça em boas condições. E o uso de produtos suaves permitirá que você elimine erros incômodos sem prejudicar a aparência das roupas e a estrutura das fibras do material.
Vídeo

 
                                    












