Master class sobre como tecer borboletas com miçangas, padrões para iniciantes

Borboletas

A técnica de miçangas é um tipo popular de artesanato que permite criar verdadeiras obras-primas. Uma borboleta de miçangas feita à mão é perfeita para decorar roupas, chapéus, grampos de cabelo e elásticos. Antes de começar a trabalhar, é importante preparar as ferramentas necessárias e estudar o algoritmo passo a passo.

Materiais e ferramentas

Contas de diferentes fabricantes variam em qualidade e preço. As japonesas são as melhores, mas são caras, enquanto as chinesas e taiwanesas são baratas, de baixa qualidade e inconvenientes para trabalhar. Para tecer uma borboleta com miçangas, é aconselhável que as artesãs iniciantes comprem produtos de fabricação tcheca. O preço é razoável e há uma grande variedade de tons e tamanhos.

O tamanho das contas é determinado por números.

Você não conseguirá tecer lindas borboletas com miçangas sem um conjunto especial de materiais e ferramentas. Cada produto é diferente. Você pode precisar de:

  • linha ou fio de pesca fino, sua espessura deve ser tal que possa ser facilmente enfiado no furo do cordão 2 a 3 vezes;
  • tesoura pequena, reta e afiada;
  • pinças estreitas - são convenientes para puxar a base através dos furos das contas;
  • alicate de bico redondo para dobrar e torcer fios;
  • um caderno com um padrão xadrez, lápis, canetas hidrográficas, uma régua – para criar padrões ou para transferir desenhos selecionados para o papel.

Raramente são usados ​​fios para fazer borboletas.

Técnicas de tecelagem utilizadas

A aparência e a textura do futuro produto dependem do método de tecelagem das miçangas. Existem técnicas que variam em complexidade. Até mesmo um iniciante consegue lidar com algumas, enquanto outras precisam ser dominadas com alguma experiência:

  1. A tecelagem plana paralela é feita em um único pedaço de fio. Contas são enfiadas nas pontas livres, de lados diferentes. Em seguida, o fio da primeira fileira é passado pelos furos das contas da segunda fileira e puxado até parar.
  2. A tecelagem paralela volumétrica é semelhante à anterior, mas é feita em dois pedaços de arame. Contas para três lados do produto são enfiadas em um deles, e a tecelagem é feita no outro, em uma imagem espelhada da parte central. As pontas livres da segunda base são inseridas nas contas das fileiras laterais da primeira e unidas.
  3. A tecelagem francesa (em arco) possui muitas variedades. A técnica é frequentemente usada em floricultura e, com ela, é possível fazer a curva da asa de uma borboleta. O fio é usado como base e a tecelagem é realizada ao longo de um arco ou anel em torno de um elemento central ou de um eixo imaginário.
  4. A técnica do mosaico, ou peyote, é uma das principais técnicas do bordado com miçangas. É usada para criar uma tela com fileiras escalonadas. A tecelagem é feita com um único fio de um número par de miçangas, que são enfiadas em uma base.
  5. A técnica monástica consiste em quatro contas entrelaçadas. O elemento básico do padrão é uma cruz repetida. O padrão de tecelagem é simples: enfie 4 contas em um fio, passe uma ponta pelas 3 primeiras contas, formando um anel. Este será o início da primeira cruz. Em seguida, insira a base na quarta conta, formando a segunda cruz. O fio deve ser puxado para fora pela parte superior do anel formado. Em seguida, todos os passos são repetidos até que os tamanhos e formas desejados sejam alcançados. A largura do produto depende do número de elos em uma fileira. A tecelagem é simples e rápida.
Mosaico
Monástico
Paralelo volumétrico
Paralelo
Francês

Masterclass passo a passo

Antes de fazer uma borboleta com miçangas, vale a pena escolher um padrão adequado. Iniciantes devem começar com modelos simplificados. Bordar com miçangas é um trabalho meticuloso, que exige tempo, atenção e perseverança.

Borboleta fácil para iniciantes

Esta é a master class mais fácil. Recomendado para costureiras que decidiram se aventurar no bordado com miçangas pela primeira vez. O produto final pode ser usado, por exemplo, para decorar um grampo de cabelo, um abajur para abajur ou uma cortina.

Para trabalhar você precisará de:

  • Fio de 35 cm;
  • contas de qualquer cor;
  • contas escuras para olhos de borboleta;
  • tesoura.

Para o corpo e as asas, você pode usar miçangas de cores diferentes. Comece a trabalhar de baixo para cima. A borboleta de miçangas é feita de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Para fazer um rabo, enfie uma conta no arame e mova-a para o meio. Dobre as pontas da base para cima e conecte-as. Coloque 3 contas nelas ao mesmo tempo e mova-as para baixo.
  2. Asas inferiores. Enfie 17 contas em um dos segmentos livres de arame e, em seguida, passe a ponta pela conta mais próxima da cauda. Puxe a asa firmemente em direção à parte inferior do corpo da borboleta. Dobre a ponta livre do arame para cima. Faça a segunda asa da mesma maneira.
  3. Abdômen. As bordas da base são conectadas e fixadas com duas contas.
  4. As asas superiores são feitas da mesma forma que as inferiores, apenas com 23 contas.
  5. Cabeça. As pontas livres do fio são conectadas e duas contas são enfiadas simultaneamente. Em seguida, elas são afastadas e decoradas com contas escuras para os olhos. O fio é movido novamente e a última conta é colocada.

Por fim, corte o excesso de fio, deixando um pouco para as antenas da borboleta. As pontas livres são afastadas e torcidas em direções opostas.

Obra aberta

No início, é mais fácil tecer uma borboleta vazada usando um molde pronto. Com o tempo, você mesmo poderá fazer esboços. É impossível prescindir de moldes em miçangas — eles facilitam muito o trabalho, especialmente ao criar peças complexas ou volumosas.

Para criar uma borboleta você precisará de:

  • contas de três cores para as asas;
  • arame;
  • contas grandes com furos grandes ou contas para o corpo;
  • tesoura.

Instruções passo a passo:

  1. A borboleta é feita começando pelas asas. Uma conta é amarrada em um pedaço longo de arame e movida para o centro.
  2. Primeiro, uma extremidade da base é enfiada nos furos de duas contas, depois a segunda, e apertada.
  3. A próxima fileira é feita com quatro contas.
  4. O restante das asas é feito da mesma maneira. Elas devem ser espelhadas em pares.
  5. Trance o corpo da borboleta. Para isso, passe um pedaço de arame por uma conta, passe mais duas em cada ponta, conecte-as e prenda com uma sexta conta. Repita o fragmento – estes serão a cauda e o corpo da borboleta. Passe uma conta em cada ponta livre da base e outra nas bordas unidas do arame.
  6. Para as antenas, pegue dois pedaços idênticos da base, enfie cada um em uma conta e mova-os em direção ao centro.
  7. Dobre a base para que a bola fique em cima.
  8. O fio é passado através da primeira conta da “cabeça” e torcido em um feixe.
  9. O segundo tentáculo é fixado da mesma maneira.
  10. Monte o produto final. Primeiro, prenda as asas superiores empurrando as pontas livres do fio uma em direção à outra através da conta comum à cabeça e ao corpo e das duas contas abaixo delas.
  11. As asas inferiores são parafusadas da mesma forma, apenas o fio é puxado através do cordão comum à cauda e ao corpo e aos dois localizados na parte superior.

Gravata borboleta

Uma decoração mais complexa é uma gravata borboleta. Para tecer usando a técnica de malha vazada, você precisa preparar:

  • contas simples;
  • linha de pesca;
  • tesoura;
  • um fecho ao qual a decoração será fixada.

Uma base feita de fios e arame não é adequada para tecer uma gravata borboleta.

Na confecção do acessório, utiliza-se um padrão de malha em forma de diamante com cinco contas. A largura do produto dependerá do número delas. Se você não prestar atenção às contas, a passagem da linha de pesca assemelha-se à trama de uma malha de elos de corrente.

Padrão padrão para losangos 3,5 (com cantos):

  • 24 contas são colocadas na linha de pesca;
  • a extremidade livre é inserida na 13ª conta, 5 adicionais são adicionadas;
  • a linha de pesca é enfiada na sétima conta e mais 5 são amarradas;
  • insira na primeira conta, junte 8 peças para completar a carreira e vire para a próxima;
  • Passe a linha de pesca pelo meio do fragmento anterior de 5 contas.

Instruções passo a passo sobre como tecer uma borboleta:

  1. Passe 84 contas na linha e siga o padrão acima. Ao terminar a terceira fileira, em vez de passar 8 contas, puxe a base através das últimas 3 na direção oposta. Em seguida, passe 5 contas novamente e continue, formando uma tira estreita com bordas irregulares e um canto com lados retos.
  2. Quando a última conta é enfiada, a linha é presa e eles retornam à primeira fileira. O segundo triângulo é tecido em imagem espelhada.
  3. O fragmento finalizado se parecerá com um losango com ângulos obtusos bifurcados. Ele é dobrado ao meio e costurado ao longo da borda com linha de pesca.
  4. A segunda metade da gravata borboleta é feita da mesma maneira.
  5. As peças são presas juntas no meio, com os cantos afiados do diamante sobrepostos para maior resistência.
  6. Usando a técnica de malha vazada, teça um suéter retangular com a largura desejada. O comprimento deve ser suficiente para circundar o centro da borboleta com um anel.
  7. Ao prender o suéter, aperte-o levemente para que se forme uma pequena dobra nas partes laterais do laço.
  8. Um fecho é costurado na parte interna.

Se você quiser que a gravata fique rígida e mantenha bem o seu formato, o contorno é costurado adicionalmente com linha de pesca.

Área de aplicação da decoração

Uma borboleta de miçangas tecida por uma artesã se transforma em um acessório de moda, um elemento de decoração de interiores ou de roupas. Os produtos de costureiras iniciantes podem decorar:

  • cortina;
  • geladeira;
  • espelho no banheiro;
  • abajur de mesa;
  • disfarçar uma mancha na parede.

Você pode decorar seu cabelo com pequenas borboletas brilhantes feitas de miçangas checas. Se você fizer um produto com miçangas japonesas para combinar com seu vestido elegante, terá um acessório estiloso e de aparência cara. Borboletas grandes são ótimas para broches. As pequenas são usadas para fazer colares, brincos e anéis.

Borboletas de contas podem decorar bolsas, chapéus e sapatos. Borboletas planas são usadas para criar apliques em vestidos elegantes, xales e estolas. E também pode ser costurada em agasalhos. Uma borboleta feita de miçangas também pode decorar um cartão-postal, um monitor de laptop, uma caixa, um lustre. Pode ser usada para decorar um presente.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios