Como fazer uma borboleta de tecido, papelão, papel com suas próprias mãos

Borboletas

Borboletas são frequentemente usadas para decorar roupas, grampos de cabelo, acessórios e decoração de interiores. Mas nem sempre é possível encontrar figuras da cor e do tamanho certos. Sabendo como fazer uma borboleta com as próprias mãos, você pode criar algo único. Muitas técnicas e uma variedade de materiais não limitam o potencial criativo da costureira.

Seleção de material dependendo da finalidade da decoração

Painéis de parede feitos de borboletas são uma ótima solução para quem deseja atualizar o design sem gastar muito esforço, tempo e recursos. Figuras de borboletas são frequentemente usadas para decorar quartos de crianças, salas de estar e quartos. Roupas também são decoradas com borboletas elegantes. Podem ser remendos ou broches feitos de tecidos de diferentes espessuras, que podem ser fixados em blusas, vestidos, bolsas, cachecóis ou chapéus.

Para decorar ambientes, o ideal é fazer borboletas volumosas com materiais densos (papel, papelão). Elas ficam especialmente impressionantes quando as asas permanecem soltas, criando o efeito de leveza. Também é recomendável combinar contrastes na decoração: paredes claras – figuras escuras e vice-versa.

O filme de vinil é adequado para decoração de interiores: é fácil de cortar, mantém bem seu formato e mantém uma aparência atraente por muito tempo. Pode ser multicolorido, com glitter e madrepérola. Alguns artesãos usam materiais improvisados: plástico, arame metálico, latas de cerveja, discos. Mas esses artesanatos impressionam, desde que sejam feitos por profissionais.

É melhor escolher materiais simples e seguros para decorar o quarto de uma criança. Se o produto tiver muitos elementos decorativos pequenos, como miçangas, ele deve ser pendurado mais alto. Caso contrário, a criança poderá arrancar e engolir algumas peças.

Borboletas para decorar roupas ou acessórios podem ser feitas de tecido. Os materiais mais populares são veludo, seda, cetim, tule. O feltro é considerado o melhor material para fazer broches. Mantém bem o formato e não requer cuidados especiais, o que é importante para decorar agasalhos ou bolsas. O veludo grosso ficará espetacular em blusas, vestidos ou ternos. Também mantém bem o formato, mas exige mais cuidados.

Foamiran
Sentido
Fitas
Nylon
Papel

Trabalhando com modelos

Para fazer uma borboleta com as próprias mãos, recomenda-se fazer um estêncil. Você precisa recortar um pedaço de papel grosso e, em seguida, delinear o contorno do futuro produto no material selecionado.

Para tornar o artesanato simétrico, use apenas uma parte do estêncil. Para maior comodidade, você pode cortar a metade desnecessária. A imagem é aplicada em uma folha dobrada ao meio, com a parte central voltada para a linha de dobra.

Se você quiser fazer borboletas interessantes e incomuns, procure moldes prontos na internet. Há duas opções para usar a imagem que você gosta:

  1. Imprima a folha e recorte o molde.
  2. Transfira o desenho da tela. Para isso, abra a imagem no monitor, cole uma folha de papel e trace-a.

A vantagem desses métodos é que você pode obter espaços em branco idênticos de tamanhos diferentes, alterando a imagem em qualquer editor conveniente. Também é recomendável visualizar o documento antes de imprimir para estimar o tamanho real do modelo em relação à folha A4.

Etapas de confecção de diferentes modelos de borboletas

A decoração em questão é tão elegante quanto fácil de fazer. Você pode fazer uma borboleta com suas próprias mãos com aulas de artesãs experientes.

Simples feito de papelão

Primeiro, você precisa decidir que tipo de borboleta de papelão deseja fazer. Se a imagem for colada completamente, um material de baixa densidade servirá. Para uma composição tridimensional, é melhor usar papelão grosso para que as asas mantenham o formato.

Procedimento:

  1. Aplique a imagem ao papel. Para um artesanato tridimensional, é melhor dobrar a folha.
  2. Corte com cuidado. Se o material for muito denso, recomenda-se usar um estilete ou uma tesoura bem afiada.
  3. Pinte com tinta acrílica ou guache. Além disso, o produto pode ser decorado com miçangas, glitter, lantejoulas e miçangas.

A borboleta de papelão pode ser usada sozinha ou como base para trabalhos manuais volumosos em tecido.

Multicamadas

Borboletas volumétricas de papel multicamadas não são muito mais difíceis de fazer do que as comuns. O algoritmo de trabalho:

  1. Recorte a base do artesanato em papelão, você pode escolher qualquer cor.
  2. O topo da borboleta pode ter o mesmo tamanho da base ou um contorno ligeiramente menor. O número de camadas é opcional. Para vazados nas asas, use um estilete para recortar os moldes.
  3. Conecte os elementos ao longo da linha da barriga (dobra) com cola.

O produto final pode ser fixado em qualquer superfície.

Na técnica quilling

Belas decorações podem ser criadas usando a técnica quilling. Figuras feitas dessa maneira ficam lindas e incomuns. Para fazê-las, você precisa seguir o seguinte algoritmo:

  1. Corte tiras finas de papel colorido: 4 pedaços de 1,5 cm de largura e 5 cm de comprimento; 6 pedaços de 1 cm de largura e 10 cm de comprimento; 2 pedaços de 20 cm de comprimento e 2 cm de largura.
  2. Para a orla, use tiras de um material mais denso, possivelmente de cor contrastante. O comprimento e a quantidade são determinados durante o processo de fabricação.
  3. Enrole as tiras coloridas em pequenos rolinhos e coloque-os em moldes de papel ondulado. São moldes com furos de diferentes diâmetros, vendidos em lojas especializadas; se desejar, você mesmo pode fazê-los.
  4. Quando os espaços em branco começarem a ganhar forma, a extremidade livre deverá ser fixada com cola e então receber o formato de uma gota.
  5. A partir dos elementos obtidos, dobre a asa da borboleta e cole as partes. Você deve obter 4 conjuntos: 2 asas de 3 rolos grandes e 2 asas de 3 rolos pequenos.
  6. Cole tiras para segurar o formato ao redor das figuras resultantes ao longo do contorno.
  7. Cole 4 asas juntas. Você pode adicionar antenas, típicas de borboletas.

Para evitar que o produto se desfaça com o tempo, é permitido revestir o artesanato com cola PVA, tratando cuidadosamente cada área.

Volumétrico de tecido

Costurar de tecido mariposas pairando tÉ tão fácil quanto fazer uma borboleta de papel. O trabalho é feito na seguinte sequência:

  1. Use sabão ou giz para desenhar o contorno do futuro artesanato no tecido. Se você recortar mais detalhes, obterá uma borboleta tridimensional.
  2. Coloque todas as peças uma sobre a outra. Recomenda-se passá-las a ferro para um ajuste mais firme.
  3. Costure todas as partes no meio (ao longo da barriga).
  4. Você pode esconder a costura com miçangas, fitas coloridas ou contas.

Para que este artesanato mantenha seu formato, é melhor usar um material denso. Tecidos de algodão e feltro servem. É mais conveniente prender borboletas multicamadas usando uma máquina de costura. Tecidos finos e macios, como veludo, seda ou cetim, ficam mais atraentes se o artesanato tiver muitas camadas. Um simples alfinete serve como fecho.

Como fazer uma gravata borboleta estilosa para uma criança

Uma gravata borboleta estilosa não precisa ser necessariamente cara. É fácil de fazer você mesmo. Instruções sobre como fazer uma gravata borboleta com as próprias mãos para crianças:

  1. Recorte um quadrado de papel A4.
  2. Dobre a peça resultante em formato de sanfona, com aproximadamente 1-1,5 cm de largura.
  3. Pressione no meio e prenda com um elástico ou fita. Você deverá obter uma borboleta.
  4. Prenda um alfinete invisível no elástico para facilitar a fixação da gravata na camisa.

Uma gravata borboleta original feita com suas próprias mãos fará com que seu filho se destaque entre os outros.

Masterclasses com artesãs experientes demonstram claramente que não é difícil fazer uma borboleta, seja ela um elemento decorativo ou um acessório. Esta é uma ótima maneira de renovar sua imagem, criar um clima ou dar uma nova vida a coisas sem graça. Tudo o que você precisa é de imaginação, desejo e um conjunto mínimo de materiais.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios