Tipos populares de bonés masculinos e femininos, critérios de seleção

Variedades

Um boné comum tem muitos nomes: boné, boné de beisebol, boné de pala, boné bretão. Se você adicionar muitos termos em inglês, pode ficar completamente confuso. Na verdade, chapéus com viseira são um tipo de boné, cada um com suas próprias características. Os modelos diferem em volume, presença de adições e design masculino ou feminino. A aparência dos produtos é influenciada pela estação e pelas tendências da moda, que ditam a textura e a cor do material.

Características dos chapéus

Os bonés são acessórios de cabeça macios com viseira. Este detalhe desempenha uma função importante: protege os olhos da luz solar direta sem limitar a visão lateral. Inicialmente, esse tipo de boné era comum no exército. Na França, no início do século XIX, eles substituíram os barretes cilíndricos altos, que tinham viseira. O atributo militar era chamado de quepe (képi). Na Rússia, os "bonés de novo estilo" eram usados ​​desde 1862. No mesmo período, eles surgiram em outro continente, na América. O boné era confortável, pesava praticamente nada e, se necessário, podia ser facilmente dobrado, ocupando pouco espaço na mochila do soldado.

Na Inglaterra, os bonés existem desde o século XVI. Para estimular o consumo de lã, o Parlamento britânico aprovou uma lei em 1571, segundo a qual homens de origem ignóbil eram multados por andarem com a cabeça descoberta nos fins de semana. O boné acabou se revelando uma solução barata e conveniente para esse problema. Sua popularidade entre os trabalhadores continuou até meados do século passado. O acessório de cabeça era perfeito para dirigir, trabalhar em uma oficina ou em um canteiro de obras. Muitas pessoas ainda associam bonés planos a um uniforme de trabalho.

Com a crescente popularidade do futebol americano, surgiu o boné de beisebol. Levou quase cem anos para aprimorar e consolidar um padrão único para esse atributo esportivo. Ele se diferencia da versão clássica por uma copa alta e redonda e uma viseira alargada.

Apesar da variedade de estilos, o boné clássico possui certas características. É feito de materiais naturais, possui corte preciso e qualidade de alfaiataria. A parte interna curva da viseira se ajusta confortavelmente à cabeça sem causar desconforto.

Estilos populares

Entre as variedades de bonés, distinguem-se dois grupos principais, que apresentam diferenças externas significativas. A primeira categoria inclui modelos clássicos com fundo plano, destinados ao uso diário na estação fria. Por isso, são confeccionados com lã. O segundo grupo inclui diversas versões de bonés de beisebol, que diferem no corte e no tamanho da viseira. Esses chapéus são destinados a ambientes informais, feitos de algodão ou materiais mistos, decorados com bordados e padrões. Ambas as opções estão presentes nas coleções femininas e masculinas. Os nomes tradicionalmente refletem as características de costura ou a finalidade do modelo.

masculino

Por muito tempo, o boné foi destinado exclusivamente aos homens. Isso explica o corte tradicional e o design discreto do acessório de cabeça. Para a produção de modelos clássicos, são utilizados tecidos de lã ou mistos de cores escuras com um padrão fino (nervuras, espinha de peixe, xadrez). Os bonés masculinos têm uma silhueta clara, são compactos em volume, praticamente não têm elementos decorativos e podem ser complementados com orelhas e uma alça de tamanho adequado. Os bonés de beisebol têm designs mais variados, com acabamentos, dependendo do modelo, incluindo inserções de malha, logotipos bordados e estampas brilhantes.

Os tipos mais populares de bonés masculinos e seus nomes:

  1. Os bonés de seis e oito gomos são modelos clássicos e volumosos, cuja copa é costurada com o número correspondente de peças. A junção dos gomos na parte superior é fechada com um botão revestido de tecido. A aba é oval, semi-macia, de tamanho pequeno ou médio. O perfil lateral do produto é triangular, a parte frontal é fixada ao plano da aba por um botão.
  2. Kartuz é um cocar com uma pequena viseira oval, uma coroa cilíndrica baixa e um gorro macio com fundo plano e laterais. A silhueta compacta e as linhas claras são associadas aos uniformes militares.
  3. Gavroche é uma variação do clássico de oito peças. O design não é fixo ao plano da viseira, podendo ser movido em qualquer direção. A silhueta volumosa e suave confere um ar romântico e levemente casual.
  4. O boné inglês é um acessório compacto de formato plano. O corte é raso, a parte de trás é levantada e a parte da frente esconde quase completamente uma pequena viseira. A silhueta é monolítica, o que se consegue graças a um corte perfeito. O modelo é feito de lã de alta qualidade e sempre parece caro e respeitável.
  5. Boné francês - consiste em uma coroa cilíndrica alta com fundo plano e uma viseira, cujo comprimento depende das características do modelo. Difere dos cocares militares por seu design suave.
  6. O boné mantém todas as características típicas dos modelos de uniforme: viseira rígida, copa cilíndrica alta e copa plana. Combina bem com roupas de estilo militar e grunge.
  7. Um boné de beisebol é um boné com copa arredondada, viseira rígida e fecho na parte de trás. Para ventilação, furos (ilhós) são perfurados no tecido ou a copa é parcialmente feita de malha. Os tipos de bonés de beisebol diferem na curva e no tamanho da viseira (curva, reta ou curta).
  8. Coppola - praticamente não difere de um boné inglês e foi emprestado por trabalhadores italianos que foram trabalhar na Grã-Bretanha. Segundo estatísticas, um em cada dois homens na Sicília o usa. Os moradores locais estão firmemente convencidos de que a coppola é uma invenção deles.
  9. Gorro raglã – recebeu esse nome devido ao seu corte único. Para criar um modelo perfeitamente plano, sem costuras na parte superior, os chapeleiros utilizavam o método de construção de uma manga raglã. O resultado foi um adorno de cabeça aparentemente simples, mas muito elegante.

Alguns tipos de bonés masculinos permaneceram praticamente inalterados ao longo da história. Os mais duradouros são os bonés de oito peças, que ainda são muito populares hoje em dia.

Inglês
Boné de beisebol
Oito peças
Gavroche
Boné
Raglã
Boné

mulheres

Apesar de o boné ser um acessório de cabeça masculino, as mulheres o usam com sucesso. O principal é que o estilo do boné corresponda à imagem escolhida e seja apropriado para cada caso específico. Vários modelos são especialmente procurados:

  1. Kepi ​​é um acessório de cabeça com uma pequena viseira reta e base plana, que se assemelha externamente a um gorro. Numa interpretação moderna, é um gorro bonito, ousado e bastante provocativo.
  2. O boné de beisebol feminino é um acessório esportivo famoso. O modelo democrático é adequado para atividades ao ar livre e encontros com amigos. Para as meninas, é melhor escolher um boné com aba baixa, cujo tamanho geralmente pode ser ajustado com um fecho.
  3. "Bell" é um nome que transmite com precisão a peculiaridade do modelo. O boné elegante se ajusta perfeitamente à cabeça, estreitando ligeiramente na parte superior. O design lembra um sino. Uma pequena viseira não estraga a impressão geral. O modelo é muito feminino.
  4. Boné de jóquei – tem relação direta com os esportes equestres. É um capacete de cavaleiro modificado, aerodinâmico e de formato redondo. O modelo para uso diário não possui fecho no pescoço. Combina bem com jaqueta, calças justas e botas de cano alto.
  5. Três, cinco, oito peças – o número de cunhas durante a costura determina a silhueta do toucado. Tais características de design não são de fundamental importância para o consumidor. O famoso oito peças permanece no auge da popularidade há mais de um século.
  6. Chapéu alemão – tem uma silhueta um tanto agressiva devido à viseira quadrada. A copa alta e reta com topo plano também contribui. O modelo também é chamado de finlandês ou cadete, o que indica sua semelhança com o estilo militar.
  7. A boina é um análogo de um modelo masculino popular. É perfeita para meninas como complemento a um estilo esportivo, durante viagens marítimas, viagens de carro e caminhadas no campo.
  8. Uma viseira é uma viseira presa a uma faixa larga. É relevante para atletas que passam muito tempo em quadras abertas. A proteção dos olhos contra o sol é necessária, mas a cabeça transpira dentro do boné, o que cria certos inconvenientes. Foi assim que surgiu um acessório muito funcional.
  9. O boné é uma versão do quepe de pala, com uma silhueta menos rígida. O corte simplificado e o formato suave tornaram-se a chave para a popularidade do acessório de cabeça. É costurado em lã e tecidos leves, veludo cotelê e couro. A semelhança com o atributo militar confere à imagem um visual decidido e ousado.
  10. Boina – combina uma silhueta suave e feminina com um detalhe tão funcional quanto uma viseira. Modelos volumosos combinam com guarda-roupas de praticamente qualquer estilo.
  11. O gorro bretão é um tipo de quepe de pala que fazia parte do uniforme dos marinheiros franceses. O modelo é feito de lã, mas mantém os detalhes de acabamento típicos de um cocar de uniforme. Tem um visual muito impressionante. Recomendado para criar a imagem de um fashionista parisiense.
  12. Um boné com viseira reta é um tipo de boné de beisebol. Ganhou popularidade nos anos 90, quando estrelas do hip-hop o usavam regularmente em suas festas. Era conveniente usar óculos de sol com essa viseira. Muitas vezes, há controvérsias sobre o nome correto para um boné com viseira reta. Os bonés de rapper que retornaram dos anos 90 agora são chamados de snapbacks.

O boné feminino difere dos modelos masculinos mais rígidos pela silhueta mais suave, coloração e detalhes de acabamento. Muitas pessoas constroem sua imagem de acordo com as leis do contraste, usando chapéus de estilo militar em seu guarda-roupa. Com a combinação certa de elementos individuais, seu próprio estilo original é formado.

Boné de beisebol
Bretão
Viseira
Oito peças
Jóquei
Bonés
boina
Alemão

Como escolher

Ao escolher um acessório de cabeça, é necessário levar em consideração o estilo geral da roupa e as características da silhueta. O boné deve contrastar com a cor do material do casaco. Para um casaco com estampa colorida (espinha de peixe, xadrez), é melhor escolher um acessório de cabeça de cor única e vice-versa.

A composição do tecido é de grande importância. Materiais naturais proporcionam bom isolamento térmico e permeabilidade ao ar. O melhor forro é considerado de seda ou viscose. Tecidos sintéticos são menos respiráveis ​​e retêm bem o calor.

Selecione o tamanho com cuidado. O toucado deve ficar justo, mas sem apertar a cabeça. Se houver fecho ou tira, verifique a qualidade.

O boné é escolhido levando em consideração as características fisiológicas do rosto. Preste atenção à profundidade do ajuste, ao formato da parte superior e ao tamanho da viseira. Um modelo volumoso compensa visualmente maçãs do rosto quadradas, traços faciais grandes e bochechas cheias. Bonés raglan e bonés de beisebol com viseira de tamanho médio são adequados para rostos estreitos.

Vídeo

Foto

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios