Por mais de cem anos, o boné tem sido um atributo invariável do uniforme militar de soldados de diferentes países do mundo. Hoje, esse acessório de cabeça é usado até mesmo por aqueles que não têm nada a ver com o exército, então a questão de como usar um boné corretamente é relevante para muitos fashionistas. Este item de guarda-roupa pode ser combinado com diferentes estilos de roupa, criando imagens memoráveis.
História do cocar
O boné é um chapéu ligeiramente achatado. Seus protótipos são o šajkača sérvio (usado por marinheiros e oficiais) e o glengarry escocês — um cocar militar feito de lã, cuja aparência remonta ao século XIX.
O boné surgiu nas vastas extensões da Rússia em 1913. O nome original era "poletka", pois era usado por pessoal da aviação, fazendo parte do uniforme dos pilotos. No entanto, esse nome não pegou. O acessório de cabeça foi renomeado rapidamente. Devido à maciez do material, o boné era facilmente dobrado e guardado no bolso durante o voo, sem perder o formato, mantendo sua aparência original.
Em 1917, este adorno de cabeça, juntamente com o restante do uniforme militar, foi abolido. Mas, devido à sua praticidade, em 1919 voltou a fazer parte do uniforme das forças terrestres do Exército Vermelho. Os soldados usavam itens de uma única cor, enquanto os oficiais eram decorados com inserções prateadas.
O cocar retornou à aviação somente em 1934, após a reforma militar. Tecido grosso foi usado em sua produção. Um símbolo distintivo, uma estrela vermelha, foi fixado no local onde fica a parte frontal do quepe. E a partir de 3 de dezembro de 1935, todos os militares do Exército Vermelho foram obrigados a usar este cocar. Havia dois tipos de quepes:
- para pessoal de comando e gestão;
- para a base.
Durante a era soviética, esses chapéus eram obrigatórios no verão para soldados, sargentos e oficiais superiores. Eram feitos de tecido de algodão. Subtenentes e oficiais usavam tecido de semilã. A cor era a mesma para todos — proteção. Além disso, havia requisitos específicos sobre como prender o boné à cabeça. Na Marinha, os oficiais usavam cocares de semilã pretos com debrum branco e uma cocar. Marinheiros comuns tinham direito a uma versão preta, feita de tecido.
O quepe militar era considerado mais do que um simples acessório de cabeça. Era um símbolo de coragem, bravura e altruísmo dos soldados soviéticos.
Até hoje, o cocar em questão foi preservado como parte integrante do uniforme. É usado por marinheiros, pilotos, mísseis e outros militares do exército russo.
Quando você pode usar um boné?
Na Rússia moderna, o boné se consolidou não apenas como um acessório de cabeça militar, mas também civil. Além de comissários de bordo, militares e pioneiros, este item de guarda-roupa é usado com prazer por fashionistas.
Muitos estilistas famosos demonstram nas passarelas como usar um boné corretamente e com o que combiná-lo. Na maioria das vezes, ele é usado para complementar o visual durante a celebração do Dia da Vitória, mas este acessório de cabeça também é popular durante a semana, pois você não precisa procurar uma ocasião especial para usar um boné tão original. O principal é a combinação correta de todos os elementos do visual.
Para parecer sofisticado, você precisa seguir algumas recomendações de estilistas, pois usar boné é uma verdadeira arte. Caso contrário, um acessório tão extravagante pode arruinar todo o visual.
Quando e como colocar um boné:
- A versão de pele chamada "embaixador" é usada por baixo de um casaco, o visual será complementado por uma decoração lacônica e luvas, um cachecol e uma bolsa que combinam com o estilo.
- O modelo de feltro azul combina perfeitamente com o estilo do dia a dia. Jeans, uma camisa justa e um elegante toucado criam um visual feminino sofisticado.
- Uma versão em feltro cinza ou preto, decorada com um véu, fica elegante quando combinada com um sobretudo ou terno formal.
- No inverno, um gorro de malha preto combinado com um casaco de pele leve realçará um visual feminino elegante.
- Para um evento formal, você deve usar modelos feitos de tecido leve com inserções de renda decorativas.
A popularidade do boné se explica por sua praticidade, simplicidade e sofisticação. E a variedade de materiais, cores e elementos decorativos conquista o coração até das fashionistas mais caprichosas.





Como consertar corretamente na cabeça
Existem recomendações sobre como usar um boné corretamente, levando em consideração o gênero e o comprimento do cabelo. Primeiro, você deve escolher o tamanho apropriado. Somente assim você poderá contar com uma aparência impecável. Caso contrário, o chapéu cairá, causando desconforto.
De acordo com o regulamento, o boné militar deve ser usado com uma leve inclinação para a frente e para a direita. A distância até as sobrancelhas é de cerca de 4 cm. As bordas superiores não devem abrir, caso contrário, o chapéu perderá o charme. Para isso, não o aperte demais na cabeça. As regras acima sobre como prender o chapéu se aplicam aos homens.
Existem requisitos diferentes para meninas. Se o cabelo for curto, é permitido deixá-lo solto e a touca é colocada na diagonal. Se a menina tiver cabelo comprido, recomenda-se prendê-lo logo abaixo da coroa ou fazer uma trança e colocar a touca de acordo com as regras. Para melhor fixação, o acessório de cabeça é preso com grampos invisíveis.
Vídeo

 
                                    












