Na Rússia, os turbantes, que chegaram até nós de países asiáticos, estão na moda há bastante tempo. Atualmente, o turbante também é popular entre as mulheres na Europa. Ele pode ser visto com frequência em desfiles de estilistas famosos. As mulheres definitivamente deveriam aprender mais sobre este item para estarem sempre elegantes e interessantes.
Características do acessório
Na versão clássica, o turbante é um lenço feito de material leve, enrolado sobre o cabelo várias vezes. São possíveis opções para enrolar até 20 m de tecido. O turbante surgiu no Oriente e foi difundido da Índia ao Egito. As primeiras menções a esse adorno de cabeça são encontradas em escritos antigos, mas naquela época o produto era usado exclusivamente por homens muçulmanos.
Dependendo do material, do design e do método de amarração, um turbante pode ser usado como um acessório de cabeça quente, como um acessório de noite ou como uma faixa de cabeça de verão. Também é um acessório obrigatório em alguns trajes e trajes nacionais em estilo retrô ou boho. Na Índia, os homens ainda não podem prescindir do turbante, e isso não tem nada a ver com moda. O turbante é amarrado com um pedaço longo de tecido, de pelo menos 5 m. O principal objetivo do acessório de cabeça é manter a cabeça fresca e protegê-la do sol escaldante. À noite, o material é embebido em água gelada e, pela manhã, é enrolado sobre o cabelo. O produto permanece úmido durante todo o dia, o que é agradável e útil no calor.
Em alguns estados da Índia, o status, a posição, a riqueza e a casta de um homem podem ser determinados pelo seu turbante. Algodão ou seda são os tecidos mais usados para turbantes. Pessoas ricas podem decorar seus produtos com pedras preciosas.






Que tecido usar
Para amarrar um turbante, você precisa de um tecido específico. Para criar um cocar de verão, você precisará de um tecido fino; para a entressafra e o inverno, ao contrário, precisará de um tecido grosso e quente. Entre os tipos de tecidos adequados para um turbante, podemos destacar:
- sintéticos (adequados para usar o produto em ambientes fechados, em noites frias de verão e no início do outono);
- lã (para o tempo frio você pode fazer um turbante com duas voltas);
- algodão (para estações quentes);
- malhas (material denso);
- chiffon ou seda (para o verão).
Para amarrar um turbante, você pode usar um pedaço de tecido leve e flexível com 2 m de comprimento. O tamanho ideal é 5 m. Algumas pessoas chegam a 20 m para criar um cocar volumoso. Não é necessário comprar material específico para um turbante. Em vez disso, você pode usar cachecóis, lenços, estolas e xales.





Métodos de amarração
O design do turbante envolve amarrar repetidamente um longo pedaço de tecido sobre o cabelo de tal forma que a testa permaneça aberta. O tamanho ideal do tecido para um turbante moderno é 130 x 40 cm. Não se deve usar um lenço curto, pois não ficará bonito na cabeça, e um muito longo resultará em um produto tradicional indiano. De acordo com as regras, o formato do tecido deve ser retangular, mas hoje em dia outras opções também são utilizadas.
Você pode ler sobre como amarrar um turbante corretamente online. Para fazer isso, você precisa prender o cabelo em um coque na parte de trás ou no topo da cabeça. Este acessório de cabeça implica na ausência de franja, mas alguns modelos ficam interessantes com o cabelo solto.
Festa do chá
Muitas mulheres se interessam em como fazer um turbante usando a técnica "chá da tarde". Para isso, você precisará de um cachecol medindo 90 x 240 cm. Instruções passo a passo:
- Dobre o tecido ao meio no sentido do comprimento.
- Jogue-o sobre a cabeça como um lenço comum.
- Torça as pontas formando um feixe na parte de trás.
- Enrole em volta da cabeça, da parte de trás até a parte de trás da cabeça.
- Passe a ponta por baixo do torniquete, prendendo-o assim.
Esta é a primeira opção. Você também pode amarrar um turbante na técnica "chá da tarde" ao contrário. Neste caso, o torniquete é feito não atrás, mas na frente, acima da testa.
charleston
Para enfatizar um perfil feminino refinado, você pode amarrar um turbante usando a técnica Charleston. Para este produto, você precisa de um tecido fino e elástico medindo 90 x 180 cm. Algoritmo passo a passo:
- Jogue um pano sobre sua cabeça.
- Na parte de trás da cabeça, puxe o pano firmemente formando um nó.
- Faça um torniquete apertado.
- Dê um nó.
- Deixe as pontas irem.
As pontas do cachecol devem ser esticadas para dar um toque mais volumoso. Essa forma de usar o turbante é adequada para agasalhos clássicos, como um casaco ou até mesmo um casaco de pele.
Avanti
As fashionistas definitivamente deveriam aprender a amarrar um turbante na cabeça usando a técnica "avanti". Um lenço de 90 x 90 cm é adequado para este método. Sequência de ações:
- Jogue o lenço sobre o cabelo de modo que o terceiro canto fique exatamente no meio da testa.
- Puxe as pontas laterais para a frente.
- Cruze as pontas na testa.
- Puxe as pontas para trás e amarre.
Para "avanti", é preferível escolher tecido de seda. A técnica é perfeita para usar o produto no verão. Esse turbante protegerá do vento e do sol, além de poder desempenhar um papel decorativo e ser um adorno.
estilo africano
Poucas pessoas sabem como amarrar um turbante no estilo africano. Essa técnica exige um penteado alto. O cabelo deve ser preso na parte de trás da cabeça em um coque; você pode até usar um coque para dar mais volume. Para criar um turbante, você precisa de uma estola larga. Passos para amarrar:
- O tecido precisa ser desdobrado e depois dobrado para dentro um terço dele.
- A estola deve ser jogada sobre você como se fosse uma toalha, com a cabeça baixa.
- Cruze as pontas uma na frente da outra, acima da testa.
- Jogue as pontas para trás e continue enrolando-as em volta da cabeça para criar um turbante alto.
- Esconda as pontas.
- Estique o tecido para criar dobras interessantes.
Se quiser criar um turbante mais volumoso, prenda o tecido frouxamente na parte de trás da cabeça, sem apertar as pontas. Esse acessório de cabeça combina com brincos grandes e chamativos. Uma maquiagem vibrante nos olhos combina com ele. Um pré-requisito é uma pele bem cuidada e limpa, já que o turbante revela todo o rosto, literalmente chamando a atenção.
Você também pode amarrar uma versão praiana do turbante com um laço. Para isso, você precisa amarrar um lenço usando a técnica "chá da tarde" sobre o turbante já pronto, à moda africana. Só que é melhor não passar as pontas por baixo do torniquete, mas deixar 20 cm livres e amarrá-las em um laço grande.


Em turco
Um turbante amarrado no estilo turco parece feminino. Para repetir a técnica, você precisa:
- Coloque a estola sobre o cabelo como se estivesse colocando um capuz.
- Cruze as pontas na parte de trás.
- Depois puxe-os para frente e cruze-os duas vezes.
- Puxe as pontas para trás, em direção à parte de trás da cabeça, e prenda com um nó.
Para esta técnica, é melhor escolher lenços turcos com padrões vibrantes e inusitados. Brincos longos e roupas feitas de tecidos leves e fluidos serão apropriados.
De um cachecol
Vamos descobrir como amarrar um turbante lindamente com um lenço. Para isso, você deve escolher um produto com 3 m de comprimento e pelo menos 70 cm de largura. A técnica de fabricação é fácil, até mesmo um iniciante consegue:
- O cachecol precisa ser dobrado na diagonal.
- Pressione a base do tecido na parte de trás da cabeça.
- Mova as pontas em direção às têmporas.
- Cruze as pontas duas vezes e puxe-as para trás.
- Cruze o tecido novamente e faça um nó.
- Coloque as pontas restantes sob o cachecol.
Este cocar oriental pode ser usado com cabelos soltos e até mesmo com franja. Combina perfeitamente com um look de noite ou um terno casual.
De dois lenços
Tiaras de turbante feitas com dois lenços ficam interessantes. Os tecidos devem ter textura uniforme, mas cores diferentes. Você deve agir assim:
- Os lenços são amarrados com um nó pequeno e forte.
- O pano é colocado sobre o cabelo, as pontas são puxadas em direção à testa.
- Os lenços são enrolados na cabeça várias vezes, do topo da cabeça até as costas.
- As pontas são amarradas com um nó duplo.
Como esse método envolve dois lenços, você obtém bastante tecido. Você pode fazer um turbante bem grande e volumoso com ele. É importante que o resto do traje repita pelo menos uma das cores do turbante, caso contrário, o visual ficará muito chamativo, talvez até vulgar.



Turbante
Um turbante clássico com pontas laterais tem um visual feminino e romântico. Para fazer você mesma, você precisa:
- Coloque o pano sobre o cabelo de modo que as pontas fiquem para os lados.
- Dê um nó nas pontas na têmpora.
- Forme cachos bem firmes com as pontas.
- Enrole-as formando uma flor volumosa usando espirais.
- Prenda com alfinetes invisíveis.
Apesar de este turbante já possuir uma decoração (é amarrado com uma flor na lateral), ele pode ser complementado com um broche. Em uma versão mais clássica, os feixes não formam uma inflorescência, mas são enrolados em volta da cabeça e fixados.
Bandagem
No verão, a questão de como amarrar um cachecol para que ele não fique quente e bonito é muito relevante. Para isso, você precisa usar um tecido leve dobrado em forma de bandagem. Uma opção comum é com sobreposição:
- Dobre o cachecol em uma tira fina.
- Coloque-o atrás do cabelo de modo que as pontas fiquem acima da testa.
- Sobreponha-os.
- Dê dois nós.
- Enrole as pontas restantes em feixes e esconda-os sob o tecido em ambos os lados.
Você pode fazer um curativo com torniquetes da mesma maneira. Para isso, você precisa de:
- Pegue um pedaço longo de pano.
- Amarre as pontas em um nó acima da testa duas vezes.
- Enrole as pontas em feixes.
- Puxe-o para trás, em direção à parte de trás da cabeça.
- Prenda com um nó e esconda os restos.
Para amarrar o tecido como uma faixa de cabeça, você pode usar chiffon, cetim, algodão e malha. Este método é adequado para criar penteados gregos. Também fica ótimo com cabelos soltos. Além da função prática, a faixa de cabeça também desempenha um papel decorativo. Adiciona elegância e romantismo a qualquer visual.

Qual a diferença entre ele e um turbante?
Poucas pessoas notam a diferença entre um turbante e um chalma. Mas, na verdade, trata-se de adornos de cabeça diferentes, originalmente usados por diferentes povos orientais. No entanto, os produtos são tão semelhantes que seus nomes se tornaram sinônimos. Para os europeus de hoje, são a mesma coisa.
Um lenço amarrado de qualquer uma das maneiras existentes é chamado de turbante e chalma. Uma das diferenças é que este último é menor em volume. Não são necessários mais de 10 metros de tecido para ser feito. Mas hoje em dia os homens não o usam. Em todos os desfiles de moda, os estilistas oferecem à metade forte da humanidade apenas turbantes.
Uma diferença importante é que o turbante tem a borda inferior reta, enquanto que originalmente era considerado um tipo de acessório de cabeça exclusivamente masculino.
Como usar para homens
O turbante é um acessório de cabeça adequado não apenas para meninas, mas também para homens. É mais usado na América do Norte e na Ásia. E não é tanto uma questão de moda, mas sim de religião. Para amarrar um turbante com as próprias mãos, você precisará de um pedaço de tecido com pelo menos 5,5 m de comprimento. De preferência, de algodão. Algoritmo de ações:
- Dobre o cachecol ao meio, mas de modo que forme um triângulo.
- Coloque-o sobre a cabeça de modo que a parte de trás fique coberta pela parte larga do tecido. As pontas do tecido devem ficar penduradas no seu rosto.
- Depois, amarre as pontas longas duas vezes e prenda o restante novamente na parte de trás da cabeça.
- Você pode prender o tecido na parte de trás com um alfinete ou um nó comum.
Se o turbante for tricotado com um lenço de seda, é melhor usar uma touca especial por baixo. Isso evitará que o tecido deslize sobre o cabelo. Para fazer um turbante volumoso, você precisa de um pedaço de tecido não de 5,5 m, mas de 15 m de comprimento.
Dicas úteis
Um turbante amarrado é um acessório interessante que pode complementar qualquer visual. Mas para que este produto fique realmente bonito, você precisa conhecer e usar recomendações úteis para usá-lo:
- Existem técnicas raras de amarração de turbante que são adequadas para mulheres com franja. Ficam bem apenas com uma faixa na cabeça.
- O turbante abre completamente o rosto, literalmente focando a atenção nele. Por isso, é importante que a mulher tenha um tom de pele impecável e uma boa maquiagem. Os olhos podem ser especialmente coloridos.
- Não importa se o turbante é feito de um cachecol ou de um xale – se você usar um chapéu especial por baixo, o produto ficará melhor na sua cabeça.
- Se você prender o cabelo em um coque na parte de trás da cabeça, o enfeite ficará mais volumoso.
- Um turbante de verão combina bem com brincos grandes e longos, especialmente se forem feitos em estilo oriental.
- O turbante não deve ser apertado demais, ele deve ficar um pouco frouxo.
Os chapéus de verão devem ser feitos de tecidos leves, os de inverno, de materiais mais quentes. O turbante é bom porque é um produto universal que pode ser usado com literalmente qualquer roupa e em todas as estações do ano. Principalmente porque é uma verdadeira tendência da moda nesta estação.





Vídeo

 
                                    

















