Criar um estilo impecável é impensável sem incluir detalhes originais no look; os acessórios desempenham um papel importante, pois podem mudar completamente o tom geral. Os mais significativos foram os cachecóis de diferentes cores, texturas e tamanhos. Os modelos pequenos de pirata ganharam popularidade particular. Depois de descobrir como amarrar uma bandana, você pode adicionar toques coloridos a qualquer look. A variedade de opções de aplicação ajudará a enfatizar a individualidade e a estar sempre na moda.
Escolhendo o acessório certo
Uma bandana é um pedaço retangular de tecido que se parece com um pequeno lenço. Ao contrário das estolas, tem dimensões muito mais modestas, visto que hoje suas funções são principalmente decorativas. Embora nem sempre tenha sido assim. Inicialmente, o produto surgiu na Espanha, onde as pessoas que trabalhavam sob o sol escaldante cobriam a cabeça com uma bandana para evitar o superaquecimento. Mais tarde, os cowboys americanos começaram a usá-lo como máscara contra a poeira da estrada que subia sob seus cascos. No século XXI, esses lenços são usados para realçar o esquema de cores de uma roupa ou para "domar" cabelos rebeldes. Os produtos podem diferir em vários parâmetros:
- tipo de material;
- cor;
- tamanho;
- forma.
Tecidos sem fibras elásticas devem ser usados na confecção, caso contrário, o acessório esticará muito durante o uso ou escorregará. Os materiais devem ser predominantemente naturais, para não causar irritação na pele do rosto, pescoço ou mãos. Variedades de tecidos de algodão ou seda natural são bem adequadas. As cores podem ser variadas: lisas, estampadas ou com um padrão comum.
Se você dominar a ciência de amarrar uma bandana, poderá usá-la como acessório de pescoço, como um lenço de pirata ou um buff – um cachecol enrolado em tubo. A configuração também pode ser triangular, mas isso limita as possibilidades de uso. Para turbantes, que decoram imagens em estilo retrô, produtos de seda mais longos são adequados.
Como amarrar uma faixa na cabeça de uma menina
Uma bandana bem presa sempre deixa a aparência de uma garota espetacular: amarrada no pescoço, adiciona elegância e charme, mas se usada como faixa de cabeça, fica um pouco ousada. Você pode dobrar o acessório em um tubo para criar a imagem de uma dona de casa glamorosa. O lenço não deve interferir, então as meninas podem usar grampos invisíveis para prendê-lo ao cabelo. É importante não apertar demais, caso contrário, podem se formar vincos desagradáveis e vermelhidão na testa. Para evitar que isso aconteça, é melhor amarrar a bandana frouxamente, prendendo-a com grampos em ambos os lados. Você pode amarrar o lenço de diferentes maneiras, escolhendo individualmente o método mais adequado.
Clássico
O estilo clássico de marinheiro e pirata é agora muito usado por meninas. No entanto, de todas as opções para usar uma bandana na cabeça, esta não é apenas a mais tradicional, mas também a mais ousada. Combina com looks hippie, motociclista e rock. Para amarrar uma bandana retangular da maneira clássica, você precisa:
- conecte duas extremidades opostas para formar um triângulo;
- pegue a bandana pelas pontas compridas e coloque o lado largo na testa, acima das sobrancelhas;
- amarre as pontas com um nó simples, sem apertar muito.
Evite modelar o cabelo com penteados volumosos: um lenço amarrado em um nó achatará o penteado, deixando um vinco nos cachos.
Esta opção combina com cabelos curtos e longos. Vale ressaltar que uma faixa de cabelo amarrada dessa forma só fica bem em jovens fashionistas. Mulheres de meia-idade e mais velhas devem ter maçãs do rosto bem definidas e um mínimo de rugas, caso contrário, a imagem não parecerá de um pirata, mas sim de uma casa de campo, o que transmitirá uma mensagem completamente diferente. A cor preferida é monocromática. Por exemplo, preto, branco, cinza, marrom ou vermelho, que às vezes podem ser complementados com desenhos ou estampas.
Retrô
Você pode amarrar uma bandana na cabeça de uma forma menos provocante. As donas de casa dos anos 50 adoravam amarrar lenços de forma provocante, soltando as pontas acima do topo da cabeça de forma divertida. Para amarrar o produto dessa forma, você precisa:
- conecte duas extremidades opostas para formar um triângulo;
- Coloque o lado comprido da bandana na parte de trás da cabeça, jogando a ponta triangular sobre a testa;
- levante as pontas, formando um nó perfeito;
- preencha todo o excesso.
Ao escolher o que usar com esse cachecol, vale a pena dar preferência aos ecos da moda de meados do século passado. Vestidos ousados com saia ampla, decote levemente caído nos ombros, revelando as clavículas, assim como vestidos tubinho, combinam bem com o acessório. Adequado para cabelos curtos e médios. A cor clássica é o vermelho com bolinhas brancas, mas modelos monocromáticos que combinem com o look também são adequados.
Estilo pirata
Outra maneira de explicar como amarrar uma bandana na cabeça é com o penteado pirata. É um pouco mais complicado que o clássico, mas tem um visual mais radical. Fica bem em jovens fashionistas, assim como em mulheres mais velhas e estilosas. A ordem dos passos:
- Conecte as pontas opostas da bandana para formar um triângulo.
- Coloque-o no rosto com a figura geométrica resultante voltada para baixo e amarre as pontas longas na parte de trás da cabeça.
- Puxe a parte que fica pendurada no rosto para trás com as duas mãos, uma após a outra, até que as sobrancelhas fiquem visíveis.
- Torça o triângulo restante entre os olhos formando um feixe e coloque-o horizontalmente, alinhado com a linha resultante do lenço.
- Segurando o torniquete resultante, torça a linha da bandana acima das sobrancelhas para fora, formando um pequeno tubo. O torniquete do triângulo deve permanecer e ser fixado para dentro.
- Coloque a ponta triangular restante na parte de trás da cabeça, sob o nó occipital.
Apenas uma bandana quadrada serve para o método pirata. O formato triangular só pode ser amarrado usando o método clássico, já que não há como distribuir a área do tecido por toda a cabeça.
Essas bandanas ficam especialmente bonitas se a mulher tiver cabelos longos, não importa se são lisos ou cacheados. As cores do cachecol podem ser lisas ou estampadas. O design pode ser aplicado levando em consideração a forma de amarração. A bandana pode ser amarrada de forma a formar um padrão específico.
Turbante
O tema oriental está se tornando cada vez mais popular. Por isso, mulheres que desejam adicionar toques coloridos ao visual podem complementá-lo com um turbante-bandana. Ele tem um visual extravagante e combina com mulheres de todas as idades. Ele é amarrado da seguinte forma:
- dobre uma bandana quadrada em um triângulo;
- Coloque a ponta longa contra a parte de trás da cabeça de modo que o canto do meio fique na área da testa;
- amarre as pontas estreitas em um nó na altura da testa;
- Coloque a borda central restante sobre o nó de cima e dobre-a para dentro.
Você pode usar este modelo com roupas longas: calças largas, jaquetas longas sem mangas e vestidos justos. Para torná-lo mais decorativo, você pode decorar o turbante resultante com um broche. Os penteados para esses looks não são tão importantes, já que o papel principal é desempenhado pelo próprio acessório.
Em forma de bandagem
A próxima opção para amarrar uma bandana na cabeça é usá-la como faixa de cabeça. Este método não só fica bonito, como também ajuda a remover os pelos que caem no rosto. Não demorará muito para descobrir como dobrar o lenço corretamente; você só precisa formar um triângulo e dobrar o canto do meio para o lado mais comprido. Existem várias maneiras de fazer isso:
- clássico, quando uma bandana dobrada é aplicada na testa e amarrada na parte de trás da cabeça;
- aldeia, em que o lenço é amarrado de trás para frente, de modo que as pontas fiquem para cima de forma coquete;
- complexo, onde depois de dobrado em uma tira, um nó é dado na testa e as caudas são dobradas para baixo;
- hippie, quando uma tira dobrada de uma bandana é primeiro levemente torcida e depois amarrada sobre o cabelo acima das sobrancelhas.
Uma bandana, estilizada de qualquer maneira, ficará bem em cabelos longos ou médios. O esquema de cores deve combinar com o estilo geral da roupa, sem restrições especiais. As opções descritas combinam tanto com meninas jovens quanto com mulheres elegantes e esbeltas.
Ao dobrar uma bandana no estilo hippie, o padrão inteiro não ficará visível no tecido torcido; apenas suas cores principais permanecerão visíveis.
No penteado
Além dos métodos básicos, você pode usar pequenos lenços como um complemento ao seu penteado. Por exemplo, prenda o cabelo comprido em um rabo de cavalo e prenda-o com uma bandana dobrada em uma tira estreita. Se estiver trançando uma trança feminina, você pode entrelaçar o produto em uma das mechas. Para quem gosta de prender o cabelo em um coque, recomenda-se decorar o penteado com uma fita da largura desejada feita de uma bandana dobrada e amarrada na parte de trás. Para um visual mais feminino, você pode usar o produto em um penteado grego, onde o cabelo é enrolado com um lenço e amarrado no topo, enquanto o nó fica escondido.




Como usar para homens
É claro que um visual criado com uma bandana não combina apenas com mulheres. Um acessório estiloso pode adicionar um toque individual ao look masculino. Um homem pode amarrar uma bandana no pescoço para um visual roqueiro ou complementá-la com uma camisa e uma jaqueta de camurça ou veludo cotelê, criando um visual hipster. Essas opções ficam ótimas em representantes maduros do sexo forte, e para adolescentes, vale a pena escolher outras opções de uso, como uma balaclava. Além disso, você pode:
- amarre uma bandana estilo pirata para combinar com sua roupa de motociclista;
- use como uma faixa hippie sobre o cabelo;
- passar a linha pelas presilhas do cinto da calça jeans em vez de usar um cinto;
- em kits esportivos usar como pulseira.
Bandanas de motociclista costumam apresentar caveiras, ídolos, asas ou outros símbolos que podem transmitir um desejo por energia e velocidade. A parte principal do design é posicionada de forma que, após amarrada na cabeça, permaneça na parte central visível. Bandanas de couro para roqueiros, devido à densidade do material, costumam ter formato triangular e devem ser fixadas com mais firmeza do que as de tecido.
O couro natural tem a capacidade de esticar, então, com o tempo, as pontas podem ficar mais longas e finas, e a parte do meio pode rachar.
Casos de uso incomuns
Diferentes tipos de bandanas ampliam as possibilidades de uso. Você pode decorar diferentes partes do corpo com um lenço. As seguintes opções são especialmente populares:
- Envolvente como pulseira em looks esportivos e casuais, para os quais a bandana dobrada precisa ser enrolada no pulso diversas vezes;
- use como uma pulseira feminina para conjuntos românticos, e você não precisa perder muito tempo tentando adivinhar como amarrar uma bandana no braço ou na perna - basta torcer o lenço e fixá-lo na parte desejada do corpo.
Para looks empresariais, você pode escolher um esquema de cores suaves e amarrar o acessório a uma bolsa ou como um lenço. Em calças que vestem bem e não precisam de suporte com cinto, você pode passar a bandana pelas presilhas como um elemento decorativo. Se precisar de fixação adicional, você pode decorar o próprio cinto enrolando a bandana em espiral várias vezes. A opção mais inusitada seria substituir a parte de cima do maiô por uma bandana. Nesse caso, o acessório é simplesmente dobrado ao meio em um triângulo e amarrado nas costas com um nó forte.
Maneiras de amarrar uma gravata
Conhecendo várias maneiras de amarrar uma bandana no pescoço, você pode complementar praticamente qualquer visual com este acessório. Além disso, tanto a feminina quanto a masculina combinam. O principal é que a cor, o tamanho e a textura do tecido combinem. Os métodos para amarrar bandanas no pescoço são divididos em vários tipos principais:
- Estilo cowboy, onde o cachecol é dobrado em um triângulo, colocado com uma leve sobreposição e então amarrado nas costas.
- Urbano, no qual você precisa formar uma fita dobrando as pontas opostas para dentro e dobrá-la, depois jogá-la frouxamente por trás com as pontas para frente e dar um nó leve na frente.
- Um torniquete, quando a bandana é torcida e amarrada em volta do pescoço com as pontas para frente formando um laço frouxo.
- Cotidiano, onde um lenço em formato de triângulo é usado sobre o rosto, amarrado nas costas e depois abaixado até o pescoço, formando dobras elegantes.
- Uma gravata pioneira, quando as pontas longas são amarradas na frente com um nó pioneiro, e o canto fica atrás.
Essas opções podem ser usadas por mulheres e homens. A idade não importa. É preciso prestar atenção ao tipo de tecido, assim como à cor. As opções femininas devem ter tons mais vibrantes e textura mais fluida, enquanto as bandanas masculinas são feitas de tecido mais denso, em tons suaves e suaves.





Como manusear uma bandana tubular
A bandana buff é um item de tecido elástico. Ela é costurada de forma que o acessório se assemelhe a um cachimbo. Ou seja, a bandana se parece com um cachecol curto, cujas pontas são costuradas. Tal peça oferece amplas possibilidades de uso:
- na cabeça como uma faixa abaixo ou acima do cabelo;
- no pescoço em forma de lenço rebaixado;
- em vez de um chapéu simples, virando-o ao meio e encaixando uma metade na outra;
- como uma balaclava;
- como um capuz, colocado no pescoço e puxado sobre a cabeça;
- enrole a parte interna e coloque-a na cabeça, deixando um rabo de cavalo sedutor na parte de trás;
- cubra quase completamente a cabeça e o pescoço, colocando o rosto através do buraco e, depois de prendê-lo no pescoço, puxe-o até o nível dos olhos.
A largura pode variar, mas é importante que o diâmetro corresponda ao tamanho da cabeça. Você pode fazer isso sozinho. Para isso, compre um tecido de malha elástica da cor desejada. O comprimento deve ser de cerca de 60 cm e a largura dependerá do volume da cabeça. Depois de cortar um retângulo de acordo com o tamanho, você precisa costurar os lados longos e, em seguida, processar as bordas com uma costura de malha.
Uma bela imagem quase sempre deve ser complementada por detalhes interessantes. A bandana é um dos acessórios mais versáteis que pode ser usado por homens e mulheres em diferentes áreas da vida. Depois que você descobrir como amarrá-lo de uma forma original, você será capaz de parecer diferente a cada vez, enfatizando discretamente o look que você criou.
Vídeo

 
                                    


























