Um laço elegante pode se tornar um enfeite de roupa ou um acessório. Dependendo do formato e do tamanho, este item decorativo pode ser combinado com uma variedade de estilos de guarda-roupa. Um laço de crochê, bastante fácil de fazer em casa, merece atenção especial. Pode ser pendurado em um chapéu ou vestido. Brinquedos de pelúcia ou de tricô são decorados com ele com frequência.
Materiais necessários
Para fazer um laço pequeno, você precisará de uma ferramenta pequena com ponta de metal. Por exemplo, ao criar brinquedos amigurumi e laços para eles, a densidade do tecido é importante para que o produto final não fique visível. Isso é feito usando uma agulha de crochê estreita - nº 2 ou 2,5. A ferramenta é escolhida para ser aproximadamente uma vez e meia a duas vezes mais fina que as roscas.
Para laços de crochê, é melhor usar algodão fino bem torcido – ele mantém seu formato perfeitamente. Às vezes, usam algodão misturado com acrílico e lã. Esses fios quase não desbotam e se comportam bem durante o uso (não enrolam e são fáceis de lavar). Além disso, para o trabalho, você precisará de uma tesoura bem afiada, uma régua, agulhas e uma fita métrica.
Masterclass passo a passo considerando o modelo
Antes de tricotar um laço, você precisa decidir o formato e o tamanho. Vale a pena considerar que este elemento decorativo possui diversos modelos que podem ser usados para decorar brinquedos, roupas e bolsas. Variando a espessura da linha e da agulha, você pode experimentar tamanhos e texturas.
Pequeno para amigurumi
Este termo japonês refere-se a pequenos brinquedos de tricô que cabem na palma da mão. O laço para amigurumi é feito de acordo com as seguintes instruções para iniciantes:
- Crie um anel a partir do fio.
- Faça 6 alças de ar.
- Seis colunas com três laçadas são reunidas no anel.
- Tricote 5 laçadas de ar e fixe-as ao anel com um pino de conexão. A primeira metade do laço de crochê pode ser considerada pronta.
- A segunda parte do produto é feita de maneira semelhante.
- A linha é fixada e o anel amigurumi é apertado cuidadosamente para que não se quebre.
- A ponta restante do fio é enrolada na parte central do laço. Isso ajudará a formar o meio.
- A linha é cortada após ser fixada. O laço está completamente pronto.
Até costureiras iniciantes conseguem fazer um laço de amigurumi. Sem gastar muito tempo e esforço, você pode criar uma decoração fofa para seu bichinho de pelúcia favorito com suas próprias mãos.
Arco volumétrico
Um laço volumoso é usado para decorar roupas infantis. Bolsas, capas de tablet ou celular decoradas com ele ficam ótimas. Você precisa escolher duas cores (a principal e a da borda) que combinem bem.
Como o laço tricotado fica pequeno, você não precisará de muita linha; você pode usar sobras de fios velhos.
É melhor não usar fios grossos (lã, acrílico), pois o produto ficará feio. A opção ideal é algodão puro. O padrão é crochê simples. O padrão de um laço de crochê exuberante é o seguinte:
- Monte 45 pontos correntes.
- Tricotar 9 carreiras na cor principal (você pode fazer menos ou mais, dependendo da largura que deseja que o produto tenha).
- As bordas são amarradas desta forma: uma coluna em cada laçada e três nos cantos. O fio não é cortado, pois será necessário mais tarde.
- As bordas curtas do retângulo são unidas e tricotadas com meias-colunas. Se tudo for feito corretamente, você obtém um anel de malha.
- Da mesma forma, tricote um pequeno suéter que fixará o laço no centro e cobrirá a costura principal.
- A parte larga é enrolada em volta da parte estreita, e o suéter é fechado em um anel. Como resultado, forma-se um laço.
Se desejar, você pode adicionar pontas ao produto. Para isso, tricote uma tira de largura pequena, dobre-a no centro de modo que as pontas fiquem para fora em direções diferentes. Prenda-a ao laço com uma agulha de crochê pelo avesso.
Borboleta
Existem várias opções para fazer um laço de crochê em forma de borboleta. O acessório mais popular é feito com colunas exuberantes. Requer fio de qualquer textura e tonalidade, e a agulha é selecionada de acordo com a espessura do fio. Descrição do processo de trabalho:
- Faça um anel com o fio e tricote 3 laçadas de ar.
- Monte 2 pontos altos duplos formando um anel.
- Faça duas laçadas de ar e prenda-as com um ponto baixíssimo. Você terá metade de um laço.
- A execução da segunda parte não é diferente da primeira.
- O anel de conexão está apertado.
- Passe para a segunda carreira. Na primeira corrente de alças de ar, faça 3 pontos baixos e, em seguida, mais 3 alças de elevação.
- Em seguida, vêm as colunas exuberantes. Elas são feitas assim: no primeiro arco, três colunas inacabadas com uma laçada são tricotadas e conectadas por um topo. O segundo e o terceiro arcos são feitos de forma semelhante.
- No último arco, faça três pontos baixos em meia.
- O segundo lado do arco é feito da mesma maneira.
- O produto é amarrado ao longo do contorno: no primeiro arco são feitos 3 pontos baixos, nas alças superiores localizadas acima das colunas exuberantes - dois, no último arco - novamente três.
- O fio é esticado e cortado, deixando um comprimento de cerca de 30 cm. Ele é enrolado no núcleo.
- As bordas internas são amarradas com um nó forte e cortadas.
Decodificando símbolos para iniciantes
Crochê é impossível sem a habilidade de ler padrões. Um iniciante pode não entender o significado de certos sinais. Como resultado, erros e a vontade de abandonar o trabalho podem ocorrer. Na verdade, se você estudar os símbolos, não há nada complicado. Você deve começar com os tipos básicos de laçadas:
- arco - conectando;
- círculo - ar;
- mais - meia coluna;
- letra "T" - meio ponto alto;
- linha vertical – ponto baixo;
- Uma linha cruzada é uma coluna com uma laçada, o número de cruzes indica o número de laçadas.
Estes são os laços mais comuns a partir dos quais a maioria dos padrões é construída. Para criar um laço, basta entendê-los.
Ao escolher uma master class, é melhor escolher uma que tenha um diagrama. Isso ajudará você a não se confundir ao criar moldes complexos.
Opções de decoração
Você pode decorar o centro dos laços de tricô com uma miçanga grande, cristal, strass e lantejoulas. A decoração com pérolas fica delicada em acessórios leves. Um laço bem tricotado fica lindo com detalhes brilhantes nas bordas e no centro; para isso, é melhor escolher um fio de cor contrastante. Você pode usar miçangas para decorar laços. Você pode usá-las para aparar as bordas do produto ou fazer uma pequena dispersão sobre ele.
O padrão vazado é uma decoração por si só. Não é recomendado decorá-lo com elementos adicionais, pois você pode exagerar. Outra maneira interessante é fazer uma pequena flor de crochê e colocá-la no centro do laço. Essa decoração adicionará volume. Para laços grandes, a flor pode ser feita em várias camadas.
Vídeo

 
                                    





















































