Como amarrar um laço de fita de forma original, técnicas simples e inusitadas

Arcos e arcos

Elementos decorativos feitos de fitas são insubstituíveis em qualquer celebração. Eles trazem notas frescas e um clima festivo ao ambiente. Para garantir que a diversão não seja prejudicada por nada, você precisa decidir com antecedência como amarrar um laço para que ele tenha uma aparência impressionante e não se desfaça no momento mais inoportuno. Existem muitas técnicas para criar um elemento original, entre elas, os métodos mais simples e rápidos. Depois de dominar as características de executar um ou outro método, você poderá criar decorações elegantes que podem ser colocadas em tiaras, chapéus e bolsas femininas.

Selecionando uma fita

As fitas são feitas de uma variedade de materiais. Na hora de escolher, você precisa se guiar pelas vantagens e desvantagens:

  1. O cetim é um tecido liso e bonito usado para decorar sapatos, roupas de cama e roupas. Vantagens: apelo estético, resistência ao desgaste e durabilidade. Desvantagem: desfia nos cortes.
  2. Organza - usada para criar bordados e decorar acessórios. Prós - brilho atraente, rigidez, transparência, durabilidade. Contras - amassa quando armazenada amassada e difícil de cortar.
  3. Fatin - parece uma malha com pequenas células, pode ser macio e duro, usado para decorar itens de interior e roupas. Vantagens - mantém sua forma, não enruga, resiste a várias lavagens e seca rapidamente. Desvantagens - derrete perto de elementos de aquecimento e acumula eletricidade estática.
  4. Rep - adequado para diversos trabalhos criativos e decoração de roupas. Prós - confiabilidade, rigidez, densidade, retenção de forma, durabilidade. Contras - cuidados exigentes.
  5. Capron - indicado para decoração de guarda-roupas e decoração de interiores. Prós: resistência, elasticidade e resistência a compostos químicos. Contras: deforma-se em altas temperaturas.
  6. Papel — usado para criar embalagens de presentes. Prós — facilidade de produção e aplicação de imagens, segurança ambiental. Contras — baixa capacidade de carga, fragilidade.
  7. Renda - adequada para decorar roupas, itens de decoração e embrulhos de presentes. Prós - leveza, delicadeza, leveza, originalidade do padrão, praticidade. Contras - difícil de cuidar, requer uso cuidadoso.
  8. Material de algodão - usado em interiores e acabamentos de roupas. Prós - maciez, hipoalergênico, fácil de cuidar. Contras - baixa elasticidade, suja facilmente, tendência a enrugar.

A fita de cetim é usada com mais frequência do que outras. O material tem aparência atraente, brilho nobre e durabilidade. Essas propriedades compensam pequenas imperfeições do tecido.

Atlas
Organza
Fatin
Representantes
Nylon
Papel
Renda
Material de algodão

Quais ferramentas e decoração você precisará?

Além das fitas, você precisará de ferramentas adicionais para criar lindos laços com suas próprias mãos. A lista de ferramentas necessárias inclui:

  1. Régua de metal. Utilizada para medir as seções necessárias e criar elementos moldados.
  2. Tesoura. Nenhum tipo de bordado dispensa este item. É importante usar uma ferramenta bem afiada, caso contrário os cortes ficarão desleixados.
  3. Pinças. É melhor preparar algumas opções, uma das quais terá bordas curvas. Essas ferramentas são usadas para fixar fitas dobradas, fixando os cortes sobre a chama.
  4. Pistola de cola quente. Recomenda-se o uso de varetas com diâmetro de 7 mm, com a qual todos os elementos da composição são montados rapidamente.
  5. Arame florístico. Usado para fixar peças individuais e manter um formato determinado.

Um laço de fita geralmente é complementado com uma variedade de elementos decorativos. Podem ser strass ou miçangas, que dão um charme especial aos produtos. Flores artificiais em miniatura feitas de tecido, adesivos em forma de gotas d'água, corações, flocos de neve ou animais engraçados ficam lindos.

Principais tipos de arcos

Antes de dar um laço, a quantidade necessária de fita é preparada. Para composições grandes, você precisará de 2 a 3 m de material, para médias, de 50 a 100 cm, e para pequenas, a partir de 11 cm. Para fazer laços você mesmo, use master classes passo a passo.

Arco de Terry

Para fazer essa decoração, é aconselhável usar um tecido resistente e razoavelmente rígido que mantenha bem o formato. Siga as instruções:

  • a fita é enrolada em vários anéis do tamanho desejado;
  • os anéis são cuidadosamente alisados ​​e cortados diagonalmente;
  • os elementos são dobrados de modo que os cortes fiquem no meio da composição;
  • as fendas são apertadas com fita ou arame floral;
  • Os anéis se endireitam em ambas as direções e ficam fofos.

Você pode amarrar um lindo laço de felpa ou pompom com uma fita larga ou estreita. É mais adequado para embrulhar presentes.

Clássico

Uma das opções mais populares. Você pode usar uma fita estreita ou larga, com cerca de 20 cm de comprimento. No segundo caso, você obtém composições grandes e luxuosas. As instruções ajudarão você a amarrá-la corretamente:

  1. As bordas da fita são queimadas no fogo e depois dobradas ao meio, com o lado liso para dentro. As pontas são dobradas.
  2. O produto é feito de forma que as alças fiquem na parte superior e a dobra na parte inferior.
  3. Os elementos se cruzam, formando um anel abaixo deles, através do qual uma alça é passada.
  4. O nó está dado.

Na maioria das vezes, fitas de cetim são usadas para criar um laço clássico. Composições prontas são usadas para decorar peças de roupa, interiores e caixas de presentes.

Estrito

Um laço estiloso é perfeito para eventos formais e empresariais. Ele é amarrado com três fitas de cores diferentes. É feito da seguinte maneira:

  1. A primeira tira, de 3 cm de largura e 18 cm de comprimento, é enrolada em um anel e as bordas são coladas. A figura resultante é dobrada de modo que a costura fique centralizada na parte inferior.
  2. A peça de trabalho é cuidadosamente passada a ferro.
  3. A segunda fita de cor diferente, com 3 cm de largura e 7 cm de comprimento, é enrolada no anel e fixada com cola.
  4. A terceira fita, mais fina, com 7 cm de comprimento, é enrolada na peça de trabalho na parte central, colada e passada a ferro.

Um lindo laço é adequado para decorar acessórios femininos, vestidos e presentes. Para deixar o produto elegante, é necessário usar fitas de cetim e selecionar cores que harmonizem entre si.

Dobro

Tem um visual atraente e é ideal para decorar roupas, bolsas, grampos de cabelo e embrulhos de presentes. O laço deve ser amarrado de acordo com as instruções:

  • dois anéis são feitos de fita, você pode escolher cores diferentes;
  • as bordas são seladas, resultando na formação de um “meio”;
  • os elementos são dobrados no meio, costurados ou colados;
  • A parte central é fechada com uma peça pré-fabricada.

Para adicionar camadas, uma fita é dobrada várias vezes e a outra é moldada em um laço. Os elementos podem ser conectados com um pedaço de tecido.

Para fazer um laço duplo, você precisará de uma fita larga ou média - 2,5-5 cm. Uma variedade estreita tornará o produto menos atraente.

Em camadas

Para fazer isso, você precisará de três tipos de fita de cetim de larguras diferentes e um pequeno pedaço de fita fina para fixar a estrutura. As cores devem ser diferentes, mas em harmonia entre si. O algoritmo passo a passo ajudará você a descobrir como amarrar um laço lindamente:

  • as fitas são dobradas no sentido do comprimento e são feitos recortes triangulares nas extremidades;
  • as listras são sobrepostas umas às outras, começando pela mais larga e terminando pela mais estreita;
  • o meio é enrolado com a fita restante e amarrado com um nó.

As pontas longas podem ser usadas para prender um laço em uma garrafa ou em papel de presente. A opção também é adequada para decorar diversos artesanatos.

Dois tons

É feito de duas fitas, pintadas em tons diferentes. Você precisará de uma tira larga e uma estreita. Siga as instruções:

  • um laço é formado a partir de uma fita larga, as bordas são coladas;
  • manipulações semelhantes são realizadas com um segmento estreito;
  • Os elementos são dobrados, alisados ​​com os dedos e fixados com cola.

Para completar a composição, use uma terceira fita, cujo comprimento seja suficiente para prendê-la a um presente ou peça de roupa. Recomenda-se fazer um laço com uma fita de cetim.

Dior

Tem um visual festivo e formal e é frequentemente usado para decorar presentes, mesas postas ou como um acessório estiloso. Um laço exuberante é criado da seguinte maneira:

  • pega-se uma tira longa, formam-se pequenas bobinas a partir dela, que são colocadas umas sobre as outras;
  • gradualmente o diâmetro dos cachos diminui, até 1–2 cm;
  • A composição é fixada com uma tira mais fina feita do mesmo material.

A fita de conexão é passada pela última e menor volta, mas de forma que fique escondida sob a parte superior. Este mesmo elemento é usado para fixar o laço finalizado em diversas superfícies e artesanatos.

Flor

À primeira vista, a composição parece complicada, mas qualquer pessoa pode criá-la. Para amarrar um laço com perfeição, você precisa fazer o seguinte:

  • a fita é dobrada em camadas de comprimento igual;
  • A última volta é feita na parte central, deixando uma pequena margem;
  • pequenos recortes são feitos em ambos os lados;
  • o meio é enrolado com arame floral para fixação segura;
  • criar uma forma tridimensional.

Para fazer um laço em forma de flor, você precisa de uma fita de largura média. Um material semissintético seria um bom material.

Crisântemo

Na aparência, o "crisântemo" lembra um pouco a versão felpuda, mas é feito de forma diferente. Você pode criar um laço grande da seguinte maneira:

  • a fita é dobrada em vários anéis;
  • os elementos são cuidadosamente suavizados;
  • a peça de trabalho é fixada com arame;
  • laços dobrados criam cortes uniformes;
  • "pétalas" se endireitam.

Essa técnica é frequentemente usada em fitas de papel, e os laços finalizados são usados ​​para decorar presentes.

Na técnica kanzashi

Um lindo laço festivo para decorar seu cabelo pode ser feito usando a técnica kanzashi. O trabalho é realizado em etapas:

  1. A fita de cetim ou rep é cortada em tiras de 11 cm de comprimento. Para um produto exuberante, você precisará de pelo menos 50 peças.
  2. Um pedaço de material é dobrado ao meio com o lado liso para dentro, colado, depois virado do avesso e dobrado novamente.
  3. As pontas da peça são dobradas em um arco, as bordas são endireitadas e processadas usando fogo.
  4. O meio é decorado com miçangas ou strass.
  5. Ações semelhantes são realizadas com os pedaços restantes de fita.
  6. Um círculo com 5 cm de diâmetro é recortado em feltro. As "pétalas" finalizadas são coladas nele.

Depois de fixar todos os elementos, o laço é colado a um elástico de cabelo comum. Também pode ser usado para decorar elementos de interiores.

As maneiras mais fáceis de fazer um arco

Técnicas bastante originais são frequentemente utilizadas para criar belas composições. Por exemplo, você pode amarrar um laço usando um garfo comum:

  • uma fita de cetim de 6 mm de largura é dobrada na proporção de 1:3;
  • a curva é aplicada na borda do garfo;
  • a ponta curta permanece na frente;
  • a borda longa é enfiada de baixo para cima entre os dentes do meio, levada para cima e retornada ao mesmo lugar;
  • então a ponta é enfiada no laço paralelamente ao segmento restante, mas na direção oposta;
  • o nó está apertado.

Depois que o laço da fita estiver amarrado, as bordas precisam ser mantidas sobre o fogo por um tempo, o que ajudará a fixar a peça de trabalho com segurança.

Para criar um laço nos dedos, use uma fita fina de qualquer cor. Os passos são os seguintes:

  1. A ponta é segurada na palma da mão pelo polegar, a borda de trabalho é passada atrás do dedo médio.
  2. Usando o dedo indicador, forme um oito.
  3. Os movimentos são repetidos diversas vezes para que haja um número igual de voltas em cada dedo.
  4. Ambas as pontas são levadas para fora da palma e cruzadas.
  5. A borda longa é puxada para dentro para formar o meio. O nó é apertado.

O pequeno laço resultante é cuidadosamente esticado. O nó é apertado com mais força para uma fixação segura.

Como amarrar roupas lindamente

Laços originais podem ser usados ​​para decorar não apenas artesanatos, acessórios de cabelo ou caixas de presente. Eles também ficam lindos em roupas. Garotas corajosas podem amarrar um cachecol volumoso de uma maneira interessante. Tudo o que você precisa fazer é jogar as pontas sobre os ombros, fazer um anel com a ponta longa e prendê-lo no centro. O elemento resultante é enrolado com uma cauda curta de baixo para cima e apertado com um nó. A composição fica ótima com capas de chuva e casacos clássicos.

A opção com um nó ou meio laço parece elegante e atraente. Primeiro, a fita é amarrada da maneira tradicional, sem criar a primeira laçada. Depois de apertar o nó, formam-se duas caudas e um olho. O método é adequado para qualquer roupa com cinto. Decorações elegantes com pregas ficam lindas no pescoço, especialmente em combinação com blusas leves.

Um laço feito com uma fita larga no cinto é uma solução universal, adequada para ser usada na frente e atrás. É relevante para meninas e mulheres jovens com corpo esbelto. Assim como o método das "quatro pétalas", ajuda a acentuar a cintura, trazendo um toque de frescor e romantismo ao look.

Laços originais são um elemento decorativo ideal para todas as ocasiões. Elas são aplicadas em artesanatos, artigos de decoração, roupas, acessórios e embalagens. Com a ajuda de master classes detalhadas, qualquer pessoa pode dominar facilmente diversas técnicas de amarração de fitas.

cachecol volumétrico
Meio arco
Um laço feito de uma fita larga na cintura

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios