Frequentemente, instituições de ensino oferecem aulas temáticas ou apresentações de fantasias. O objetivo é ensinar às crianças que a moda ecológica existe. As crianças aprendem a criar suas próprias fantasias a partir de materiais descartados e, ao mesmo tempo, respeitam e valorizam o trabalho manual. Há muitas ideias para você escolher uma roupa original e bonita. Você só precisa conhecer a tecnologia de execução.
Características e benefícios
Criar uma roupa de personagem de conto de fadas, super-herói ou robô transformador a partir de meios improvisados é realmente simples. Basta usar a imaginação e não se limitar a um único tipo de material. Peças originais são obtidas a partir de:
- papel (jornais velhos, embalagens de doces, caixas de papelão);
- plástico (garrafas, talheres descartáveis);
- polietileno (sacos de lixo, oleado, sacos de embalagem);
- materiais naturais (folhas secas, cones, flores secas).
As principais vantagens de criar uma roupa são a disponibilidade de materiais e a facilidade de execução. Na maioria das vezes, a fantasia é montada literalmente com lixo encontrado em qualquer casa. As desvantagens incluem a fragilidade dos produtos e a falta de conforto. Vale a pena entender que estes não são itens para uso diário, mas sim para apresentações ou jogos.




Processo de fabricação
Ao começar a trabalhar, seria uma boa ideia conversar com seu filho sobre quem ele quer ser, quais materiais ele mais gostaria de usar e, com base nas preferências dele, preparar os materiais necessários para fazer uma fantasia diferente.
De caixas de papelão
Caixas são o material perfeito para criar uma fantasia para um menino. Por exemplo, é muito fácil fazer uma imagem do futuro — um robô de "aço".
Para criar você precisará de:
- duas caixas (retangular para o corpo, quadrada para a cabeça);
- frustrar;
- uísque;
- tesoura;
- papel colorido;
- arame;
- cola quente;
- guache.
O processo de trabalho levará um pouco de tempo, o principal é fazer tudo passo a passo.
- Cabeça. Corte as partes excedentes da caixa para obter um cubo com três lados. Faça um recorte para o rosto em um deles. Cubra a parte superior da caixa com papel-alumínio. Se desejar, faça uma decoração em forma de uma pequena antena (use arame, papel colorido e fita adesiva para fixar).
- Corpo. Corte as partes excedentes para que a caixa não tenha uma base. Faça um recorte para a cabeça na parte superior e para os braços nas laterais. Cubra a caixa com papel-alumínio e use papel colorido e guache para fazer a decoração (botões, minitela, faixas de energia).
- Pernas, braços. Basta vestir um traje preto ou cinza comum na criança e fixar vários elementos de papel alumínio com fita dupla face.
Além do robô, as seguintes fantasias para crianças podem ser feitas com caixas: um cavaleiro, um dinossauro, uma casa, uma peça de Lego, Bob Esponja e outros.
De garrafas plásticas
Este material permite que você faça vestidos incríveis para meninas com suas próprias mãos. Imagens de fadas das flores, sereias e princesas vão agradar as pequenas fashionistas.
Para fazer um vestido de sereia você precisa preparar:
- garrafas de cores azul, branco e azul claro (pelo menos 20 unidades);
- tesoura;
- esmalte (rosa perolado);
- Cola momentânea.
Processo de trabalho.
- Corte escamas ovais das garrafas (4-5 cm para o corpete e 6-7 cm para a saia e cauda).
- Cubra os elementos com esmalte para obter um efeito brilhante.
- Cole as escamas na base (você pode usar um vestido velho). Cole os detalhes pequenos no corpete e os elementos maiores na saia e na cauda. Disponha-os aleatoriamente, imitando escamas de peixe.
- Faça uma guirlanda. Recorte 3 flores de uma garrafa verde e uma azul. Coloque a azul dentro da verde e cole. Enrole um saco plástico na borda, endireite a ponta solta e dobre-a no formato de uma flor. Cole 3 flores das garrafas nela.
Ao recortar as partes da fantasia, você pode facilmente se machucar nas bordas da garrafa. Esta etapa do trabalho deve ser confiada a um adulto.
Uma fantasia feita de garrafas plásticas também pode ser feita para meninos (alienígena, transformador, super-herói).
De talheres descartáveis
Este material permite criar fantasias infantis simples, mas espetaculares. Para fazer um vestido de baile para uma menina, você precisa dos seguintes materiais:
- copos plásticos (dependendo da altura da criança, em média 200 unidades);
- grampeador;
- tesoura;
- zíper;
- linhas, agulha.
Processo de trabalho:
- Corpete. Corte os óculos ao meio e remova a parte inferior. Coloque as duas partes uma dentro da outra (a de cima fica 2 cm mais alta que a de baixo) e prenda com um grampeador. Disponha as partes presas resultantes em duas fileiras, da parte de baixo até a altura do corpete. Faça as laterais e a parte de trás com as partes lisas dos óculos.
- Saia. Os copos são reunidos em camadas e fixados com um grampeador. A primeira camada é a mais larga. Mais perto da cintura, a saia deve estreitar devido à redução do número de copos.
- Montagem. Costure a saia ao corpete com linhas. Para esconder os grampos da saia, você pode inserir um inteiro em cada bojo e fixá-lo com cola.
Se você usar copos de cores diferentes, poderá criar um mosaico (padrões geométricos, flores, arco-íris).
De jornais antigos
Com um pouco de imaginação e tempo livre, você pode até mesmo fazer uma fantasia com sobras, como jornais desnecessários. É fácil fazer um tutu de balé com eles.
Ferramentas:
- jornais;
- tesoura;
- cola;
- grampeador;
- linhas, agulha.
Descrição do cargo:
- Parte superior. Enrole o jornal ao redor da base de tecido, prenda com alfinetes e costure. Qualquer vestido com alças que não seja necessário pode ser usado como base. Dobre o jornal como uma sanfona, endireite-o para formar um leque, prenda-o ao corpete e prenda-o com linhas para decorar.
- Saia. Enrole uma folha de jornal em forma de cone e grampeie-a na ponta estreita. Disponha os pedaços resultantes, camada por camada, para formar um tutu de bailarina. Prenda a saia à base usando cola e um grampeador. Se necessário, as bordas dos cones podem ser mais texturizadas - recorte zigue-zagues aleatórios ou dobre o jornal em formato de sanfona previamente.
Fazer roupas com materiais desnecessários é um processo simples e emocionante. Há muitas variações para construir um vestido para uma menina a partir de jornais ou revistas.





De sacos de lixo
Uma fantasia feita com sacos de lixo com as próprias mãos é a mais fácil de fazer. Uma criança consegue dar conta do trabalho mesmo sem a ajuda de um adulto. Para criar uma fantasia de super-herói do Batman, você precisa de:
- sacos de lixo pretos e grossos;
- uísque;
- tesoura.
Descrição do trabalho.
- Capa. Corte duas bolsas grandes para formar um retângulo. Cole as duas partes resultantes no meio com fita adesiva (isso criará um pedaço de tecido largo e uniforme). Corte semicírculos ao longo da borda da capa para dar ao retângulo o formato de uma asa de morcego. Corte 4 fitas de 6 a 8 cm de largura da bolsa. Cole duas delas com fita adesiva em forma de laços para que a capa possa ser colocada nos ombros. As duas fitas restantes são fixadas na borda da capa, o que permitirá que ela seja amarrada no pulso da criança.
- Decoração. A máscara do herói é recortada do mesmo material. Em seguida, você deve imprimir ou desenhar dois emblemas amarelos de super-heróis, prender um com fita adesiva na parte de trás da capa e o segundo no peito.
Qualquer menino ficará feliz com uma fantasia tão heróica feita de sacolas.




De folhas secas
Para criar uma fantasia com materiais descartados no outono, use folhas, galhos e pinhas. Você pode fazer um lindo vestido para uma menina no estilo outono em poucas horas.
Materiais:
- folhas de bordo de diferentes cores e tamanhos;
- parafina;
- linhas, agulha.
Descrição do cargo:
- Trate as folhas coletadas com parafina para que não sequem (mergulhe cada folha em parafina fervente, coloque sobre jornal até secar completamente).
- Use um vestido velho como base, de preferência com babados na saia. Costure folhas na base para que não apareçam.
- Você pode tecer uma guirlanda com as folhas restantes e adicionar galhos brilhantes de sorveira a ela.
A fantasia infantil de outono parece muito impressionante, e as folhas tratadas com parafina não murcham nem secam por muito tempo.
Recomendações
Fantasias feitas com materiais descartados para meninas e meninos não exigem grandes custos financeiros e esforço para serem confeccionadas. No entanto, é necessário lembrar as regras de segurança:
- Vale a pena certificar-se de que a criança não seja alérgica aos materiais da futura fantasia.
- Não utilize objetos cortantes ou perigosos em seu trabalho, pois podem penetrar na pele, arranhar ou causar desconforto. Evite peças pequenas que uma criança possa engolir acidentalmente.
- Antes de vestir o traje, você precisa ter certeza de que a cola está completamente seca e que seu cheiro desapareceu completamente.
Não confie agulhas, tesouras, estilete e cola quente a crianças. Mesmo que uma criança saiba como usá-los, um adulto deve estar sempre por perto e supervisionar o processo de trabalho.
Seguindo essas regras simples, uma atividade conjunta com seu filho ou filha trará muitas emoções positivas, e uma fantasia feita de material descartado ensinará a criança a apreciar a natureza, fantasiar e criar.
Vídeo

 
                                    





















