Como costurar uma fantasia indiana com suas próprias mãos, métodos de fazer uma barata

Para carnavais e feriados

A imagem colorida das tribos indígenas norte-americanas emociona a alma de muitas crianças. Os meninos sonham em experimentar o tipo de guerreiro corajoso e nobre, e as meninas sonham em se transformar em uma índia sábia e corajosa. É por isso que o traje nacional indígena é tão popular entre as crianças. Felizmente, esse item da cultura tradicional é fácil de fazer em casa. Não exige muito tempo, nem dinheiro, e está ao alcance até mesmo das mães que não sabem costurar.

Em que consiste?

O termo índio é usado para se referir a todas as populações indígenas que viveram na América. Mas, em termos de vestimenta, as tribos que viviam no norte e no leste do país são as mais interessantes. Os homens dessas regiões usavam calças (leggings) feitas de duas peças de couro e uma camisa. Na estação fria, eles usavam uma capa por cima.

O traje masculino indiano se distinguia pela simplicidade de corte, já que não restringia os movimentos do caçador e do guerreiro. O amor da nação pela liberdade se refletia nas linhas retas e amplas do estilo.

A camisa indiana era confortável, comprida e quente. Graças à gola arredondada, era fácil de vestir pela cabeça. As cavas ovais não atrapalhavam o levantamento dos braços, o arremesso de lança ou o arco. As calças não eram menos confortáveis. Para os homens indianos, elas começavam na cintura e, graças a um corte especial, permitiam que montassem rapidamente no cavalo e cavalgassem sem sela.

As roupas femininas eram mais ricas, embora se baseassem em um simples vestido cúbico. Em diferentes tribos, era transformado em uma túnica ou uma camisa longa. Em algumas regiões, o traje nacional consistia em uma saia e uma blusa reta. As mulheres usavam roupas de camurça com mais frequência do que os homens, enquanto o sexo mais forte preferia couro. Nos pés, usavam mocassins. Às vezes, eles se transformavam suavemente em leggings decoradas com franjas e pareciam botas de cano alto.

Design e esquema de cores diferenciados

O traje indiano é caracterizado por camadas e cores variadas, um esquema de cores natural que lembra as cores das estepes. Basicamente, é bege, ocre, terracota e outros tons de marrom. Graças à rica decoração com miçangas, incisivos de veado ou penas de porco-espinho, o traje nacional dos índios parecia muito original. As mulheres faziam uso extensivo do bordado, decorando suas roupas com padrões e linhas geométricas.

Até o século XIX, os trajes dos guerreiros eram generosamente adornados com contas no peito e nas costas, que serviam não apenas como ornamento circular, mas também desempenhavam funções de proteção.

Todos os elementos do traje nacional indiano eram abundantemente adornados com franjas de couro. Às vezes, a camisa era pintada: a parte superior era coberta de azul e verde (céu) e a inferior, de vermelho ou marrom (terra). Alguns guerreiros e caçadores particularmente destacados aplicavam sinais-imagens especiais ao traje, mostrando o número de inimigos mortos ou capturados, o número de cavalos mortos em batalha e escalpos colhidos.

Acessórios tradicionais

Quase todos os membros da tribo usavam cabelos longos. Para evitar que atrapalhassem o trabalho, a testa era interceptada por uma fina tira vermelha. Os homens usavam uma simples tira de couro, enquanto as mulheres usavam tiaras ricamente decoradas com miçangas e desenhos de totens.

O cocar nacional dos índios é uma coroa de penas, que funciona como um gorro ou faixa. Somente os chefes podiam usá-la. Penas de águia, retiradas da cauda da ave, eram usadas para confeccionar o atributo de poder. Os índios comuns preferiam um cocar chamado barata. Era feito de crina de cavalo, penas de pássaros comuns e espinhos de porco-espinho.

Além do traje, acessórios adicionais, servindo como símbolo de honra e dignidade, eram de grande importância para os representantes da tribo. Os guerreiros nunca se separaram do tomahawk, cujo nome vem da transliteração inglesa de clava de guerra. As armas padrão dos índios eram um arco com flechas, uma faca e uma lança flexível com ponta de pedra ou osso.

Os índios adoravam todos os tipos de joias, atribuindo-lhes um significado sagrado, considerando-as um talismã contra espíritos malignos. Pulseiras e colares peitorais caracterizavam-se por uma combinação incomum de cores e estruturas. Eram feitos de ossos de animais, contas, conchas e tubos de metal. Presas de veado, garras de pássaros, moedas ou restos de armas militares eram enfiados em pulseiras feitas de tiras de couro.

Como fazer você mesmo

Uma fantasia indiana é fácil de fazer com as próprias mãos. Primeiro, costure uma túnica para meninas e, se você a encurtar, obterá uma camisa étnica para meninos. Algoritmo passo a passo:

  1. Pegue um pedaço retangular de tecido do tamanho da criança, marque o meio. Recuando 8 cm de cada lado, desenhe um decote com giz, com 6 a 8 cm de profundidade.
  2. Para a cava, marcamos linhas retas de 20 x 80 mm nas laterais do tecido. Elas devem ficar 3 cm abaixo da altura dos ombros.
  3. Para decorar a cava, fazemos uma franja. Cortamos o tecido ao redor de toda a circunferência do decote a uma profundidade de 4 a 5 cm. Você pode costurar a franja pronta na túnica indiana.
  4. Antes de costurar as laterais, experimentamos o terno na criança e ajustamos o comprimento e a altura da cava.
  5. Para decorar a bainha, corte o tecido a uma profundidade de 8 a 10 cm a cada 2 cm. Costure as laterais.

A franja para o pescoço é feita separadamente. Para isso, pegue um pedaço de tecido da cor desejada, corte uma fita redonda de 6 a 10 cm de largura. Em seguida, faça cortes e costure-a na gola. Para decorar o traje indiano, costure remendos coloridos em uma túnica ou camisa ou aplique tinta especial para roupas.

É melhor fazer calças indianas com uma peça pronta. Elas podem ter um tom ligeiramente diferente, mas na mesma gama de cores da camisa.

Costure franjas nas calças, feitas de um material com 5 a 10 cm de largura. Escolha você mesmo o comprimento — até o joelho ou até a parte inferior da perna. Antes de prender a franja e ajustar o comprimento, a fantasia indiana para menino precisa ser experimentada.

É muito mais fácil fazer um conjunto de roupas com uma camiseta e calças lisas da mesma cor. Você precisa costurar franjas e decorá-las com um padrão étnico ou bordado colorido. Você pode colocar um colete ou capa com franjas por cima do traje e dar um toque especial com um babador colorido feito de miçangas, pedaços de pele, pequenas penas e conchas.

Barata de materiais descartados

Fazer um cocar de penas indiano não é difícil. Você pode usar penas de verdade, tecido ou papel para criar uma barata.

De penas

O mais realista seria uma barata indiana feita de penas. O enfeite de cabeça pode ser montado em uma tira costurada de tecido grosso, uma fita rígida com padrão geométrico ou uma faixa de papelão ondulado. As penas devem ser reais, com pelo menos 10 cm de comprimento. Seria uma boa ideia pintá-las em cores diferentes. Algoritmo de fabricação:

  1. Medimos a circunferência da cabeça da criança.
  2. Escolhemos um material que combine com o traje ou pintamos o papelão.
  3. Colocamos as penas na tira e colamos ou costuramos.
  4. Escondemos o ponto de fixação com miçangas, fitas estampadas ou papel colorido.
  5. Fazemos amarrações na tira de tecido ou inserimos um elástico para que a barata fique na cabeça.

Antes de fazer um cocar indiano com suas próprias mãos, vale a pena olhar fotos de opções finalizadas.

Em uma folha A4 dobrada ao meio, desenhe a seguinte figura
Coloque a figura recortada sobre uma folha de tecido de polipropileno e recorte o molde.
Fazemos furos em cada canto e inserimos ilhós

Cada pena deve ser equipada com um palito de canapé, depois de ter sido revestida com cola.
É necessário preparar retângulos de feltro medindo 8x12, cujo número deve ser igual ao número de penas.
Cada pena deve ser envolvida em um pedaço de feltro.

Todas as penas devem ser enroladas com fios.

As penas são fixadas em uma moldura preparada.
Os gravetos que saem de baixo são cuidadosamente cortados.

A estrutura resultante é coberta na parte superior com tecido revestido com cola.

Costure uma fileira de penas no tecido de cima
Preparando elementos decorativos

Feito de tecido

Para outra versão mais complexa do cocar indígena no estilo War Bonnet, você precisará de um chapéu indiano justo, feito de feltro ou outro material denso. Você pode costurá-lo você mesmo. Para isso, pegue uma tira de tecido de 18 a 20 cm de largura, um pouco mais longa que a circunferência da cabeça e da cor do traje. Costure as bordas. Prenda a parte superior da base com um fio grosso e puxe-a para cima. Você obterá um chapéu. Algoritmo passo a passo para fazer uma barata de tecido:

  1. Pegamos penas longas e rígidas de um pássaro (de preferência penas da cauda), esticamos elas sobre o vapor de uma chaleira e as alisamos.
  2. Cortamos as pontas e os caules, alinhando as penas ao longo do comprimento.
  3. Amarramos um cordão fino de 10 cm de comprimento no caule de cada pena e fixamos com cola.
  4. Cortamos pedaços de tecido brilhante que combinam com a cor do traje, enrolamos as hastes, deixando uma laçada. Para dar mais resistência, você pode usar cola.
  5. Pegamos um chapéu pré-costurado e fazemos furos ao longo de sua borda para prender penas.
  6. Passamos os cordões pelos cortes e amarramos no lado avesso.

Ao final do trabalho, colocamos as penas em leque e complementamos a barata indiana com uma faixa brilhante na testa. Se desejar, você pode decorar o produto com pingentes laterais feitos de tiras finas de pelo, posicionando-os na frente das orelhas. Você terá um verdadeiro cocar indiano.

Do papel

Um dos materiais disponíveis para fazer uma barata pode ser papel comum. Ele deve ser grosso e, de preferência, colorido em massa. Além disso, você precisará de tesoura e cola para o trabalho. Algoritmo de criação:

  1. Dobramos o papel como uma sanfona.
  2. Do molde, recortamos um formato semelhante a meia pena. Deixamos de 3 a 5 cm na parte inferior para fixação.
  3. Corte a pena ligeiramente do topo para o meio.
  4. Desdobramos o acordeão, lubrificamos os pontos de fixação com cola e pressionamos firmemente contra a faixa de papelão.
  5. Para esconder as hastes das penas, decore a faixa de cabeça com uma tira de papel colorido ou tecido.

Para dar um toque mais divertido à barata, as penas são coloridas com lápis de cor ou canetas hidrográficas. Para completar a imagem de um índio de verdade, um menino pode receber um machado de guerra ou uma lança, e uma menina pode usar pulseiras étnicas nas mãos. O rosto da criança é pintado com tintas corporais, usando como base os tons de preto, branco, vermelho e marrom.

Vídeo

https://youtu.be/l86qhT6kiRI

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios