Roupas feitas de materiais naturais sempre foram populares. O segredo do sucesso está na maciez incomparável e na aparência atraente. Antes de especificar como costurar um terno de malha, você precisa aprender sobre as características e os tipos de tecido. Depois disso, você pode preparar as ferramentas, tirar medidas, criar moldes e costurar as peças.
Peculiaridades de trabalhar com malhas
O processo de costura de malhas não apresenta nenhuma dificuldade específica. A versatilidade do material permite criar praticamente qualquer peça a partir dele: de luxuosos vestidos de noite a lindas roupas íntimas. O tecido possui muitas variedades. Os seguintes tipos são adequados para a confecção de um terno de malha:
- Rodapé de algodão. Tricô delicado e despretensioso, projetado para costurar roupas leves de verão. Vantagens: higiene, respirabilidade, resistência ao desgaste. O tecido mantém sua forma, é ecológico e não requer cuidados complexos. Desvantagens: deforma-se sob altas temperaturas e perde sua aparência original sob a luz solar direta.
- Viscose. Tecido leve, macio, agradável ao toque, adequado para costurar roupas de verão. Para maior durabilidade, é complementado com fibras artificiais. Vantagens: permite a passagem do ar, não eletrifica, não acumula bolinhas, proporciona troca total de calor, retém bem a cor e não desbota. Desvantagens: requer cuidados especiais, amassa, desbota ao sol e deforma quando molhado.
- Jersey. A estrutura deste tipo de malha consiste em laçadas entrelaçadas, colunas e fileiras conectadas. Possui alta elasticidade e flexibilidade, sendo adequada para costurar roupas para a entressafra. Vantagens: maciez, tendência a esticar, boa fixação, resistência ao desgaste, respirabilidade. Desvantagens: deforma-se quando exposta a altas temperaturas e demora muito para secar.
- Malhas francesas. Feitas de fibras sintéticas texturizadas. Caracterizadas pela alta elasticidade, mantêm sua forma original por muito tempo, sendo adequadas para costurar roupas fora de temporada. Vantagens das malhas francesas: elasticidade, durabilidade, retenção de cor, muitas variedades, versatilidade, propriedades antiestáticas. Desvantagens: ajuste justo ao corpo, no qual todas as imperfeições da silhueta se tornam mais pronunciadas.
- Biflex. As malhas elásticas artificiais têm alta elasticidade e se esticam em diferentes direções. Tecidos com lycra na composição são usados para produzir modelos de roupas justas. Vantagens das malhas: durabilidade, resistência ao desgaste, secagem rápida, fácil de lavar, não desbota ao sol, não precisa ser passado a ferro e não restringe os movimentos. Desvantagens: acumula eletricidade estática, as fibras encolhem quando expostas a altas temperaturas e são pouco permeáveis ao ar. As malhas elásticas são adequadas apenas para quem tem um corpo ideal, pois podem acentuar imperfeições existentes.
- Malhas de caxemira. Material quente e macio, usado para criar peças de inverno. Vantagens: leve, fino, baixa condutividade térmica, durabilidade. Desvantagens: absorve odores, caro.
- Malhas de lã. São confortáveis, têm uma aparência atraente e são usadas para costurar roupas quentes, em especial ternos. Vantagens: alta condutividade térmica e permeabilidade ao ar, remoção de umidade do corpo, resistência à abrasão, leveza e elasticidade. Desvantagem: requer manuseio delicado.
- Fleece. Tecido artificial feito de fibras de poliéster, adequado para o inverno. As vantagens desta malha: higiene, termorregulação, elasticidade, durabilidade, leveza, remoção de umidade, preço acessível. Desvantagens: acumula eletricidade estática, é propenso a ignição, requer lavagens frequentes.
- Fukra. A principal característica do tecido é que a parte superior da lona é fosca e a inferior é brilhante e lisa. O material é adequado para criar peças quentes. Vantagens: durabilidade, fácil cuidado, resistência à deformação, aparência espetacular. Desvantagens: tendência a acumular eletricidade estática, falta de higroscopicidade e permeabilidade ao ar.
- Veludo. Malha aveludada com superfície felpuda, macia e densa. Desenvolvido para uso em climas frios. Vantagens: não amassa, retém o calor, sensações táteis agradáveis. Desvantagens: suscetível à abrasão, vincos, acumula poeira, lã e fios.
Entre as características das malhas estão sua alta plasticidade e elasticidade. É por isso que os moldes podem ser aplicados em vários tamanhos simultaneamente, até 5. Antes de começar a trabalhar, o jersey de algodão deve ser lavado, bem seco e passado a ferro. Só depois disso você pode começar a cortar o terno.
Ao trabalhar com malhas, pequenas imprecisões nos tamanhos são aceitáveis. Os pontos são de grande importância, portanto, antes de costurar um terno, você deve decidir o tamanho do ponto, selecionar a agulha ideal e, em seguida, praticar em um pequeno pedaço de tecido.










Materiais e ferramentas
Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar todas as ferramentas necessárias. Para criar um terno de malha você precisará de:
- padrões;
- tesoura;
- fios;
- sabão;
- borracha;
- fita métrica;
- tecido adequado;
- elementos decorativos a gosto.
Para fazer um terno de malha de qualidade, não basta ter uma máquina de costura. É aconselhável usar uma máquina de ponto corrente. O equipamento permite suavizar o avesso das costuras. O overloque é indispensável ao costurar ternos de materiais finos e elásticos, pois cria um zigue-zague rápido. As costuras acabadas são elásticas, sem pontos de aperto ou faltando.
É necessário substituir as agulhas da máquina. Produtos com pontas arredondadas, que permitem passar entre as fibras sem danificá-las, são adequados. Existem ferramentas projetadas especificamente para um tipo específico de material: jersey - para malhas de lã e algodão, stretch - para sintéticos ou tecidos com lycra na composição.
Etapas de costura de um agasalho você mesmo
Para fazer um terno de malha com suas próprias mãos, você precisa seguir vários passos:
- Fazendo medições.
- Criando um padrão.
- Recortando todos os elementos na tela.
- Finalizando o processo triturando as peças.
Cada etapa é realizada de acordo com a descrição. Isso é especialmente importante para costureiras iniciantes.
Medidas
Para fazer um agasalho com calças de malha, você precisará medir todos os parâmetros da figura. Para as calças, determine o seguinte:
- comprimento da perna;
- circunferência da cintura;
- nádegas.
Se for um modelo justo, você precisará medir a circunferência do tornozelo e do joelho. Para fazer um suéter, são especificados os comprimentos dos braços, costas, ombros, cintura e circunferência do peito. Ao criar malhas justas, são determinadas as circunferências do cotovelo e do punho. As medições são feitas com uma fita métrica.
Construindo um Padrão Básico
Para o suéter e a calça, você precisará criar dois moldes. Você pode usar opções prontas ou criar seu próprio molde. No trabalho, você precisa usar parâmetros individuais para que o produto corresponda ao tamanho desejado.
O molde para calças consiste em dois elementos: frente e costas. Se for planejada uma peça folgada, são adicionados mais 3 a 5 cm aos parâmetros medidos. Para modelos justos, a margem é reduzida para 1 a 2 cm. As costas devem ser alguns centímetros mais largas que a frente, levando em consideração a estrutura dos quadris. O comprimento ideal das calças é até o tornozelo ou um pouco abaixo.
Ao criar um molde de malha, não é recomendável fazer uma grande margem, pois o tecido estica bem.
A jaqueta é feita em forma de moletom com capuz, com ou sem fecho. A parte superior do conjunto de malha é composta por vários elementos, para cada um dos quais é criado um padrão separado:
- Costas e frente. Ambos os moldes são encurtados pela largura do cinto menos os parâmetros da sobreposição. O decote é aprofundado em 1 cm nas costas, em 2 cm na frente e uma expansão de 1,5 cm é feita ao longo da linha dos ombros. A área onde o zíper e o bolso canguru ficarão é marcada.
- Mangas. O detalhe é desenhado em uma abertura, as linhas de corte na cava e na parte inferior são alinhadas. Um punho de 6 cm de largura é marcado. Este elemento geralmente afunila para baixo, mas devido à elasticidade do material, tal característica não é levada em consideração no molde.
- Capuz. A partir da linha principal, medem-se 8 cm para baixo e 33 cm para cima. A partir dos pontos obtidos, traçam-se linhas horizontais para a esquerda. A partir do ponto inicial, deslocam-se 0,7 cm para a esquerda a partir da extremidade do segmento que determina a altura de todo o elemento.
Ao formar o molde da parte frontal, a circunferência do busto é levada em consideração, de modo que a barra fique um pouco maior que a parte de trás. Se desejado, é feito um recorte e a decoração em forma de fechos, cadarços ou bolsos de aplicação é aplicada ao produto tricotado.Para um terno de verão, um moletom pode ser substituído por uma camiseta simples, uma jaqueta sem mangas ou uma blusa.


Abertura
Os padrões são dispostos na superfície da malha, levando em consideração que a direção da linha do fio e as colunas da laçada devem coincidir. Elementos e peças pareados localizados no mesmo plano devem ser dispostos de forma que suas bordas fiquem na mesma direção. Devido ao entrelaçamento estrutural dos fios, a malha pode mudar sua tonalidade de fosca para brilhante e vice-versa se o material for colocado em ângulos diferentes.
Para tecidos finos não é recomendado o uso de alfinetes. O giz não será perceptível em superfícies brilhantes. Ele pode ser substituído por marcadores que somem, cujo traço desaparecerá completamente após 12 a 48 horas. Você pode usar fita adesiva para fixar o molde de papel, dispensando o uso de traçado.
Malhas escorregadias não devem ser cortadas em duas camadas.



Costurando as peças
Antes de costurar um terno de malha, todos os elementos são cortados de acordo com os moldes. A costura é realizada na seguinte ordem:
- As partes das calças estão sendo costuradas.
- Os bolsos são inseridos nas costuras laterais das calças.
- A parte superior é dobrada e costurada, e um elástico é inserido dentro.
- Os painéis frontal e traseiro da jaqueta são conectados um ao outro.
- Um capuz é costurado no pescoço e há bolsos nas laterais.
- O punho elástico é fixado ao longo da borda das mangas.
O produto é costurado em uma máquina especial para malhas. O equipamento cria uma costura trançada impecável. Um overlock de quatro fios também funciona.
Se a malha estiver muito ondulada ao costurar, é necessário aplicar papel na superfície ou engomar as costuras. Isso reduz o deslizamento do material e garante uma conexão suave. Outro método popular é usar o filme solúvel em água Avalon.






Costurando um modelo de terno com saia estreita
Um terno de malha simples consiste em uma blusa sem fechos e uma saia lápis com fenda. Você pode usar padrões prontos levando em consideração parâmetros individuais. Todas as ações são realizadas de acordo com a master class passo a passo sobre como fazer um terno de malha:
- Costuramos uma blusa. Os elementos são recortados do tecido: a frente, as costas, as duas mangas e duas peças para o decote.
- As pinças do busto são unidas e passadas a ferro. As costuras dos ombros são costuradas por dentro.
- As costas e a frente são cuidadosamente esticadas, e a manga é inserida nas cavas especialmente designadas.
- Os elementos de revestimento são reforçados com entretela e conectados entre si, costurados ao decote pelo lado interno.
- Para fazer uma saia estreita, todos os elementos são cortados de malha.
- As pinças são criadas e passadas, e as áreas de ventilação e zíper são reforçadas.
- As bordas de cada peça são processadas em overloque. Os elementos são virados para cima, as costuras laterais são costuradas e depois passadas a ferro.
- Para a fenda, as áreas com o selante são dobradas e costuradas.
- A área onde o cinto será colocado é coberta com entretela. Em seguida, a tira é dobrada e passada a ferro para obter um formato arqueado. Após a conclusão, o elemento é conectado à malha.
- Um zíper é costurado. A bainha da saia de malha é feita com um ponto reto para dar uma aparência atraente.
Dependendo do tipo e da cor da malha, o terno pode ser usado para criar looks casuais e urbanos. Uma versão para o escritório pode ser confeccionada com tecidos densos e foscos. Trajes de noite devem ser confeccionados com materiais mais elegantes, como veludo e malhas francesas.





















O que fazer se você não tiver um overlock
Tradicionalmente, as malhas são processadas com overloque. O equipamento é usado para costurar bordas, o que evita o aparecimento de vincos na superfície dos produtos. Se não houver equipamento especial disponível, é necessário usar linhas com alto grau de elasticidade:
- Reto. Adequado apenas para tecidos pouco elásticos. Durante o processo de costura, você terá que puxar o tecido um pouco em sua direção.
- Ziguezague. Usado em todos os tipos de malhas, não estica o tecido.
- Duplo. A costura é feita com um par de pontos retos ou em zigue-zague, dispostos a uma distância de 3 mm um do outro, em paralelo.
- Ponto com agulha dupla. Encontrado na maioria das máquinas de costura modernas, adequado para todos os tipos de tecido.
- Elástico. Usado especificamente para costurar malhas.
Para verificar a elasticidade da costura, é necessário puxar os elementos com força e determinar a área de ruptura. Será necessário ajustar a tensão dos fios para evitar danos.
Ternos de malha podem ser usados para criar looks casuais e de escritório. São confortáveis para a prática de esportes. Malhas confortáveis e elásticas se ajustam perfeitamente ao corpo, proporcionam conforto, leveza e não restringem os movimentos. Você pode atualizar seu guarda-roupa sozinha, até costureiras iniciantes conseguem.

Vídeo

 
                                    









