O que é um fraque, características do traje e história de sua criação

Trajes

Um homem deve lembrar que um terno comum nem sempre é adequado para sair. O código de vestimenta "White Tie" ou "Evening Dress" exige a escolha de uma roupa especial; um fraque é ideal neste caso, pois é um elemento elegante e sofisticado do guarda-roupa de jovens. É usado com uma gravata borboleta branca ou preta, usada apenas em celebrações que começam após as 19h. Para comparecer a um evento sem se misturar com os funcionários, você deve seguir a etiqueta de vestuário. O corte e a alfaiataria devem ser de alta qualidade para que o produto acompanhe todos os contornos do corpo. É melhor ter um fraque feito sob medida ou ter uma peça pronta ajustada ao seu corpo em um ateliê.

O que é

Os fraques são trajes masculinos de noite, apropriados para eventos formais. A peça se assemelha a um paletó com abas curtas (até a cintura) rígidas na frente e a parte de trás desce abaixo dos quadris, formando um "rabo de andorinha". As calças devem ser justas, com bolsos, cinto alto, suspensórios e listras de seda (galoons) nas laterais. A cor principal do traje é considerada preta, mas às vezes azul escuro ou “tom noturno” são permitidos. Um homem precisa entender que uma peça de roupa tão luxuosa como um fraque é adequada para uma ocasião especial: um casamento, uma audiência diplomática, um jantar e, claro, dobras nas costas ou caudas não são permitidas.

Além do fraque, há elementos obrigatórios:

  • uma camisa branca com gola dura e engomada, com os cantos virados para baixo;
  • um babador é um acessório no peito que acrescenta um aspecto mais formal à imagem;
  • uma gravata borboleta de seda, que só pode ser branca ou preta;
  • um colete branco (o pessoal de serviço usa uma versão escura), seus cantos afiados devem aparecer por baixo das pontas encurtadas do fraque;
  • sapatos de couro envernizado rígidos ou sapatos de amarrar, meias pretas;
  • casaco preto longo e luvas brancas, cachecol de seda com borlas para o tempo frio;
  • cartola de seda ou chapéu dobrável - chapéu para a rua;
  • um relógio de bolso em uma corrente, um lenço branco no bolso do paletó ou medalhas penduradas no lado esquerdo.

O fraque é feito de lã penteada de alta qualidade, às vezes mohair ou misturas de lã. As listras das calças são adornadas com cetim, e as lapelas do fraque devem ser de seda pura. O colete é feito de tecido piqué com uma pequena nervura, fácil de lavar, sem brilho, sem rugas e com formato perfeito. Os botões devem ser de madrepérola ou pérolas naturais.

O traje também é usado em esportes equestres e no Programa Europeu de Dança de Salão. O casaco de montaria é complementado por leggings de algodão elástico. O corte do casaco masculino para dançarino difere do clássico.. É importante que durante o movimento não haja dobras na região da manga e da cintura escapular, para que a inclinação dos ombros seja reduzida. A gola não deve ser alta, para não esfregar o pescoço durante a dança.

Macho
Fêmea

História da criação

O fraque foi inventado originalmente na França no século XVIII. Era destinado a oficiais de cavalaria que queriam ter uma aparência elegante enquanto cavalgavam. A frente curta do casaco impedia que nada atrapalhasse os movimentos dos homens durante a cavalgada, e a cauda longa adicionava formalidade e galanteria. Então, no século XIX, o traje gradualmente começou a ser usado por membros da classe alta em festas e recepções.

Graças aos escritores clássicos, podemos aprender que, no século XIX, os fraques podiam ser não apenas pretos ou azul-escuros, mas também verdes, bordô, com elementos dourados.

No processo de modificação do terno formal, surgiram golas e lapelas hipertrofiadas, que conferiam mais solenidade ao homem de fraque. A gravata borboleta era tão volumosa que cobria o queixo. Esse estilo era chamado de "incroyable", que em francês significa "incrível". No entanto, esse modelo de vestimenta rapidamente perdeu popularidade.

Na década de 1830, o fraque ganhou mangas bufantes e abas mais largas nos quadris. Alguns anos depois, surgiu um modelo para equitação. Parecia uma jaqueta larga com uma cauda ligeiramente inclinada, que lembrava uma sobrecasaca com abas levantadas. A versão mais popular do traje era o modelo com lapelas de seda, complementado por calças listradas. Representantes da classe alta usavam exclusivamente um terno preto combinado com um colete branco engomado.

Qual a diferença entre um smoking e um smoking?

Muitos homens modernos não sabem a diferença entre smoking e fraque. Para obter uma resposta, você precisa aprender mais sobre as características do corte e as regras para combinar cada um dos trajes. O smoking é uma vestimenta masculina formal que pode ser usada em eventos formais e reuniões informais. O paletó tem o mesmo caimento, longas lapelas de seda e deve ser sempre abotoado, deixando o peito aberto.

Camisas brancas e uma faixa de cetim são usadas por baixo do smoking. Se optar por uma camisa com gola alta, a gravata borboleta é obrigatória. A principal diferença entre um smoking e um fraque é a ausência de restrições rígidas na escolha da cor para o primeiro, sendo permitidos até tons claros. Para o traje Black Tie, é necessário optar por calças clássicas com cintura alta, lapelas e suspensórios.

Os smokings são feitos de lã fina. Há modelos em jacquard, que podem ter um padrão texturizado. Cetim ou veludo são escolhidos para as lapelas.

Um smoking pode ser combinado com calças clássicas ou afuniladas, jeans escuros. Essa característica permite que um jovem siga a moda e cumpra o código de vestimenta oficial. Um fraque só pode ser usado com calças com listras de cetim.

As diferenças visíveis entre um fraque e um smoking são as características do corte do paletó. Além disso, a primeira opção deve estar sempre desabotoada, de modo que a frente da camisa e o colete engomado fiquem visíveis. O paletó com fraque é usado em eventos formais após as 19h, e a cor do traje é preta. O uso de smoking é permitido em recepções noturnas realizadas após as 17h.

Etiqueta de vestimenta para hóspedes e funcionários

O fraque é usado exclusivamente em eventos formais: um jantar, um jantar de gala, uma recepção oficial, um baile, uma apresentação. Não se pode andar na rua com esse traje. Um homem deve comprar um casaco longo ou capa de chuva, e a peça deve esconder completamente a cauda nas costas. No mundo diplomático, esse terno é usado apenas em audiências noturnas. A versão branca é usada em casos excepcionais e é adequada para reuniões ao ar livre na estação quente.

Os acessórios incluem um lenço branco no peito, uma flor na lapela ou medalhas. A camisa deve ter abotoaduras de valor discreto. A decoração principal do traje são os botões de pérola, prata ou ouro no colete. Para uso em ambientes fechados, recomenda-se o uso de luvas brancas. O relógio deve ser de bolso, com corrente e feito exclusivamente de metal precioso.

Se os organizadores do evento decidirem vestir os funcionários do serviço com fraques, você deve saber como esse traje difere do oficial:

  1. A cor da jaqueta pode ser não apenas preta, mas também verde, bordô, lilás.
  2. Não é possível usar colete branco de piquê por baixo do uniforme.
  3. O uniforme dos garçons inclui um colete de tecido preto e gravata.

Um fraque é considerado a melhor roupa para um evento formal, com um código de vestimenta de gravata branca. Para evitar parecer descolado, recomenda-se combinar o paletó com calças clássicas de cintura alta, camisa branca e colete. Um terno formal exige uma postura impecável, então homens com problemas nas costas optam por um smoking ou um espartilho especial.

Vídeo

Foto

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios