Como costurar maiôs de diferentes modelos, escolha de tecido e master classes

Trajes de banho

Ao relaxar na praia, toda mulher quer estar irresistível, mas às vezes é muito difícil escolher um maiô do tamanho certo. Sua habilidade e imaginação vêm em seu socorro. Há muitas maneiras de costurar um maiô de acordo com as medidas individuais. Você precisa escolher o material certo e preparar as ferramentas necessárias com antecedência. Com um pouco de paciência e perseverança, você pode criar um produto verdadeiramente único.

Escolha do tecido

A primeira coisa que você precisa cuidar ao fazer um maiô é o tecido certo. Os produtos mais comuns são feitos de biflex, já que o mais indicado é um material de malha constituído por fibras sintéticas caracterizadas pela elasticidade. Os seguintes tecidos também são populares:

  1. Lycra. Distingue-se pela excelente elasticidade e elasticidade. Confere ao produto alta resistência ao desgaste e mantém seus parâmetros originais mesmo após exposição prolongada à água.
  2. Poliéster. Caracteriza-se pela solidez da cor, mas possui baixa permeabilidade ao ar. Trajes de banho feitos com este material não são recomendados para uso prolongado.
  3. Poliamida. É durável, confiável e seca rapidamente. Confere um leve brilho ao produto. Um maiô feito com esse material ficará em forma.
  4. Nylon. Um tecido bastante durável, mas suscetível à radiação ultravioleta. Capaz de corrigir imperfeições na silhueta.
  5. Tactel. Material inovador com uma variedade de designs. Pode ser brilhante e fosco, liso e aveludado. Não tem medo de água e seca rapidamente.
  6. Microfibra. Caracteriza-se por uma textura sedosa e higiênica, mas deforma-se rapidamente sob a influência da água e do sol.

Ao escolher a opção adequada entre a variedade de materiais disponíveis, certos requisitos devem ser considerados. Como o traje de banho é destinado à praia, banho de sol e natação, o tecido deve absorver pouca umidade, secar rapidamente e não apresentar risco de radiação ultravioleta. Os elementos adicionais também devem ser feitos de material elástico e esticar bem.

Lycra
Microfibra
Nylon
Poliamida
Poliéster
Tactel

Ferramentas e consumíveis necessários

Para costurar um maiô com as próprias mãos, você precisa ter cuidado extra com as ferramentas e os consumíveis. Sem eles, não é possível criar um produto completo. Para o trabalho, você precisará de algumas ferramentas:

  1. Tesoura. Escolha uma que seja confortável para a sua mão, com lâmina afiada, para que o corte do tecido elástico seja uniforme. Ao mesmo tempo, não haverá apertos indesejados.
  2. Fita métrica. Todas as marcações devem estar claramente visíveis para evitar erros de medição.
  3. Linhas. Você precisa de dois tipos: uma para combinar com o tecido para costurar e outra em contraste para criar as costuras preliminares.
  4. Agulhas: devem ser finas para criar o mínimo de furos em tecidos elásticos.
  5. Máquina de costura. Você deve usar um modelo conhecido e fácil de usar.

Além disso, você deve adquirir acessórios e materiais de acabamento. Para a parte de cima do maiô, você precisará de alças, argolas, ajustadores, fechos, barbatanas que sustentem o busto e uma capa para a armação em forma de fita túnel. Você também pode usar bojos moldados prontos. Para todo o produto, recomenda-se uma fita de acabamento ou debrum, com propriedades semelhantes às de um elástico.

Criando um molde de maiô

Criar um molde de maiô é um processo bastante trabalhoso que requer atenção especial. Primeiro, você deve tirar as medidas corretamente e anotá-las usando símbolos. As seguintes medidas são necessárias:

  • circunferência do peito e abaixo do peito;
  • largura do busto;
  • altura desejada do copo;
  • tamanho da cintura;
  • volume do quadril;
  • profundidade do selim.

Para construir um molde corretamente, todas as medidas devem ser tiradas após vestir a roupa íntima. A fita é pressionada firmemente contra o corpo, na posição horizontal em relação ao chão. Recomenda-se levar em consideração certas nuances do tecido, que possui elasticidade.

Recomenda-se verificar o coeficiente de elasticidade de um pedaço de tecido de maiô medindo sua largura em seu estado normal e após o alongamento. O resultado obtido deve ser convertido em porcentagem e, em seguida, subtraído das medidas obtidas. Todos os ajustes posteriores são feitos durante o processo de fabricação do maiô, durante a experimentação.

Fechado

Ao criar um maiô fechado (uma peça), o modelo é desenhado em duas versões: frente e costas. Nesse caso, as linhas do peito, cintura e quadris devem estar no mesmo nível. Em seguida, são feitos ajustes de acordo com as medidas.

A profundidade da cava é indicada por uma linha horizontal. Em seguida, deve-se marcar a linha da cava. Para isso, dois pontos são determinados. O primeiro está localizado nas costas, no meio da parte inferior, a uma distância de um quarto da profundidade da "sela", com um acréscimo de 1 cm. O segundo está no mesmo nível, mas no meio da metade frontal do maiô. Os ​​pontos são conectados por uma linha horizontal.

Em seguida, são feitos ajustes no molde do maiô. Nas costas, os desenhos do peito e da cintura devem ser reduzidos em dois centímetros, e a linha 3,5 cm acima da circunferência do quadril deve ser estreitada em 15 mm. No molde frontal, as linhas do peito e da cintura são reduzidas em 15 mm, e acima da circunferência do quadril, em 10 mm.

Em seguida, vem a construção da abertura das pernas. Como regra, seu ponto mais alto está localizado acima da circunferência do quadril, a uma distância de 35 mm. No molde das costas, a partir da parte inferior do meio das costas, um oitavo da circunferência do quadril é separado e um ponto é colocado. Na parte da frente, o mesmo sinal é usado para indicar a distância do meio, igual a 1/16 da circunferência do quadril menos 5 mm. Os pontos resultantes são conectados por uma linha côncava à parte mais alta da abertura.

Em seguida, desenha-se o decote com a profundidade desejada. O principal é que as alças sejam iguais a um terço da largura das costas. O decote das costas também corresponde às preferências individuais. Pode ser alinhado com a frente ou atingir a cintura. A largura das alças é a mesma da frente.

A etapa final é determinar a localização dos bojos. Do centro do peito, em ambas as direções, desenham-se círculos cujo diâmetro corresponde ao tamanho do busto. O molde do maiô está pronto.

Separar

Ao criar um maiô individual, os moldes são feitos separadamente para a parte de cima e a de baixo. A versão básica da parte de cima é um bandeau ou uma tira simples. A parte de trás afunila da borda para o centro. A parte da frente aumenta, curvando-se para cima. Dois retângulos iguais em comprimento à metade da circunferência do peito menos o coeficiente de elasticidade do tecido são aplicados ao papel. A altura da parte de trás é de aproximadamente 13 cm, enquanto a parte da frente corresponde à largura do peito.

Criar um molde para a parte inferior de um maiô de duas peças é considerado um processo mais trabalhoso. Você precisa começar a construir a partir do canto superior esquerdo, onde o ponto T é colocado. A altura do "sela" é medida para baixo a partir dele, o sinal B é marcado, a linha é estendida por um décimo do volume do quadril menos um centímetro, e o ponto B1 é colocado. Você obtém uma linha vertical. Em seguida, uma linha horizontal é desenhada a partir de B1, igual a um quarto do volume do quadril menos 15 mm. O ponto B é colocado, a partir do qual uma vertical é desenhada com o B1 final, localizado na mesma linha horizontal que T. Você obtém um retângulo, que servirá de base. A altura dos quadris é medida para baixo a partir de B1, e o ponto B2 é colocado.

Para traçar a linha da cintura, recue um quarto do tamanho da cintura para a direita a partir de T e marque-a com o ponto T1, conectando-o com B2. Em seguida, desenhe a linha superior do produto. De T para baixo, reserve cerca de 7 cm (T3), de T1 em direção a B2 – cerca de 6 cm (T4). Uma linha vermelha é desenhada entre eles.

Em seguida, a costura lateral é marcada. A partir de T2, mede-se uma distância de 4 cm ao longo da linha T1-B2. O ponto T4 é definido. Para desenhar a cava, meça cerca de 2,2 cm a partir de B1. O ponto resultante é conectado a T4. O molde do maiô separado está pronto.

Corte e montagem

Quando o molde estiver pronto, é necessário começar a cortar o tecido do maiô. Para isso, o tecido é dobrado ao meio, com o lado direito para dentro. O molde é aplicado por cima e fixado. O contorno é traçado e o molde é cortado. O tecido deve estar sem esticar, pois o coeficiente de elasticidade é levado em consideração diretamente na criação do molde.

A próxima etapa é o franzimento. As partes da frente e de trás do corpete são chuleadas nas laterais. O ponto central da frente é fixado com franzimento para dar um formato bonito. Em seguida, a calcinha é franzida. A frente e as costas são unidas na parte inferior, complementadas por um reforço. As laterais são varridas.

As partes resultantes do produto devem ser experimentadas para corrigir quaisquer imprecisões. Todos os cortes são processados ​​com overloque. Em seguida, o elástico é costurado ao longo da abertura das pernas, na cintura da calcinha e nas partes superior e inferior do corpete. Todas as partes são conectadas à máquina.

Ao fazer um maiô, lembre-se das complexidades do trabalho com malhas. A agulha deve ser especial, com ponta arredondada, para não danificar as finas laçadas do tecido. Linhas impermeáveis ​​devem ser inseridas na máquina de costura, levando em consideração as especificidades de uso do produto final. Para evitar que o tecido perca a elasticidade, você deve usar um ponto zigue-zague ou elástico.

Se você não tiver uma máquina overlock à mão, você pode usar pontos ziguezague para processar margens de costura e cortes.

Etapas da costura de modelos criativos

Ao costurar um maiô, você deve levar em consideração algumas recomendações. É aconselhável fazer dobras entre as copas do corpete. Nesse caso, o tecido é franzido em direção ao centro. As dobras são fixadas e decoradas com elementos decorativos. O resultado será bastante criativo.

As alças devem ser largas. Isso é necessário para o conforto e uma aparência elegante. As aberturas das pernas não devem ser dobradas para dentro. Caso contrário, pode surgir uma sensação de desconforto, pois as costuras podem friccionar a pele, especialmente após o contato com a água.

Costurar um produto exige certos requisitos. Recomenda-se monitorar a direção da linha. Ao cortar um tecido de malha, as laçadas devem se desenrolar de cima para baixo. Além das regras gerais para cada tipo específico de maiô, existe um algoritmo específico que descreve passo a passo todas as ações necessárias. Eles são especialmente relevantes para artesãos iniciantes.

De uma camiseta

Existem opções para costurar um maiô sem usar tecido novo. Você pode tentar criar um produto a partir de uma camiseta velha. Além de não precisar gastar dinheiro com materiais caros, você também não precisa ter uma máquina de costura à mão. Todas as manipulações podem ser feitas manualmente. É bem possível que você consiga um modelo tão exclusivo e original que ele se torne seu item de praia favorito. O algoritmo passo a passo para criar um maiô de duas peças com costuras à mão é assim:

  1. A camiseta é passada e colocada sobre uma superfície plana. As costuras permanecem intactas.
  2. A camiseta é dobrada ao meio e presa com alfinetes. Uma versão confortável de roupa íntima é usada como base. A calcinha é colocada na parte inferior da camiseta. Sua linha central é posicionada estritamente ao longo da dobra, para que as metades fiquem idênticas. O contorno é desenhado.
  3. Em seguida, a folha em branco é cortada com uma tesoura afiada. Ao ser desdobrada, obtêm-se duas partes: uma externa e uma interna.
  4. O material restante é usado para cortar um corpete baseado no sutiã existente. Os bojos são contornados em um círculo com diâmetro igual à largura do busto. Triângulos são desenhados tangentes à oval. Os elementos resultantes são recortados.
  5. Os laços para as laterais do corpete são feitos a partir da bainha da camiseta, e para a parte de cima - a partir das fitas restantes, que devem ser trançadas.
  6. Todas as partes cortadas são costuradas.

As partes visíveis do maiô de praia podem ser decoradas com um ponto decorativo no mesmo tom do tecido ou com fios contrastantes. Se desejar, o produto final pode ser decorado com diversos elementos: laços, strass, miçangas e apliques.

De um maiô velho

Há situações em que você tem um maiô ou até vários em casa, mas eles estão fora de moda ou sem graça, e você quer algo novo e original. Não tenha pressa em se livrar de coisas velhas. A melhor solução é criar um novo maiô, por exemplo, um triquíni. O algoritmo de trabalho é assim:

  1. O produto antigo é esticado firmemente. Uma caixa ou uma cadeira podem ser usadas para esse fim.
  2. Os locais desejados para os cortes laterais são desenhados com uma linha de contorno usando giz. O resultado é a imagem de uma ampulheta.
  3. As partes excedentes do maiô fechado são cortadas com uma tesoura afiada. A parte frontal do produto é cortada no centro em duas metades, a superior e a inferior.
  4. As partes frontais resultantes são conectadas usando um anel decorativo.
  5. Todas as bordas são dobradas e processadas com uma costura. Como o tecido é elástico, é melhor dar preferência ao ponto zigue-zague.

O maiô está pronto para uso. A partir de um maiô antigo, você também pode criar um modelo de monoquíni ou biquíni. Tudo depende da imaginação e do desejo da artesã.

Como alterar o tamanho

Às vezes, é necessário mudar o tamanho de um maiô, seja para mais ou para menos. Para aumentar um pouco o tamanho do produto, você pode molhá-lo e, depois de colocá-lo sobre qualquer superfície adequada, deixá-lo assim até secar completamente. No entanto, às vezes, o que é especialmente importante para mulheres com sobrepeso, mudanças radicais são necessárias. Nesses casos, você não pode prescindir de uma máquina de costura. Recomenda-se rasgar um maiô separado nas laterais. Os elementos resultantes são conectados inserindo tecido ou malha de largura adequada.

Se o maiô for separado, o corpete do produto pode ser aumentado com tiras adicionais de tecido ou guipura grossa. Elas são costuradas em todo o perímetro, exceto na parte inferior. Consequentemente, os laços superiores também são transferidos.

Para aumentar o tamanho da calcinha, você pode fazer inserções laterais e costurar todos os elementos. É possível usar uma opção como amarrações. As costuras laterais são abertas e conectadas com fitas ou tranças de tecido.

Para diminuir o tamanho do maiô, você deve usar as costuras existentes. Nos lugares certos, elas são abertas e o excesso de tecido é cortado. Em seguida, são feitas dobras, que são fixadas com um ponto à máquina.

Opções para atualizar um produto obsoleto

Às vezes, a qualidade de um maiô é tão excelente que ele ainda fica ótimo, mas você já está cansado dele e é uma pena jogá-lo fora. Nesse caso, você deve fantasiar e atualizar o produto obsoleto. Especialistas oferecem várias opções para criar um modelo exclusivo. A mais comum é o uso de franjas, que são costuradas na parte superior do produto. Você pode usar peças curtas e longas.

Você também pode fazer recortes. A localização e o formato dependem da preferência pessoal e do modelo do maiô. Tesouras afiadas são usadas para o trabalho. As bordas são processadas com costura ou esmalte comum.

Se o maiô for liso, você pode decorá-lo com uma imagem. Para isso, você precisará de um marcador à prova d'água. A imagem é primeiro aplicada com um lápis e depois colorida.

As bordas lisas do maiô podem ser decoradas com um babado ondulado decorativo ou uma fita de guipura grossa. As meninas que preferem um estilo mais glamouroso podem usar miçangas e strass. Há muitas opções de acabamento decorativo. O principal é a imaginação e o desejo de parecer irresistível.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios