Um vestido é uma peça de roupa especial e multifacetada que permite a qualquer mulher parecer modesta e feminina, ousada e sexy, misteriosa e luxuosa. É um traje adequado para qualquer ocasião – passeios pela cidade, reuniões de negócios, encontros românticos, eventos sociais – especialmente porque a variedade de modelos e estilos permite experimentar, experimentando diferentes papéis. A tendência das últimas temporadas é o vestido com ombros nus, que é merecidamente considerado a personificação da elegância sedutora. As razões para a popularidade deste modelo são simples: permite criar um visual original para qualquer ocasião, enfatizar a individualidade e ajustar a silhueta de forma vantajosa. Mas, ao experimentar este estilo, é muito importante não sobrecarregar a roupa para que não pareça vulgar e agressiva.
Características do corte
Vestidos que deixavam os ombros à mostra eram populares no século XVIII. Saias amplas e multicamadas, espartilhos justos, cinturas de vespa e decotes reveladores eram os principais atributos da moda da corte. O estilo ganhou uma segunda vida na década de 1950 com o estilista espanhol Cristobal Balenciaga, conhecido como o criador de outros modelos originais – um vestido saco ou um casaco sem botões. O estilista removeu o pathos desnecessário dos vestidos com ombros à mostra, tornando-os mais simples e elegantes. Uma ideia interessante foi aprimorada pelo costureiro Christian Dior – seus modelos conquistaram com sofisticação e foram percebidos como trajes para tapetes vermelhos e eventos de gala à noite. Muitos anos depois, a gama de vestidos com ombros à mostra se expandiu e outros estilistas famosos começaram a usá-los. Gradualmente, o estilo foi se transformando, tornando-se difundido entre as modelos do dia a dia.
O vestido ombro a ombro vem em muitas variações:
- com alças;
- com babados;
- com mangas - curtas ou longas;
- com ombros completamente nus (vestido bustiê);
- em assimetria.
O formato do decote também varia – canoa, coração, V, reto. Dependendo da ocasião para a qual o look for escolhido, vale a pena prestar atenção aos seguintes modelos:
- look casual de verão - um vestido leve com babados nos ombros;
- um look romântico para um passeio ou um encontro – no estilo boho ou camponês;
- roupa de festa - vestido novo visual;
- opção de escritório - bainha na altura do joelho;
- Vestidos de noite com ombros nus - longos até o chão ou comprimento médio, estreitos ou com saia rodada, drapeados elegantes.
Vestidos formais com ombros nus certamente atrairão atenção e deixarão quem os usará mais elegante.







Para qual figura ele é adequado?
Vestidos ombro a ombro podem valorizar quase qualquer tipo de corpo. Eles alongam visualmente o pescoço, chamam a atenção para a curva sedutora dos ombros e do decote. O principal é escolher o modelo certo e usar detalhes. Opções de vestidos para diferentes tipos de corpo:
- Ampulheta. A maioria dos modelos que valorizam a cintura e o busto combinam com quem tem esse tipo de corpo.
- Triângulo, pera. Ombros abertos são uma dádiva para este tipo de corpo. O modelo expande visualmente a parte superior do corpo, equilibrando toda a silhueta. Você pode escolher modelos com ombros e mangas abertos, babados e drapeados. Nesse caso, é aconselhável dar preferência a peças de corte reto. Se os quadris e as pernas forem largos, o comprimento deve ser midi ou maxi. A cintura é marcada com um cinto.
- Triângulo invertido. Este tipo de corpo é caracterizado por um top largo e quadris estreitos. Um estilo que revela os ombros só adicionará volume e volume. Para equilibrar a silhueta, você pode usar vestidos de um ombro só ou vestidos com decote em V (reduz visualmente os ombros, deslocando a ênfase para o decote), uma parte de baixo ampla ou larga (adiciona volume aos quadris).
- Retângulo. Silhueta caracterizada por cintura indefinida, facilmente ajustável com cinto, adicionando volume na parte superior e inferior (babados leves, drapeados).
- Maçã. Nesse caso, é necessário deslocar a ênfase da cintura para o peito. Para isso, você pode usar um modelo estilo império (com cintura alta e saia em formato de sino), desde que as pernas sejam finas. Se as pernas e os quadris forem volumosos, uma excelente escolha é um vestido estilo grego (com os ombros nus, a saia solta e fluida, a cintura alta). O comprimento pode ser até o chão ou midi.
Não é altamente recomendável usar um vestido decorado com alças, babados e mangas grandes para uma menina com ombros largos.
Mulheres altas e esbeltas combinam com estilos de diferentes comprimentos e texturas. Para mulheres baixas e esbeltas, não é recomendado usar vestidos longos com partes inferiores muito volumosas, pois eles pesam a silhueta, diminuindo visualmente a altura. Mulheres com tendência ao excesso de peso devem ter cuidado ao escolher suas roupas: recomenda-se evitar silhuetas justas, drapeados volumosos e saias bufantes. Para mulheres acima do peso, é melhor escolher um vestido com ombros descobertos no estilo grego ou um produto decorado com uma capa larga e leve (babado). Ele deve emoldurar a linha dos ombros, cobrir os braços e atingir a cintura, enfatizado por um cinto. A parte inferior deve ser fluida, solta e longa até o chão.
É importante prestar atenção à pele do pescoço, ombros e colo. Se as mudanças relacionadas à idade forem perceptíveis, é melhor evitar roupas reveladoras. Você pode optar por um decote canoa delicado, coberto com uma malha leve.





Modelos e estilos populares
Vestidos ombro a ombro estão disponíveis em opções casuais, românticas e para a noite. Os mais interessantes são:
- Com babados. Vestidos com franzidos nos ombros são sempre românticos e femininos. Podem ser modelos leves de verão ou looks para caminhadas de vários comprimentos, mas necessariamente folgados. Vestidos de coquetel e de noite decorados com babados ficam lindos e originais, adicionando sofisticação ao look, tornando-o único. Os drapeados podem ser variados: leves, com várias camadas, largos, estreitos, ondulados. Para vestidos de noite, são usados babados de tecido denso, que mantêm bem a forma. Um vestido com babado de renda fica lindo e delicado.
- Com elástico largo. Um modelo romântico e fácil de usar devido à fixação firme ao longo da linha dos ombros e da cintura. Usado em estilos boho (vestido solto de tecido leve, com ombros à mostra e mangas largas) ou camponês. Um vestido longo elegante, sem enfeites desnecessários, com elástico é uma boa opção para um look de noite. O modelo curto é adequado para passeios ou festas. Uma ampla gama de vestidos nesse estilo é apresentada nas coleções da marca chinesa Artka.
- Com mangas. Esta categoria impressiona pela sua diversidade. Um vestido delicado com ombros descobertos e mangas curtas em forma de lanternas, sinos ou babados confere um visual lúdico e sedutor. Mangas estreitas ou largas, longas ou curtas, complementam perfeitamente um look de noite, conferindo-lhe sofisticação e charme. Um vestido com mangas estreitas e um decote canoa elegante parece muito elegante - esconde algumas imperfeições da pele e realça lindamente as curvas da silhueta. Um look com mangas de renda, guipura e malha leve torna-se misterioso e solene. Esses modelos são frequentemente apresentados nas coleções Dolce & Gabbana.
- Reto. Um corte universal que se adapta a todos os tipos de corpo. Detalhes bem posicionados, um decote elegante e um comprimento ideal permitem que você use este estilo como uma opção casual, profissional ou para a noite.
- Soltos. Vestidos curtos com ombros descobertos e corte solto são uma ótima opção para meninas jovens e magras.
- Ajustado. Este modelo enfatiza todas as vantagens e desvantagens da silhueta. Um estilo ajustado com ombros nus não é apenas um look para a noite. Um vestido tubinho com decote raso, complementado por um paletó ou blazer, é uma excelente opção para o escritório.
- Com alças. As alças têm uma função funcional e decorativa. Podem ser estreitas, largas, entrelaçadas no peito ou presas atrás do pescoço. Uma ideia original são as alças caídas que funcionam como mangas.
- Um ombro só. Moderno e espetacular. Apenas um ombro fica à mostra, o outro é decorado com alças, babados ou mangas.








Os principais estilos de vestidos com ombros nus são:
- No estilo grego. Lindo e romântico – os ombros são completamente abertos, a cintura é alta, a saia é leve, multicamadas e fluida. O look é complementado por um drapeado elegante no corpete ou um cinto fino contrastante.
- Com uma manga. Extravagantes e elegantes – vestidos com ombros e mangas abertas são sempre memoráveis e se destacam entre outros looks. A manga única pode ser curta, semelhante a uma alça larga, ou longa. A parte de cima costuma ser decorada com babados ou malha.
- Com drapeados. Este elemento adiciona elegância ao look. Leves franzidos ficam lindos no corpete, especialmente se for feito com um tomara que caia. Para ocasiões mais formais, a saia é drapeada.
- Sereia. Um estilo popular em que uma saia estreita e longa se abre acentuadamente em direção à barra. Uma ótima opção para um look de casamento ou um vestido de formatura.
- Top justo, parte inferior volumosa. Esta combinação, típica do estilo retrô, é frequentemente usada hoje em dia. Saias volumosas de várias camadas com tule, na altura do joelho ou um pouco abaixo, um top que acompanha a silhueta e um decote sensual – esta combinação parece impressionante e linda. Uma variação moderna do estilo retrô foi o novo visual de Christian Dior – um top justo e uma saia ampla em formato de sino.
O modelo "camisa" com alças ou gola é popular hoje em dia. Vestidos para meninas com ombros descobertos costumam ser costurados nessa versão.





Materiais de fabricação e comprimento
Os materiais mais comuns para criar vestidos tomara que caia são algodão, linho, renda, chiffon, jersey, jeans, veludo e veludo. Dependendo do estilo, os tecidos utilizados são os seguintes:
- linho, algodão e chiffon – para looks leves de verão, roupas casuais ou para passear;
- malhas – para vestidos discretos para o escritório e quentes para o dia a dia;
- veludo, veludo – para uso noturno e profissional na estação fria;
- seda, cetim – para trajes formais requintados;
- renda, guipura – para decorar peças de estilo noturno e romântico;
- O jeans é um material versátil, inadequado apenas para uso noturno e formal.







O comprimento também afeta a integridade e a harmonia do arco criado:
- Mini só pode ser usado por meninas magras. Uma opção popular é usar um vestido curto e solto como túnica.
- Maxi é uma boa opção para meninas altas. Já para meninas baixas, recomenda-se usar vestidos longos com saia justa para alongar visualmente a silhueta.
- Midi é um comprimento universal que pode corrigir qualquer corpo.
Um vestido com capa é uma opção exclusivamente para a noite, por isso ficará mais harmonioso em comprimento máximo.
Cores atuais
A gama de cores dos vestidos é bastante ampla, a cor depende do estilo e da estação:
- Preto. Uma opção clássica para looks noturnos e profissionais. O dress code do escritório pode ser complementado com um paletó ou cachecol contrastantes. Um vestido de noite preto com ombros descobertos fica ainda mais elegante com uma decoração elegante.
- Branco. Usado para criar looks noturnos e empresariais, mas combina especialmente com a versão de verão.
- Bege. Uma cor elegante e universal. Um look neste tom merece toques brilhantes adicionais.
- Vermelho. Deixará o look vibrante e vibrante. Para evitar que o look pareça agressivo, ele deve ser suavizado com acessórios em tons suaves, como uma clutch e uma capa. Um vestido de noite "ousado" até o chão, com ombros caídos e costas nuas, feito em vermelho, parece original e elegante.
- Cores pastéis (azul, pêssego, café, pó, esfumaçado) deixam o visual leve. Adequado para mulheres de qualquer idade.
- Cores vibrantes (amarelo, verde, azul, rosa) adicionam frescor e riqueza à imagem. Recomendado para meninas.
- Cores profundas (esmeralda, bordô, cobalto, oliva) são uma ótima opção para mulheres maduras.
As estampas usadas no vestido também têm um papel importante, mas é importante não sobrecarregar a imagem:
- Padrões estampados. Geralmente feitos em forma de flores, usados em vestidos de noite.
- Listra. Uma estampa tendência para várias estações: horizontal – alarga a silhueta, vertical – alonga.
- Bolinhas. Este padrão é preferido por pessoas de natureza calma e romântica.
- Leopardo. Uma opção para personalidades ousadas e extraordinárias. Um look assim não pode ser complementado com acessórios.
- Motivos étnicos. O padrão ganhou relevância recentemente, mas vem ganhando cada vez mais popularidade.
Vestidos vermelhos com ombros à mostra exigem muito dos acessórios e joias. A maquiagem também deve ser impecável. As principais regras são moderação e equilíbrio.






O que vestir com
Para criar um look completo, é necessário combinar o estilo original com outros elementos. O modelo e o estilo da roupa ajudarão a decidir o que usar com um vestido tomara que caia.
Opções para combinar com sapatos:
- Para um vestido de praia de verão, você precisa escolher sandálias de salto baixo.
- Botas de cowboy ou botins sem salto combinam perfeitamente com um vestido boho curto e leve.
- Para estilos retos ou justos do dia a dia – sapatilhas, slip-ons, tênis, botas de cano curto.
- Para um look noturno, de coquetel ou de escritório - um sapato clássico com um salto elegante.




Vestidos que deixam os ombros à mostra costumam ser complementados por outras peças. Exemplos brilhantes de combinações:
- Para uma opção leve (camponesa, boho, com babados), você pode escolher uma jaqueta jeans folgada ou uma jaqueta de couro estilo biker. Um chapéu de aba larga completa o conjunto.
- Vestidos túnica curtos podem ser combinados com jeans ou leggings, cardigans com ou sem mangas.
- Um vestido de escritório deve ser complementado com um casaco clássico.
- O look noturno é combinado com um bolero, um casaco de verão. Uma capa sobre os ombros fica especialmente elegante com um vestido de noite — pode ser quente ou de renda, cobrir apenas os ombros ou cair abaixo da cintura.
- Ao usar vestidos para o dia a dia, você pode cobrir o pescoço e os ombros com uma estola leve ou um lenço, o que adicionará charme e completará o visual.





Quanto às bolsas, os designers oferecem as seguintes soluções:
- Um modelo volumoso do tipo shopper será adequado para conjuntos de caminhada do dia a dia; seria bom se fosse feito em uma cor brilhante.
- Para looks noturnos e de negócios, é melhor escolher bolsas pequenas ou clutches (possivelmente com corrente) em cores contrastantes. Se o look for vibrante e provocante, uma bolsa calma e neutra o tornará mais suave, e vice-versa.
Os acessórios para um vestido ombro a ombro devem ser harmoniosos. A regra principal é sem excessos. O estilo do vestido em si é bastante chamativo e chama a atenção, então a decoração extra pode desequilibrar o look e torná-lo ridículo. A única opção que envolve uma abundância de joias é o estilo boho.
As joias para um vestido ombro a ombro devem ser selecionadas com base no estilo:
- Uma opção casual ou de verão deve ser complementada com pulseiras ou brincos grandes.
- Contas grandes de madeira combinam com o estilo étnico.
- Brincos elegantes ou um colar são escolhidos para combinar com uma roupa de noite.
Não é recomendado usar um colar por baixo de um vestido decorado com alças.
Um visual romântico pode ser complementado com cabelos soltos, cachos leves, um visual noturno e profissional – com cabelos presos e presos. Um penteado estilo grego fica interessante. A única coisa que definitivamente não combina com esse tipo de roupa é um penteado com volume artificial.
Um vestido ombro a ombro é a personificação da feminilidade, da sedução e do charme. É escolhido por mulheres extraordinárias que não têm medo de brilhar e ser o centro das atenções. Brincando com o vestido e complementando-o com habilidade, você pode criar um visual incrivelmente bonito e estiloso.
Vídeo

 
                                    


















































