Toda mulher sonha em atrair olhares de admiração. Uma roupa estilosa e elegante é uma das maneiras de alcançar o que deseja. Hoje, os estilistas oferecem uma grande variedade de estilos de vestido para todos os gostos e idades. Você precisa escolher a opção ideal levando em consideração as características da sua aparência.
Estilos básicos
As tendências modernas permitem que você tenha vestidos elegantes de diferentes estilos em seu guarda-roupa. Os designers lançam coleções de vários estilos para que a mulher possa escolher roupas para lazer, trabalho, encontros românticos ou eventos festivos.
Os clássicos são relevantes em todos os momentos, por isso, independentemente da moda, essas roupas são populares. Os vestidos se distinguem por linhas rígidas, ausência de detalhes chamativos e ornamentos decorativos. Os tecidos são selecionados em alta qualidade, predominantemente lisos e em cores neutras. Trajes clássicos são adequados para reuniões de negócios, eventos sociais e feriados.
Vestidos casuais têm corte simples e são confortáveis. Ao contrário dos vestidos de noite, eles não são muito abertos, brilhantes e chamativos. Hoje em dia, os estilos casual e esportivo-chic são escolhidos para roupas do dia a dia. Os modelos são variados, assim como os tecidos para costura. Materiais naturais ou sintéticos são usados. No verão, é melhor escolher vestidos de algodão, linho, malhas finas e chiffon. Malhas grossas, lã, veludo e fleece são adequados para o inverno.
Os vestidos esportivos surgiram há pouco tempo, mas já conquistaram muitas meninas com sua praticidade. As roupas dessa tendência se caracterizam por comprimento mini ou midi, geometria clara das linhas e acabamento em algodão. Com modelos esportivos, você pode ir a uma festa ou a um passeio.
Vestidos de noite são apropriados para ocasiões especiais. Em geral, são lindos modelos longos, justos, feitos de tecidos nobres e ricamente decorados. Vestidos estilo império são adorados pelas mulheres – com cintura alta e saia fluida de corte livre. Este estilo é frequentemente escolhido para madrinhas de casamento.
Vestidos de coquetel são considerados um tipo de vestido de noite relativamente novo. São curtos, sem mangas ou gola. Esses modelos elegantes são feitos de chiffon, cetim e seda. São perfeitos para eventos corporativos, jantares, festas ou como vestidos de noiva para os convidados dos noivos. No entanto, para recepções sociais ou eventos especiais, vale a pena escolher o comprimento maxi.
Variedade de estilos
Os estilos de vestidos são apresentados em uma grande variedade. Eles podem ser classificados de acordo com vários parâmetros: tipo de corte, comprimento, estilo, finalidade.
Por silhueta
De acordo com o tipo de silhueta, os vestidos podem ser retos (o formato é semelhante a um retângulo, o decote geralmente é quadrado ou redondo), ajustados (ajustam-se ao corpo, estreitam a cintura) ou soltos. Silhueta A é o nome geral para vestidos que lembram a letra A. São peças evasê, e a abertura pode começar na cintura, no peito ou até mesmo nos ombros.
Entre os modelos de corte livre, encontram-se vestidos túnica, sarafans, vestidos de mudança ou vestidos saco. O vestido de mudança tem linhas uniformes, caimento simples, é curto e, frequentemente, não tem mangas. Tais trajes são preferencialmente feitos de malha ou lã. O vestido saco é um modelo na altura do joelho, com ou sem mangas. Apesar do volume, é leve e realça as curvas da silhueta.
O vestido em corte A é uma peça folgada, cujo nome já diz tudo. É confeccionado no formato da figura de mesmo nome, cuja parte estreita corresponde ao corpete e às mangas. Linho, algodão e malhas grossas são usados para costura. Este modelo é muito procurado por gestantes. Um vestido com jugo fica especialmente impressionante neste estilo.
Quando se fala em vestidos de baile, logo nos vem à mente a imagem de um baile social, baile de formatura ou casamento. Com essas roupas, qualquer mulher se sentirá uma princesa. Esses vestidos elegantes são caracterizados por um corpete ricamente decorado e justo, e uma saia ampla que pode se transformar em cauda.
Um vestido godê se ajusta perfeitamente ao corpo, dos ombros aos joelhos. Abaixo, pode ter um comprimento longo e terminar com uma cauda. Este estilo (também chamado de "sereia") acentua a cintura fina e os quadris arredondados. Esses modelos são feitos com tecidos festivos: seda, cetim, chiffon, guipura, organza. Vestidos de noiva da moda costumam ser feitos neste estilo.
Um vestido tubinho é um exemplo marcante de um tipo de roupa feminina ajustada. Ele se ajusta perfeitamente ao corpo e tem a parte inferior afunilada. As características distintivas desse tipo de roupa são a ausência de costura na cintura, o decote redondo sem gola e o comprimento midi.
Vestidos de estilos étnicos, populares entre muitas mulheres, merecem atenção especial. O sarongue é um traje nacional das mulheres asiáticas e dos povos da Oceania. Parece uma saia amarrada abaixo do peito, na altura dos tornozelos. O sari é uma vestimenta feminina na Índia, um grande pedaço de tecido que se enrola sobre uma saia e uma blusa. O tecido geralmente é brilhante e lindamente decorado. Um vestido quimono é uma peça de roupa semelhante a um robe, enrolado no lado direito. As mangas são de uma só peça, sem gola ou botões.






Pelo corte do topo
Dependendo do corte do top, distinguem-se os seguintes tipos de vestidos:
- O vestido envelope surgiu nos guarda-roupas há meio século. Este look com decote em V profundo e saia plissada realça todas as curvas da silhueta. É usado tanto para festas quanto para o dia a dia.
- Um vestido com cava americana tem recortes das axilas ao pescoço. Pode ser complementado com um decote em V. Este modelo tem um visual feminino, mas deixa os ombros à mostra, por isso é adequado apenas para meninas de constituição física baixa.
- O vestido-camisa tem um top solto com gola e mangas característicos dos homens, pode ter cinto e é justo nos quadris. Este traje é prático, confortável e lembra o estilo dos vestidos caseiros. O comprimento pode variar de curto a médio.
- O vestido polo assemelha-se a uma camisa masculina de mesmo nome. Este formato pode ser visto em tenistas – com mangas curtas, gola virada para baixo, com botões ou zíper, ajustado, com saia curta. Este é um look de verão, por isso é feito de tecidos leves e respiráveis. As cores clássicas para este vestido são branco ou cinza, mas a moda moderna permite o uso de uma grande variedade de cores.
- Cheongsam ou qipao é um tipo de vestimenta chinesa que se assemelha a uma camisa. É justa, tem gola alta e fecho diagonal. Geralmente é decorada com padrões florais ou imagens de dragões.
- Vestidos assimétricos são caracterizados por um formato incomum de gola, mangas, bolsos e outros elementos decorativos. Além disso, a parte inferior do produto também pode ser assimétrica. Um exemplo marcante é o modelo de um ombro só.
Mulheres mais velhas devem ter mais cuidado ao escolher um vestido com cava americana, pois chama mais a atenção para a região dos ombros e axilas, onde a pele pode não ter mais a elasticidade necessária. No entanto, esse estilo pode disfarçar com vantagem as rugas no decote e no pescoço.






Pelo corte da saia
A parte inferior do vestido também apresenta uma grande variedade de designs. Destacam-se as seguintes variedades:
- Baby doll é um vestido originalmente feito de um penhoar comum. A saia é solta e curta. A cintura geralmente é alta e as mangas são curtas ou ausentes. O tecido é de cores vibrantes e levemente texturizado. Essas roupas apresentam acabamentos em renda, babados e babados que lembram vestidos de boneca.
- As culotes lembram macacões, já que em vez de saia, são shorts soltos ou calças largas. Geralmente são feitas de malha, chiffon ou jeans. Essa opção é conveniente para caminhadas de verão e, com um design específico, também é adequada para ambientes de trabalho.
- Um vestido balão geralmente é ajustado e tem uma parte inferior volumosa e franzida. Representantes brilhantes desse tipo de roupa são os modelos tulipa ou sino. Uma peça com essa saia pode ser usada tanto no dia a dia (em tricô) quanto para uma saída à noite (chiffon, brocado ou tafetá).
- Um vestido tutu está associado à imagem de uma bailarina. A parte inferior desse traje é costurada com várias camadas de tule para criar a plenitude da saia. A parte superior afina a silhueta e delineia a cintura. Esse tipo de traje cria uma imagem romântica, adequada para encontros e festas festivas. Esse estilo pode ser encontrado na costura de vestidos de noiva.
- Vestidos evasê têm uma saia que se alarga em direção à parte inferior e estão disponíveis em diversos comprimentos. Essa opção é adequada para mulheres com quadris largos, pois disfarça o volume extra. A parte de cima do vestido geralmente é justa e a cintura pode ser alta, o que é popular entre gestantes.
- Com cintura alta (império, grego, bata). Essas roupas ajudam a esconder imperfeições na cintura ou abaixo dela, enfatizando o busto. Por exemplo, uma bata é um vestido com babados abaixo do busto e uma saia solta na altura máxima do joelho. Essas roupas são perfeitas para gestantes e ficam ótimas em mulheres altas. O vestido grego e o modelo estilo império têm uma cintura que passa abaixo do busto.
Mulheres com mais de 50 anos devem evitar roupas estilo baby-doll ou tutu. Essas opções são adequadas para uma geração mais jovem. Calças pantalonas ficam ótimas em mulheres altas. Meninas baixas devem usar apenas saias rodadas com salto, pois esse tipo de roupa pode encurtar visualmente as pernas.






Pelo formato da manga
Os vestidos diferem não apenas no corte da blusa e da saia, mas também no formato da manga. Distinguem-se os seguintes tipos:
- Sem mangas. Esses looks não têm alças nem mangas, mas são presos por um espartilho rígido ou um corpete preso por um elástico apertado. Devido aos ombros nus, vale lembrar que mulheres com tops largos devem ter mais cuidado ao escolher esse modelo.
- O sarafan é preso por alças e é considerado uma roupa casual tradicional de verão. O modelo é costurado com corte livre e o comprimento pode ser qualquer. As alças do sarafan podem ser finas ou largas, com amarrações ou elementos decorativos.
- Com manga costurada. Os elementos aqui são costurados à parte principal do vestido. O formato da manga pode ser reto ou largo, ter comprimentos variados, tudo é determinado pelo estilo do vestido.
- Com mangas de uma peça - são roupas cujas mangas são cortadas junto com a parte de cima do vestido.




A manga de uma peça é usada nos seguintes modelos:
- Túnica. Caracteriza-se por um corte solto e se adapta a qualquer tipo de corpo feminino. Esta roupa tem dois recortes laterais para os braços, não tem gola e parece uma camisa que se veste pela cabeça. Pode ter comprimentos variados.
- Asa de morcego - um traje com mangas largas, longas ou médias, adequado tanto para uso noturno quanto para o dia a dia. O decote é em V ou redondo, podendo ser bem profundo.
- O formato de manga raglan é frequentemente usado em vestidos de estilo esportivo. Esta manga é cortada junto com a parte dos ombros das costas e da frente, sem costura nos ombros. O look fica elegante e muito feminino.
O sarafan é a peça mais versátil, que, devido à variedade de designs, pode ser escolhida para qualquer tipo de corpo. Agora, também existem versões de inverno, então esse tipo de vestido pode ser usado o ano todo. No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher as alças para que a região dos ombros não fique muito marcada.



Características da seleção
Conhecendo todas as características de um determinado estilo de vestido, é fácil escolher uma opção interessante para você. No entanto, é preciso prestar atenção a algumas nuances. É preciso levar em consideração dois parâmetros importantes: seu tipo físico e sua idade.
Levando em conta o tipo de corpo
Existem muitos estilos de vestidos, mas você precisa abordar a escolha de uma roupa com responsabilidade – você não deve usar roupas sem levar em conta as características do seu corpo. Com a ajuda de uma ou outra opção, você pode não apenas enfatizar as vantagens, mas também focar a atenção indesejada nas desvantagens que, talvez, toda mulher tenha.
A tabela mostra como escolher o estilo certo para seu tipo de corpo.
| Tipo de corpo | Estilos adequados | Estilos inapropriados | 
| Pêra (triângulo) – ombros mais estreitos que quadris, peito pequeno, cintura bem definida, bumbum maior que o de cima. | Vestidos com corte solto, ajustados, mas com saia rodada (estilo A, trapézio, vestido de alças, vestido de verão, babydoll, camisa) ou com cintura alta (império, grego, blusa). | Modelos que abraçam o bumbum ou o deixam mais volumoso (tubo, balão). | 
| Maçã - a parte superior é maior que a inferior, a barriga é bem definida, os quadris são estreitos. | Corte reto, balão, tomara que caia, trapézio, com saia rodada, com cintura alta. | Estilos justos que chamam a atenção para a cintura e a área do estômago | 
| Ampulheta - a parte superior e inferior são aproximadamente iguais, a cintura é bem definida. | Quase todos os estilos, modelos com ênfase na cintura ficarão vantajosos. | Você não deve esconder sua silhueta com roupas muito volumosas, como bolsas. | 
| Retângulo - ombros e quadris são proporcionais, a cintura não é claramente definida. | Balão, estojo, com perfume, cachimbo. | Muito apertados ou largos, modelos com mangas raglan. | 
| Triângulo invertido – ombros mais volumosos e mais largos que os quadris, peito largo, cintura fina. | Corte reto (turno), evasê, assimétrico, vestido camisa, vestido envelope, vestido balão. | É preciso ter cuidado com modelos que deixam os ombros à mostra (com cavas americanas, bustiês) e aqueles que marcam o quadril (tubo, tomara que caia). | 
Vale ressaltar que tipos puros nem sempre são encontrados. Uma mulher com quadris largos pode não ter cintura tão pronunciada ou ombros largos. Ao escolher uma roupa para o seu tipo físico, você precisa levar esses detalhes em consideração.
Levando em consideração a idade
O que parece bonito e sedutor em meninas pode parecer engraçado em mulheres maduras. Portanto, ao escolher uma roupa, você também deve levar em consideração a idade.
Os seguintes estilos são adequados para meninas:
- Baby doll;
- camisa;
- pólo;
- pacote.
Mulheres jovens podem usar a maioria dos estilos de vestidos da moda, mas não devem envelhecer com modelos muito rígidos e profissionais, enquanto mulheres mais velhas podem pagar por essas opções.
Para mulheres com mais de 50 anos, as seguintes são boas escolhas:
- bainha (não muito apertada);
- camisa;
- com cheiro;
- trapézio;
- túnica (para vestidos de verão, um comprimento logo acima do joelho é aceitável);
- com cava americana.
Em geral, escolher estilos de vestidos para mulheres com mais de 50 anos não é difícil, você só precisa evitar modelos muito jovens e comprimentos curtos.
Encontrar um estilo de vestido que se ajuste perfeitamente e valorize seu corpo não é uma tarefa fácil, mas é prazerosa. E não importa o que digam sobre os estilos certos ou errados de vestidos femininos, o principal é que a mulher se sinta confortável com sua roupa. No entanto, ainda vale a pena ouvir as recomendações de especialistas.
Vídeo

 
                                    












































