Roupas criadas por artesãs habilidosas são sempre muito valorizadas, caras e adoradas pelos fashionistas. O artesanato permite criar roupas originais e elegantes em quantidades limitadas. Recentemente, casacos, saias e vestidos de lã tornaram-se cada vez mais populares, por isso a feltragem de lã, que permite fazer roupas lindas, é especialmente popular hoje em dia.
Características da técnica
A técnica de feltragem da lã é uma maneira original de dar à lã a forma de um tecido de feltro, a partir do qual roupas originais são posteriormente criadas. O novo desenvolvimento da técnica de feltragem é especialmente agradável, pois agora é possível criar peças de guarda-roupa quentes, agradáveis ao toque e bonitas. A lã natural é usada como base para diversos tipos de roupas, acessórios, brinquedos infantis e itens decorativos para interiores residenciais.
Artesãs experientes afirmam que, para iniciantes neste ramo, é melhor escolher lã que se caracterize por propriedades óbvias de boa tenacidade das vilosidades. Observe que, para bordados, você precisará escolher um material não fiado, vendido em lojas especializadas. Usar lã dessa qualidade garantirá que as roupas ficarão limpas, seguras e de alta qualidade.
O grau de aspereza da lã é selecionado dependendo da finalidade de sua utilização.
| Finalidades da utilização do material | Tipo de material | 
| Para fazer casacos, bolsas, chinelos | É ideal utilizar material grosso. | 
| Para peças de vestuário, como um detalhe original em uma blusa, saia e também para fazer brinquedos infantis | É necessário utilizar um material cuja estrutura de lã seja semifina e fina. Esse material também é adequado para o acabamento do produto. | 
Também vale ressaltar que a tecnologia de criação de roupas de lã por feltragem pode ser implementada de duas maneiras: a seco ou a úmido. No primeiro caso, a principal ferramenta de trabalho é uma agulha especial e, no segundo, uma solução de sabão. Diferentes métodos de feltragem de lã permitem atingir um objetivo: entrelaçar as fibras de lã em um único tecido a partir do qual a peça é criada. Você também pode combinar os dois métodos para criar uma peça única. Mas, neste caso, é importante lembrar que produtos feitos com tecnologia mista (técnicas de feltragem a seco + úmido) exigem o cumprimento de certas regras: é necessário usar apenas material absolutamente seco, o que evitará o risco de deformação, rasgo e quebra.
Masterclasses para iniciantes com produção passo a passo serão de grande ajuda para artesãs inexperientes. No processo de trabalho e subsequente uso de um produto de lã, uma iniciante pode ter muitas nuances e dúvidas. Artesãs experientes compartilham suas experiências e dão conselhos úteis.
Materiais e ferramentas necessários
O processo de feltrar uma peça completa leva bastante tempo, exige muito trabalho e paciência. Você também precisará estocar materiais. Você precisará de diferentes tipos de lã não fiada: lã penteada grossa, lã cardada, lã semifina e a mais fina (necessária para criar padrões nas roupas).
As seguintes ferramentas são necessárias para feltragem a seco:
- agulhas especiais com entalhes. É melhor ter três tipos de tal ferramenta ao mesmo tempo: agulhas grossas, médias e finas;
- revestimento de espuma de alta densidade. Revestimento de feltro ou borracha também funciona;
- Se você planeja criar um desenho na tela, certifique-se de ter fios coloridos;
- atributos para decoração de roupas;
Para feltragem úmida você precisará de:
- solução de sabão;
- mosquiteiro de alta resistência e densidade;
- oleado para fazer moldes;
- plástico bolha;
- água, tesoura, toalha;
- dispositivo para enrolar. Você pode usar um rolo de massa comum ou uma esteira de bambu;
- viscose da qual o suporte é feito.

Métodos de feltragem
Se você deseja adicionar uma peça única de lã natural ao seu guarda-roupa, preste atenção à tecnologia de feltragem. Mas lembre-se: você não deve começar sua jornada nessa área com uma peça complexa. Provavelmente, você não conseguirá fazer um casaco sem cometer um único erro. Comece com um acessório pequeno. Abaixo, você encontrará as características dos diferentes métodos de feltragem.
Roupas feltradas são feitas de lã natural de duas maneiras: seca ou úmida. A primeira é feita com uma ferramenta especial, e a segunda, com água e sabão. Mas, além disso, os métodos apresentam várias outras diferenças.
Seco
O método a seco envolve perfurar rapidamente a lã natural com uma agulha especial até que as fibras do material fiquem tão compactadas que se emaranhem e se transformem em feltro. Primeiro, estenda o material de acordo com o padrão, formando um padrão (se você planeja criar um). Em seguida, use uma agulha especial, que perfura cuidadosamente a lã uniformemente em toda a superfície do produto. Você precisará de uma agulha grossa. Não se esqueça de virar o tecido, o que permitirá que você processe todas as suas áreas igualmente. Preste atenção tanto nas bordas quanto no meio do produto. Depois que o material estiver um pouco compactado e a felpa removida, deixe de lado a agulha grossa e pegue uma agulha mais fina. Isso ajudará a criar relevo, pois perfura o material de forma irregular.
No processo de criação de roupas de lã feltrada, você pode ajustar o relevo, o padrão e o formato do produto. O item finalizado é caracterizado pelas seguintes qualidades:
- alta densidade, sem deformação de todo o produto e suas bordas;
- homogeneidade, ausência de cantos, covinhas e outros defeitos;
- maciez ao toque. Itens de lã de alta qualidade não devem causar formigamento ou outras sensações desagradáveis ao tocar a pele humana;
- Resistência à água. Se uma gota d'água cair sobre um produto acabado feito de lã natural, ela não deve ser absorvida pelo material;
- a lã fica bem fina (pelo menos mais fina que o material do início do trabalho);
- É impossível determinar a direção das fibras por inspeção visual.
É importante lembrar que, durante o processo, o volume de lã diminuirá de 3 a 4 vezes. Esse fato determinará o valor das despesas na compra do material.
Molhado
Costurar roupas de lã natural pode ser feito pelo método úmido. Esta é uma tarefa bastante difícil, pois você precisará alisar o tecido de lã em espuma de sabão até que se transforme em feltro. As principais etapas da criação de roupas de lã natural usando este método:
- Preparando o molde do futuro produto. Transfira para o filme, adicione 35% de cada lado ao longo do contorno, pois o material natural encolhe. Deixe o molde de lado;
- Coloque pequenos pedaços de lã em direções diferentes. Por exemplo, especialistas preferem um padrão xadrez. Tente garantir que a camada de lã seja a mesma em todas as áreas do produto. Evite espaços entre as camadas ajustando a espessura do tecido à medida que trabalha. A lã é dobrada de acordo com um padrão específico para criar um padrão ou de forma caótica;
- Cubra tudo com uma rede mosquiteira e molhe a tela com uma solução morna de sabão. Pressione bem o tecido contra o oleado, para que a lã fique completamente encharcada. Trabalhe com cuidado para não deslocar as camadas e não comprometer a integridade do padrão. Não use muita água. O excesso pode ser removido com uma toalha. Pressione a tela; se sair apenas espuma, significa que a quantidade ideal de água foi usada.
- Em seguida, prossiga diretamente para a feltragem da lã. Isso é feito manualmente, usando um rolo de massa ou um massageador de madeira. As seções do futuro casaco precisam ser alisadas uniformemente, para isso, vire-o periodicamente. As camadas de lã devem parar de se mover, transformando-se em uma camada sólida, sem fios individuais, da qual pedaços não caiam;
- Enxágue as roupas em água limpa ou lave-as na máquina de lavar em velocidade baixa, seque-as sobre um manequim ou esticadas.
Se você fizer o trabalho passo a passo, sem pressa, logo você se deliciará com um excelente casaco de lã, saia ou acessório em forma de bolsa.
Vídeo
https://youtu.be/dGXCnzlNtvU

 
                                    


































