O verão é a época perfeita para roupas leves e reveladoras. Se você sabe costurar shorts, pode adicionar uma nova peça estilosa ao seu guarda-roupa. Costurar requer moldes, tecido adequado e ferramentas. O processo é simples, então até artesãs iniciantes conseguem lidar com a tarefa.
Seleção de material
Qualquer material é bem-vindo, mas para iniciantes, recomenda-se escolher tecidos que desfiem menos nas bordas, sejam fáceis de costurar e baratos. Opções adequadas incluem:
- viscose;
- acetato;
- algodão;
- malhas.
Se a primeira tentativa falhar, as perdas serão pequenas. No processo de treinamento, você pode adquirir experiência útil e usar telas mais caras no futuro.
As cores são selecionadas dependendo de onde e com o que o item será usado. As características individuais da silhueta devem ser levadas em consideração. Quem tem curvas deve optar por tecidos lisos para o verão, enquanto mulheres magras devem optar por produtos estampados e combinações de materiais. Antes de começar, você precisa preparar as ferramentas:
- tesoura;
- papel milimetrado;
- lápis;
- fita métrica;
- agulhas;
- fios de cor adequada;
- ferro.
Os elementos decorativos podem ser escolhidos à vontade: botões, tranças, rendas, miçangas. Artesãs iniciantes não são recomendadas a adotar desenhos e estilos complexos. É melhor optar por um produto básico que não cause grandes dificuldades.
Estampas florais e listradas estão em alta, assim como cores vibrantes: coral, roxo, amarelo.




Medições e cálculos
Para garantir que o shorts se ajuste perfeitamente ao corpo, é necessário criar um molde preciso. Para criá-lo, serão necessárias as seguintes medidas:
- circunferência da cintura, no ponto mais estreito;
- circunferência do quadril, nos pontos mais proeminentes;
- comprimento estimado do produto;
- comprimento da costura lateral;
- altura de aterrissagem.
As medidas são tiradas com uma fita métrica. A modelo deve ficar em uma posição natural, com a coluna ereta e os ombros retos. Não deve haver roupas volumosas no corpo, pois isso pode afetar a precisão dos dados obtidos. Não encolha a barriga deliberadamente para parecer mais magra, caso contrário, o short ficará apertado e desconfortável.
As medições obtidas são registradas. Para facilitar o trabalho com o padrão, são utilizadas designações especiais:
- O - circunferências.
- D — comprimento.
- G - profundidade.
- B é a altura.
- R — altura.
Dependendo do modelo, são adicionados aproximadamente 2 a 5 cm a cada medida para costuras e ajuste folgado. Por exemplo, para costurar shorts femininos clássicos de tecido grosso, é necessário deixar 5 cm adicionais de cada lado de todos os elementos do molde.
Modelagem e criação de padrões básicos para iniciantes
Após as medidas, um molde é criado. Você pode encontrar uma opção adequada online e modelá-la de acordo com o seu tamanho. Iniciantes devem seguir as instruções passo a passo:
- O comprimento do modelo futuro está definido.
- As costuras dos degraus de cada elemento são ajustadas ao padrão.
- As lapelas são criadas com uma largura de 3,5 cm.
- A cintura está definida. Para um uso confortável, a altura na parte de trás será ligeiramente maior do que na frente.
- Há espaço na parte de trás para costurar uma válvula.
- É construída uma aba que será dobrada e usada como margem.
- Na parte frontal é criado um espaço para um zíper com 3 cm de largura e cerca de 15 cm de comprimento.
- As entradas para os bolsos estão delineadas.
- O cinto é feito com uma dobra + 3 cm de margem para o botão. O comprimento deve corresponder à circunferência da cintura.
Shorts com elástico são uma opção ideal para iniciantes. Os moldes do produto incluem apenas dois elementos e, ao cortar, quatro: 2 partes frontais e 2 traseiras. Ao processar a borda superior em uma máquina de costura, é feita uma margem de 1 cm. Se for usado overloque, a margem deve ser igual à largura do ponto. Para a bainha inferior, são necessários mais 2 a 4 cm de tecido. Para modelos com frente costurada, é feita uma margem de 1 cm, para modelos de peça única, 4 cm.
O molde finalizado deve ser adaptado às suas dimensões. Para isso, a largura do produto é aumentada ou diminuída, o comprimento e a profundidade do encaixe são ajustados.
Maneira fácil de costurar sem molde
Antes de costurar shorts com suas próprias mãos, você precisa decidir o estilo. Há uma variedade de modelos: clássicos, alongados, curtos, soltos ou justos. Produtos lindos e estilosos podem ser feitos sem molde.
De jeans
Sempre há jeans desnecessários no guarda-roupa de uma mulher. Shorts originais podem ser criados com eles sem muito esforço. Para o trabalho, você precisará de tesoura, fita adesiva, ferro de passar e acessórios de costura. As instruções ajudarão você a descobrir como costurar shorts com punhos:
- Primeiro, determine o comprimento desejado. É necessário vestir a calça jeans e marcar a linha de corte.
- As calças são cortadas com uma margem de 5 cm.
- As bordas são dobradas duas vezes para formar lindas lapelas.
- As bordas são bainhadas com vários pontos ao longo das linhas das costuras internas e laterais.
- Fita adesiva é aplicada nas bordas e cuidadosamente passada a ferro em alta temperatura.
De uma forma tão simples, você pode dar uma segunda vida a um item antigo e adquirir um novo. Para dar originalidade ao produto final, são utilizados diversos elementos decorativos, como lantejoulas, inserções de renda e miçangas.
Baseado no padrão de shorts antigos
Se você não tem experiência com moldes, pode atualizar seu guarda-roupa sem eles. Qualquer short confortável que possa ser usado em vez de moldes de papel serve. O produto é cuidadosamente dobrado ao longo das costuras laterais, colocado sobre o tecido, os contornos são marcados com giz, levando em consideração a margem de costura de 2 cm. Em seguida, o trabalho é realizado de acordo com o algoritmo:
- As peças recortadas são cortadas ao longo das linhas desenhadas.
- As costuras laterais, traseiras e frontais são costuradas.
- As dobras na borda inferior e na linha da cintura são costuradas.
- Todas as costuras são processadas.
Shorts de malha têm uma aparência atraente, permitem a passagem do ar e proporcionam conforto no calor. No entanto, nem todas as costureiras se atrevem a trabalhar com esse tecido, pois ele estica muito e desfia nos cortes. Para evitar consequências desagradáveis, é necessário cortar os elementos em uma única camada, posicionando as partes na mesma direção. O material é costurado com agulhas especiais com ponta arredondada.
Como alongar e mudar o estilo
A renda ajuda a alongar e, ao mesmo tempo, a decorar o short. O material é sobreposto ao longo do corte, e a renda é costurada na parte interna, de modo que os padrões vazados pareçam aparecer. O modelo pode ser complementado com um cinto que combine com a cor das inserções.
Se seus shorts favoritos ficaram muito apertados, você pode alargá-los e mudar o estilo ao mesmo tempo. A maneira mais fácil de transformar algo é com a ajuda de inserções de tecido ou renda. As seguintes opções são geralmente usadas:
- Triangular. Possui formato de cunha e é inserido na costura lateral, de modo que a parte larga fique mais próxima da cintura.
- Retangular. Costurado em toda a extensão da costura lateral em forma de listras.
As inserções retangulares nos shorts podem ser substituídas por cadarços. Para isso, as costuras laterais são cortadas e furos são feitos nas bordas para os laços. O resultado é uma opção sedutora para a praia.
Vários elementos decorativos ajudam a atualizar os shorts. A lista dos materiais mais populares inclui:
- Renda. Costurada não apenas na borda inferior, mas também nas pernas e nos bolsos.
- Fitas. A decoração é perfeita para criar um visual inusitado e ousado.
- Strass, lantejoulas, miçangas, glitter. A decoração não leva muito tempo para ser aplicada e o resultado fica lindo.
- Linhas. O bordado em ponto cetim deixará os shorts estilosos e com um charme infantil.
- Tintas. Qualquer desenho pode ser aplicado à superfície do produto. Ficará simples, mas original.
Artesãs iniciantes costumam se perguntar como costurar shorts com as próprias mãos. Modelos simples, sem moldes, são ótimos para iniciantes; o trabalho ajuda a desenvolver habilidades úteis e a realizar o potencial criativo. O resultado é a reposição do guarda-roupa de verão com uma peça exclusiva.
Vídeo

 
                                    
















































