Muitas profissões estão associadas a riscos diários devido às condições climáticas. No inverno, é especialmente importante proteger os trabalhadores de fatores perigosos. O vestuário de trabalho de inverno masculino ajuda a reduzir os riscos do ambiente externo. Quando escolhido corretamente e em conformidade com as normas nacionais, ajuda a manter uma temperatura confortável, não restringe os movimentos e protege do vento.
Tipos de roupas
Existem muitos tipos de roupas de trabalho de inverno:
- Jaquetas - ao contrário das comuns, devem ter um forro isolante removível com tira de fixação. São obrigatórias gola quente ou de pele e uma "saia" corta-vento na cintura;
- Jaquetas acolchoadas – usadas para isolamento adicional;
- Macacões são calças conectadas a uma jaqueta. Eles oferecem melhor proteção contra o vento e o frio;
- Macacão semi-macacão é um tipo de calça de trabalho com um reforço de tecido adicional que protege o peito. O reforço é preso às alças;
- Coletes – usados sobre jaquetas, oferecem proteção adicional contra o vento. Geralmente são feitos com elementos refletivos;
- As roupas íntimas térmicas devem ter elementos de malha justos nas mangas e na parte inferior das calças;
- Chapéus - existem chapéus de inverno leves, isolantes e especialmente isolantes, bem como balaclavas;
- Luvas ou mitenes – feitas de materiais impermeáveis e resistentes ao vento;
- Calçados – devem ser impermeáveis e isolantes. Podem também ser equipados com biqueira protetora e palmilha antifuro. De acordo com os materiais, os calçados são classificados em 3 grupos principais: feitos de couro legítimo e seus substitutos, feitos de borracha e cloreto de polivinila, feltrados (valenki) ou feltrados.
Além disso, as roupas isolantes variam de acordo com a faixa de temperatura de aplicação. Cada zona climática corresponde a uma determinada classe de proteção, dependendo da umidade e da temperatura, bem como da velocidade do vento. Por exemplo, em uma zona com temperatura de -25 C, você precisa usar roupas de classe 3. Na zona de temperaturas extremamente baixas (até -41 C), os trabalhadores do extremo norte precisam de roupas da mais alta classe de proteção, a 4ª.









Quais são os melhores materiais e tecidos?
Para a produção de agasalhos de trabalho, utilizam-se principalmente tecidos mistos ou sintéticos com propriedades repelentes à água. O GOST 12.4.218-99 define os requisitos técnicos para materiais. A escolha dos materiais é influenciada pelo setor para o qual a vestimenta fabricada se destina.
Os preenchimentos mais comuns são:
- Rebatidas leves;
- Sintepon;
- Fibra oca;
- Thinsulate.
O enchimento é feito de algodão e uma base de malha. O enchimento com densidade de 200-400 g/m² é usado principalmente para isolar roupas. É feita uma distinção entre tecidos naturais e sintéticos. O enchimento natural é feito de algodão, linho e lã; ele "respira", estabelece a troca normal de umidade e retém o calor. Mas esse tecido rapidamente se torna ralo, as roupas de trabalho feitas com ele são pesadas e, devido à sua boa higroscopicidade, tornam-se ainda mais pesadas em tempo chuvoso. O enchimento artificial consiste em uma mistura de lã e materiais sintéticos ou viscose. É resistente ao desgaste e não enruga. Esse tecido é mais leve, portanto, substitui gradualmente o enchimento natural.
O enchimento sintético (sintepon) é um material muito leve, macio e elástico que proporciona boa retenção de calor. No entanto, não absorve bem a umidade, deforma-se facilmente e enrola-se devido ao estresse mecânico. Devido à sua fusibilidade, o sintepon não pode ser usado em roupas destinadas a trabalhos com fogo e eletricidade.
A fibra oca é feita de poliéster. É respirável, resistente à deformação, retém o calor, é leve, durável e durável. No entanto, esse tecido não permite a passagem adequada de água e é muito mais caro do que o enchimento sintético. A fibra oca é usada na costura de uniformes para funcionários do Ministério de Situações de Emergência e de empresas petrolíferas. Esse isolamento também se provou um material ideal para roupas especiais destinadas ao uso em temperaturas extremamente baixas.
O Thinsulate, ou fibra sintética, também suporta temperaturas extremamente baixas e possui boa resistência ao desgaste. No entanto, é bastante caro, acumula eletricidade estática e, devido ao seu bom isolamento térmico, os trajes feitos de Thinsulate só podem ser usados em uma determinada faixa de temperatura – caso contrário, há risco de superaquecimento. O Thinsulate e a holofibra têm propriedades semelhantes, mas a holofibra é mais volumosa. Portanto, se você precisa realizar trabalhos que exigem coordenação precisa dos movimentos, é melhor escolher roupas feitas de Thinsulate.
Existem critérios de isolamento térmico para roupas. A unidade de isolamento térmico é clo. Roupas de inverno para condições severas de trabalho correspondem a 6 clo, e uma jaqueta acolchoada a 3 clo.
Requisitos de vestuário
As roupas de inverno devem, antes de tudo, proteger o trabalhador do frio, para que o clima não afete o desempenho das funções oficiais. A principal diferença em relação ao uniforme tradicional é que, sem roupas especiais, é impossível realizar alguns tipos de trabalho. Portanto, as roupas de trabalho para o inverno devem:
- Temperatura adequada - proteger do frio, mas não causar superaquecimento;
- Garanta a ventilação do corpo, caso contrário, a umidade começa a se acumular sob a roupa;
- Proteger da umidade externa;
- Proteja do vento; as costuras das roupas de inverno não devem ficar abertas, caso contrário, o ar frio penetrará por elas;
- Não restrinja os movimentos; para isso, são utilizadas estruturas multicamadas feitas de diferentes tipos de tecido - essas roupas de trabalho são quentes, mas ao mesmo tempo finas;
- Seja resistente ao desgaste, com acessórios duráveis e funcionais;
- O enchimento não deve ser deformado e não deve apresentar nenhuma “migração” de fibras;
- Vista-se rapidamente.
Equipamentos para trabalho ao ar livre no inverno devem impedir a penetração do frio em qualquer posição do corpo. Portanto, as calças são confeccionadas com cintura alta e isolada. Uma faixa corta-vento deve ser costurada nos casacos, e as mangas devem ter elástico, punho de malha ou fecho de velcro. Deve haver um cordão sob a barra de cada perna da calça para evitar que a neve entre nos sapatos.
Também é necessário que as roupas tenham cós ajustável. A parte de trás do macacão deve ter uma reserva de tecido que permita flexibilidade. Além disso, verifique o tamanho do capuz. Se não for ajustável, pode obstruir a visão, o que criará um inconveniente adicional.
Além disso, as roupas de trabalho masculinas devem corresponder ao tipo de trabalho realizado. A roupa de soldador deve ser feita de materiais densos e não inflamáveis, impregnados com soluções especiais. Trabalhadores que trabalham em condições climáticas adversas e em ferrovias devem usar roupas com elementos refletivos. E se o trabalho for realizado com substâncias perigosas no inverno, as roupas especiais também devem ser impermeáveis a gases e alguns tipos de líquidos.
É melhor fazer roupas de trabalho com um estilo uniforme em toda a empresa. Psicólogos descobriram que pessoas uniformizadas têm melhor desempenho e demonstram mais disciplina. Essas roupas de trabalho também criam um senso de coesão e pertencimento à equipe.
Vídeo

 
                                    













































