Hoje em dia, a moda dá cada vez mais atenção a roupas confortáveis para o dia a dia. Design discreto, material denso e impermeável, estilos flexíveis que se adaptam a cada pessoa são os principais critérios de seleção não apenas para a geração mais velha, mas também para os jovens. Roupas táticas, um termo que surgiu há relativamente pouco tempo, atendem plenamente a esses critérios. Essas roupas possuem propriedades especiais, o que as torna um item de destaque na lista de itens indispensáveis do guarda-roupa.
Variedades
Os equipamentos táticos são desenvolvidos com ênfase principal na resistência ao desgaste, durabilidade e alta funcionalidade de elementos individuais. Portanto, estética e variabilidade não são os mais importantes. No entanto, existem vários tipos estabelecidos de trajes táticos, que são divididos por fabricantes e requisitos militares em cada país. Por exemplo, a versão tradicional do uniforme britânico MultiCam é uma jaqueta e calças, e inserções especiais de cordão são usadas para maior proteção e maior resistência ao desgaste. A versão doméstica desse equipamento é o traje Gorka, que consiste em uma jaqueta e calças que fornecem fixação confiável. Muitos bolsos pequenos oferecem a capacidade de armazenar itens pequenos, e tipos universais de padrões permitem que este traje seja usado não apenas em combate, mas também para caça ou pesca. O material usado na costura de roupas de inverno das forças especiais lida bem com alta umidade ou vento forte e também protege de forma confiável contra danos externos.
Embora os uniformes táticos sejam considerados roupas militares, eles são ideais para uso diário porque:
- Não restringe o movimento;
- Possui alta resistência ao desgaste;
- Impermeável;
- Retém o calor do corpo de forma confiável e absorve a umidade;
- Não requer cuidados especiais;
- Camufla-se bem no ambiente;
- Possui muitos bolsos ocultos e externos, além de fechos que permitem fixar a posição das roupas no corpo.
Um traje de qualidade, por exemplo, traje tático para as forças especiais do GRU, é dividido em vários grupos. Uma classificação mais aprofundada permite que você decida rapidamente sobre a escolha do item de guarda-roupa necessário. Um conjunto tático completo consiste em:
- Roupa íntima térmica;
- Roupas externas;
- Touca;
- Luvas;
- Acessórios (cintos, bolsos adicionais, equipamentos táticos, palmilhas).
Agasalhos incluem camisetas, suéteres, jaquetas de plumas, calças, shorts, macacões e coletes. As principais vantagens das camisetas e camisas táticas em relação às roupas comuns são a alta qualidade, as costuras firmes e resistentes, o material respirável, o corte confortável e a presença de símbolos ou cores especiais. Jaquetas, coletes e jaquetas de plumas são projetados para desempenhar várias funções simultaneamente, por isso têm um design específico: bolsos, alças, cintos e outros acessórios adicionais. Alguns modelos de agasalhos, incluindo calças, têm compartimentos secretos costurados, projetados para transportar armas.
Opções de design e padrão
Os principais tipos de padrões utilizados na fabricação de uniformes táticos para as forças especiais do GRU e outras unidades têm suas raízes na URSS. Os nomes que lhes foram dados naquela época se consolidaram como cores de camuflagem e hoje são usados em todos os lugares.
- "Ameba" é um dos padrões de camuflagem mais antigos, surgido em 1935. Apresentava diversas variações e era destinado ao uniforme de escoteiros, sapadores e atiradores de elite. Grandes manchas, juntamente com um esquema de cores marrom, escondiam perfeitamente o soldado na grama alta e nas montanhas.
- "Floresta decídua" é um tipo de padrão de camuflagem usado durante a Grande Guerra Patriótica para costurar capas e ponchos. Assim como o tipo de padrão anterior, ele tinha várias cores;
- "Folha de prata", às vezes também chamada de "bétula" - tecido verde escuro com áreas cinza claro - deformava bem a silhueta de um soldado e era usada com mais frequência em unidades de engenharia, atiradores de elite e reconhecimento;
- "VSR-93" e "VSR-98 Flora" - esta camuflagem com listras verticais que lembram uma melancia foi feita para certas regiões da Rússia, onde o uso de camuflagem listrada poderia salvar vidas;
- A "flora digital", também conhecida como "digital russa" ou "pixel", é amplamente utilizada para costurar roupas táticas modernas para o Ministério de Assuntos Internos, FSB e forças especiais GRU.





Sapato
Calçados táticos são amplamente utilizados não apenas por pescadores, caçadores e militares, mas também por turistas, ciclistas, atletas e praticantes de trilhas de longa distância. Mesmo aqueles que raramente viajam adoram esses calçados – eles são confortáveis, práticos e se ajustam perfeitamente ao pé, proporcionando boa aderência e proteção contra lesões.
O exemplo clássico de calçado de campanha são as boinas, botas de cano alto com cadarços que fixam firmemente o cano. São ótimas para uso diário, corrida ou situações extremas, e o amortecimento e a distribuição adequada da carga no pé suavizam o impacto, eliminando o risco de deformação. No vestuário tático das forças especiais GRU, as boinas são um elemento indispensável. As botas de cano curto servem perfeitamente como calçados de caminhada; seu cadarço firme e leveza as tornam quase imperceptíveis no pé. Enquanto isso, o material de alta qualidade e a sola multicamadas permitem suportar baixas temperaturas e proporcionar termorregulação.
Para corredores de inverno, tênis táticos são uma ótima opção. Eles são equipados com isolamento sintético especial que mantém os pés aquecidos durante todo o uso.
Alguns modelos são feitos de material de membrana que retém o calor, mas ao mesmo tempo permite que os pés "respirem". Os tênis táticos serão uma boa substituição para tênis e também proporcionarão conforto no uso urbano diário.
Chapéus
Como a cabeça é a parte mais importante do corpo que precisa ser protegida de forma confiável durante o combate, os capacetes táticos são projetados para serem firmemente fixados e fornecer proteção confiável contra chuva e vento. Alguns modelos de capacetes são compatíveis com dispositivos de comunicação, fones de ouvido e óculos táticos. Os uniformes das forças especiais não podem prescindir de chapéu ou boné, que também servem como equipamento de camuflagem e estão disponíveis em diversas cores.
Chapéus de fleece ou lã com forro sintético são uma parte indispensável do traje tático das forças especiais do GRU na estação fria. As vantagens do chapéu incluem:
- Hipoalergênico – apesar do uso de materiais sintéticos, o chapéu não fará mal à saúde;
- Material respirável que proporciona termorregulação;
- Flexibilidade – o chapéu segue perfeitamente o contorno da cabeça, sem apertar o crânio, mas ao mesmo tempo não fica pendurado;
- Fácil de lavar e rápido de secar;
- Tecido transparente ao som – a audição não fica prejudicada;
- Alta resistência ao desgaste.
Os bonés são considerados um acessório moderno para o dia a dia durante a estação quente. Eles não são muito diferentes dos bonés de beisebol comuns, mas sua funcionalidade é muito mais ampla: o boné tem painéis de velcro que permitem colocar identificadores, fitas refletivas e até mesmo uma pequena lanterna. Assim como os chapéus, os chapéus táticos de verão são altamente duráveis, vêm em várias opções de cores de camuflagem e são seguros: o boné não tem elementos metálicos e as costuras ficam escondidas sob tiras especiais de tecido para um uso mais confortável.
Acessórios
Acessórios táticos são um conceito bastante amplo, por isso há muito deixaram de fazer parte da esfera exclusivamente militar. Assim, luvas, agora feitas de Kevlar, Nonex, couro legítimo e artificial, são amplamente utilizadas por caçadores, atletas, pescadores e entusiastas de esportes radicais.
Cintos – de cintura, de arma – são frequentemente usados no dia a dia e são famosos por sua capacidade de suportar cargas pesadas. E nenhum traje tático dispensa lanternas e canivetes. Atenção especial deve ser dada aos óculos, que possuem um revestimento antirreflexo especial e protegem os olhos de forma confiável contra danos externos, incluindo fragmentos, balas, pequenos detritos e areia.
Vídeo

 
                                    

















































