No verão, surge frequentemente a pergunta: como se livrar do cheiro de suor nas roupas? Nem sempre é possível lavar a peça imediatamente, e roupas que ficam paradas por um dia absorvem o suor. O cheiro nem sempre é removido com lavagens regulares, sendo necessário, nesse caso, submeter a peça a outros tipos de tratamento. Vale ressaltar que nem todos os métodos são aceitáveis para agasalhos.
Formas eficazes
Os meios mais comuns para processar coisas foram, são e continuam sendo:
- Bicarbonato de sódio;
- Vinagre 9%;
- Congelamento;
- Sal de cozinha;
- Ácido cítrico;
- Álcool (solução de etila e amônia) e outros agentes.
O método deve ser escolhido dependendo:
- O tecido do qual as roupas são feitas;
- Disponibilidade de fundos;
- Nível de odor desagradável.
Seco
Métodos a seco são recomendados quando não é possível lavar a peça após o tratamento. Usando esses métodos, você conseguirá remover o cheiro de suor das roupas no menor tempo possível.
Amônia + sal + água
Um desses métodos é tratar tecidos com uma solução de amônia. Dissolva 2 colheres de chá de sal de cozinha comum em 5 colheres de sopa de água. Quando o sal dissolver, adicione 5 colheres de sopa de solução de amônia à mistura. Despeje o spray para roupas em um borrifador e aplique nas áreas encharcadas de suor. Depois de umedecer levemente o tecido, ele deve ser seco ao sol. O sol deve atingir as áreas da roupa umedecidas com álcool. Após a secagem, a peça pode ser usada.


Álcool
Além da solução de amônia, o álcool medicinal também é usado para remover o cheiro de suor. Se não houver álcool disponível e for impossível obtê-lo, você pode usar vodca. É aconselhável aplicar álcool com um borrifador ou garrafa de spray. A área tratada com álcool deve ser deixada secar completamente. Quando não houver tempo para esperar a secagem, a área umedecida com álcool deve ser passada a ferro. O álcool evaporará e o cheiro desaparecerá com ele.



Congelamento
O cheiro de suor pode ser eliminado com a ajuda do frio. Na verdade, não é o suor em si que causa o cheiro, mas sim os resíduos de bactérias que vivem na pele. Combinados com o suor, eles deixam um cheiro desagradável. Você pode se livrar dele matando as bactérias. Elas têm medo do frio. Depois de colocar o item no frio, o problema desaparecerá.
Se for inverno lá fora, é permitido pendurar o item na varanda ou no exterior. Após levar a peça para dentro de casa, ela descongela e não há vestígios do cheiro. Em temperaturas positivas, você pode usar o freezer. Basta dobrar a peça várias vezes e colocá-la em um saco plástico limpo. Você pode usar um recipiente (lancheira). Dessa forma, a peça é colocada no freezer até congelar completamente e deixada lá por pelo menos um dia. Após retirar as roupas do freezer, o cheiro desagradável desaparecerá.
Ferro + vinagre
Passar roupa com vinagre é uma ótima maneira de se livrar de todos os odores. Ao passar uma peça de roupa, umedeça-a com uma pequena quantidade de solução de vinagre de um borrifador. Você pode passar roupas com um ferro de passar com vinagre. Quanto mais delicado o tecido, mais grosso deve ser o ferro. O vinagre evaporará e todos os odores desaparecerão com ele. Além disso, esse método ajuda a se livrar de germes que possam estar nas roupas.



Com lavagem
Métodos que envolvem lavagens subsequentes são mais populares e existem em grande número. A maioria dos tecidos não será danificada por uma lavagem ou enxágue adicional. Deixar de molho pode remover até os odores mais persistentes.
Sabão em pó
Um dos primeiros métodos é tentar lavar as roupas com sabão em pó. Não tenha medo do cheiro: após lavagens subsequentes na máquina ou à mão com sabão em pó, o cheiro forte do sabão em pó desaparecerá completamente. As roupas devem ser tratadas de dentro para fora. Vire a peça do avesso e ensaboe a área com manchas de suor e cheiro forte. Este método é mais adequado para tratar tecidos brancos. O sabão em pó é um agente muito forte, podendo até remover a cor de tecidos desbotados. As roupas ensaboadas devem ser deixadas por cerca de meia hora. Após esse período, a peça é lavada normalmente, sem enxágue prévio.
Ácido cítrico
Se precisar remover o cheiro de uma peça de lã, recomenda-se o uso de ácido cítrico. Para isso, prepare uma solução na qual a peça suja fique de molho. Use 4 colheres de sopa cheias de ácido cítrico por litro de água. A solução deve ser suficiente para encharcar bem o tecido. Preste atenção especial à imersão da área onde o cheiro está presente. Deixe as peças na solução por 3 a 4 horas. Depois disso, lave-as na máquina ou com sabão em pó.



Vinagre
Para remover um odor particularmente persistente, use uma solução de vinagre. Adicione 250 ml de vinagre a 10 litros de água. Deixe a peça de molho nessa solução por 10 a 12 horas. Você pode deixá-la de um dia para o outro. Após esse tratamento, coloque a roupa torcida na máquina de lavar. Adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio ao pó. Lave a peça normalmente. Ao final da lavagem, o odor desagradável desaparecerá.

Sal
Uma solução salina é usada apenas em casos particularmente graves. Deve ser usada quando outros métodos para eliminar o odor não funcionaram. Para preparar a solução, você precisa de dois copos de água morna. Adicione três colheres de sopa de sal de cozinha comum. As áreas encharcadas de suor devem ser mergulhadas na solução salina e lavadas à mão. As peças lavadas devem ser deixadas de molho por cerca de 2 horas. Em seguida, a peça deve ser lavada novamente nesta solução e enxaguada duas vezes em água limpa. O sal removerá o odor de suor.



Shampoo ou gel de lavar louça
Você pode remover o cheiro de suor das roupas com detergente líquido, como gel, ou xampu. Aplique uma camada espessa desse líquido (ou uma camada) na área afetada da roupa. Deixe a peça coberta com gel ou xampu por meia hora. Enxágue o detergente restante e seque a roupa, de preferência ao sol. Se você escolher um xampu para remover odores, é melhor usar um que seja desenvolvido para cabelos oleosos.
Refrigerante
Você pode usar bicarbonato de sódio em pó. Molhe levemente as áreas onde o suor penetrou nas roupas, polvilhe bicarbonato de sódio e esfregue um pouco. Nesse estado, deixe a peça lavada agir por 20 minutos. Em seguida, sacuda o bicarbonato e remova as manchas restantes enxaguando a roupa com água. O efeito desse procedimento será potencializado se você lavar a peça após o procedimento.


Refrigerante + peróxido de hidrogênio
Refrigerante e peróxido de hidrogênio também podem ajudar a resolver o problema. Esses produtos são eficazes quando a peça não está muito danificada pelo suor, mas após uma lavagem normal você não consegue se livrar do cheiro. Adicione cerca de 1 colher de sopa de refrigerante e ¼ de um frasco pequeno de peróxido de hidrogênio a uma bacia com água, onde há cerca de 5 a 7 litros. Deixe a peça nessa solução por 1 hora. Em seguida, enxágue em água limpa.
Tratamento de agasalhos
Eliminar o cheiro de suor das axilas é muito mais difícil em agasalhos do que em camisetas ou suéteres comuns. Casacos e jaquetas devem ser tratados com outros métodos. A melhor maneira de evitar esse problema é nunca colocar agasalhos diretamente sobre uma camiseta ou regata. É aconselhável usar protetores de suor especiais em áreas onde há suor excessivo.
Se você não consegue evitar o aparecimento de manchas com cheiro de suor e precisa removê-las, há três opções para se livrar desse problema:
- Congelamento;
- Jornais;
- Solução de amônia.
Como remover o cheiro de suor das roupas usando ar frio: se a temperatura externa estiver abaixo de zero, é permitido simplesmente pendurar a peça do lado de fora por dois ou três dias.
O ar gelado ajuda a eliminar odores das roupas, inclusive os desagradáveis. Um objeto pendurado do lado de fora por vários dias eliminará completamente o odor e ficará com um aroma fresco e gelado.
Depois de trazê-lo para dentro de casa e aquecê-lo à temperatura ambiente, o tecido terá um cheiro agradável e fresco. Jornais comuns também eliminam o cheiro de suor. No entanto, você precisa de uma grande quantidade para que o efeito seja bom. O papel do jornal é tal que absorve facilmente o cheiro. Você precisa encher completamente a jaqueta ou casaco, ou qualquer outra peça de roupa danificada, com jornais amassados. Em seguida, você deve embrulhar completamente a jaqueta já preenchida com os mesmos jornais. É aconselhável armazenar o item dessa forma por vários dias. Os jornais absorverão o cheiro desagradável e, após esse período, poderão ser descartados.
Como remover o odor de suor de roupas usando uma solução de amônia? Este processo é um pouco diferente do descrito acima, que se destina ao tratamento de peças comuns sem lavagem. Para tratar agasalhos, você pode preparar uma mistura de solução de amônia e água na proporção de 1:10. Adicione apenas uma pitada de sal "Extra" a essa mistura. As áreas mais encharcadas de suor são tratadas com um algodão embebido em solução de amônia. Somente o forro interno pode ser tratado dessa forma. A peça deve ser deixada secar completamente. Deve ser pendurada para secar ao sol. Quando secar, não terá mais cheiro de suor.



Como prevenir manchas e odores
Prevenir o aparecimento de odor de suor nas roupas não é tão difícil quanto se livrar dele. Você pode evitar o aparecimento de odores desagradáveis usando absorventes higiênicos.
Existem vários métodos simples, mas muito eficazes, para prevenir o aparecimento do odor de suor. Um dos mais eficazes é secar as roupas ao sol. Secar ao sol ajuda a eliminar o odor e previne o aparecimento de novas manchas persistentes. O uso de antitranspirantes é uma boa prevenção para o aparecimento do odor de suor. Eles devem ser aplicados diariamente com o corpo limpo. O inverno não é exceção. Em climas frios, o suor também é liberado, absorvido por suéteres e camisas, deixando um rastro de mau cheiro. O perfume não mascara, apenas agrava a situação, portanto, um antitranspirante forte é uma excelente opção.
Como se pode observar nas informações descritas neste artigo, você pode se livrar do odor desagradável usando diversos meios improvisados. É claro que é muito mais fácil prevenir um problema do que procurar maneiras de resolvê-lo. As principais regras de prevenção continuam sendo a higiene pessoal e a lavagem regular das roupas. Recomenda-se prestar atenção especial aos procedimentos acima no verão.
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=saxvT-MFmXU

 
                                    










