Com o ritmo de vida moderno, é difícil ficar sem lanchinhos na correria. E não é de se surpreender que, com pressa, você não perceba como as manchas aparecem em suas camisas ou blusas favoritas. Naturalmente, isso não é motivo para jogar coisas fora. Afinal, existem muitas maneiras de remover manchas de gordura das roupas sem estragá-las. Para obter um resultado de qualidade, você precisa determinar corretamente a composição do tecido e escolher o produto de limpeza certo.
Peculiaridades de trabalhar com diferentes tecidos
Para manter as roupas com uma aparência impecável, é aconselhável ter uma ideia de como os materiais reagem à limpeza de diferentes maneiras e com diferentes preparações. A gama de tecidos é muito ampla e pode ser dividida de acordo com o tipo de fibra com que são feitos.
Têxteis naturais
São linho, algodão, lã e seda. Os tecidos de algodão são permeáveis à umidade, sujeitos a encolhimento e podem perder a cor se manuseados incorretamente. Ao trabalhar com seda, é importante ter em mente que a coloração do material pode não ser durável e, se não for limpo com cuidado, podem permanecer defeitos na roupa – manchas esbranquiçadas.
Ao trabalhar com tecidos finos e delicados (seda, cambraia, chiffon), é preciso ter cuidado. Esses materiais não podem ser limpos com compostos abrasivos ou escovas. A remoção de manchas de gordura em roupas feitas de tecidos finos pode ser feita com uma solução de glicerina e amônia (misturadas em proporções iguais). A área contaminada é embebida na composição e, em seguida, lavada à mão em água morna.
Tecidos de lã são geralmente usados para costurar roupas quentes (ternos, vestidos) e agasalhos. Jaquetas são geralmente costuradas em camadas, e casacos sempre têm forro. Portanto, com lavagens regulares, as roupas podem se deformar e será impossível dar a elas uma aparência original e bem cuidada. É aconselhável avaliar cuidadosamente suas opções e a importância do item antes de remover uma mancha de gordura de roupas de lã. Apesar de a lã ser um material muito delicado, você pode usar vários métodos para remover manchas de gordura.
Para remover manchas de itens, use talco, pó de dente e amido de batata. Para remover manchas de óleo de peixe, use uma solução de vinagre de mesa. Para combater manchas sujas em peças de lã tricotada, use glicerina ou passe a peça com ferro quente sobre papel absorvente.



Fibras artificiais
Os materiais são obtidos sinteticamente a partir de matérias-primas naturais (viscose, fibras de acetato). Antes de remover uma mancha de gordura de uma roupa, é importante lembrar que os tecidos de viscose não são resistentes a impactos mecânicos. Portanto, é aconselhável tratar essas roupas com métodos e meios suaves. As áreas contaminadas são limpas com gasolina, sabão em pó ou detergentes sintéticos.


Tecidos sintéticos
São feitos de poliéster, poliamida, poliuretano (nylon, capron, mortadela, lavsan) e são resistentes a álcalis e ácidos. Roupas mortadela são as mais comuns. O tecido fino tem uma superfície lisa. O problema mais urgente ao cuidar de jaquetas ou casacos de mortadela são as áreas brilhantes e oleosas em golas, mangas e bolsos. Você pode se livrar de manchas difíceis com soluções de vinagre de mesa ou bicarbonato de sódio. Para isso, umedeça uma esponja cosmética ou de algodão na mistura e trate a área suja.
Os fabricantes geralmente indicam nas etiquetas as opções de limpeza permitidas para as peças. Portanto, é recomendável ler as instruções do fabricante antes de remover uma mancha de gordura das suas roupas. Como regra geral, você pode usar uma escova macia ou um pano macio.
Os sintéticos absorvem menos gordura, então às vezes é fácil limpar roupas lavando-as regularmente com sabão em pó. Se precisar usar um ferro de passar, não o aqueça muito e passe o tecido apenas em papel que absorva sujeira gordurosa.

Preparação
Alguns tecidos ficam facilmente saturados de gordura. No entanto, os especialistas aconselham não se apressar na remoção de manchas e seguir algumas regras:
- Os movimentos de limpeza são feitos da borda da área contaminada para o centro. Graças a isso, a mancha não aumentará;
- Quanto mais rápido você remover uma mancha de gordura recente, mais fácil será lavar o item da sujeira e o resultado do trabalho será melhor;
- Se você molhar primeiro o tecido com a mancha com água, poderá evitar o halo de manchas;
- Sabe-se que manchas antigas de gordura são facilmente removidas com terebintina, álcool, gasolina e acetona. Como são substâncias tóxicas e inflamáveis, vale a pena abrir as janelas ou realizar o evento ao ar livre antes da limpeza.
Ao trabalhar com roupas sujas, é recomendável realizar várias etapas preparatórias que tornarão o processo de limpeza mais confortável:
- Use uma escova macia para limpar roupas de poeira e sujeira seca;
- Prepare um pano macio e cotonetes. Não aplique uma grande quantidade do produto na mancha de uma só vez. É melhor molhar os panos ou esponjas um a um e limpar lentamente as manchas de gordura;
- Preparar agentes de limpeza - misturar componentes secos ou fazer soluções;
- Teste os produtos em uma peça têxtil específica. Se não houver amostra de tecido, você pode testar a composição em uma área pequena e discreta da peça. Isso é especialmente importante ao limpar tecidos artificiais e sintéticos com produtos, pois eles são facilmente destruídos por alguns solventes.
Para remover manchas com mais eficácia, recomenda-se limpar de dentro para fora (se a roupa permitir). Isso é especialmente verdadeiro para tecidos caros e complexos ou materiais em tons escuros. Antes disso, certifique-se de colocar um pedaço de tecido limpo, papel mata-borrão ou uma toalha de papel sob a área suja na parte da frente da peça.



Métodos populares de remoção de manchas
A contaminação pode surgir a partir de gorduras vegetais e animais. Via de regra, a área contaminada não tem contornos nítidos e é mais escura que a cor do material. Manchas recentes são mais escuras que as antigas. Se você não tratar a área suja a tempo, com o tempo a gordura corroerá a estrutura das fibras do tecido. A contaminação fica mais clara e sua superfície adquire um tom fosco.
Fresco
Se possível, é aconselhável colocar imediatamente papel higiênico ou um guardanapo sob o tecido manchado e por cima dele, passando-o com ferro quente (trocando o papel várias vezes, conforme necessário). Recomenda-se usar mostarda para remover manchas em roupas coloridas ou escuras. Primeiro, prepare uma pasta de mostarda à base de água e espalhe-a sobre a área suja. Após meia hora, limpe o tecido e lave as peças em água morna.
O bicarbonato de sódio é ótimo para limpar peças claras. Remover uma mancha de gordura é fácil com pasta de bicarbonato de sódio. Para isso, misture partes iguais de bicarbonato de sódio e água e aplique na mancha. Para fazer a pasta agir, deixe agir no tecido por 10 a 15 minutos e, em seguida, remova a mistura com um pano úmido.
O sabão em pó é uma maneira bem conhecida e comprovada de remover manchas de gordura. Toda casa tem um produto assim. Basta ensaboar bem a área suja e deixar as roupas agirem por 7 a 8 horas. Assim, toda a sujeira das roupas será facilmente removida - quase sem deixar vestígios. Se o problema aconteceu em um café ou cantina, você pode usar uma migalha de pão branco, que remove perfeitamente manchas de gordura das roupas. Em casa, lave as roupas com uma solução de sabão. Este método pode remover manchas de óleo vegetal em roupas de veludo.
Se os fabricantes não recomendarem a lavagem do tecido, aplique uma pequena quantidade de amido na mancha gordurosa com movimentos leves de fricção. Deixe o pó agir por 10 a 15 minutos e depois sacuda. Se necessário, repita o procedimento várias vezes. Este método é adequado para tecidos com pelo.
Amônia a 10% pode remover manchas de gordura de qualquer tecido. Para a solução de limpeza, misture uma colher de sopa de álcool com um copo de água. Limpe a mancha delicadamente com um cotonete úmido. Em seguida, coloque uma toalha de papel ou 2 a 3 camadas de papel higiênico sobre a área e passe a peça.
Uma solução de vinagre de mesa (uma colher de sopa para meio copo de água) ajudará a remover manchas de gordura animal. Limpe a área suja do tecido com um cotonete embebido na solução de vinagre. Seque com papel-toalha e observe a mancha. Assim que ela clarear, lave a peça como de costume.
O remédio mais comum é o sal fino: ele é borrifado sobre a mancha de gordura e deixado por algum tempo para absorver a gordura. Em seguida, recomenda-se lavar as roupas.
Misturas secas também são ótimas para remover manchas. Um pó de talco e giz é adequado para limpar roupas brancas de algodão e linho. A composição é aplicada na área contaminada, coberta com uma folha de papel poroso (guardanapo, papel-toalha ou papel higiênico) e deixada sob um peso por cerca de um dia. Em seguida, o pó é cuidadosamente sacudido do material.
Trabalhar com superfícies de camurça merece atenção especial. Antes de remover uma mancha de gordura da roupa, recomenda-se secar a sujeira fresca com guardanapos ou um pano fino e limpo para que a gordura seja rapidamente absorvida. Polvilhe generosamente a área desejada com farinha, amido, giz – o que estiver à mão. Pressione levemente a área suja com as mãos limpas para que o pó penetre na estrutura da camurça. Deixe agir por cerca de 50 a 60 minutos. Em seguida, sacuda bem a roupa. Se necessário, repita o procedimento várias vezes. Se a felpa estiver pressionada, ela pode ser removida com uma escova especial para camurça.
Como remover rapidamente uma mancha de gordura de um item de couro? Para tratar a mancha, você precisará de uma pasta de gasolina e farinha de batata (misture partes iguais das substâncias). Esfregue a pasta na área manchada e deixe secar. Assim que a gasolina evaporar, a farinha de batata será fácil de remover.







Velho
Nem sempre é possível remover manchas antigas de roupas de uma só vez. Isso ocorre porque a gordura sofre alterações sob a luz solar, resultando na formação de substâncias pouco solúveis. Às vezes, antes de lavar uma mancha de gordura da roupa, ela é tratada com produtos diversas vezes. Se você não quer gastar dinheiro com tira-manchas caros, pode usar métodos populares comprovados:
- Uma solução salina remove manchas antigas de gordura das roupas muito bem. Basta diluir meio copo de sal em 5 a 7 litros de água quente e deixar as roupas sujas de molho na solução. A água encharcará o tecido e o sal absorverá a gordura. As roupas devem então ser lavadas como de costume e secas;
- Para remover manchas de gordura usando gasolina purificada, umedeça um papel absorvente e coloque-o sob a área manchada. Trate a mancha com um cotonete embebido em gasolina. Certifique-se de lavar as roupas em seguida. Se tiver usado gasolina comum para a limpeza, enxágue as peças e lave-as bem (de preferência na máquina de lavar). Somente detergente removerá o cheiro de derivados de petróleo das peças;
- Antes de remover manchas de gordura de roupas com terebintina e amônia, misture as substâncias em proporções iguais. Umedeça os absorventes internos com a solução e limpe as manchas na roupa várias vezes. Recomenda-se deixar o absorvente interno sobre a área contaminada. Após 2 a 3 horas, lave as peças em água morna.
- Você pode remover uma mancha de gordura com glicerina. Basta aplicar algumas gotas na área suja e deixar agir por 25 a 30 minutos. Em seguida, limpe a área tratada com um cotonete limpo.
Quase todo mundo está familiarizado com o problema de golas oleosas em jaquetas ou casacos. Em casa, você pode remover essas manchas usando uma solução de amônia e sal. Para isso, dilua uma colher de chá de sal (sem lâmina) em 25 g de amônia e umedeça um cotonete. Limpe bem a coleira, recomendando a troca frequente do cotonete.



Produtos domésticos
Donas de casa experientes sabem que o escopo de aplicação de alguns produtos domésticos é muito mais amplo do que o declarado pelos fabricantes. E elas ousadamente usam produtos individuais para remover manchas de gordura:
- O detergente Fairy remove perfeitamente a sujeira não só da louça, mas também de roupas sujas. Esta composição remove perfeitamente o óleo de peixe – basta aplicar algumas gotas na área suja, esperar um pouco e lavar as roupas em água quente. Uma vantagem especial do produto é que ele remove até mesmo o cheiro desagradável de óleo de peixe, que remédios populares simples não conseguem eliminar.
- Acontece que a espuma de barbear também possui qualidades incomuns e surpreendentes. Segundo donas de casa, esse produto muito eficaz é aplicado em manchas sujas nas roupas. Espere de 5 a 10 minutos e lave as peças em água com sabão comum;
- Para preservar a aparência da seda fina e não danificar o tecido, use talco de bebê. O talco tem uma estrutura em pó e, portanto, penetra bem no material sem causar danos. Polvilhe o talco na área contaminada, deixe agir por 15 a 20 minutos e depois sacuda.
- A pasta de dente clareadora também é usada para remover manchas de gordura. Ela é aplicada sobre a mancha, espalhando cuidadosamente sobre a área contaminada e limpa após 10 a 15 minutos.
Os fabricantes recomendam lavar peças sujas com sabão Antipyatin (há um produto para roupas infantis e para roupas brancas com aroma de limão). Ele é feito à base de enzimas naturais. Os fabricantes garantem que o sabão funciona mesmo em água fria e remove perfeitamente manchas de gordura recentes e antigas. Adequado para o cuidado de lã, algodão e seda, não destrói a estrutura dos tecidos e preserva sua cor.
Não existe um produto universal que permita remover perfeitamente manchas de gordura (tanto recentes quanto antigas) em objetos feitos de diferentes materiais. Existem muitas preparações simples, cujo efeito foi testado por muitas donas de casa. Para que o resultado da limpeza não decepcione, é necessário escolher a composição certa e ideal para cada tecido.
Vídeo

 
                                    







