Durante a temporada de piqueniques e atividades divertidas ao ar livre, frequentemente nos deparamos com um fenômeno desagradável: a secreção de árvores e flores. Um dos problemas comuns é a resina de pinheiro, que frequentemente aparece em cascas danificadas. Antes de remover a resina das roupas por conta própria, é recomendável aprender mais sobre as diversas maneiras de remover a substância sem danificar o tecido.
Preparação
A primeira coisa que toda dona de casa que deseja se livrar da resina de pinheiro deve lembrar é não começar a limpeza imediatamente. O fato é que essa substância tem uma estrutura viscosa especial. Se você começar a remover a resina imediatamente, poderá danificar o produto. O principal erro é começar a esfregar a resina de pinheiro mecanicamente: devido ao atrito, a substância penetra ainda mais profundamente nas fibras têxteis. É melhor colocar roupas com manchas de resina frescas no congelador por 2 a 3 horas até que endureçam completamente.
Nesse caso, existe um método que ajuda a remover chiclete das roupas: a estrutura da resina congela na geladeira, e não será difícil removê-la com uma faca. Para remover a resina dos tecidos corretamente, é recomendável considerar as recomendações básicas para preparar o tecido para a limpeza:
- Se a substância já tiver endurecido enquanto a pessoa voltava do piquenique, você pode tentar removê-la com uma faca afiada. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar as fibras do tecido. Este método de preparação só é adequado quando a resina da árvore tiver endurecido: se a substância permanecer viscosa, este procedimento não é recomendado;
- Tecidos macios são preparados apenas colocando-os no congelador. Não use abrasivos ou ferramentas ásperas para remover a mancha – eles estragarão sua peça favorita feita de tecido delicado para sempre.
Se você já decidiu levar a peça a uma lavanderia profissional, ainda precisará realizar as operações acima. Elas ajudarão os profissionais a remover a mancha com mais rapidez e facilidade, sem recorrer a métodos radicais.


Métodos de limpeza
Especialistas em remoção de manchas alertam que não se deve jogar uma peça suja na máquina de lavar – isso não só atrasará a remoção da substância, como também poderá contaminar outras peças na máquina. Tecidos leves, em especial, precisam da escolha correta do método de remoção de resina: como remover a substância das roupas de diferentes maneiras é descrito em mais detalhes abaixo.
Mecânico
O método mais acessível e simples de limpar roupas é a remoção mecânica de manchas. Envolve uma esfregação suave, porém eficaz, da sujeira usando meios improvisados. Diversas opções de tratamento mecânico são apresentadas na tabela com recomendações: para o trabalho, você pode usar guardanapos, faca, tesoura, lâmina, papel-toalha e cotonetes.
| Opções de limpeza | Descrição | 
| Com agentes de limpeza e um cotonete | O pó com partículas abrasivas é despejado em um recipiente, um cotonete úmido é mergulhado nele e a área contaminada é cuidadosamente tratada. | 
| Guardanapos de papel | Caso sejam utilizados produtos mais agressivos, recomenda-se colocar um papel mata-borrão ou guardanapo de papel sob o avesso do tecido. | 
| Uso de objetos cortantes | Uma faca afiada de escritório ou de construção, bem como uma lâmina, são adequadas para o trabalho. Recomenda-se congelar o produto antes de remover manchas de resina. | 
Especialistas em limpeza de manchas difíceis recomendam que você molhe a mancha das bordas para o centro para evitar que ela se espalhe. Além disso, a água comum não ajuda a mancha a se espalhar, então você precisa molhá-la de todos os lados. A limpeza mecânica é permitida em tecidos grossos ou ásperos, como jeans. Este método também se aplica a tecidos de linho e estofados. Para peças delicadas, é melhor não usar objetos pontiagudos para não danificar acidentalmente a superfície.



Térmico
Um dos métodos mais comuns e eficazes para remover resina das roupas é o tratamento térmico do tecido. Aqui, duas opções podem ser distinguidas ao mesmo tempo: usar um ferro de passar e um secador de cabelo. Vamos considerar cada método separadamente:
- Usando um ferro de passar. A alta temperatura removerá a mancha de resina em questão de segundos. Para isso, prepare uma toalha macia e coloque-a sob o objeto danificado. Isso evita que a resina manche a tábua de passar ou outra superfície. O ferro deve ser ligado em potência média ou alta, dependendo do tipo de tecido. A resina de abeto, sob a influência da temperatura, começa a derreter e é absorvida pela toalha macia, e o próprio tecido fica limpo. Resta então lavar a resina com produtos químicos;
- Usando o ar quente de um secador de cabelo. Este método levanta dúvidas entre muitas donas de casa, mas também deve ser considerado. A roupa contaminada preparada é colocada sobre uma superfície plana, com uma folha de papel colocada atrás. Antes de remover a substância, o secador de cabelo é ligado em potência máxima e a mancha é aquecida – ela deve derreter e ser absorvida pelo papel;
Para evitar que a mancha se espalhe pelo tecido, é recomendável molhar a peça com água, assim a limpeza será bem-sucedida.


Químico
O método mais eficaz, porém agressivo, para remover manchas de tecidos é o químico. Antes de remover resina de pinho de roupas, os profissionais recomendam examinar cuidadosamente o rótulo do produto para evitar danos adicionais ao tecido. Para tecidos finos, delicados e coloridos, não é recomendado o uso de agentes branqueadores agressivos: é melhor substituí-los por remédios populares.
Existem vários meios eficazes que ajudarão você a esquecer o incidente desagradável para sempre:
- Limpeza com gasolina purificada, acetona, removedor de esmalte;
- Terebintina e álcool;
- Amido, amônia e terebintina;
- Álcool;
- Tira-manchas;
- Álcool branco.
Antes de limpar a resina de pinho das roupas, recomenda-se usar o produto selecionado em uma área discreta do tecido. Por exemplo, gasolina ou acetona podem ser usadas em tecidos ásperos. A mancha endurecida é removida com um cotonete embebido em solvente. O mesmo método de trabalho é usado com aguarrás.
Para limpar um item com terebintina, aplique-a sobre a mancha por meia hora e, em seguida, limpe a área suja com álcool. Como ambas as substâncias têm um odor forte, recomenda-se lavar o item após o tratamento.
Uma mistura de amido, amônia e terebintina é uma excelente solução para remover manchas persistentes de resina. A mistura é aplicada na mancha e deixada secar completamente. Em seguida, uma escova dura é usada para esfregar a sujeira.
Os tira-manchas provaram ser eficazes na remoção de manchas de resina. Antes de usar um composto químico, é recomendável ler atentamente o rótulo para verificar a compatibilidade com diferentes tipos de tecido.




Receitas caseiras
Donas de casa experientes descobriram há muito tempo que receitas caseiras são uma alternativa a todos os produtos químicos. Elas são consideradas comprovadamente eficazes, não danificam o tecido e estão disponíveis em todas as cozinhas. Abaixo, apresentamos as opções mais populares para remover resina de roupas: os profissionais explicarão como remover a substância cáustica.
- Óleo vegetal e detergente. Esta opção é adequada para trabalhar com peças de lã que absorvem bem esses componentes. Óleo de girassol é aplicado sobre a mancha e deixado por 10 minutos. Em seguida, o detergente de louça entra em ação. Ele é aplicado em camadas com cotonetes ou palitos de algodão. Assim que a mancha desaparecer, a peça é lavada com sabão em pó.
- Coca-Cola. Esta bebida gaseificada se consolidou há muito tempo como um produto doméstico universal. Antes de limpar a resina, o tecido é mergulhado em uma bacia grande com a adição de cola. Após essa manipulação, a mancha fica macia e maleável, facilmente removida da superfície com uma escova.
- Óleo vegetal. Neste caso, utiliza-se apenas produto alimentício. Ele é aplicado na área contaminada por 20 minutos e depois lavado com água e sabão. Na etapa final, é necessário lavar bem o item com sabão em pó para remover o odor.
Acima, discutimos várias opções para remover resina de roupas - agora sabemos como remover uma mancha desagradável e, ao fazer um piquenique, você não precisa se preocupar com coisas estragadas.



Vídeo

 
                                    







