A Coreia é conhecida pela maioria das mulheres por seus cosméticos de qualidade. Mas, recentemente, as coleções de designers coreanos têm atraído cada vez mais atenção. Roupas coreanas de qualidade estão desbancando outras marcas asiáticas. Elas se distinguem por tecidos naturais, uma combinação de tradições e tendências da moda e simplicidade de corte. Showrooms e lojas online de designers coreanos estão abertos em todo o mundo, e a Semana de Moda de Seul é realizada em pé de igualdade com as europeias.
Tipos
O que distingue as marcas de roupas coreanas das demais é sua atenção à tradição. O traje folclórico coreano hanbok foi substituído por modelos mais modernos apenas em meados do século passado. Este traje tem sido usado por cidadãos ricos e pobres desde o século XII. Durante esse período, o hanbok adquiriu muitas tradições e permaneceu praticamente inalterado.
Macho
A versão masculina do hanbok inclui:
- Kat - um chapéu preto de aba larga;
- Chogori é uma jaqueta que fica logo abaixo da cintura;
- Pazhi - calças largas com amarração nos tornozelos que não restringem os movimentos;
- Turumagi – uma jaqueta longa, geralmente para o inverno;
- Sapatos com meias.
Uma gola branca removível era tradicionalmente costurada na gola do paletó; seu objetivo era alongar visualmente a linha do pescoço. Para os homens, o estilo coreano de vestuário dita formas simples e retas. Nenhum elemento da vestimenta deve restringir os movimentos. Às vezes, um magoja era usado sobre o paletó – um longo manto sem mangas, usado desabotoado. As raízes dessa vestimenta eram os trajes tradicionais das princesas mongóis.
Jaquetas e calças eram feitas de tecidos de cores diferentes, o que permitia criar as combinações mais inusitadas. De acordo com as leis coreanas, roupas feitas de algodão ou cânhamo em cinza, verde-claro e outras cores pastéis estavam disponíveis para a maioria da população. Somente os ricos podiam comprar cores vibrantes e seda. Além disso, a aristocracia era formada pelo grau de erudição e pelos cargos ocupados, e não pela riqueza.





mulheres
As seleções femininas coreanas incluem:
- Chhimu - uma saia longa que amarra acima da linha do peito;
- Chogori é uma jaqueta curta com mangas longas e fitas otkorim;
- Meias com sapatos bordados.
A saia chima era presa acima ou abaixo do peito em momentos diferentes. Podia ser costurada em várias camadas, com costas envolventes ou em peça única. Em meados do século XVII, o modelo estreitava-se ligeiramente em direção ao chão, formando linhas mais arredondadas. Às vezes, era levantada um pouco, amarrada, criando ondas. A bainha quase tocava o chão; apenas as kiseng podiam se dar ao luxo de mostrar os tornozelos. A vestimenta nacional coreana, jeogori, variava ligeiramente dependendo da cidade e da moda. Podia atingir a cintura ou cobrir ligeiramente o peito, e em algumas províncias as mães tinham permissão para deixar o peito completamente aberto.
Otkorim e pere são elementos decorativos. As mangas pere lembram os telhados coreanos, frequentemente têm formato arredondado e chegam quase ao chão. Os pobres usavam jaquetas com mangas regulares. E a fita e o nó do otkorim são considerados o principal elemento decorativo da jaqueta. As pontas da fita pendiam até os tornozelos, alongando visualmente a figura.
As roupas tradicionais coreanas não mudaram por muitos séculos, o que demonstra sua praticidade. Muita atenção era dada não apenas aos detalhes do traje e aos acessórios. A cor dos tecidos determinava o estado civil da mulher, a posição do marido na sociedade e indicava riqueza.
Além das roupas do dia a dia, havia roupas festivas usadas nos principais feriados, bem como em casamentos e dias de homenagem aos pais. As cores tradicionais do casamento são vermelho e amarelo. Na cerimônia, os pais da noiva sempre usam rosa, e os do noivo, azul.




Desenhos e padrões
Os tecidos escolhidos para o hanbok eram lisos. Sua única decoração era o bordado, localizado nas bainhas das saias e mangas. Bordados também eram permitidos na fita otkorim. As roupas femininas da Coreia eram decoradas com padrões vegetais e geométricos, além de animais. Dragões e garças adornavam os trajes reais. Hoje em dia, é possível ver diversos animais e pássaros na saia hanbok, muitas vezes pintada à mão.
Muito mais importante do que o padrão era a cor. Vermelho é a cor da prosperidade e da riqueza, amarelo é imperial, azul é estabilidade, preto é criação e branco é um símbolo de aristocracia. Muitas vezes, um terno combinava várias cores.
Essas mesmas tradições migraram para os nossos dias. As roupas femininas são monocromáticas ou decoradas com estampas florais. Modelos jovens podem ser encontrados com imagens vibrantes de personagens de desenhos animados.
Linhas femininas e tons suaves são as marcas registradas do estilo coreano de roupas para meninas. Saias curtas são hoje inaceitavelmente curtas, e o busto deve estar sempre coberto. Combinações de várias cores são possíveis, e estampas podem ser apenas um pequeno acréscimo. Os mais populares são os tecidos lisos.
Bons fabricantes de roupas modernas
A maneira mais fácil de comprar roupas de marcas coreanas é visitar a Coreia, sua capital, Seul. Em Seul, muitos estilistas têm suas próprias pequenas lojas, onde oferecem uma ampla variedade de roupas para jovens, para o escritório, românticas, casuais, tradicionais e outras. Se você quiser comprar um hanbok tradicional, é melhor procurá-lo em seu país de origem, mas todo o resto pode ser comprado sem sair de casa.
Nos Estados Unidos, na Europa e em nosso país, as roupas de grife coreanas têm causado grande comoção ultimamente. As coleções que mais chamaram a atenção são:
- Documento de Jongsoo Lee é um clássico masculino;
- Olho Olho – coisas brilhantes da juventude;
- SJYP – moda de rua dos últimos desfiles;
- Thisisneverthat é o sonho de todo rapper;
- IISE – estilo esportivo;
- Diagonal - roupas femininas da moda;
- O!Oi - looks femininos com um toque francês.
Você também pode procurar por hanbok moderno. Hoje em dia, são roupas da moda coreana que combinam tecidos modernos e o corte de um hanbok autêntico. A maneira mais fácil de comprar itens novos de fabricantes coreanos é por meio de lojas online que aceitam pagamento na entrega.
Vídeo

 
                                    














































