O estilo japonês foi moldado ao longo de muitos séculos. Ele absorveu o poder da natureza, do universo circundante e do meio ambiente. Todas as roupas japonesas são um exemplo único da combinação da imutabilidade de formas e cores. Este é um mundo único e multifacetado de imagens, no qual cada elemento possui sua própria vida harmoniosa, formando um todo único com o mundo circundante.
Variedades
Cada nação tem suas próprias bases e tradições que se refletem no universo do vestuário. O Japão não é exceção. Ele se ramifica em duas vertentes: wafuku (estilo tradicional) e yofuku (estilo ocidental). Os tipos de vestimenta japonesa são diversos e exclusivos.
Os japoneses veneram a natureza desde os tempos antigos e a tratam como um ser vivo. Cada elemento demonstrava o cuidado do mestre que o trabalhava – seja pedra, madeira, argila ou tecido. Os artistas buscavam ver muito no pequeno, por isso tentavam refletir sua visão independente. O traje nacional passou por um longo período de evolução – mais de mil anos. Caracteriza-se pela geometria intrincada do padrão e pela singularidade da composição. A primeira vestimenta nacional japonesa assemelhava-se a um poncho emoldurado por um cinto. No inverno, eram vestidas com várias peças, que serviam de base para a criação de roupas tradicionais com várias camadas.
Os antigos japoneses usavam constantemente hakama (homens) e mo (mulheres). Essa vestimenta, criada de acordo com padrões japoneses especiais, era uma saia feita de vários pedaços de tecido presos a cintos longos. O comprimento dessa saia chegava ao chão. Essa vestimenta não enfatizava a silhueta, era uma espécie de adorno.
Outro tipo de vestimenta nacional japonesa era o haori, que tinha um corte aberto e também caía. O quimono tradicional foi precedido por outro tipo de vestimenta – o kosode, usado tanto por mulheres quanto por homens. Era um robe largo, de corte reto e mangas compridas. Tradicionalmente, o kosode era usado como parte da vestimenta externa.
O Japão antigo estabeleceu o quimono como traje nacional, cujo nome vem da expressão “coisa vestida”. O atributo se distingue por um corte simples. Anteriormente, essas roupas revelavam o status de uma pessoa — sua idade, posição, posição social e até mesmo humor. Os modelos de quimono para meninas têm muitas opções de adornos.
Quanto aos pés, usavam-se meias de seda especiais e calçados apropriados. Tradicionalmente, havia vários tipos de calçados:
- geta – calçado nacional japonês em forma de blocos de madeira;
- zori - eles se distinguiam por uma sola macia, que era presa ao pé com uma tira de couro.
O estilo japonês nas roupas modernas adquiriu o status de um verdadeiro culto e é muito diferente da percepção de um guarda-roupa por um residente europeu. Aqui, em alguns materiais, vê-se a expressão do versátil mundo interior de cada um. Tons ácidos e coloridos que violam os fundamentos tradicionais podem, às vezes, parecer excessivamente vulgares e pesados. A moda japonesa exclui qualquer imitação ou herança. Cada imagem é uma característica específica, um detalhe-chave e uma autoexpressão excepcional. Quanto às preferências de cores, há tons puramente pretos ou tons profundos de verde, rosa, azul e bordô.
Os designers japoneses começaram a surpreender o público com inovações no vestuário há relativamente pouco tempo – cerca de cem anos. Levados pela tendência europeia, os mestres começaram a criar novas coleções criativas que rejeitavam tudo o que era antigo. Designers japoneses famosos tornaram o corte japonês popular e mundialmente famoso. Designers de moda como Yamamoto e Hanae Mori são conhecidos em todo o mundo. Eles se basearam em imagens europeias, complementando-as com elementos orientais. Yamamoto tornou-se famoso por sua modelagem de peças assimétricas em tons de preto e branco. Seu corte assimétrico tornou-se literalmente icônico.
Em 2007, John Galliano apresentou ao mundo sua linha de roupas no estilo origami japonês. A arte da dobradura de papel influenciou o designer e foi incorporada em suas obras fantásticas.
As roupas modernas do Japão destroem as ideias sobre a moda mundial. Elas combinam habilmente formas geométricas e disformes. Aqui você pode encontrar tanto cores vibrantes saturadas quanto roupas em preto e branco. A moda escolar japonesa merece destaque especial. Desde a década de 1920, os motivos marinheiros são populares no país. Hoje, os uniformes japoneses têm padrões uniformes. Os estudantes japoneses são cativados por uma das principais tendências estilizadas em uniformes: a subcultura kawaii. Uniformes com paletó também são muito procurados pelo público escolar. Jaquetas Eton e boleros são especialmente populares. As estudantes gostam de usar vestidos de verão e macacões-saias com suspensórios. O uniforme nas instituições públicas é mais simples do que nas privadas.
Até a sétima série, os meninos devem usar shorts na escola, independentemente do clima. Após a sétima série, eles usam calças e uma jaqueta gakuran. Este é um uniforme preto, marrom ou azul-escuro. A escolha de camisas para usar com jaquetas também é limitada — apenas a branca é permitida.
Moda de rua moderna
O estilo de rua japonês é uma tendência popular no Japão moderno, herdada por meninas e meninos em todo o mundo. O termo estilo japonês combina várias tendências ao mesmo tempo. Todas são semelhantes e relacionadas entre si, mas apresentam algumas diferenças. Uma pessoa não iniciada não notará a diferença imediatamente:
- Harajuku – o estilo Harajuku é considerado um dos mais insanos, tendo se originado no distrito homônimo de Tóquio. A vida sempre foi agitada nesta área. A tendência inclui uma combinação de estilo nacional e elementos da moda moderna. Caracteriza-se por muitos acessórios brilhantes e elementos decorativos.
- Lolita é o estilo mais difundido, que conquistou grande popularidade no Ocidente. Contém um certo culto ao infantilismo, com ênfase no gótico. Nele, você pode encontrar espartilhos, babados, rendas, anáguas e fitas. A tendência "Lolita" pretende enfatizar a imagem infantil e de boneca;
- Ganguro – o estilo se distingue pelo cabelo descolorido, bronzeado escuro incomum e maquiagem contrastante nos olhos em tons de preto e branco. Este estilo inclui extensões de cílios longos e acessórios chamativos. Minissaias e saltos altos – tudo isso faz as garotas japonesas parecerem bonecas vivas;
- Cosplay é uma vestimenta de RPG que imita personagens favoritos de desenhos animados e de computador;
- Decora – decorar a imagem com diversos elementos. As meninas usam muitas joias de metal, pingentes, pulseiras, anéis e correntes. Aqui, o estilo é complementado por atributos sonoros – sinos, guizos;
- Ko Gal - Os adolescentes adoram usar uniformes escolares. Eles também pintam os cabelos de claro e usam bronzeador artificial;
- Kawaii é um estilo infantil comovente. Seus adeptos preferem fantasias de animais ou brinquedos de desenho animado. As cores predominantes são azul, branco, rosa e bege.
- Visual Key – inspirado na subcultura jovem apaixonada pelo punk e glam rock japoneses. As meninas preferem roupas de tons incompatíveis, sapatos de salto alto ou plataforma e tingir o cabelo com cores vibrantes.
A variedade de moda dos designers japoneses modernos distingue suas coleções com um conjunto padrão de itens intercalados com motivos nacionais e elementos soltos:
- As peças externas se distinguem por suas linhas retas, corte livre, que se ajustam levemente à silhueta. A figura feminina e seus traços são cuidadosamente escondidos nas roupas;
- produtos feitos de materiais finos e translúcidos, que são complementados por laços enormes;
- o uso de pregas e franzidos exuberantes para imitar um quimono;
- presença de elementos pontiagudos, transições suaves, inserções brilhantes e brilhantes, decoração com borlas.
Os adolescentes japoneses adoram cinturas altas, roupas em camadas e formas disformes. A razão para isso foi a crença de que, com roupas largas, uma mulher japonesa de baixa estatura parece muito tocante e especialmente frágil. Variações modernas de quimonos com silhuetas de robes permanecem relevantes. Roupas esportivas de diversos designs também estão na moda. Designers japoneses estão trabalhando ativamente nessa direção.








Traje nacional
O quimono é a vestimenta tradicional mais comum. É um tipo de túnica alongada. A vestimenta é amarrada na cintura com um cinto especial (obi) e possui mangas alongadas. O quimono exclui a presença de muitos detalhes ou amarrações. O quimono feminino difere do masculino por incluir doze elementos e ser extremamente difícil de vestir sem a participação de alguém. A vestimenta masculina é mais simples, inclui cinco partes e tem mangas curtas. O quimono geralmente é dobrado da esquerda para a direita.
Obi é um tipo de cinto que permite apertar o quimono. O modelo masculino é mais estreito e curto que o feminino. O obi usado pelas gueixas tinha até um metro de largura, enrolado na cintura em várias camadas e apertado na parte inferior das costas em forma de laço. Se o laço estiver localizado na frente, isso indica que a mulher é casada.
Yukata é um tipo de vestimenta nacional japonesa. É uma versão mais leve do quimono, feita de algodão ou linho. A vestimenta é feita sem forro e é mais comum no verão. Também é um acessório doméstico comum. Yukata é usado após o banho. Existem modelos femininos e masculinos desse tipo de vestimenta.
Keikogi é um traje tradicional que inclui uma camisa e calças largas. Este tipo de vestimenta é usado principalmente em artes marciais. É comum ouvir essa combinação de roupas sendo chamada de quimono, o que é incorreto.
Tabi são meias tradicionais, cujos padrões japoneses separam o dedão do pé dos demais. Essa posição dos dedos é necessária para o uso das tradicionais sandálias japonesas - geta. São sapatos especiais com sola elevada, presos por cadarços ou tiras que vão do calcanhar até a fenda no dedo. Essa tira separa o dedão do dedo médio.
Hakama era o nome do tecido usado para envolver os quadris no Japão antigo. Mais tarde, a ideia foi transformada em calças largas com muitas dobras, que só podiam ser usadas por samurais e sacerdotes. Calças hakama vermelhas também eram comuns entre damas de status aristocrático.
O estilo de roupa japonês uniu silhuetas excêntricas com cortes assimétricos, além do conforto – este é o ponto de partida para todos os designers japoneses modernos. Marcas e rótulos populares de roupas japonesas – Anrealage, Toga, Uniqlo, Y-3.
Vídeo
https://youtu.be/ero5Nviyips

 
                                    















































