Como começar a costurar roupas e surpreender a todos com seu gosto

Roupas DIY Com suas próprias mãos

Hoje, a indústria da costura preenche o mercado com uma variedade de roupas modernas, apresentadas em diversos estilos e cores. A rede de varejo oferece modelos para diferentes faixas etárias. É um erro pensar que costurar roupas é coisa do passado. Há um grande número de estúdios de costura onde profissionais atendem a pedidos individuais. E você também pode aprender a costurar peças em casa. Mas isso exigirá paciência e equipamentos de alta qualidade.

Ferramentas e materiais necessários

Costurar roupas à mão é dividido em etapas: tirar medidas, cortar o material, aplicar marcas no tecido, alinhavar as partes do produto à mão, unir as peças com uma costura à máquina e realizar o tratamento térmico úmido. O que você precisa para costurar? Cada uma dessas operações requer ferramentas e materiais específicos:

  • Agulhas;
  • Alfinetes;.
  • Dedal;
  • Alfineteiros;
  • Tesoura;
  • Instrumentos de medição;
  • Máquina de costura;
  • Ferro.

Para fazer roupas com as próprias mãos, você precisa de materiais básicos, de forro e de acabamento. Eles devem ter boas propriedades de costura, operacionais e higiênicas. O material pode ter diferentes composições. O tecido consiste em fibras de algodão, linho, seda ou lã. Materiais que contêm fibras de náilon ou lavsan têm maior resistência ao desgaste e menos enrugamento. Portanto, os tecidos podem ser divididos em três categorias principais: naturais, artificiais e sintéticos. A indústria têxtil introduziu no mercado uma ampla gama de materiais diferentes usados ​​em produtos de costura: algodão, poliéster, jacquard, seda, chita, chiffon, veludo cotelê.

Ferramentas de costura

Como fazer medições

Para fazer um molde de roupa, você precisa tirar medidas de acordo com as características da figura de uma pessoa:

  • SS ─ meia circunferência (a/c) do pescoço. Medida na base do pescoço;
  • SG ─ p/o peito. A fita métrica é colocada ao longo da parte inferior das escápulas e conectada nas elevações das glândulas mamárias;
  • CT ─ p/o cintura. A fita métrica é colocada ao longo da parte mais estreita da figura;
  • SB ─ p/o quadris. A fita métrica é colocada ao longo dos pontos mais altos das nádegas e conectada no meio do abdômen. A linha do quadril está localizada 15-18 cm abaixo da cintura;
  • BWL ─ comprimento (dl) das costas até a linha da cintura. O centímetro é medido da base do pescoço, paralelo à coluna, até a linha da cintura;
  • DPS ─ comprimento da frente até a linha da cintura. Medida da base do pescoço, passando pela elevação do peito até a linha da cintura;
  • DI ─ para o produto. Coloque o centímetro da sétima vértebra cervical até um determinado comprimento;
  • SBW ─ largura das costas. É a distância entre os cantos das axilas esquerda e direita;
  • ШП ─ largura frontal. O centímetro vai da axila direita, acima do peito e até a axila esquerda;
  • ВПр ─ altura da cava. Medida da base do pescoço até o canto da axila;
  • ВГ ─ altura do busto. O centímetro vai da base do pescoço até a parte mais alta do busto;
  • DP ─ para o ombro. O centímetro está localizado da base do pescoço até a clavícula;
  • OP ─ circunferência do ombro. O centímetro percorre horizontalmente a parte mais larga da parte superior do braço;
  • DR ─ comprimento da manga. O centímetro vai da marca do ombro até o comprimento desejado;
  • CG ─ centro do peito. O centímetro corre entre os pontos salientes do busto.

Como fazer medições

Como tirar medidas de um homem
Medidas para homens
Roupas femininas
Medidas para mulheres

Padrões e padrões

Todo chapeleiro deve entender que a produção de qualquer peça de roupa começa com a criação de um molde. A vida útil da obra-prima criada depende de como o desenho é desenvolvido. Uma costureira iniciante se depara com a seguinte questão: como costurar roupas para que agradem à dona? Você precisa começar a costurar roupas criando a base do molde: linhas verticais e horizontais. Elas criam retângulos nos quais todas as características individuais da figura humana são colocadas. A altura do retângulo é determinada pelo comprimento da futura peça e a largura é determinada pelo comprimento da peça + margem para ajuste livre. Todos os parâmetros são aplicados dentro da base, assim como as características dimensionais da pessoa. Com base na base, você pode alterar o comprimento do produto, o ajuste, o tipo de gola e fazer outras alterações no design. Para costurar roupas com as próprias mãos, por exemplo, um vestido tubinho, existem 4 tipos de ajuste:

  • Muito justo;
  • Adjacente;
  • Semi-equipado;
  • Direto.

A indústria da costura moderna, graças às novas tecnologias, está em constante evolução. O computador veio em auxílio das costureiras, com o qual são criados cálculos para a construção de esquemas e moldes. Sabe-se que um molde pode ser criado com a ajuda de:

  • Fórmula;
  • Modelagem;
  • Modelagem de Mulage;
  • Programas de computador.

Não é aconselhável usar moldes de revista, pois eles são projetados para um corpo padrão. É melhor fazer seus próprios cálculos, de acordo com as características da sua estrutura corporal.

Muitas artesãs, ao criarem esboços de roupas, usam o método da "avó": calculam fórmulas e colocam o resultado no papel. Não há necessidade de ter medo do design independente, assim como da costura de um produto. Para começar, você pode usar moldes para iniciantes que não exigem construção detalhada. Podem ser vestidos simples baseados em uma camiseta, um vestido de verão retangular, que requer dois pedaços de tecido. Você pode costurar roupas com suas próprias mãos a partir de modelos simples e depois passar para os mais complexos. O molde básico criado com os parâmetros removidos permitirá que você crie qualquer molde do produto selecionado. Para reabastecer seu guarda-roupa, basta dominar de 3 a 4 moldes básicos - para um vestido tubinho, saia, calça, camisa. Depois, resta apenas fazer alterações no design dos novos modelos usando o molde. Basta ajustar o decote no molde, alongar ou alargar a parte inferior do vestido tubinho, alterar a largura ou o comprimento das calças. O molde de uma saia básica reta pode ser transformado em uma saia lápis, uma saia godê, uma saia plissada ou uma saia jugo. Todas as alterações no molde básico podem ser feitas em um curto período de tempo. Para um ombro normal, a inclinação da linha da costura do ombro é de 2,5 cm, e para um ombro alto, de 1,5 cm. A linha da inclinação do ombro deve ser estendida em 1,6 cm.

Calças retas
Calça
Vestido linha A
Vestido linha A
Moldes de blusas bem simples
Blusa
Molde de vestido tubinho
Vestido tubinho
Molde de vestido faça você mesmo
Vestido de verão

Tecnologia de costura

Esta frase une várias etapas da produção de roupas:

  • Projeto;
  • Treinamento técnico;
  • Processo.

Hoje em dia, o design recebe atenção especial. É nele que se encontram todas as características das futuras roupas artesanais.

Antes de confeccionar um produto, é necessário fazer esboços da roupa, selecionar o material, os acessórios e outros elementos decorativos. A aparência do modelo depende da execução correta da tecnologia de costura. Cada detalhe do produto deve ser processado e preparado de forma consistente antes de realizar uma determinada operação. A master class sobre costura de roupas descreve em detalhes o algoritmo para costurar roupas do zero.

Item nº. Nome da operação Sequência de execução da operação
1. Preparar as peças Antes da montagem do produto, os bolsos, a gola e os punhos devem ser processados ​​e preparados. Pinças, bolsos de fenda na frente ou linhas moldadas nas peças devem ser feitas nas costas e na frente.

Se estiver costurando uma saia, prepare as pinças, as dobras, marque a parte inferior do produto e costure as laterais. Nas mangas, costure a costura e defina a parte inferior do produto.

2. Montar o produto
  1. Conecte todas as costuras laterais e dos ombros;
  2. Trate o pescoço com material de acabamento ou insira uma gola preparada;
  3. Insira as mangas nas cavas;
  4. Se o corpete for cortado, conecte-o à parte inferior da peça ao longo da cintura;
  5. Processe a parte inferior do produto;
  6. Reforce botões, ganchos ou decore com elementos decorativos.
3. Tratamento térmico úmido após retificação das peças principais Após a costura à máquina, recomenda-se passar a ferro a operação concluída para evitar encolhimento do tecido.
4. Processe os dardos Para evitar que as pinças marcadas com giz ou lápis se desloquem para dentro, elas precisam ser alinhavadas com pontos frequentes. A pinça do busto é costurada da costura do ombro até a parte superior do peito. As pontas restantes dos fios devem ser amarradas com um nó várias vezes. Se o tecido for grosso, ele é passado até o decote e, em um produto feito de tecido fino, a pinça é passada em ambos os lados da costura.
5. Processar as costuras dos ombros A parte da frente das costas e da frente são dobradas para dentro e a costura do ombro é alinhavada. Se houver pinças nas peças, elas devem ser processadas antes da costura à máquina. A costura do ombro é processada com um ponto zigue-zague ou overloque, passada a ferro para trás ou separada. Se a máquina não tiver dispositivos especiais para processar bordas, o corte deve ser dobrado em 0,3-0,5 cm e costurado no avesso. Se o tecido for grosso, o corte pode ser processado com fita de borda. Para fazer isso, dobre a fita e o corte do produto principal com os lados direitos juntos. Costure a 0,2-0,4 cm do corte superior. Em seguida, enrole a fita ao redor da borda do produto, alinhave e costure ao longo da borda da fita.
6. Processe as costuras laterais Após alinhar as marcas de controle, alinhave as costuras laterais. A costura é feita pelo avesso a uma distância de 1,5 cm da borda superior. Costure a margem para facilitar o ajuste, passe-a em direção à prateleira ou passe-a para separar.
7. Processe a parte inferior da manga A parte inferior da manga de uma blusa, vestido ou outro produto é processada com uma costura invisível. E se houver um fecho, 6 a 10 cm não são costurados na parte inferior da manga (excluindo a margem para bainha da manga).
8. Trate o fecho da saia
  1. A costura lateral da cintura não é costurada por 12 a 14 cm (a largura da costura é de 2 a 3 cm). Em seguida, costure na parte inferior da saia;
  2. Processe a borda cortada para o futuro zíper;
  3. Passe a ferro a borda finalizada;
  4. Por dentro, alinhave o zíper e costure-o ao longo do perímetro. Você pode usar um zíper "invisível", mas precisará de uma ferramenta especial para costurar esses zíperes.
9. Processe a parte inferior do produto Finalize a parte inferior do produto com uma bainha com corte aberto ou fechado, alinhavo, costura à máquina ou à mão. Depende do material e do modelo. Tecidos finos são processados ​​com uma costura "Moscou". Para isso, faça a bainha do corte em 0,1-0,2 cm, dobre-o novamente e costure a 0,2 cm do corte. O resultado é uma costura fina e impecável. Tecidos mais grossos são processados ​​com fitas de borda ou trança.
10. Passe o produto acabado Passe o produto acabado em uma tábua de passar.

O trabalho de uma costureira é avaliado pela forma como as roupas são confeccionadas e processadas internamente. Para costurar um produto, utilize os processos de fabricação mais simples e acessíveis. Não tenha medo de costurar, mas acredite em si mesma.

Detalhes do corte da roupa
Preparação do produto
Tratamento térmico de tecido
Passe o produto acabado
Costurar roupas
Costurar roupas
Características da fabricação de roupas
Processamento de cabides
Processe os dardos
Nós fazemos dardos
Costuras laterais
Processamento de costuras laterais
Mangas de roupa
Processamento de mangas
Parte inferior do vestido
Processamento de fundo
Fixação na saia
Fazendo um fecho em uma saia
Como fazer roupas com suas próprias mãos
Tratamento térmico

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios