A fantasia é a melhor maneira de ser criativo, se destacar da multidão e economizar muito dinheiro comprando coisas novas. Toda casa tem um armário, uma cômoda ou várias malas cheias de coisas antigas que trazem boas lembranças. Às vezes, algo foi comprado, mas nunca usado. Todos esses tesouros ocupam muito espaço, mas é uma pena jogá-los fora. Para aqueles que não conseguem se livrar de coisas desnecessárias, você pode usar uma ideia simples como reformar roupas e transformar um antigo armazém em um guarda-roupa da moda. Claro, você terá que se esforçar e, talvez, gastar dinheiro, comprar algumas joias e acessórios para alcançar o resultado desejado. Se der certo, a novidade será completamente única.
Nova vida para coisas velhas
Não é necessário fazer cursos de corte e costura, ter habilidades de design e ir a um ateliê para dar uma segunda vida a algo antigo. Você pode transformar um modelo ultrapassado em algo novo usando sua imaginação e se inspirando em ideias da internet ou desenvolvendo um design você mesmo. Você pode fazer a alteração sozinho, gastando um pouco de esforço e, talvez, dinheiro, ou contatar um mestre em um ateliê. Mas a segunda opção só é adequada para quem vai dar uma nova vida a produtos de marca caros ou itens vintage e muito raros. Caso contrário, a viabilidade financeira da alteração se perde, pois você terá que pagar pelo trabalho do mestre, e isso pode custar um preço semelhante ao de comprar um item novo.
Você pode modernizar radicalmente algo antigo repaginando o estilo e criando um produto completamente novo. Por exemplo, pode ser uma saia estilosa feita de jeans ou um vestido feito de camiseta. Ou você pode optar pelo caminho mais simples e adicionar alguns detalhes, resultando em um item novo e interessante.
Qual é a maneira mais fácil de refazer novos itens de guarda-roupa:
- calças podem ser transformadas em saia, calção ou shorts;
- a camiseta pode ser transformada em um vestido, um top, um colete;
- a saia vira camiseta, regata, vestido, top;
- o vestido pode servir de base para uma saia, um vestido de verão ou uma camiseta;
- um casaco de pele pode virar um colete ou uma gola;
- uma jaqueta de couro pode ser transformada em um colete, bolsa ou clutch estilosa;
- o moletom vai virar uma camiseta ou regata;
- Se você tem habilidades de tricô, você pode desfiar um item antigo e criar algo novo com a mesma lã.
Existem vários segredos sobre como fazer roupas novas a partir de roupas velhas. Antes de começar, você terá que decidir um método para refazer roupas com suas próprias mãos. Você pode transformar uma peça antiga em nova das seguintes maneiras:
- Com a ajuda dos detalhes. Você pode usar botões, lantejoulas, miçangas, strass, rebites e qualquer decoração interessante que encontrar em casa ou comprar com antecedência, especialmente para reformar roupas velhas. Às vezes, basta substituir os botões originais por algo mais bonito, vibrante e reluzente, para que a aparência da peça fique completamente diferente, ou adicionar alguns detalhes chamativos;
- com a ajuda de remendos, tecidos interessantes e outras inserções. Um remendo ou renda colada, um novo cadarço ou uma cunha de tecido ajudarão a transformar um item comum de uma loja de massa em um produto de grife;
- fendas, recortes. Um recorte original mudará completamente a aparência de uma peça de roupa, tornando-a mais aberta ou com várias camadas, com a ajuda de materiais adicionais à fenda;
- com a ajuda de uma impressão, um padrão. Não é necessário pintar paisagens; basta fazer inscrições inusitadas, desenhar símbolos interessantes, hieróglifos ou desenhos figurativos com a ajuda de tintas especiais para tecido, bem como marcadores resistentes à lavagem.
Uma mudança no estilo de uma peça de roupa, novos detalhes, inserções interessantes ou padrões incomuns podem transformar roupas ultrapassadas em itens de guarda-roupa de grife completamente novos. As seguintes ferramentas podem ser necessárias:
- tesoura;
- bastões de cola quente e uma pistola de cola quente;
- agulhas e alfinetes;
- papel vegetal;
- fios;
- ferro;
- tesoura;
- fita métrica de costura;
- máquina de costura/overlock;
- conjunto de agulhas;
- rebitador.




Ideias para remodelação
Você pode encontrar modelos para reforma no seu guarda-roupa, usar roupas velhas da mala da sua mãe ou até mesmo comprar uma peça adequada em um brechó. Esta última opção é um verdadeiro tesouro, onde você pode encontrar ideias interessantes para reformar roupas. Aliás, lá não só há peças usadas, mas também peças completamente novas, vendidas a preços baixíssimos. Outra vantagem desse tipo de loja é que reformar roupas de brechós pode se tornar um verdadeiro achado de grife se você encontrar uma peça vintage e transformá-la com sucesso. Crie um visual moderno, transforme roupas velhas em peças estilosas, talvez com pequenas mudanças nos detalhes, adicionando decorações ou costurando alguns elementos.
Jeans
A peça mais comum no guarda-roupa de todos é a calça jeans. Com o passar dos anos, a quantidade de peças no armário aumenta e se acumula. Um modelo básico, porém sem graça, pode facilmente se tornar interessante com uma nova estampa. A tendência atual dos últimos anos, jeans rasgados, pode ser combinada com detalhes vibrantes de verão.
Para fazer jeans desgastados brilhantes, você precisará de:
- jeans;
- um cortador, uma faca de papelaria ou uma lâmina;
- uma pequena tábua de madeira que pode ser colocada dentro da perna da calça;
- lixa de construção;
- marcador permanente colorido.
Para criar uma estampa brilhante em calças jeans, você precisará seguir alguns passos simples:
- é necessário colocar o jeans sobre uma superfície dura e marcar as áreas que serão tratadas;
- usando uma lixa, lixe as áreas marcadas;
- colocamos a tábua preparada dentro da perna da calça;
- usando uma faca ou cortador, faça cortes horizontais com um passo de alguns milímetros dentro das áreas selecionadas;
- Colorimos os fios nas fendas com um marcador.
Saias
Uma nova vida para coisas antigas geralmente começa depois de folhear revistas de moda, blogs ou programas de TV. Uma opção para atualizar uma saia longa de um estilo antigo é encurtar seu comprimento, dando à bainha o formato de uma cascata. Cores vibrantes e tecidos fluidos são muito relevantes para a nova estação, mas você pode usar qualquer modelo disponível, desde que não seja plissado. Para uma saia nova, você precisará de:
- comprimento da saia do tornozelo para baixo;
- tesoura de costura;
- linha e agulha;
- agulhas e alfinetes;
- fita adesiva;
- giz de costura;
- ferro.
A alteração é realizada da seguinte forma:
- dobre a saia longa ao meio na frente;
- estenda o tecido sobre uma superfície dura (mesa ou chão);
- usando giz, desenhe uma forma redonda na metade do recorte no comprimento necessário;
- recorte a área selecionada;
- dobre a borda inferior em 1 cm e prenda com alfinetes;
- Você pode colocar fita adesiva dentro da dobra e passá-la com ferro, ou simplesmente prender a dobra com ela e depois costurar a borda à mão ou à máquina.



Vestidos
Um item indispensável no guarda-roupa de qualquer mulher é um vestidinho preto. A partir de uma peça antiga que já perdeu a relevância, você pode facilmente criar um vestido versátil e elegante, ideal para ir a um restaurante, a uma festa com as amigas, a um café ou até mesmo para o trabalho no escritório. Para mudar o visual do produto, basta fazer fendas na região do peito e inserir cadarço, criando um lindo decote. Para este artesanato você precisará de:
- um vestido de qualquer estilo com um top justo e um decote redondo;
- cordão de couro;
- tesoura de alfaiate;
- linhas e agulha;
- giz de alfaiate;
- agulhas e alfinetes;
- máquina de costura.
A reciclagem de um vestido velho é feita da seguinte forma:
- no vestido na área do peito traçamos uma linha reta até o comprimento desejado, dependendo da profundidade do futuro decote;
- usando uma tesoura fazemos um corte;
- dobramos as bordas para dentro, formando um recorte em forma de V;
- nós prendemos as dobras com agulhas e alfinetes;
- divida visualmente o comprimento do slot em 5 partes iguais e faça marcas nelas com giz;
- corte o cordão de couro em 10 pedaços pequenos de comprimento igual para as alças;
- formamos laços dobrando as peças ao meio;
- fixamos as peças com alfinetes nas áreas marcadas;
- usando as mãos ou uma máquina, costuramos as laterais do recorte, fixando o tecido e fixando as laçadas nele;
- Nós entrelaçamos o restante do cordão de couro através das alças, formando uma linda trama.



Camisas
No processo de reformar roupas velhas, uma camisa comum e sem graça pode ser transformada em uma peça de grife com recortes originais ou um estilo completamente diferente. Como uma opção simples e rápida para reformar uma camisa ultrapassada, você pode usar o método de criar fendas em forma de gola. Para criar uma solução estilosa, você precisará de:
- uma camisa lisa clássica de qualquer tom, com fecho em formato de botão;
- tesoura de costura;
- giz de alfaiate;
- agulhas e alfinetes;
- folhas de papel;
- lápis;
- agulhas e linhas para combinar com a camisa;
- cola quente e pistola de cola quente.
Uma camisa com decote é criada de acordo com o seguinte esquema:
- Experimente uma camisa velha e marque as áreas no peito como uma gola falsa, mantendo a fileira de botões no meio. Usando giz de alfaiate, contorne a área a ser recortada;
- recorte o molde e copie-o como outra área ao lado dos botões, resultando em dois padrões simétricos;
- fazemos recortes com recuo de 1 cm das linhas aplicadas no tecido;
- Com uma tesoura, faça cortes a uma distância de 1 cm em todo o perímetro dos recortes para que não apareçam vincos durante o processo de dobra;
- Dobramos as fendas resultantes e fixamos a borda usando um ponto invisível ou cola quente.




Casacos de pele
Um casaco de pele é motivo de orgulho para toda mulher. Produtos de pele não se desgastam por muito tempo, mas o próprio estilo pode perder suas características de moda. Nesse caso, você pode procurar opções úteis de alteração na internet. Conselhos de artesãs ajudarão a dar uma segunda vida a itens antigos, mas a pele é um material instável. Para garantir que as peças alteradas sejam de alta qualidade, é melhor entrar em contato com um estúdio ou uma costureira profissional. Para alterar o estilo, você deve preparar os seguintes materiais:
- faca de papelaria;
- uma agulha especial para couro;
- fios fortes;
- pinças;
- fita adesiva para pele e couro;
- padrão;
- viscose para forro;
- acessórios.
Qualquer alteração na moda de um casaco de pele pode ser feita de acordo com o esquema geral:
- É necessário garantir que o pelo não caia do produto. Isso pode ser verificado com água. Parte do produto deve ser umedecida e, após meia hora, a pele deve ser puxada em diferentes direções. Se partes do pelo caírem facilmente, é melhor não refazer o produto. Não é adequado para modernização;
- rasgue o casaco de pele ao longo das costuras e remova o forro;
- comparar o estilo esperado do produto com o que está disponível;
- prenda pedaços de pele às peças do molde, levando em consideração a margem de costura, e corte ao longo das linhas com uma faca especial;
- conecte as partes das peças recortadas usando uma agulha especial para pele;
- reforçar todas as costuras com fita adesiva;
- depois molhamos as costuras e colocamos um peso sobre elas até secarem completamente;
- penteie o pelo paralelamente à costura contra o crescimento das vilosidades;
- costuramos um forro de viscose.
Infantil
Como você sabe, as crianças crescem muito rápido, deixando uma grande quantidade de roupas, às vezes completamente sem uso. Não é necessário jogar fora os materiais; você pode usar roupas velhas para criar modelos de grife interessantes. Com a ajuda de apliques, é possível consertar manchas difíceis e adicionar comprimento com peças de tecido multicoloridas. Você pode mudar qualquer formato de roupa: de combinações a vestidos e calças. Muitas mães recorrem à adaptação; suas ideias interessantes podem ser obtidas em blogs, fóruns infantis e sites especializados.
Para fazer um remake, você pode usar qualquer molde de roupa adulta retirado de master classes especiais. As roupas infantis diferem das roupas adultas apenas pela abundância de tecidos coloridos e decorações adicionais, como apliques. Além disso, as mães podem usar ideias para costurar novos itens de guarda-roupa a partir de roupas adultas antigas.
Exemplos de ideias práticas de alteração para bebês:
- aumentar o comprimento de uma camiseta adicionando uma tira horizontal de tecido no meio;
- criando um vestido a partir de um body pequeno usando sua parte superior e uma saia adicional;
- o tamanho do body pode ser aumentado costurando uma tira de tecido na parte inferior;
- É fácil alongar um vestido jeans com alças novas e uma tira de tecido costurada na parte inferior;
- criando uma camiseta interessante a partir de um body curto. A parte inferior é cortada e lindos babados são costurados nela;
- Recriamos uma manga comprida estilosa a partir de uma camiseta e um macacão. Basta costurar as pernas às mangas por dentro e a peça estilosa está pronta.




Existem muitas opções para reformar roupas a partir de peças antigas. A internet permite que você encontre todas as informações necessárias, com master classes passo a passo, fotos e instruções em vídeo. Você pode encontrar uma ideia adequada e começar a reformar você mesmo. Se for difícil mudar o formato do modelo ou se você precisar reformar uma peça de marca cara, pode pedir ajuda a uma costureira profissional em um ateliê. Reformar peças antigas é a melhor maneira de tornar seu guarda-roupa único e economizar dinheiro na compra de peças novas. Para alcançar o resultado desejado, basta mostrar imaginação e encontrar uma versão interessante do futuro modelo.
Vídeo

 
                                    





































