Cada década traz à tona novas imagens e tendências. A moda dos anos 80 é caracterizada por uma palavra: "demais". Este é um período controverso na história da moda, quando tudo era misturado: clássicos e cores vibrantes, roupas justas e modelos muito amplos, estilo esportivo e joias enormes e chamativas, minissaias e vestidos longos, novas subculturas e estilo retrô.
Moda por país
As roupas dos anos 80 do século XX combinavam diversos estilos: clássicos modernizados, ultramodernos (neoclássicos), visuais retrô, estilo esportivo, jeans e outros. Em diferentes países, as tendências da moda daquela época apresentam semelhanças e diferenças.
URSS
Definitivamente, houve uma revolução na moda. A modéstia está desaparecendo em segundo plano, e uma profusão de cores está ganhando destaque. As tendências populares dos anos 80 se refletiram nas tendências da moda da época: patins, snowboards, hip-hop, techno, aeróbica. Roupas masculinas e femininas feitas de tecidos em cores ácidas eram repletas de inscrições brilhantes (especialmente de marcas), glitter e strass, além de botões multicoloridos. Peças oversized eram complementadas por franjas, e jaquetas espaçosas tinham uma linha de ombros pronunciada.
Dessa diversidade, quatro imagens se destacaram:
- empresária agressiva;
- senhora romântica;
- garota sexy;
- esportista.
O estilo sexy era considerado o mais popular. Todas as meninas usavam leggings, um vestido tubinho, uma saia balão, leggings coloridas, uma jaqueta curta de couro estilo biker, scarpins e um cinto largo nos quadris. As roupas eram, em sua maioria, justas, feitas de elástico e lycra.
Nos anos 80, era moda praticar esportes, especialmente aeróbica. Surgiram trajes brilhantes para atividades físicas, e as revistas de moda da época se destacavam pela abundância de fotos de garotas esbeltas em trajes esportivos. O fato de treino brilhante de meados dos anos 80 não era para desporto, era um “ fato de passeio”.
Marcas estrangeiras tornaram-se conhecidas pelo povo soviético e tornou-se moda costurar etiquetas dessas empresas na parte frontal de ternos e outras roupas. Como havia escassez de itens no país, todos tentavam criar uma roupa única e apresentá-la como uma marca de moda. Por exemplo, um blusão semi-esportivo era considerado um exemplo da moda parisiense. Surgiram cintos enormes nos ombros e as mulheres usavam jaquetas enormes semelhantes às dos homens. O auge da moda eram as calças largas estilo banana, afuniladas na barra, necessariamente de cor brilhante ou com estampa multicolorida. Combinações de preto com vermelho, branco ou azul eram comuns.
Em meados dos anos 80, os "jeans fervidos" tornaram-se populares. Os soviéticos não tinham dinheiro para comprar roupas estrangeiras, então ferviam seus próprios jeans. Para isso, diluíam água sanitária e ferviam as roupas no fogo, previamente amassadas ou torcidas em nós, para que no final a peça não ficasse monocromática, mas com um padrão extravagante.
As calças jeans pirâmide substituíram as calças jeans boiler. Esses estilos se distinguiam por uma parte superior bastante larga e uma parte inferior estreita. A parte inferior era dobrada para cima, formando um punho. Os modelos mais elegantes eram azuis com um camelo bordado ou colado no bolso traseiro.
Fora do país
Nos anos 80, a mudança nas tendências da moda foi particularmente rápida. Surgiram muitos novos estilistas que buscavam criar modelos o mais originais possível, e a modéstia ficou em segundo plano. Tornou-se cada vez mais difícil determinar status social e situação financeira pela aparência. Uma pessoa rica tentava enfatizar seu lugar na sociedade com roupas, enquanto uma pessoa menos rica, ao contrário, tentava esconder sua insolvência com a ajuda de seu guarda-roupa.
A linha prêt-à-porter desenvolveu-se de forma bastante ativa, graças à qual novos itens foram rapidamente promovidos ao público em geral e marcas já conhecidas foram aprimoradas. Além disso, roupas no estilo dos anos 80 implicam o uso de logotipos. Naquela época, eles estavam por toda parte: em roupas esportivas e até mesmo em vestidos de noite.
Apesar da diversidade, as principais tendências da moda foram:
- negócios;
- fitness;
- romântico;
- sensual.
Em diferentes países, elas se desenvolveram de forma distinta, mas estavam unidas pela prevalência de marcas famosas. Falando em estilo, as mulheres dos anos 80 se referiam, antes de tudo, a acessórios: bolsas Dior, Chanel, Louis Vuitton, relógios Rolex, principalmente de ouro. Jovens empresários ambicionavam investir na bolsa de valores; o sucesso vinha de um terno respeitável de uma marca famosa.
Os jovens punks usavam penteados inusitados, surpreendendo os que os cercavam com trajes góticos: roupas, em sua maioria pretas, eram feitas de couro com detalhes rasgados. Os toques agressivos eram enfatizados por acessórios de metal: cintos, rebites, anéis, correntes. O visual era completado por um moicano de cores vibrantes na cabeça. As meninas se permitiam não parecer sempre brutas, às vezes usando minissaias com jaquetas de couro, meias arrastão e botas curtas de bico fino com salto alto. Hoje em dia, uma festa no estilo dos anos 80 sugere exatamente esse tipo de roupa.
Ícones de estilo dos anos 80
O culto ao corpo bonito teve forte influência na formação dos estilos de roupas nos anos 80; revistas escreviam sobre isso e era transmitido nas telas de TV.
Homens
Os ídolos masculinos eram Michael Jackson, David Bowie, Boy George, Valery Leontiev, Thomas Andersen e Dieter Bohlen. Cada um tinha seu próprio estilo de roupa, enfatizando a imagem criada na tela:
- Jackson - uma jaqueta de ombros largos, um cocar volumoso, uma jaqueta de couro, mocassins, meias brancas, um cachecol, luvas, uma camisa e calças largas, muitos strass e lantejoulas;
- Bowie - Camiseta, jeans, jaqueta brilhante, lenço no pescoço, sapatos plataforma, cabelo e maquiagem tingidos;
- George - um cocar brilhante, uma jaqueta com elementos de metal, muita maquiagem, penteados diferentes;
- Andersen - calças de couro e uma jaqueta em um corpo nu;
- Valery Leontiev – uma imagem nova e sofisticada a cada vez.
Os homens também tentaram imitar ídolos famosos.






Mulheres
Para as mulheres, o ícone romântico dos anos 80 era a Princesa Diana. Ela surpreendeu a todos com um vestido de noiva feito com 40 metros de seda. A saia ampla era adornada com renda inglesa antiga e a cauda tinha 7,5 metros de comprimento. Esse traje serviu de inspiração para jovens estilistas que, posteriormente, criaram novas coleções românticas.
O ano de 1979 foi marcado pelo governo de Margaret Thatcher, que levou ao surgimento de um novo estilo de negócios. Ao mesmo tempo, foi lançada a série "Dinastia", que também influenciou a formação de imagens de moda dos jovens.
Na URSS, na década de 80, Raisa Maximovna Gorbacheva ditou o estilo. Ela lançou as tendências na alfaiataria de roupas femininas de negócios. Alla Pugacheva e Barbara Brylska também foram consideradas ícones de estilo. As principais diferenças em relação a outros períodos.
As principais características dos estilos de moda dos anos 80:
- tecidos brilhantes e coloridos;
- muitos strass, pontas afiadas, contas grandes;
- ombreiras enormes;
- mini saias, bodies;
- tênis ou scarpins esportivos;
- óculos com armações brilhantes;
- cortes de cabelo e penteados volumosos: bufantes, cachos finos, penas;
- maquiagem muito chamativa e batom perolado.
Nos anos 80, novas casas de moda ofereciam roupas ativamente: butiques caras de estilistas famosos, pequenas lojas de roupas baratas de jovens estilistas. Novas coleções foram complementadas com toques de estilo retrô, repaginados de forma moderna. Novos tecidos à base de sintéticos e lycra surgiram. As roupas esportivas perderam sua função direta, passando a ser usadas no dia a dia: para o trabalho, para uma festa, para negociações, para o treino. Uma revolução sexual ocorreu, daí: minissaias, saltos altos, espartilhos. Surgiu o estilo sexy. Hoje, festas corporativas no estilo dos anos 80 são frequentemente organizadas.





Vídeo
Foto

 
                                    











































