As mulheres francesas são consideradas ícones de estilo em todo o mundo. Sua capacidade única de combinar elegância com conforto é verdadeiramente admirável, e sua feminilidade refinada é tão atraente que lhes rendeu fama mundial. Hoje, usar o estilo francês nas roupas tornou-se incrivelmente elegante, já que as tendências clássicas são incapazes de perder sua relevância. O sucesso dos costureiros franceses se explica pelo fato de a moda neste país ter se desenvolvido isoladamente por muitos séculos, sem tomar emprestado um único detalhe.
Nuances de estilo
Ao contrário do estereótipo de que a roupa francesa é pretensiosa, isso está longe de ser verdade. A imagem de uma garota com uma saia rodada, uma camisa listrada e uma boina não tem nada em comum com o que as mulheres parisienses realmente vestem. As roupas femininas francesas estão diretamente relacionadas às tendências medievais, e refletem claramente os motivos usados nos trajes nacionais franceses. Listras verticais, xadrez e pequenas bolinhas são indispensáveis em qualquer coleção de moda.
A vestimenta nacional e folclórica francesa também encontrou sua personificação em blusas com botões minúsculos, que lembram vagamente ganchos de espartilho. A revolução burguesa libertou a moda do excesso de decoração, proporcionando liberdade de movimento e autoexpressão.
Uma característica marcante da moda francesa é ignorar o clima. No inverno, as mulheres podem usar um casaco de pele, botas de cano curto perfuradas ou um casaco quente, um chapéu de pele, uma estola de lã e sapatilhas leves, com as pernas nuas.
O estilo das mulheres francesas é bastante simples. À primeira vista, pode parecer que a moça veste a primeira coisa que encontra no armário. Jeans confortáveis, vestidos simples, cardigans combinados com jaquetas xadrez, calças masculinas soltas em tons pastel – uma opção vantajosa para o dia a dia. As jovens geralmente usam vestidos curtos e retos com corte solto, enquanto as mulheres maduras costumam usar terninhos formais, jaquetas e saias midi esvoaçantes.
Os seguintes materiais estão em alta:
- Camurça;
- Veludos;
- Chiffon;
- Couro genuíno;
- Veludo;
- Algodão;
- Seda;
- Tweed.
O estilo francês é uma elegância confortável aliada à sofisticação contida, à simplicidade tocante, ao uso de cores básicas e à rejeição de acessórios extravagantes.
Que tipos de roupas existem?
A vestimenta francesa cativa pela sua modéstia, com um leve toque de uniformidade. Apesar da diversidade de tendências, caracteriza-se por valorizar a silhueta.
Vestidos
O vestidinho preto com que Coco Chanel vestiu o mundo inteiro, vingando-se dos anos em que usou um uniforme escolar sem graça, é considerado um clássico do gênero. A vantagem desse tipo de roupa é que, independentemente da idade, constituição física ou aparência da mulher, ela ficará atraente. Não é coincidência que seja geralmente aceito que uma garota que diz ser estilosa deve ter algo assim em seu guarda-roupa.
Além disso, o estilo francês de se vestir sugere vestidos retos até a metade da panturrilha ou até o joelho. Nem os populares vestidos oversize nem os vestidos justos tipo luva são típicos da França, ao contrário das opções impecavelmente ajustadas com um cardigã ajustado. Para o calor, as francesas preferem vestidos com a parte de baixo esvoaçante, adornados com renda discreta.
Saias
Um detalhe favorito no toalete das meninas são as saias, cuja variedade de estilos permite escolher a melhor opção para uma reunião de negócios, uma visita a um café ou um passeio de domingo. É inaceitável usar minissaias justas, já que as roupas femininas francesas estão longe de ser vulgares. Pelo mesmo motivo, alegando aderir ao estilo francês, você deve recusar peças com strass, lantejoulas e estampas coloridas.
Os modelos mais populares são:
- Uma saia lápis que chega até a linha do joelho e é afunilada em direção à parte inferior, o que alonga visualmente a silhueta e faz a figura parecer mais esguia;
- Saias tulipa românticas, cujo top exuberante ajuda a esconder a magreza excessiva dos quadris e enfatiza vantajosamente a cintura;
- Saias envolventes em corte A até o meio da coxa;
- Saias longas plissadas com bainha assimétrica.
Calça
O estilo francês de vestuário recomenda jeans skinny clássicos para o dia a dia. No escritório, você pode encontrar calças largas clássicas com uma flecha ou calças justas em cores claras.
Agasalhos
Os símbolos da moda francesa moderna podem ser considerados, com razão, uma capa de chuva alongada com uma borda fofa, um sobretudo clássico ajustado e um casaco curto de tweed.
Blusas
Uma blusa com um estilo formal rigoroso é considerada uma peça básica do guarda-roupa francês. Deve ser feita de material natural, ajustada ao corpo e fechada exclusivamente com botões. Se falamos de tops e camisetas, a tendência são as opções discretas de algodão em tons claros, sem inscrições, desenhos ou outras decorações.
Roupas infantis
As roupas infantis francesas merecem admiração, pois, ao olhar para qualquer coleção, parece que cada peça é criada com amor. Utilizamos apenas tecidos naturais e macios ao toque. Tons predatórios e estampas muito coloridas são categoricamente excluídos. Via de regra, as roupas infantis são uma cópia reduzida das roupas adultas. É comum ver mãe e filha usando as mesmas capas de chuva. Invariavelmente, as roupas infantis francesas, que não possuem os padrões, babados e strass típicos dos tecidos russos, se distinguem por sua concisão. Sua característica é a simplicidade.
Cores e tons
As marcas de roupas francesas mais populares enfatizam tons suaves de tecidos e texturas raras. Na maioria das vezes, as roupas femininas francesas são feitas nas seguintes combinações de cores.
| Vestuário | Cor primária | Cor adicional | Sapatos e acessórios | 
| Capa de chuva, gabardina | Bege claro, branco leitoso | Preto, marrom chocolate | Cor contrastante (escarlate, azul escuro, verde) | 
| Blusas e vestidos | Toda a gama de cores pastel | Verde escuro, roxo, bordô | Sapatos bege ou marrom escuro | 
| Ternos de negócios, casacos de tweed, | Rosa, vermelho, cinza, chocolate, preto, branco | Decorado com um padrão xadrez, listras verticais e uma dispersão de pequenos botões | Preto e marrom escuro, areia, branco leitoso | 
| Vestidos de verão, tops, saias | Tons pastel e nude | Estampa floral | Sapatilhas brilhantes e bolsas de cores contrastantes | 
Usando acessórios
Acessórios são geralmente tratados com cautela na França. Mesmo personalidades da mídia e boêmios evitam joias chamativas, e suas bolsas e sapatos são mais práticos e confortáveis do que luxuosos. Clutchs pequenas e bolsas elegantes só podem ser vistas em festivais de cinema ou eventos de gala, e no dia a dia, costuma-se dar preferência a bolsas e mochilas espaçosas. Um penteado caprichado e uma maquiagem discreta ajudam a complementar a imagem criada pelas roupas.
O estilo é baseado em descuido deliberado e desordem romântica, então as roupas femininas francesas só podem ser estragadas por uma pilha de bijuterias e joias. Em vez dos saltos agulha típicos das mulheres eslavas, as roupas femininas francesas são combinadas com sapatilhas rasas. O estilo francês é caracterizado pelo uso de cachecóis volumosos e gorros quentes, mesmo quando a temperatura cai ligeiramente.
Quanto aos representantes do sexo forte, o francês não usa artigos de luxo, pois isso é considerado falta de educação. O único acessório disponível é uma gravata de seda com prendedor e abotoaduras.
Os jovens se vestem da forma mais simples possível, preferindo jeans e mocassins. As marcas de acessórios mais populares hoje em dia são Balmain, Chanel e Dior.
No sentido mais geral, as roupas femininas francesas são sinônimo de elegância simples e suavidade. Seguindo esse estilo, é fácil ser atraente e ter um visual adequado em qualquer situação. Seria um erro pensar que o estilo francês de se vestir é lacônico e sem graça, pois, combinando habilmente certas peças de roupa, experimentando tons e acessórios, você pode criar sua própria imagem única, vibrante e memorável.

 
                                    























































