O corte correto e o caimento perfeito das modelos não garantem um resultado positivo. A combinação de cores nas roupas femininas cria a imagem geral correta, juntamente com o penteado e a maquiagem adequados à sua usuária. Também é importante selecionar corretamente as combinações de cores de um conjunto de roupas, considerando diversos fatores, que serão discutidos a seguir.
Regras e dicas básicas
Ao escolher um conjunto de roupas, é importante entender a quem ele se destina e onde você pode ir com ele. Para que o look fique completo, vale lembrar alguns princípios:
- Um conjunto pode incluir mais de 4 cores, mas não mais que 2 como destaque;
- As cores básicas não são neutras, são os tons que mais combinam com o tipo de cor da mulher e seu estilo de vida;
- Bege, cinza, leitoso e preto são cores neutras e devem compor cerca de 40% do guarda-roupa;
- A base deve ser composta por 40% de cores básicas, 40% de cores neutras e 20% de detalhes, que podem ser escolhidos na paleta sazonal do Instituto Pantone.
As cores básicas do guarda-roupa devem combinar com a aparência do dono! Tons neutros, não.
Combinações de cores em roupas de uma mesma imagem podem ser vantajosas ou estragá-las, tudo depende da finalidade do traje. O código de vestimenta profissional não tolera detalhes, portanto, o esquema de cores do conjunto para o escritório deve privilegiar tons neutros, sem detalhes marcantes. Ao escolher uma roupa para um feriado, outras regras se aplicam. Para uma saída à noite, é melhor escolher um conjunto de roupas da paleta de cores básica do guarda-roupa, adicionando um detalhe vibrante.
Como dica, você pode criar uma tabela de distribuição de cores para o guarda-roupa. Ela mostrará quais paletas de cores são suficientes e quais estão faltando. Este método permite que você responda a várias perguntas importantes:
- Você tem cores neutras suficientes no seu guarda-roupa?
- As cores predominantes combinam com seu estilo de vida?
- Que cores das tendências de moda da estação atual você pode adicionar ao seu guarda-roupa?
A cada temporada, o Instituto Pantone apresenta uma paleta de novas cores que são a base para a criação de tendências para o ano atual ou para o próximo. Os designers, ao criarem suas coleções, frequentemente se concentram na paleta apresentada pela organização. Todos os tons apresentados nela combinam perfeitamente entre si. Ao imprimir essa tabela, você pode facilmente indicar quais cores da lista já estão presentes em seu guarda-roupa e quais devem ser adicionadas para criar um conjunto de roupas moderno e adequado. Ao adicionar acessórios feitos nos tons apresentados ao seu visual, você pode brincar com conjuntos clássicos de forma fácil e inovadora.
Opções ganha-ganha
Para entender o conceito de combinações de cores, vale a pena considerar opções vantajosas para todos: as combinações certas que são apropriadas em diversas situações da vida e combinam com absolutamente qualquer mulher, variando ligeiramente em meios-tons.
Bege é uma cor neutra e serve como uma tela maravilhosa para combinações de cores completamente diferentes. Ao montar um look profissional, vale a pena prestar atenção à combinação de bege com cinza para um visual frio e nude com marrom para um visual quente. A combinação de uma linha de tons neutros (branco, preto, cinza, bege, azul-escuro) entre si é absolutamente vantajosa para qualquer tipo de visual e ocasião. Mulheres com pele e cabelos claros não devem dar preferência a tons exclusivamente claros.
O preto é a cor mais importante nas roupas, pois permite compor qualquer visual. Complementando-o com o branco, obtemos uma ideia clássica do código de vestimenta. Essa combinação é o formato do código de vestimenta black-tie. O preto, complementado por cores como azul e azul-claro, também é adequado para um visual profissional. Para looks mais descontraídos, vermelho, marsala, terracota, ultravioleta e tons de casca de carvalho são combinados com preto. Um vestidinho preto é um item básico clássico do guarda-roupa, permitindo criar looks completamente diferentes, mudando apenas a cor e a textura dos acessórios e sapatos.
Uma opção original e vantajosa para todos é usar apenas uma cor em um conjunto, usando diversas variações de seus tons. Por exemplo, rosa. Algodão-doce e mirtilo coexistem perfeitamente em uma imagem. Eles serão perfeitamente complementados por um tom frio de rosa envelhecido ou pela cor ouro rosé. O vermelho em roupas é adequado para uma imagem monocromática: marsala, rubi, morango e vermelho clássico se complementam perfeitamente. A única nuance que deve ser levada em consideração ao escolher tons para uma imagem monocromática é a temperatura. A combinação deve ocorrer dentro de uma mesma faixa de temperatura.
Roda de cores
O círculo cromático é um diagrama no qual a combinação de tons é considerada dependendo de sua posição em relação uns aos outros. Existem várias maneiras de combinar cores:
- Analógico;
- Complementar;
- Complementar combinado;
- Tríade;
- Retângulo;
- Hexágono.
Cores análogas são uma combinação de tons localizados lado a lado no círculo cromático. Trata-se de uma combinação suave, com transição suave de uma cor para outra. Uma cor principal se destaca – a base do conjunto. Cores com tonalidades próximas e brilhos diferentes são selecionadas para ela.
Cores complementares - os tons estão localizados em partes opostas do círculo cromático. De acordo com a teoria clássica da combinação, uma das cores da escala fria está em harmonia com a cor quente oposta. Por exemplo, o violeta frio complementa perfeitamente o mostarda quente. A imagem parece completa e interessante.
Cores complementares combinadas. A combinação de cores, de acordo com este princípio, baseia-se em uma tonalidade, à qual são selecionadas outras duas, localizadas no lado oposto do círculo, enquanto são análogas ou próximas uma da outra. Essa combinação cria uma paleta mais suave e suave. Considerando o exemplo anterior com uma combinação de cores complementares de violeta frio e mostarda quente, tentaremos selecionar uma terceira cor para o conjunto. Se deixarmos o violeta frio como base, as cores complementares serão mostarda quente e baunilha, que são próximas a ele. Invertendo o esquema e colocando mostarda quente como base, obtemos cores complementares devido ao violeta frio e rosa frio, que são próximas a ele.
Tríade - o esquema é baseado na combinação de 3 cores, localizadas a uma distância igual umas das outras. Sua conexão no esquema cria um triângulo equilátero, cujos vértices são as cores escolhidas. Todas as 3 podem ser iguais, incluídas em uma imagem, ou 1 é dominante e as outras 2 a complementam.
Retângulo - de acordo com a figura geométrica do retângulo, neste esquema, não são escolhidas 3, mas 4 cores. Cada uma das cores é próxima da segunda e complementar às outras 2. É importante considerar que, com este esquema, vale a pena encontrar o equilíbrio certo de tons para que cada uma das cores não atraia toda a atenção para si.
Os estilistas permitem esquemas de combinação de cores na forma de uma estrela de 5 pontas, hexágono e outras figuras, mas são mais difíceis de reproduzir e, portanto, geralmente não são recomendados para uso na vida cotidiana.





Seleção dependendo da estação
A temporada outono-inverno envolve o uso de cores naturais profundas e saturadas: esmeralda, marsala, rubi, terracota e azul-escuro. Na estação fria, essas cores formarão perfeitamente a base do esquema de cores do guarda-roupa de inverno. Combinam melhor com uma gama neutra.
Uma das combinações mais requintadas: marsala + cinza. Se você combinar um cachecol e luvas de cashmere cinza com um casaco marsala, além de um chapéu e botas over the knee do mesmo tom, você terá um look elegante para o dia a dia. Um look aconchegante de outono estará pronto. Um conjunto maravilhoso será criado pela cor marsala nas roupas, além do rubi. Um conjunto monocromático rico permite escolher acessórios e sapatos neutros ou realçar o efeito com um tom complementar: esmeralda, azul-escuro ou jade. Outra combinação clássica do outono é terracota + marrom.
Tons quentes e ricos criam um clima outonal, complementando-se perfeitamente. Os estilistas recomendam escolher cores neutras para essa combinação: baunilha, café, cinza. Roupas femininas cáqui são combinadas com variações pastel de bege, o que também será apropriado no outono. O cáqui não é uma cor agressiva para mulheres, por isso pode ser usado não apenas em roupas esportivas.
Ao escolher uma base de cor para seu guarda-roupa para a temporada primavera-verão, você certamente não pode prescindir do “rei” dos dias quentes – o branco. Por ser uma tela completamente limpa, permite criar absolutamente qualquer imagem sobre o fundo, ao mesmo tempo que refresca e aprimora a imagem geral. Para a vida urbana, o ideal é escolher tons claros e suaves: pêssego, lavanda, menta, cinza. Todos os tons do grupo pastel se complementam perfeitamente, permitindo que estejam presentes em uma única imagem.
A psicologia das cores nas roupas afeta o humor, que é transmitido aos outros. Não se deve escolher cores neon em ambientes urbanos; é melhor deixá-las para climas tropicais e passeios em resorts mediterrâneos. Tons "chamativos" não devem ser incluídos no guarda-roupa de idosos e empresários, pois parecem inadequados. Combinar cores nas roupas é uma espécie de jogo, cujas regras permitem criar facilmente uma imagem competente que se adapte à estação e ao visual. A expressão "se encontram pelas roupas e se despedem pela mente" é uma confirmação cabal disso.




Vídeo
Foto

 
                                    














































