O uniforme de gala de um militar deve estar impecável. É importante que todos os elementos estejam bem presos e rigorosamente em seus devidos lugares. Todo militar precisa saber costurar uma aiguillette corretamente, pois existem regras rígidas para isso. Existem muitas nuances e regras para a fixação correta deste elemento.
O que é uma aiguillette?
A aiguillette é um componente distintivo de um uniforme de gala, usado no ombro direito (ou, em casos raros, no esquerdo). O termo deriva das palavras alemãs anhsel e band, que significam literalmente "axila" e "arco". Este atributo se parece com cordões entrelaçados, envoltos em fios de prata ou ouro e encimados por uma ponta afiada de metal.
Antes de colocar uma aiguillette, seria uma boa ideia se familiarizar com a história desse interessante atributo. Segundo uma versão, as aiguillettes surgiram no século XVII na Europa Ocidental. Existem duas versões sobre sua origem. Segundo a primeira, esse detalhe era usado para diversas medições e, em vez de uma ponta, havia um lápis para anotações. Outra versão diz que o atributo em questão surgiu no final do século XVI, durante ações militares entre a Espanha e a Holanda, quando cidadãos deste último país, em sua luta pela liberdade, o usaram como um símbolo que denotava sua prontidão para morrer em uma corda.
Acredita-se que a história da aiguillette tenha origem na época em que os atiradores usavam mosquetes antigos com pavios. Eles carregavam rolos de pavio consigo, jogando-os sobre os ombros.
No Império Russo, a aiguillette começou a ser usada em 1762. Era usada como um símbolo distintivo das tropas de infantaria dos batalhões de granadeiros e mosqueteiros. Para os oficiais, o atributo deveria ser revestido com fios folheados a ouro ou prata. Em 1917, foi abolida e só voltou a ser usada em 1971. Em seguida, voltou a ser usada como ornamento do uniforme de gala. O elemento em questão ainda é usado, por isso a questão de como prender a aiguillette é importante para muitos militares.
Regras de publicação
Via de regra, a aiguillette costuma ser fixada no lado direito. No entanto, pode ser necessária a fixação no lado esquerdo. Portanto, antes de costurar a aiguillette, você deve descobrir em qual lado do uniforme ela deve ser colocada.
De acordo com o regulamento, o atributo é colocado no lado direito do paletó, diretamente abaixo da alça do ombro. A ponta do primeiro cordão a partir da borda deve ser posicionada de forma que fique a 5 mm da borda da alça do ombro, no lado da manga.
A aiguillette é usada no exército russo em duas variações. Segundo uma delas, ela é fixada ao uniforme de gala dos oficiais. Trata-se de um acessório amarelo com duas pontas de metal entrelaçadas. Dois botões são usados para fixá-la. Os militares subalternos usam aiguillettes brancas, feitas de um único cordão, que termina com uma ponta de metal amarela.
O restante do pacote é preso à jaqueta sob a lapela com um acessório metálico especial. Para fixá-lo, é necessário costurar um botão para que a alça do atributo fique escondida dos outros. Acontece que eles dispensam o botão; para isso, costuram a alça diretamente sob a lapela. De acordo com o regulamento, são obrigados a usar a aiguillette no uniforme de gala:
- pessoas participando de desfiles do exército;
- membros da orquestra militar;
- militares que fazem parte da guarda de honra.
A aiguillette não é um elemento tradicional do uniforme militar russo. É usada para decorar o uniforme na maioria dos países. Por exemplo, na Grã-Bretanha, esse atributo pode ser feito de fio de ouro, bem como de fios azuis, azul-claros e carmesim.

Técnica de costura do produto
A aiguillette é usada como elemento do uniforme de gala. Geralmente, é colocada sob a alça do ombro direito. Ao fixar o atributo ao uniforme, é necessário seguir as instruções:
- A primeira coisa que você precisa fazer é rasgar parte da alça do lado da manga.
- Uma aiguillette comprada geralmente tem uma tira especial, com a qual é fixada ao uniforme. Se não estiver disponível, você pode costurar o atributo diretamente ou fazer a tira você mesmo. Em seguida, a uma distância de 5 mm da borda, você deve passar os cordões amarrados da aiguillette por baixo da alça do ombro. Em seguida, você precisa costurar a tira ou os próprios cordões na parte do ombro do uniforme.
- Em seguida, você deve prender a alça de ombro no lugar. É importante garantir que ela não fique deformada.
- Em seguida, você precisa passar a manga pela alça externa da agulha. O cordão deve ficar sob a manga.
- A outra parte com a ponta deve ser fixada sob a lapela da gola ou no bolso do peito. Para isso, você precisa costurar um botão e passar a alça da agulha por cima.
Às vezes, a fixação é feita sem botão, e nesse caso o próprio atributo é costurado ao uniforme. Se precisar fixar a aiguillette no fecho da barra, você deve passar a alça em um dos botões do uniforme e simplesmente prendê-la.
Como anexar a um uniforme feminino ou de desmobilização
Usar aiguillettes não é privilégio exclusivo dos militares. Há uma tradição segundo a qual os soldados, após a desmobilização, costuram elementos distintivos brancos em seus uniformes por iniciativa própria. Eles também podem ser fixados em suas roupas por pessoas envolvidas na reconstituição de eventos históricos e por "meninas percussoras de hussardos".
O formato deste último lembra mais os figurinos de produções teatrais, mas a aiguillette também é usada. Ela é fixada, como em trajes militares, de acordo com um esquema semelhante: o fecho é costurado sob a dragona direita. A única diferença: o uniforme do baterista não tem lapelas; nesse caso, você pode fixar cuidadosamente o atributo no uniforme.
Existe uma maneira de fixar a aiguillette sob a gola. Para isso, costura-se um botão por baixo e prende-se uma argola a ele. A outra ponta dos cordões pode ser presa a um dos botões da barra central.
Antes de costurar a aiguillette, você deve escolher o método de fixação e descobrir de que lado ela deve ficar. Ela deve ser fixada com cuidado, mas com firmeza, evitando a deformação da alça. Nesse caso, o uniforme terá uma aparência digna e bonita.
Vídeo

 
                                    












