Alças de ombro, patentes e títulos dos cossacos, características da hierarquia do exército

Militares

Inúmeras obras literárias, eventos históricos, folclore com um toque especial – tudo isso contribuiu para a fama dos cossacos em todo o mundo. Lendas foram compostas sobre seu amor pela liberdade, invencibilidade e façanhas. O sistema militar estabelecido, que se desenvolveu ao longo dos séculos, ainda contribui para a manutenção da disciplina e a constante prontidão para o combate. Um componente importante da estrutura são os títulos, patentes e ombreiras cossacos, usados ​​com orgulho e honra. Atualmente, na Rússia, existe uma lista regulamentada de patentes, bem como certos requisitos para uniformes e marcas de identificação.

Hierarquia do exército cossaco

As comunidades cossacas surgiram no início do século XV. Inicialmente, eram grupos livres do Don, Dnepropetrovsk e Volga, pertencentes ao clã cossaco. Mais tarde, surgiu o famoso Sich Zaporizhiano. Nessas formações, havia muitas patentes diferentes. Entre elas, atamans, cantereis, centuriões, hetmans e capatazes.

Nos séculos XV e XVI, também surgiram coronéis, esauls, subesauls, hetmans e outros. Foi nessa época que começou a sistematização das patentes entre os cossacos. A longo prazo, isso influenciou o desenvolvimento das formações cossacas. Naquela época, o recrutamento para as formações era feito em grupos de 600 pessoas.

O procedimento era liderado pelo "chefe", que se reportava ao voivoda. As pessoas eram recrutadas dos "instrumentos" e divididas em centenas. Eram lideradas por centuriões, sob sua subordinação havia meias centenas. Depois disso, a hierarquia previa dezenas, sob a liderança de capatazes. Cada assentamento cossaco contava com militares que desempenhavam as funções de fuzileiros comuns.

No exército cossaco, os destacamentos eram chamados de stanitsas e eram liderados por atamans.

Em caso de ingresso no serviço em um assentamento para posterior residência, os cossacos ficavam sob a liderança do governador da cidade. Se os cossacos "de guarda" fossem enviados para um assentamento separadamente, eles ficavam subordinados ao administrador. Esses líderes eram colocados acima dos cinquenta homens. Os atamans eram avaliados no mesmo nível dos "filhos dos boiardos". Posteriormente, além das recompensas monetárias, eles recebiam lotes de terra.

do czar

Uma sistematização unificada da hierarquia no exército czarista foi aprovada no século XVIII, após a "Tabela de Postos" desenvolvida por Pedro, o Grande. De acordo com este documento, grandes mudanças foram feitas nas patentes e alças cossacas do exército czarista.

Naquela época, as patentes e insígnias foram organizadas e então reunidas em uma única primeira classe. No final do século XVIII, a sistematização militar das formações cossacas mudou. Em 1828, durante o reinado de Nicolau I, foi criado um sistema unificado de patentes e alças cossacas. Incluía:

  • oficiais de estado-maior (oficiais superiores), incluindo coronéis, tenentes-coronéis e capatazes militares;
  • oficiais superiores (oficiais juniores), incluindo esauls, centuriões, alferes;
  • patentes mais baixas - sargentos, suboficiais, cossacos ordenados (soldados).

O sistema de tropas cossacas mencionado acima vigorou até 1880. Mudanças começaram a ser feitas após o surgimento do "podkorunzhiy". Em 1884, a patente de "tenente-coronel" foi substituída por "chefe de tropa", equivalente à de major militar. Além disso, foi introduzida a patente de "podesaul", semelhante à de capitão de estado-maior da cavalaria do exército imperial. No total, a hierarquia dessas formações incluía mais de 10 patentes do novo modelo.

Moderno

Atualmente, de acordo com o Registro do Estado, as comunidades cossacas são divididas em: superior, principal, sênior, júnior e inferior. Os cossacos da Rússia têm onze divisões com seus próprios órgãos de governo. O Registro do Estado regulamenta as seguintes categorias:

  • Cossacos e escriturários (inferior);
  • suboficiais, sargentos (juniores);
  • subalferes, alferes, centuriões e subesauls (seniores);
  • esauls, kurens, coronéis cossacos (chefe);
  • Generais cossacos (mais alto).

A patente mais baixa pode ser atribuída pelo ataman da comunidade cossaca. O ataman militar tem o direito de atribuir patentes relacionadas a juniores e seniores. As patentes posteriores ao esaul podem ser atribuídas pelo Presidente do Conselho para Assuntos Cossacos, que é o representante autorizado do Presidente da Federação Russa. O próprio Presidente pode nomear um general cossaco.

Alças e insígnias

Apesar de inicialmente as formações cossacas se considerarem livres, elas ainda tinham uma hierarquia claramente estruturada. E quando o exército foi introduzido em formações regulares, as patentes cossacas no exército foram harmonizadas com as patentes de oficiais. Agora podemos traçar uma analogia entre as patentes com alças dos cossacos e o exército da Rússia ou da URSS. A patente de cossaco é equivalente à de um soldado raso.

As alças azuis pentagonais dos cossacos são usadas diariamente. Os oficiais têm um campo prateado, enquanto as patentes mais jovens têm um campo colorido. A alça é presa à gola por botões decorados com um brasão. Há também uma versão de campo; as alças desta categoria de cossacos são feitas de tecido verde com campos cáqui.

Classificação Proporção de armas combinadas Alças de ombro para o dia a dia Alças de ombro de campo
Cossaco Privado Alça de ombro azul limpa Alça de ombro verde limpa
Comandante Cabo Lance Do outro lado há uma estreita faixa cinza Do outro lado há uma estreita faixa cáqui
sargento júnior Sargento Júnior Do outro lado há duas estreitas listras cinzentas Do outro lado há duas listras estreitas de cáqui
O policial Sargento As alças do sargento têm três listras cinzas estreitas. Três listras estreitas cáqui
sargento sênior Sargento Sênior Do outro lado há uma larga faixa cinza Larga faixa cáqui em toda a extensão
Sargento Júnior Sargento-mor Ao longo da larga faixa cinza Ao longo da larga faixa de tom cáqui
Sargento-mor Bandeira Ao longo da larga faixa cinza e sobre ela estão 2 estrelas Ao longo da larga faixa de cor cáqui e sobre ela estão 2 estrelas
Sargento-mor sênior Subtenente Sênior Ao longo da larga faixa cinza e sobre ela estão 3 estrelas Ao longo da larga faixa de cor cáqui e sobre ela estão 3 estrelas
Bandeira Tenente Júnior Ao longo da fina faixa colorida e sobre ela uma estrela Ao longo da fina faixa de cor cáqui e uma estrela
Bandeira Tenente Ao longo da fina faixa colorida e 2 estrelas nas laterais dela Ao longo da fina faixa de cor cáqui e 2 estrelas nas laterais
Centurião Tenente Sênior Ao longo de uma faixa fina colorida, uma estrela nela e 2 estrelas nas laterais, na parte inferior da alça do ombro Ao longo de uma faixa fina de cor cáqui, uma estrela nela e 2 estrelas nas laterais, na parte inferior da alça de ombro
Podesaul Capitão Ao longo de uma faixa fina colorida, 2 estrelas nela, 2 estrelas nas laterais na parte inferior da alça de ombro Ao longo de uma faixa fina de cor cáqui, 2 estrelas nela, 2 estrelas nas laterais, na parte inferior da alça de ombro
Esaul Principal Ao longo de uma fina faixa colorida Ao longo de uma fina faixa de cor cáqui
sargento-mor militar Tenente-coronel Ao longo de duas listras finas coloridas, 2 estrelas nelas, 2 estrelas nas laterais na parte inferior da alça de ombro Ao longo de duas finas listras cáqui, 2 estrelas nelas, 2 estrelas nas laterais delas na parte inferior da alça de ombro
Coronel Cossaco Coronel Ao longo de duas finas listras coloridas Ao longo de duas finas listras cáqui
General Cossaco Major-General Há duas estrelas na parte inferior da alça. Há duas estrelas na parte inferior da alça.

Diferenças geográficas surgiram entre os cossacos do Don e do Kuban. O equipamento do exército cossaco do Kuban foi influenciado pelo uniforme dos montanheses; por exemplo, eles usavam casacos circassianos, populares no Cáucaso. Os soldados do exército do Don usavam chekmeni.

Calças azuis eram usadas no dia a dia do Don. Calças carmesim eram usadas para férias ou para ir à igreja. Além disso, a cor era escolhida com base na idade do cossaco, sua patente militar e a época do ano. As calças dos cossacos de Kuban eram e continuam sendo pretas.

Hoje em dia, o estado apoia ativamente o renascimento dos cossacos. A cada ano, mais e mais pessoas se juntam a essa formação. É uma espécie de homenagem à história, à coragem, à bravura e à honra.

Vídeo

https://youtu.be/x_2g2XXQG48

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios