Fazendo um cachecol de soldado com suas próprias mãos de tecido ou papel

Militares

Mantendo em seus corações a memória daqueles que morreram durante a Grande Guerra Patriótica, as pessoas criam diversos acessórios que expressam pesar e respeito pelos soldados. Entre eles está o cachecol de soldado, que na maioria dos casos é feito de forma independente. Graças a esse atributo, as memórias dos heróis caídos são preservadas por gerações. É por isso que o conhecimento das regras e métodos de sua fabricação é essencial para todo cidadão devoto à Pátria.

A essência da ação

A campanha "Cachecol do Soldado" surgiu em 2004 e estava inicialmente planejada para ser realizada na maioria das escolas da capital. Mas o crescente interesse pelo evento influenciou seu crescimento para uma escala nacional. Durante a campanha, uma tela comum é exibida, composta por pequenos retalhos trazidos por aqueles que se importaram com as ações que ocorreram entre 1941 e 1945.

O principal objetivo da campanha é preservar a memória de grandes guerreiros. Considerando que nem todos eles estão imortalizados em livros e outras publicações históricas, cada família pode dar a sua contribuição confeccionando um cachecol em memória deles com as próprias mãos. Estudantes de escolas russas, acompanhados de seus representantes legais, podem participar da campanha. No entanto, o herói falecido não precisa ser necessariamente um parente, pode ser apenas um conhecido.

Para perpetuar a memória, basta descobrir informações sobre o participante da Grande Guerra Patriótica: sobrenome, nome, patronímico, ano de nascimento, patente militar. Também é necessário indicar os locais onde lutou pela Pátria e fornecer informações sobre as condecorações que recebeu. Todas as informações coletadas estão expostas em um pedaço de tecido liso.

A essência da campanha é preservar a memória dos grandes guerreiros

O que é um cachecol de memória?

Como mencionado acima, o cachecol de memória de um soldado é feito de um material. Você pode simplesmente aplicar as informações sobre o soldado com uma caneta hidrográfica, mas produtos com bordados, apliques e outros itens decorativos feitos à mão ficam muito mais bonitos. É permitido usar papel em vez de tecido. As dimensões do acessório são 30 x 30 cm, às vezes 40 x 40 cm, onde o tecido principal ocupa um volume igual a 36 x 36 cm. Ao confeccioná-lo, é aconselhável usar tecido nas cores branca, azul ou vermelha.

Além do sobrenome, nome e patronímico, informações sobre condecorações, campos de batalha e data de nascimento, pequenos lenços podem ser complementados com inscrições de agradecimento. Entre elas, as mais populares são as frases:

  1. "Memória eterna aos heróis do nosso país!"
  2. "Eles lutaram por sua pátria!"
  3. "Nós lembramos, estamos orgulhosos!"
  4. "Ninguém é esquecido, nada é esquecido!"
  5. "Nós nos lembramos deles!"

É permitido aplicar inscrições no cachecol de um soldado com canetas hidrográficas ou marcadores. Também é possível bordar todos os dados no tecido com ponto cetim ou ponto cruz, usando fios de algodão. Muitos cachecóis são decorados com flores (cravos, rosas, crisântemos) e fitas de São Jorge. Imagens de uma estrela e da Chama Eterna são comuns.

Como criar com suas próprias mãos a partir de tecido

Muitas pessoas se interessam em como fazer um cachecol com as próprias mãos, para depois levá-lo à grande celebração do Dia da Vitória. Na verdade, praticamente não há restrições quanto à produção deste atributo. Geralmente é feito de tecido, mas também existem opções combinadas com papel. Para fazer uma base de tecido, você precisará de:

  • uma peça medindo 40 x 40 cm;
  • restos de materiais coloridos para criação de apliques;
  • canetas hidrográficas ou marcadores;
  • fios de fio dental;
  • tesoura;
  • trança ou renda.

O processo de confecção de um cachecol para o dia 9 de maio consiste em várias etapas. A primeira é a preparação do material. Se não houver um remendo adequado, ele deve ser cortado de um pedaço de tecido. Em seguida, é necessário processar as bordas com trança, fita de cetim, franja ou renda. Isso evitará que as bordas desfiem ou enrolem. Em seguida, é necessário desenhar ou bordar com linha o sobrenome, nome e patronímico do soldado, ano de nascimento, informações sobre os locais de batalha e condecorações, se houver. Um pouco mais distante da inscrição principal, é colocada uma assinatura de agradecimento. Resta apenas decorar a decoração a seu gosto.

Cada tecido tem suas próprias vantagens. Algodão grosso e linho (puro ou com aditivos) mantêm bem sua forma. É fácil bordar em chita, chita grossa e cetim. E é mais fácil desenhar em cetim e seda com canetas hidrográficas.

Se usar papel para decoração, é melhor comprar papelão branco grosso. Ele pode ser facilmente costurado ao tecido e escrito com marcadores, ou cada letra recortada separadamente pode ser colada. O cachecol pode ser complementado com um aplique de uma chama eterna. Para isso, você precisará de:

  • papel A4 grosso;
  • tesoura de escritório;
  • lápis simples;
  • cola;
  • papel colorido.

Primeiro, você precisa recortar chamas em papel colorido – amarelo, vermelho ou laranja. Depois, cole-as, deixando as bordas livres (elas são então enroladas com tesoura ou dedos). O próximo passo é recortar uma estrela em papel vermelho e colar todos os detalhes em papelão grosso. Por fim, você pode decorar o cachecol com vários elementos patrióticos.

Ideias de design

Entre as opções mais populares para decorar o cachecol de um soldado estão a fita de São Jorge, a estrela vermelha, diversas flores e inscrições com o aniversário da Vitória. O texto principal geralmente fica no centro do produto; todos os outros detalhes podem ser colocados onde você quiser. Você pode fazer a decoração usando a técnica de ponto cruz. Por exemplo, coloque flores em um canto e a inscrição "9 de maio" em outro. O tecido pode ser finalizado com a fita de São Jorge, que é vendida pronta em muitas lojas.

Se não tiver um molde pronto, você pode criar o desenho usando um lápis simples. Depois, borde-o em ponto cetim com fios de algodão. Criar letras é um processo bastante trabalhoso, então, para simplificar a tarefa, você pode escrevê-las com um marcador e desenhar todos os outros elementos como bordados. A estrela vermelha pode ser cortada em feltro, as bordas podem ser processadas com uma costura uniforme e costuradas em um cachecol de soldado. Flores, flâmulas e outros elementos simbólicos são criados usando o mesmo princípio.

A renda é frequentemente usada para decoração, servindo como borda para o cachecol. Ela pode ser branca, continuando a linha do tecido, ou preta, simbolizando o luto. No meio, você pode colocar a fita de São Jorge em forma de uma linha reta simples. Fica muito bonito dobrado em forma de laço, borboleta ou flor.

Um cachecol de soldado pode ser decorado de qualquer maneira, de acordo com as preferências individuais. Cada mestre coloca nele um pedaço de sua alma e sentimentos de gratidão aos seus entes queridos que partiram e lutaram pela Pátria, graças aos quais nossa geração agora admira o céu tranquilo acima de nossas cabeças.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios