História da origem das listras, uso na moda moderna

Militares

As calças se tornaram um item tão cotidiano do guarda-roupa que são percebidas como comuns. Você pode adicionar criatividade e diversificar o visual não apenas com um estilo original, mas também com listras finas de tecido. É geralmente aceito que as listras são elementos decorativos na parte externa da perna da calça. Um aplique colorido pode transformar as roupas e adicionar um toque especial. E este ano, também é uma tendência da moda.

O que eles são?

As listras costumavam ser usadas na parte externa das calças de oficiais e generais. Agora, elas podem ser vistas em roupas esportivas e calças casuais. Naturalmente, as listras de tecido em peças modernas não têm nenhum significado especial.

Segundo uma versão, tais inserções apareceram pela primeira vez entre os cossacos, que as adotaram dos citas. Serviam como um sinal distintivo de pertencimento a uma classe e eram uma espécie de símbolo de independência.

As listras cossacas são listras únicas das cores das tropas correspondentes. Ao contrário do exército regular, os cossacos os usavam como símbolo de liberdade. Eram um atributo importante, demonstrado com orgulho. Mesmo em tempos de paz, as inserções faziam parte do equipamento. Muitas tropas cossacas ainda as usam em seus uniformes. Os representantes do exército regular doméstico usaram listras posteriormente. Cadetes de Suvorov e estudantes de instituições militares especiais podiam usar listras finas vermelhas, azuis ou azul-claras.

História de origem

Segundo a lenda, após uma das batalhas, os cossacos de alta patente receberam faixas azuis de kindyak e escarlate como recompensa por sua bravura. Mas, decidindo mostrar que todos os guerreiros eram iguais, rasgaram as roupas que haviam recebido. Assim, cada um deles recebeu uma faixa. Daí surgiu a crença de que as listras dos cossacos são um símbolo de liberdade e independência.

Na Rússia czarista, no final do século XVIII, durante o reinado de Paulo I, as listras coloridas distintivas foram removidas, consideradas obsoletas. Mas, literalmente, 30 anos depois, o Imperador Alexandre I as devolveu. Inicialmente, a cor dependia da unidade a que a pessoa pertencia:

  • vermelho - para generais;
  • azul – para aviação;
  • carmesim - para o serviço de intendência, engenharia e tropas técnicas;
  • Apenas alguns cossacos usavam listras amarelas.

Apesar de, pouco antes do início da Grande Guerra Patriótica, novas cores terem sido introduzidas (azul-centáurea, verde e carmesim), no ano da vitória decidiu-se que todas as listras seriam vermelhas. Atualmente, listras duplas da cor em questão são privilégio dos generais.

Inserções coloridas, como atributos adicionais do uniforme do exército russo, foram introduzidas em 1873. As listras eram usadas para identificar uma posição de comando. Em tempos de guerra, elas foram abolidas para não denunciar o comandante da composição.

Diferenças de cor

Hoje em dia, a cor das listras pode ser qualquer. É uma homenagem à moda, ao design, nada mais. Mas para os cossacos e os militares, a tonalidade era de grande importância, e era proibido alterá-la arbitrariamente. A cor podia ser usada para determinar o tipo de tropa cossaca:

  1. Amarelo – Ussuri, Astracã, Transbaikal e Amur.
  2. Vermelho - Don, Yenisei.
  3. Framboesa - Kuban, Ural.
  4. Azul claro – Orenburg, Terek.
  5. Os escarlates são siberianos.

No exército russo moderno, todas as listras nas calças são vermelhas. Essa cor foi introduzida em 1945. Antes disso, o debrum decorava as calças militares dos generais:

  1. Azul ou azul-celeste – para aviação.
  2. Carmesim – para tropas de sinalização, engenheiros e pessoal de intendência.
  3. Azul claro – para generais do NKVD da URSS.
  4. Verde claro - para guardas de fronteira.

Atualmente, cadetes e cadetes de Suvorov usam uma faixa azul, localizada na parte externa da perna da calça. A característica distintiva é que há uma inserção e ela é muito fina. No entanto, representantes de instituições de ensino especial ainda usam uniformes com listras com orgulho.

Tendência da moda moderna

O estilo militar aparece nas passarelas em diferentes formas, mas as listras se tornaram especialmente relevantes. Elas adicionam originalidade ao produto e enfatizam o comprimento das pernas. Complementam tanto um visual esportivo quanto casual. Inserções coloridas não indicam pertencimento a nenhuma classe social, não carregam nenhum significado conceitual.

A ausência de restrições tornou a tendência da moda relevante mesmo após várias temporadas. O material de fabricação é qualquer, seja tecido, couro ou malha. A faixa continua vertical, mas os designers são livres para colocá-la não apenas na parte externa, mas também na parte interna. A largura varia de 0,5 cm a 10 cm.

Numa interpretação moderna, as listras podem ser encontradas não apenas nos estilos que são naturais para seu uso – militar e casual, mas também em roupas de noite e de trabalho. Designers de moda criam peças com detalhes coloridos para diferentes ocasiões. Elas podem ser encontradas cada vez com mais frequência em:

  • jeans;
  • calças de moletom;
  • corredores;
  • pijamas;
  • leggings;
  • calças clássicas.

Se o seu guarda-roupa não lhe agrada mais e você quer algo novo e moderno, não corra imediatamente para a loja. Pense em como atualizar roupas velhas. Listras ajudam a transformar peças antigas, e estão na moda hoje em dia. Você pode cortá-las do tecido existente; fitas e tranças bordadas também funcionam como decoração.

Graças à fantasia dos estilistas, listras coloridas apareceram não apenas em calças, mas também em saias e vestidos. É claro que elas não podem ser formalmente chamadas de listras, já que essa definição (historicamente) se aplica apenas a calças. As inserções podem ser lisas, de bolinhas, xadrez. Estampas animalescas, vegetais, florais e geométricas são muito populares.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios