Calças são um item básico do guarda-roupa feminino. Hoje em dia, existem muitos modelos interessantes que combinam com um estilo ou outro. Mas nem sempre é possível encontrar a opção ideal, principalmente para quem tem um corpo fora do padrão. Nesses casos, surge a dúvida de como costurar calças para que caiam perfeitamente. A chave para o sucesso é um molde criado corretamente e o cumprimento rigoroso de todas as instruções.
Materiais e ferramentas
O material das calças femininas deve ser bonito e durável. É importante que combine com outros elementos do guarda-roupa. Convencionalmente, os tecidos podem ser divididos em dois tipos:
- Primavera-verão. Na estação quente, os artesãos recomendam evitar materiais sintéticos, pois eles não permitem a boa circulação do ar. É melhor dar preferência aos tecidos naturais - linho, seda, algodão -, pois são bem ventilados, evitam o superaquecimento do corpo e mantêm sua forma o máximo possível durante o uso.
- Outono-inverno. Para o período frio, recomenda-se costurar calças de tecidos de lã ou semilã, como crepe, jersey e gabardine. Elas retêm bem o calor, caem bem e mantêm o formato.
Veludo e malhas são usados para fazer ternos esportivos e, para ocasiões especiais, materiais naturais nobres clássicos são usados – tweed, cashmere, angorá. Eles são confortáveis, respiráveis e sem rugas.
Ao escolher um tecido, você precisa levar em consideração todas as suas características. Ele pode encolher ou esticar. Para evitar erros, você precisa adicionar 30 a 35 cm ao comprimento das calças para o processamento.
Além do tecido, você precisará de linhas (nº 40, 60), régua de corte, fita adesiva, agulhas para trabalhos manuais e à máquina, giz de cera ou lápis, fita métrica e tesoura. Não pode prescindir de uma máquina de costura; um overlock facilitará o trabalho. É melhor fazer o molde em papel milimetrado.

Tirando medidas
Para construir um molde para calças femininas clássicas, você precisa tirar medidas. Isso deve ser feito com roupas leves. Primeiro, marque a cintura com um elástico, pois a exatidão da medida depende desse ponto de controle.
As seguintes medidas são necessárias para o trabalho:
- Meia circunferência da cintura – meça a circunferência total da cintura e divida por dois.
- Meia circunferência do quadril - a fita corre paralela à linha da cintura a uma distância de 15-18 cm ao longo das áreas convexas das nádegas.
- O comprimento das calças é determinado individualmente com base no lado direito da figura.
- Altura do assento – você precisa sentar em uma cadeira. Meça o segmento da linha da cintura até a superfície.
- Circunferência do meio tornozelo – a medida é tirada horizontalmente na parte inferior, ao redor da perna.
- O comprimento do produto, a partir da parte interna, é medido da parte interna da perna até a parte inferior.
- A largura na parte inferior do produto é o volume ao redor da perna.
- Comprimento da cintura ao joelho – a medida é tirada no lado direito da figura.
- Largura no meio do joelho - a medida depende da tendência da moda ou do desejo da artesã.
Este conjunto de medidas é para um molde básico de calça feminina. Você pode modelar e obter calças retas, afuniladas, de cintura alta e pernas largas.






Construindo um Padrão Básico
Usando a grade principal, você pode modelar calças para obter um produto de vários estilos. O molde proposto serve para todos os tamanhos, basta ajustá-lo aos seus parâmetros.
O padrão é baseado em um exemplo de uma figura com as seguintes dimensões:
| Designação | Tamanho (cm) | 
| SG (meia cintura) | 40 | 
| SB (meia circunferência do quadril) | 52 | 
| DSB (comprimento das calças) | 106 | 
| HS (altura do assento) | 29 | 
| WT (comprimento da cintura ao joelho) | 60 | 
| OB (circunferência do quadril) | 61 | 
| ШН (largura da perna) | 22 | 
O molde das calças femininas, nomeadamente a parte da frente, é construído utilizando a seguinte tecnologia (todos os dados são medidos em cm):
- Desenhe uma linha vertical com o topo no ponto T. Marque TT1 = 1 – 1,5, TYa = BC = 29 e também a distância até o meio do joelho TK = DTK = 60. Produto do comprimento: TN = DSB = 106. Calcule o segmento ao longo da linha do quadril usando a fórmula: YaB = 1/3 x TYa = 1/3 x 29 = 9,6. De cada ponto T1, B, Ya, K, H, separe segmentos pares à direita.
- Calcule a largura da frente do produto: BB1 = ½ (SB + CO) – 1 = 25,5.
- Na linha vertical do ponto B1 marque os pontos T2, Ya1.
- Largura do passo: Я1Я2 = 1:10 (SB + SO) = 1:10 (52 + 1) = 5,3.
- Determine a localização da seta vertical na perna da calça - ЯЯ2 : 2 = Я3. Na linha, marque K1, H1.
- Aprofunde a linha da cintura de T2 para o lado esquerdo em 1 – 1,5.
- Construção da linha do arco. Conecte os pontos B1 e Ya2. B1Ya2 : 2 = A. Conecte os pontos Ya1 e A. Ya1A : 2 = A1. Obtenha um segmento suave passando pelos pontos T3, B1, A1, Ya2.
- Determine o tamanho da solução da pinça. Esta é a diferença entre o SB e o CT. (SB + CT) – (CT + CT) – bisel = (52 + 1) – (40 + 1) = 12. 12: 2 = 6. O comprimento da pinça na frente da calça é de 5 a 7 cm, a solução tem 2 cm (1/3 x 6) e, na parte de trás, 4 cm (2/3 x 6).
- Largura da metade frontal ao longo da linha da cintura T3T4 = ½ (ST + CO) + 2 cm (dardo) = ½ (40 + 1) + 2 cm = 22,5.
- Aumente o corte lateral. T4T5 = T1T = 1 – 1,5 cm.
- Parte inferior das calças: H1H2 = H1H3 = ½ ШН – 1 cm = ½ x 22 – 1 = 10. Para fazer com que a bainha na parte inferior pareça esteticamente agradável, marque 4–8 cm para cima de H2 e H3 (pontos O e O1).
- Desenhe um segmento de B a O. Na linha do joelho, reserve 1 cm para a direita. Marque 2M, 2M1M = 1M3M.
- Conecte T5, B, Y4, K2, O.
- A linha da costura interna passa por Я2, К3, О1.
- H1H6 = 0,5 cm. Conecte H2, H6, H3.
- O dardo frontal não deve exceder 1,6–1,8 cm.

O excesso de tecido pode ser costurado ou dobrado. Materiais macios são adequados para esses estilos. A largura da barra da calça depende do modelo desejado.
Em seguida, vem a construção do molde para a parte de trás das calças. A largura da parte inferior será 2 cm maior que a da frente. Algoritmo de ações (todas as designações em cm):
- Determine a profundidade da linha do assento. B1B2 = 3, B2B3 = 1:10 (SB – 1) = 1:10 x 51 = 5,1.
- Na seção Я1Б3 marque Б1Т3 = Б3Т6. Desvie Т6Т7 em 1 cm.
- Я2Я5 = Я1Я2.
- Notas adicionais: A1A2 = Я5Я6 = 1.
- As linhas T7, B3, A2 e Ya6 mostrarão como será o trajeto da linha de assentos.
- Na linha do quadril, marque uma marca medindo 27,5 cm, que é calculada usando a fórmula B3B4 = (SB + CO) – BB1 = (52 + 1) – 25,5 = 27,5.
- A marca da cintura T8 está localizada na intersecção dos entalhes do ponto B4 = BT5 e T7 = ½ (40 + 1) + 3 = 23,5. Conecte T7 com T8.
- No segmento B4 e K4, marque Я7.
- A costura lateral vai dos pontos T8, B4, Ya7, K4, O2 até o ponto H4.
- Parte interna da coxa - Я6, К5, О3, Н5.
- O comprimento da pinça na parte de trás do produto é de 12 a 14 cm. É necessário costurar pelo menos 3 cm de excesso de tecido. Marque a parte inferior da calça como H4H5.
A construção passo a passo permitirá que você obtenha duas peças de uma só vez em uma folha. Em seguida, você precisa transferir cada uma separadamente para papel vegetal. O molde básico finalizado é adaptado ao tamanho desejado. O intervalo entre tamanhos até o tamanho 52 na linha da cintura é de 2 cm e acima de 2,5 cm. Ao longo da linha do quadril até o tamanho 54, é de 4 cm, do tamanho 56 a 6 cm. Os artesãos aconselham alterar o corte em incrementos de 1 a 2 tamanhos.
Você também pode costurar calças sem molde. Este algoritmo é adequado para iniciantes. Para isso, você precisa usar calças velhas. Elas são rasgadas, passadas e os detalhes necessários são obtidos. Um molde para calças largas ou afuniladas pode ser feito com base em um molde básico. Nesses modelos, a expansão ou estreitamento das pernas começa a partir da linha do degrau.

Etapas do trabalho
Para costurar calças com as próprias mãos, você precisa dividir o processo em várias etapas: corte do material, costura dos elementos e processamento final do produto. Somente seguindo o algoritmo, você poderá costurar corretamente calças que se ajustem perfeitamente ao seu corpo.
Cortando o tecido
Antes do trabalho, o material deve ser descatalisado. Cada tecido é processado à sua maneira e tem encolhimento diferente. É aconselhável molhar tecidos de algodão, secá-los e passá-los. Tecidos de lã e semi-lã devem ser passados com um pano úmido e deixados esfriar.
Algoritmo de corte:
- Disponha os moldes seguindo a linha dos veios. Para economizar material, disponha os moldes com o lado da lã para cima, se a textura do tecido permitir. Ao cortar o material felpudo, disponha os moldes com o lado da lã para baixo.
- Entre as peças principais, você pode colocar pequenos elementos - abas, passadores de cinto, forros, cinto, bolsos.
- Prenda os moldes com alfinetes de alfaiate e trace-os com giz ou sabão.
- Para um ajuste solto, reserve 0,5–1,0 cm na cintura, 2,0–2,5 cm nas costuras laterais e entrepernas e 4–6 cm para a bainha.
- Recorte os pedaços ao longo das linhas para que fiquem folgados.
Se a largura do tecido for de 150 a 160 cm, todos os elementos adicionais podem ser colocados entre as metades das calças. Nas partes preparadas, você precisa marcar os pontos ou entalhes do forro. Se o molde das calças apresentar vincos, elas devem ser passadas imediatamente.


Costurando as peças
A etapa de costura das peças começa após o tratamento térmico úmido. Você precisa começar pelos bolsos (se houver no modelo). Em seguida, faça o seguinte:
- Conecte as duas partes do produto com cada uma das pernas. Combine as alças, as marcas de controle na linha do quadril, joelho e degrau.
- Para evitar que a costura puxe a peça, alinhave e costure da linha do joelho para cima e para baixo. Remova os pontos de alinhavo e passe a costura.
- Para obter um ponto bonito, você precisa desenhar uma linha reta.
- Dobre as duas partes do produto, alinhe as marcas na linha do joelho e faça pontos de alinhavo. Costure o corte lateral ao longo da linha do sabão. Passe a costura do joelho para baixo e para cima. Se necessário, puxe bem o tecido.
- Coloque as duas metades da calça com os lados direitos voltados para dentro. Faça pontos de alinhavo da linha da faixa para baixo. Costure, remova o alinhavo e passe bem a costura.
- As duas pernas da calça preparadas são dobradas na costura do assento. Elas são alinhavadas e costuradas na linha do laço.
- A linha do assento é processada com viés ou overloque. A costura é passada a ferro com um leve estiramento da costura.
Se o cinto for composto por duas partes, elas são fixadas separadamente na borda da cintura de cada parte antes da costura do assento. O cinto, feito de uma só parte, é costurado no final do trabalho. Você pode costurar as presilhas nele e costurá-lo a partir do tecido principal.







Ajustando o produto
Nesta etapa, você precisa experimentar as calças e, se necessário, ajustar o caimento. Vista o produto preparado, prenda o ponto de fixação na cintura com alfinetes, inspecione a largura das calças ao longo da cintura, quadris, joelhos e parte inferior. Ajuste o comprimento, verifique a altura do assento, a localização das pinças e a profundidade. Se algo não estiver certo, você precisa alinhavar novas costuras, experimentar o produto novamente e verificar o conforto ao se mover e sentar. Só então você pode costurar uma nova costura na máquina.








Montagem final das peças
O trabalho mais difícil já passou. A última, mas não menos importante, etapa permanece: a montagem final das peças. Instruções passo a passo:
- Os dardos são costurados. Eles são passados a ferro para que “vejam” os cortes laterais.
- Os bolsos são fechados. Se o modelo clássico de calça os tiver, eles são recortados juntamente com o tecido de juta ou forro.
- Costure a estopa na metade da frente, ao longo da borda do bolso, do lado da frente, e vire do avesso.
- A peça de bolso preparada, feita a partir do tecido principal, é conectada à estopa e costurada. A borda é processada com overloque.
- Costure as laterais e passe-as para separá-las. Passe a ferro a junção do bolso com a costura lateral.
- Reforce o fundo do bolso com alguns pontos.
- Conecte as costuras interna (degrau) e central.
- Costure um zíper e um cinto.
- As bordas inferiores do produto são processadas com ponto ziguezague, dobradas em 3-4 cm e costuradas.
Se o produto for feito de um tecido leve, a borda inferior pode ser costurada com ponto de bainha. Para produtos de lã, a bainha deve ser feita com overloque ou ponto "cabra" e a bainha deve ser feita à mão. Nas calças, o fecho na cintura é feito sem saliência. Após terminar o trabalho, as calças clássicas devem ser cuidadosamente passadas, não esquecendo de passar os vincos.









Vídeo

 
                                    






























