Como fazer bainha em calças de diferentes modelos, dicas, revisão de métodos

Caseiro

Tanto homens quanto mulheres querem ter uma aparência perfeita. Às vezes, peças prontas precisam ser ajustadas à altura e ao corpo. Nem todos os amantes da moda sabem como fazer a bainha das calças e qual o comprimento ideal. É importante focar no modelo do produto, bem como nas características individuais da pessoa que as usará.

O comprimento certo para diferentes modelos

Existem regras gerais para determinar o comprimento de diferentes tipos de calças. Depende do tipo de calçado usado com as roupas. A norma recomendada é até o ponto central do calcanhar (para mulheres). Para homens, as botas devem ser totalmente visíveis. O estilo do modelo também deve ser levado em consideração.

Calças femininas Para modelos retos, o comprimento recomendado é até o meio do calcanhar.

Calças largas devem cobrir parcialmente os sapatos.

Para modelos afunilados, o comprimento ideal é até o tornozelo.

Calças boca de sino devem ser longas até o chão.

Esportes - exponha ligeiramente a perna acima do tornozelo.

Modelos masculinos Calças clássicas cobrem parcialmente o calcanhar.

Com sapatos afunilados com punhos, a parte superior do sapato deve ficar visível.

A tabela acima ajudará você a determinar como fazer a bainha das suas calças. Se o comprimento de uma peça recém-adquirida não atender aos padrões recomendados, ela deverá ser ajustada. Recomenda-se que você mesmo faça isso, de acordo com as instruções para alfaiates iniciantes, ou em um ateliê. Calças para crianças ou adolescentes (por exemplo, um uniforme escolar) devem ser encurtadas para que as costuras possam ser desfeitas com facilidade e perfeição; crianças crescem rápido.

Modelos masculinos
Calças femininas

Materiais e ferramentas

Toda mulher deveria saber como fazer a bainha de uma calça à mão. Você precisará de uma fita métrica para o trabalho; às vezes, usam uma teia de aranha. É mais conveniente encurtar calças na máquina de costura, mas você também pode fazer isso à mão. Para tirar as medidas, você deve preparar uma fita métrica. A lista de ferramentas necessárias inclui:

  1. Tesoura de alfaiate bem afiada.
  2. Um conjunto de agulhas com diferentes diâmetros de olho.
  3. Um pedaço de sabão em pó ou giz para marcar o tecido (você também pode usar um marcador especial).
  4. Ferro (em uma tábua de passar).
  5. Régua de madeira ou metal.

Antes de começar a trabalhar, você pode assistir a um tutorial em vídeo que ensina como encurtar calças de diferentes estilos. Em hipótese alguma você deve utilizar tesouras sem ponta para trabalhar, pois poderá deformar o tecido. Se você não tiver uma fita métrica ou régua à mão, você pode substituí-las por uma fita métrica.

O tecido a ser passado deve ser estendido sobre uma superfície absolutamente limpa e perfeitamente plana. Antes de colocar o material sobre a mesa, ele deve ser bem limpo e todos os objetos estranhos devem ser removidos. A fita para passar calças deve ser de boa qualidade.

Para tornar as costuras invisíveis, use linhas da mesma cor do tecido. Assim, a barra da calça ficará impecável.

Preparando-se para o trabalho

Fazer a bainha de uma calça exige preparação. A altura da bainha é determinada dependendo do modelo da peça. É conveniente fazer isso com um assistente: um veste a peça e o outro mede o comprimento. Você também pode usar calças já feitas do mesmo modelo. Para fazer tudo corretamente sem um assistente, você precisa:

  1. Vire do avesso um item recém-comprado e usado.
  2. Dobre de modo que as costuras da virilha se toquem.
  3. Marque a linha de corte na parte da frente.
  4. Desenhe um ângulo reto a partir da seta.
  5. Desenhe uma linha longitudinal ao longo de ambas as pernas.
  6. Faça uma margem de bainha e desenhe uma segunda linha paralela 3-4 cm abaixo da primeira.

A maneira mais fácil de aplicar marcas em tecidos é com uma barra de sabão em pó completamente seca. Antes de cortar a barra da calça, as pernas são presas com alfinetes para que a altura da bainha não se desloque. Essa manipulação pode ser feita com cada perna, uma de cada vez. Este método é recomendado para costureiras experientes e com bom olho.

Determinar a altura do forro
Você pode usar calças com bainha do mesmo modelo
Vire o item do avesso, dobre-o e marque a linha de corte
Construa um ângulo reto, desenhe uma linha longitudinal
Crie uma linha de margem de bainha
Margem de bainha para modelos cônicos

Métodos de bainha

Antes de fazer a bainha das suas calças na máquina, você precisa escolher o método certo. Existem várias maneiras de encurtar as pernas manualmente: com ponto invisível e fita especial (adequada para calças clássicas), além do processo de teia de aranha (para jeans). A técnica rápida é muito popular e é usada em roupas esportivas masculinas e femininas. Cada tipo de costura tem seu próprio algoritmo de ações passo a passo.

Com um ponto invisível

O ponto invisível recebeu esse nome porque, quando feito corretamente, fica completamente invisível, pois fica escondido entre o tecido. É permitido usar linhas um pouco mais escuras que o tecido. Para processar o produto, é necessário:

  1. Vire as calças masculinas ou femininas do avesso e prenda-as com alfinetes.
  2. Certifique-se de que as costuras laterais e as setas combinem.
  3. Insira a agulha na ponta cortada, pegando alguns fios da perna da calça.
  4. Leve a agulha para o lado oposto.
  5. Continue da mesma maneira, fazendo furos em intervalos não maiores que 5 mm.

Quando a costura invisível estiver pronta, ela é passada a vapor com um ferro. Isso deve ser feito apenas de dentro para fora. O método é bom porque o material pode ser costurado quase imperceptivelmente.

Vire o produto do avesso
Pegue alguns fios da perna da calça com uma agulha
Traga a agulha para o outro lado
Costure, fazendo furos a cada 5 mm

Usando uma teia de cola

Se você não tiver linha ou agulha à mão, não conseguirá fazer a bainha das calças com ponto invisível. Nesse caso, você pode usar outro método, sem máquina de costura. Funciona bem para peças de tecido grosso, incluindo jeans. Para fazer isso, você precisa comprar uma teia de aranha – uma fita adesiva que libera uma substância adesiva quando aquecida. Algoritmo passo a passo:

  1. Vire as calças do avesso.
  2. Dobre no comprimento desejado.
  3. Coloque um pedaço de fita entre a bainha e a perna.
  4. Passe essa área de dentro para fora com um ferro quente, sem cortar o comprimento.

Às vezes, a fita não funciona na primeira vez. O problema está relacionado à sua má qualidade. Nesse caso, recomenda-se passar a calça novamente com fita adesiva.

Faça a bainha das calças no comprimento desejado
Coloque a fita entre a bainha e a perna
Passar a ferro quente

Com fita para calças

Esse método funciona bem para calças de qualquer estilo, especialmente aquelas usadas soltas. O principal objetivo da fita é proteger as calças masculinas ou femininas do desgaste prematuro. Este auxílio é uma faixa estreita com pequenas saliências ao longo da borda.

Existem vários tipos de fita para calças: fina, média e extra forte. A cor também pode variar. Para calças masculinas clássicas, escolha a fita mais resistente ao desgaste; para peças femininas feitas de tecidos leves, uma versão com estrutura menos densa é adequada. A cor do auxiliar para bainha deve combinar perfeitamente com o tom das calças. Algoritmo passo a passo:

  1. Desenhe uma linha de bainha no tecido.
  2. Aplique a fita para calças nesta linha.
  3. Costure a perna da calça em um círculo.
  4. Cubra a borda discretamente com o restante da fita.

Se você deixar a fita para fora, ela logo desfiará e as calças ficarão desarrumadas. Este método requer boas habilidades de costura. É adequado para corrigir calças infantis, pois permite aumentar o comprimento em 3,5 a 4 cm.

Desenhe uma linha de bainha
Aplique fita na linha
Costure a perna da calça em círculo
Feche a borda com a fita restante

Rápido

Outro nome para esse método é turco. O encurtamento é feito com uma máquina de costura, usando marcações com alfinetes e alinhavo. Algoritmo passo a passo:

  1. Enrole as calças e prenda-as.
  2. Costure próximo às margens de costura (você pode fazer o chuleado à mão).
  3. Alise para cima.
  4. Aperte nas costuras.

O último passo é muito importante. Se você pular, as margens de costura ficarão tortas. Por causa disso, as pernas podem ficar assimétricas.

Enrole as calças e prenda-as
Costure-o
Passar as pernas
Fixe o produto ao longo das costuras
Calças com bainha

As nuances do processamento de calças esportivas

Nem todas as artesãs sabem como encurtar calças de moletom. Em uma loja de conserto de roupas, elas são bainhadas com equipamentos especiais para malhas. Em casa, você pode fazer isso em qualquer máquina.

Para evitar que o material fique enrugado, os especialistas recomendam usar agulhas com pontas ligeiramente arredondadas. Para que o tecido estique melhor, você pode colocar uma tira fina de papel por baixo. Algoritmo passo a passo:

  1. Meça o tecido para a bainha e corte-o.
  2. Faça overloque nas bordas.
  3. Prenda as dobras com alfinetes.
  4. Costure de dentro para fora.

Em seguida, faça outra costura a uma distância de 5 mm. Se houver zíper na lateral, ele precisa ser aberto, reservando 5 cm para a bainha. Produtos com listras são encurtados no local onde passa a costura decorativa. O mesmo é permitido se forem calças de moletom com elástico na parte inferior.

A principal desvantagem das malhas é que elas se deformam rapidamente sob a influência de impactos mecânicos. Para evitar esse problema, recomenda-se o uso de um calcador especial para o avanço cuidadoso do tecido durante a costura. Os modelos mais novos de máquinas de costura possuem uma linha separada para esse tipo de material.

Marque o tecido e corte o excesso
Overloque a linha de corte
Prenda as dobras
Costure-o
Faça uma segunda costura paralela

Como encurtar calças com punhos

Recentemente, modelos de calças com punhos na barra se tornaram muito populares. Tanto homens quanto mulheres as usam de bom grado. Algoritmo passo a passo:

  1. Faça uma marca na borda inferior.
  2. Dobre o punho do avesso e costure um ponto duplo ao longo dele.
  3. Costure cuidadosamente as margens de costura com um ponto invisível.
  4. Vire o punho do avesso, costure e prenda a borda acima da costura interna.

A etapa final do trabalho é passar com ferro quente. Os punhos geralmente são duplos. No entanto, em alguns casos, o comprimento das calças não deve ser reduzido, mas sim aumentado (por exemplo, ao trabalhar com roupas infantis). Então, elas terão um comprimento e meio.

Todas as instruções sobre como fazer a bainha correta das calças indicam que os punhos devem ser rigorosamente simétricos. Se uma costureira iniciante não estiver confiante em suas habilidades, é melhor recorrer a profissionais. Lembre-se de que o comprimento das calças masculinas deste estilo pode ser ligeiramente menor do que a altura das calças clássicas. Isso é permitido pelas regras de estilo informal.

Marcação
Faça um alinhavo com pontos retos, chuleie a borda inferior
Dobre o punho para trás e costure um ponto duplo
Costure a margem da bainha com um ponto invisível
Vire o punho do avesso, costure e prenda a borda
Passar a ferro quente

Processamento final

Depois de tratar a parte inferior das calças, elas precisam ser lavadas e passadas. Antes disso, você deve fechar o zíper e todos os botões. É melhor escolher um detergente para peças delicadas.

Ao lavar à mão, você pode usar uma escova como ferramenta auxiliar. Aplique sabão (em pó) e limpe cuidadosamente toda a superfície da peça, prestando atenção especial à parte inferior recém-costurada. É estritamente proibido torcer a peça. Ao secar, a água deve escorrer sozinha.

Recomenda-se começar a passar a ferro depois de encurtar as calças dos bolsos. Em seguida, passe a ferro ao longo de todo o perímetro do cinto. Todas as dobras são cuidadosamente alisadas. Para formar flechas, você precisa unir a costura externa da perna com a interna. O ferro deve ser movido suavemente para que não haja dobras ou irregularidades. Ao passar a linha de dobra, ligue a função "vapor".

Às vezes, as flechas desaparecem rapidamente. Para fazê-las durar mais, você pode usar um remédio antigo e comprovado. Antes de passar o produto, esfregue o tecido com qualquer sabonete.

Calças claras podem deixar marcas desagradáveis ​​de queimadura causadas pelo ferro. Para evitar isso, recomenda-se passar as roupas com gaze dobrada em várias camadas.

Não é difícil encurtar calças em casa, então não é necessário ir a uma loja de conserto de roupas. O principal é ter as ferramentas necessárias e saber o comprimento desejado do produto com antecedência. Se uma pessoa tiver habilidades básicas de costura, o trabalho não levará mais do que meia hora. Fazer sua própria costura fica ótimo e economiza tempo e dinheiro.

Aplique sabão na superfície do produto com um pincel
É proibido torcer o produto.
Ao secar, a água deve escorrer sozinha.
Comece a passar pelos bolsos
Para formar as flechas, alinhe a costura externa da perna com a costura interna

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios