Tipos de quimono japonês, opções tradicionais e modernas

Nacional

Parte integrante da cultura e das tradições do Japão é a vestimenta nacional. Ela é verdadeiramente seu símbolo, juntamente com os samurais, a cerimônia do chá e as flores de cerejeira. E embora seja cada vez mais raro ver uma mulher ou um homem trajando um quimono japonês clássico nas ruas de Tóquio e Osaka, nenhum evento formal está completo sem ele. De época em época, o traje passou por diversas metamorfoses. Mas, do final do século XIX até os dias atuais, sua forma e simbolismo permaneceram praticamente inalterados.

Características do corte

O quimono no Japão é usado por homens e mulheres. Crianças também o usam. Essa vestimenta nacional possui muitas características, incluindo o corte. A principal delas são as linhas geométricas do modelo em forma de T, que não se ajustam a uma figura específica. Isso se aplica tanto ao comprimento quanto à largura da peça.

Na verdade, um quimono é um longo robe de seda com mangas largas, preso por um cinto obi largo com um laço exuberante nas costas. O cinto da versão masculina é muito mais estreito do que o da versão feminina, amarrado quase na linha do quadril. O quimono enfatiza apenas a linha dos ombros e a cintura do usuário, escondendo a silhueta e mascarando suas possíveis imperfeições. No processo de vestir, a roupa é ajustada a uma pessoa específica por meio de dobras especiais, presas com a ajuda do obi.

A vestimenta japonesa é cortada de uma única peça de tecido com 40 cm de largura e 9 a 12 metros de comprimento. Duas das quatro tiras cortadas cobrem o corpo e as duas restantes são usadas para fazer as mangas. Tiras pequenas são usadas para as golas principal e falsa. Duas tiras estreitas são cortadas para decorar as bordas direita e esquerda do quimono na frente (okumi). Todos os detalhes são retangulares, sem arredondamentos.

A peculiaridade de usar um quimono é que ele envolve o lado direito. Portanto, a parte frontal esquerda do vestido fica sempre por cima, e a direita, por dentro, mais próxima do corpo.

As mangas de um quimono parecem uma bolsa. Para os homens, elas são costuradas na peça, e para as mulheres, há uma abertura nas axilas – furitsuyakuti. O comprimento das mangas pode ser diferente. Por exemplo, para uma moça solteira ou uma futura gueixa (maiko), deve ter 1 m. O corte do quimono infantil é um pouco mais simples para facilitar a vestimenta de um bebê. Parece mais um robe acolchoado, com uma cor mais vibrante do que a de um adulto.

Os materiais do quimono tradicional japonês são seda e cetim. Na maioria das vezes, o tecido é pintado à mão. Os padrões, a localização e a cor da roupa devem corresponder à idade, ao gênero, à posição social e ao evento em que é usada. As estampas também dependem da estação. Por exemplo, no inverno, pinheiros e bambus são retratados, enquanto na primavera os quimonos são decorados com flores de sakura.

Infantil
mulheres
Macho

Variedades

É muito difícil escolher roupas que correspondam corretamente à ocasião, status, idade, estado civil e tradições. Afinal, existem muitas variedades dessa vestimenta nacional, especialmente feminina. Os principais tipos de quimono:

  1. Homongi é um vestido para eventos formais e recepções de alto estilo. Os ombros e as mangas são decorados com padrões. Tanto mulheres casadas quanto solteiras podem usá-lo.
  2. Iromuji é um manto simples para a cerimônia do chá. O tecido pode ter um padrão jacquard chamado "rinzu".
  3. Tomesode é o traje mais formal para uma mulher casada, com um desenho abaixo da cintura ou ao longo da bainha. Uma variação é o kurotomesode, preto, com cinco brasões kamon (brasões de família) e usado pelas mães dos noivos em casamentos.
  4. Furisode é um quimono formal para moças solteiras, com cauda de até 1 metro. Pode ser visto em damas de honra em casamentos japoneses ou em aprendizes de maiko (gueixas).
  5. Komon é uma roupa com estampa pequena. Adequado para caminhadas e visitas a restaurantes.
  6. Edo komon - quimono de bolinhas. Antigamente, era usado principalmente por samurais. Hoje em dia, se tiver brasões, pode ser usado como traje para recepções.
  7. Mofuku é uma vestimenta preta de luto reservada à família imediata do falecido. Outros presentes na cerimônia podem usar iromuji com elementos pretos.
  8. Susohiki é um quimono com cauda longa usado por gueixas para realizar danças tradicionais.
  9. Yukata é uma versão de verão do traje nacional, feito de linho ou algodão. Não é oficial.
Iromuji
Mofuku
Susohiki
Tomesode
Furisode
Homongi
Yukata

Classificação por finalidade

O traje japonês para representantes de diferentes sexos difere significativamente em cor, corte, componentes e simbolismo nacional. O quimono masculino no Japão moderno pode ter apenas algumas cores escuras discretas: azul, preto, verde e marrom. O tecido utilizado é sem brilho, fosco. O padrão pode ser pequeno ou estampado.

Um quimono masculino formal deve ter cinco kamon. Um vestido com três cristas é considerado menos formal. Muitas vezes, a vestimenta é complementada por um hakama – calças largas ou saia – e um haori – uma jaqueta tradicional usada sobre o quimono.

O traje é composto por cinco elementos, excluindo os sapatos. Portanto, um homem pode vestir um quimono sem ajuda externa.

Tradicionalmente, o quimono feminino é composto por 12 partes. Mas, no mundo moderno, essa multicamadas é usada em casos raros e especiais. Por exemplo, para um casamento ou um evento oficial importante de alto nível. No dia a dia, para caminhadas, festivais e restaurantes, as pessoas costumam usar no máximo duas camadas ou apenas um quimono com uma segunda gola falsa.

A cor do quimono feminino desempenha um papel importante. O mais formal é o preto, com estampas nas mangas e abaixo da cintura. As gueixas podem se dar ao luxo de usar túnicas brilhantes com forro escarlate. As jovens solteiras geralmente usam vestidos inteiramente bordados em delicados tons de pêssego, rosa e azul. Os quimonos do dia a dia, em tons discretos de bege, marrom e esverdeado, são cobertos com pequenos desenhos.

As roupas japonesas para crianças pequenas são muito mais simples do que para adultos. Este manto de cores vibrantes às vezes é refeito a partir de um vestido de mulher ou homem velho. Geralmente é acolchoado e não tem um padrão complexo. Para crianças mais velhas, uma cópia menor de uma roupa adulta é costurada para ocasiões especiais, mas em um esquema de cores mais rico.

Acessórios e atributos adicionais

Complementos à vestimenta nacional japonesa incluem: roupas íntimas especiais, vários tipos de quimono usados ​​por baixo do principal, um cinto obi, sapatos tradicionais e acessórios para o cabelo. Para vestir tudo isso corretamente, especialmente para as mulheres, muitas vezes é necessário recorrer à ajuda de profissionais especialmente treinados. Eles trabalham em salões de beleza, têm licença e podem ser chamados à sua casa. Os principais atributos da vestimenta tradicional são:

  1. Hadajūban e sasōeke, uma camisa fina e pantalonas usadas por mulheres como roupa íntima, podem ser unidas.
  2. Nagajuban (juban) - uma camisa longa, de corte semelhante ao de um quimono, usada por baixo da vestimenta externa para evitar que suor e sujeira do corpo entrem em contato com ela.
  3. Hakama são calças largas plissadas. A versão feminina tem o formato de saia.
  4. Haori é uma jaqueta especial usada sobre um quimono. Juntamente com o hakama, confere formalidade ao traje. É presa com um cordão especial chamado haori-himo.
  5. Kanzashi ou kanzashi são enfeites japoneses, grampos de cabelo, grampos de cabelo. A arte de fazer kanzashi é nacional, feita à mão. Os motivos decorativos frequentemente lembram os padrões dos quimonos.
  6. Tabi são meias com o dedão do pé separado para facilitar o uso do zori.
  7. Zori são sandálias de couro ou tecido (que lembram chinelos).
  8. Geta são sandálias de madeira, geralmente usadas com yukata.
  9. Okobo são sapatos altos que as meninas (principalmente maiko ou gueixas) só conseguem usar com passos pequenos, caso contrário correm o risco de cair.
  10. Waraji - sandálias de palha - são o calçado tradicional dos sacerdotes nos templos.
  11. Obi é um cinto largo para uma roupa.
  12. Kosihimo - gravatas para facilitar a colocação de roupas.
Waraji
Geta
Zori
Kanzashi
Obi
Okbo
Tabi
Hakama
Haori

Looks modernos com quimono

A moda dita novos visuais. As meninas europeias vestem alegremente uma peça da moda: um quimono em forma de capa espaçosa. Vestidos estilizados de diferentes comprimentos ajudam a criar conjuntos interessantes em camadas. Este estilo de roupa é adequado para mulheres com corpo "maçã" ou "triângulo", pois esconde as imperfeições. Uma capa ou blusa com corte quimono combina bem com jeans, shorts, saias, vestidos e camisetas. Tênis, tênis, sandálias, scarpins e mocassins se encaixam perfeitamente no visual. Com base nisso, você pode criar um visual profissional e noturno, complementando-o com acessórios elegantes: brincos grandes, uma fivela de cinto e uma bolsa original.

O estilista japonês Jotaro Saito cria quimonos modernos, combinando tradições com as últimas tendências. Ele utiliza uma mistura de texturas, tecidos, padrões tradicionais e modernos, cores e tons interessantes em seus modelos. A grife Kenzo frequentemente apresenta quimonos japoneses modernos e roupas baseadas neles. Em uma única imagem, os estilistas parecem combinar o passado e o futuro. Tudo isso é sempre popular.

Vídeo

Foto

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios