Traje nacional coreano, modelos tradicionais e modernos

Nacional

Na Coreia, apesar do poderoso progresso tecnológico, a influência das tradições ainda é forte. Os coreanos respeitam sua história, arte e trajes nacionais. Assim como os trajes de outras nações, o traje nacional coreano possui características distintivas que o diferenciam de todos os outros. Nos séculos passados, essa vestimenta era usada constantemente, nos dias úteis e feriados. Hoje, os coreanos a usam em ocasiões especiais.

Características da vestimenta tradicional coreana

O traje nacional da Coreia do Sul é chamado de hanbok, o do Norte é chamado de chosonot, mas, apesar dos nomes diferentes, trata-se do mesmo traje com uma história antiga. Acredita-se que tenha se originado das roupas dos nômades do norte da Ásia. As primeiras versões desse traje surgiram na Coreia antes da nossa era. Foi então que seus principais detalhes foram inventados – uma camisa ou jaqueta, calças ou uma saia longa, que permaneceram praticamente inalterados até hoje. O hanbok moderno é um descendente direto do hanbok usado durante a Dinastia Joseon, que durou 5 séculos até o final do século XIX.

O hanbok masculino consiste em duas partes principais: a camisa chogori e a calça paji. Seu design mudou pouco ao longo do tempo:

  • a jaqueta é solta, com mangas bastante largas e duas fitas de amarração;
  • As calças são largas e têm amarrações na cintura.

Essas roupas eram usadas pelos plebeus e não interferiam em seu trabalho. Uma jaqueta chamada chokki ou uma jaqueta chamada magoja era usada sobre o chogori. Essas são as peças de vestuário mais recentes, surgindo no final do século XIX. Os aristocratas de Joseon usavam um casaco longo (até os tornozelos) chamado pho, que era amarrado com um cinto na cintura. Sua versão de inverno é chamada durumagi.

Uma característica distintiva dos homens da classe nobre era um chapéu preto chamado kat - de aba larga, translúcido, amarrado com duas fitas sob o queixo.

O hanbok feminino consiste em um jeogori curto amarrado com duas fitas no peito e uma saia chima larga, longa e de cintura alta. Por baixo, eram usadas anáguas para dar volume. Sobre o jeogori, as mulheres também usavam um magoja, ou colete bordado e forrado de pele no inverno.

O hanbok infantil é chamado de kkachi turumagi. É um casaco multicolorido que as crianças costumavam usar no Ano Novo Coreano. Por baixo, usavam jeogori e, por cima, podiam usar um colete longo chamado jeonbok. Além disso, as crianças até certa idade usavam toucas especiais (para meninos - bokkon, para meninas - kulle).

O traje de casamento feminino consistia em um jeogori amarelo com mangas e gola listradas, uma saia vermelha e uma jaqueta ou casaco verde chamado hwarot. A noiva usava um grampo de cabelo em forma de dragão, uma fita vermelha ou um chapéu especial com um ornamento. O noivo coreano usava calças tradicionais, uma blusa curta, um colete e um casaco tanren colorido. Sua cabeça era adornada com um chapéu samogwangdae preto. O traje era completado com um cinto ornamentado e botas mokhwa pretas.

Cores e decoração

No passado, o traje tradicional coreano usado diariamente pelos aristocratas masculinos era branco. Era feito de tecido leve e de alta qualidade, feito de urtiga chinesa. A roupa festiva era colorida e feita de seda. O traje de inverno consistia em duas camadas de seda ou algodão. As pessoas comuns se contentavam com roupas feitas de cânhamo ou, na melhor das hipóteses, de algodão.

A seda era tingida em cores diferentes, e o tecido podia ser liso ou ornamentado. As roupas femininas e infantis eram especialmente coloridas. Os homens preferiam cores mais discretas. Os coreanos comuns usavam ternos feitos de tecidos claros, como cinza, verde, marrom e preto. Não lhes era permitido usar branco.

As cores do traje nacional coreano são simbólicas e têm significados:

  • branco – pureza de espírito;
  • vermelho – riqueza, bem-estar;
  • azul – estabilidade, constância;
  • preto – criação;
  • amarelo – o centro do universo.

Além dessas cores principais, outras eram usadas em diversos detalhes das roupas, e elas também tinham um significado específico. As cores do traje infantil também combinavam azul, branco, vermelho, preto e amarelo. Elas significam leste, oeste, sul, norte e centro, respectivamente.

Sapatos e acessórios

As decorações são uma parte importante do hanbok, que se distingue pela simplicidade de corte e linhas. As saias femininas, os punhos contrastantes e as golas dos casacos eram geralmente decorados com bordados com motivos vegetais. Grande importância era atribuída à fita koryum e à arte de amarrá-la. A beleza do traje também era determinada pelo contorno arredondado das mangas e da gola do casaco.

Entre as joias femininas, os pingentes de norigae, que eram presos sob um laço de fita, eram e continuam populares. Esta decoração é feita de fios de seda habilmente tecidos, com uma borla na parte inferior e inserções vazadas de metal ou pedras semipreciosas.

Norigae também tinha um significado funcional: como não há bolsos no hanbok, pequenos objetos eram anteriormente anexados a ele, como caixas de incenso, sinos, hieróglifos com desejos de felicidade, riqueza, harmonia e longevidade.

As mulheres coreanas não usavam brincos, contas ou pulseiras, mas usavam anéis enormes feitos de pedras semipreciosas, como jade. Um adorno coreano bem conhecido são os grampos de cabelo pinae, que as mulheres casadas usavam para prender os cabelos na parte de trás da cabeça. Outro tipo de grampo é o ttolchcham. Esse adorno tinha figuras de borboletas, flores e pássaros presas às pontas por fios finos. Eles tremiam ao menor movimento da cabeça. As moças solteiras usavam uma trança na qual teciam uma fita tengi, geralmente vermelha. Os homens tinham adornos muito mais modestos, mas não menos interessantes: bolsas e anéis de seda bokjumoni.

O traje coreano não estaria completo sem os calçados tradicionais: kkotsin (sapatos de seda com estampas florais), tanghae (sapatos de seda bordados) e jinsin (sapatos de couro). Todas as opções eram usadas com meias brancas chamadas boseon.

Kkotsin
Noruega
Salto de alfinete

Modelos modernos

Os trajes nacionais dos coreanos de hoje são semelhantes aos usados ​​por seus ancestrais, mas não os repetem exatamente, apenas em detalhes gerais. São estilizados e modernizados, frequentemente utilizando uma variedade de cores vibrantes, tons e materiais diferentes. Trajes coreanos não são usados ​​todos os dias, mas são usados ​​com prazer em feriados, ocasiões especiais, recepções oficiais, aniversários e festivais.

É muito comum ver pessoas em trajes nacionais na Coreia no Ano Novo, em feriados oficiais e em casamentos. As crianças cumprimentam seus pais com o festivo hanbok myeongjeol na manhã do primeiro dia do Ano Novo. É costume vestir crianças pequenas com trajes nacionais (dol hanbok) pela primeira vez no primeiro aniversário de Doljanchi. O feriado é celebrado para desejar à criança vida longa e saúde.

O 60º aniversário, ou Hwegap, é outra ocasião em que você pode usar um traje nacional. O traje masculino é chamado de geumgwan chobok, o feminino, de tanae. E, claro, os coreanos não perdem a oportunidade de se exibir com um hanbok em um casamento. Para este evento, tanto os noivos quanto seus pais o usam. Além disso, a mãe da noiva usa um vestido rosa, e a mãe do noivo, um vestido azul. Atualmente, o hanbok para casamentos está se tornando cada vez mais popular, não em um estilo estritamente clássico, mas com elementos da moda ocidental.

Na Coreia do século XXI, as roupas tradicionais são reverenciadas por todas as esferas da vida, por pessoas de todas as idades, e são usadas com prazer em feriados e durante eventos importantes da vida.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios