Características distintivas do traje popular ucraniano, cores tradicionais

Nacional

Muitas pessoas associam o traje nacional ucraniano a uma camisa bordada, calças largas cossacas, botas vermelhas, coroas femininas de flores brilhantes e fitas multicoloridas. Embora todos esses elementos sejam de fato característicos do traje tradicional e estejam presentes nele, o traje nacional ucraniano é muito mais complexo e multifacetado. Ele combina a originalidade da cultura eslava, o exotismo das imagens orientais e a elegância refinada inerente ao vestuário europeu. Os principais detalhes do traje nacional foram inventados antes da formação da Rus de Kiev, mudaram com o tempo e completaram sua formação nos séculos XVII e XVIII.

Características características

Apesar de os principais elementos do traje nacional serem os mesmos em toda a Ucrânia, as diferenças são inerentes a quase todas as regiões. O traje foi influenciado pelas características climáticas e étnicas da região, razão pela qual há nuances na silhueta, no corte, na paleta de cores e na forma de vestir.

As vestimentas das regiões central, sudeste, norte e oeste diferem significativamente. Elas apresentam algumas características dos trajes de países vizinhos – Rússia, Bielorrússia, Polônia e Moldávia. Apesar disso, o traje clássico do povo ucraniano é considerado o usado na região do Médio Dnieper – o centro histórico e cultural da Ucrânia. As principais características do traje nacional ucraniano podem ser descritas da seguinte forma:

  • silhueta com linhas suaves;
  • combinações de cores contrastantes, seu simbolismo;
  • bordados com padrões ou ornamentos originais;
  • sapatos brilhantes, acessórios.

Os principais elementos do traje masculino ucraniano eram e continuam sendo: camisa (sorochka), calças (sharovary), cinto (faixa), agasalho leve (svitka ou zhupan), chapéu de pele com shlyk e botas de couro vermelho (choboty). O traje feminino consiste em camisa, saia, cinto, jaqueta bordada, guirlanda de flores com fitas para as meninas e namitka para as mulheres, botas vermelhas.

Tipos de roupas

As roupas ucranianas, apesar de uma certa complexidade, são práticas e confortáveis. São compostas por detalhes simples, mas com decoração única. É graças às cores vibrantes dos tecidos, estampas e acessórios que os itens do guarda-roupa parecem elegantes.

Fêmea

Antigamente, as moças solteiras usavam uma camisa bordada com uma saia amarrada por um cinto longo e largo. A cabeça era decorada com uma fita vermelha, trançada em forma de trança. As camisas femininas ucranianas eram mais compridas que as masculinas, sempre decoradas com bordados no pescoço, na frente, nas mangas e na bainha. Muitas vezes, eram costuradas em duas partes, sendo a inferior feita de tecido mais grosso. No frio, vestiam uma jaqueta ou svitka, ou seja, botas. As roupas das mulheres casadas eram mais variadas. A camisa era usada com uma saia, que podia ser de três tipos:

  • derga - uma variante para trabalho, era feita de tecido escuro e grosso, sem decorações;
  • peça de reposição - roupa do dia a dia feita de tecido liso, composta de duas partes;
  • plakhta – uma vestimenta festiva feita de lã fina com um padrão xadrez bordado (antigamente era feita de seda ou brocado).

Uma jaqueta bordada era colocada sobre a camisa, e as cabeças das mulheres tinham que ser cobertas. O adorno de cabeça das mulheres ucranianas era um lenço ou uma longa tira de tecido amarrada de uma determinada maneira.

Macho

É interessante que o traje masculino copiasse quase exatamente as roupas dos cossacos zaporozhianos. Isso fica claro se considerarmos que a história da Ucrânia nos últimos séculos está inextricavelmente ligada a eles. O traje consistia em uma camisa, calças vermelhas ou azuis, um cinto longo e largo e botas de couro. Externamente, não diferia muito do russo eslavo oriental ou do bielorrusso, apresentando características das roupas orientais e asiáticas. Afinal, historicamente, a cultura da Ucrânia foi influenciada pelos povos turcos.

A gola, a frente e os punhos da camisa ucraniana masculina também eram decorados com bordados. O design da parte superior deste produto era diferente. Nas regiões do sul, a gola era adornada com trança. Nas regiões centrais, as camisas tinham gola alta e estreita, enquanto nas regiões ocidentais, tinham gola virada para baixo.

A camisa nunca era usada solta, mas sim enfiada nas calças, que eram amarradas com um cinto. Essa peça de roupa tinha não apenas um significado prático, mas também simbólico: o cinto era considerado um talismã, protegendo o corpo de danos físicos e mágicos. Era enrolado na cintura em várias camadas, e as pontas, decoradas com borlas, eram abaixadas.

Infantil

As roupas nacionais ucranianas para crianças não eram diferentes das roupas para adultos. No entanto, não eram tão coloridas e eram um pouco mais simples. A fantasia de menina consistia em:

  1. Uma camisa branca com bordados simples, mas obrigatórios. Possuía um fecho ou era amarrada no pescoço com uma fita.
  2. Saias, que muitas vezes eram mais curtas e volumosas do que as vestimentas adultas. Eram feitas em cores diferentes, mas os padrões no tecido estavam presentes.
  3. Um avental da mesma cor da saia ou de uma cor diferente.
  4. Acessórios - uma coroa de flores tradicional e miçangas.
  5. Sapatos elegantes e elegantes.

O traje ucraniano para menino consistia em uma camisa de mangas compridas com punhos e gola bordados, calças largas escuras e um cinto vermelho-escuro. Os sapatos eram comuns, apropriados para a ocasião.

Colorir e decorar

As cores principais do traje nacional ucraniano são branco (camisa), vermelho ou azul (calças), vermelho, preto e marrom (saias). Além disso, foram utilizados tons das mesmas cores, além de verde, cinza, azul e, com menos frequência, amarelo. A diferença de cor é especialmente perceptível nos bordados.

Cada região tinha uma preferência por certos tons, estilos e técnicas de bordado. Por exemplo, nas regiões de Poltava e Chernigov, o bordado é monocromático (fios brancos em tecido leve); na Ucrânia central, é bicolor (principalmente vermelho e preto). Nas regiões oeste e sul, utilizava-se decoração multicolorida (principalmente uma combinação de tons de vermelho, verde e amarelo).

Antigamente, o bordado frequentemente desempenhava não apenas um papel decorativo, mas também social – podia ser usado para determinar o status de uma pessoa na sociedade e seu estado civil. E para aqueles que acreditavam em poderes mágicos, a camisa bordada também servia como um talismã, projetado para proteger o dono da influência de pessoas cruéis. O traje nacional é caracterizado por padrões florais e geométricos. Eles eram usados ​​para criar diversos ornamentos, também específicos de cada região ucraniana.

Materiais

Anteriormente, tecidos naturais eram usados ​​para confeccionar roupas nacionais: linho, cânhamo, lã. A partir desse material barato, muitas vezes artesanal, eram costurados itens do dia a dia. Pessoas ricas e nobres usavam trajes feitos de seda chinesa, cetim, veludo e brocado, decorados com fios de ouro e prata.

Hoje em dia, os ternos são feitos não apenas de materiais naturais, mas também de sintéticos. E os bordados são ainda mais exuberantes e intrincados do que nas versões clássicas do traje.

Os trajes tradicionais ucranianos modernos não parecem menos luxuosos do que os usados ​​nos séculos passados. Quanto aos acessórios, a variedade é impressionante: as joias são feitas não apenas de pedras semipreciosas, vidro e madeira, como antes, mas também de materiais modernos. O principal é que se assemelhem o máximo possível aos trajes étnicos e combinem com o estilo do traje.

Sapatos e acessórios

Anteriormente, uma das opções de calçado era o postoly. Tratava-se de algo como botas baixas feitas de um pedaço de couro. Ao contrário das botas comuns, elas não eram costuradas, mas enroladas ao redor do pé de uma determinada maneira e amarradas com uma corda para dar mais força. Nas regiões norte e nordeste, usavam-se sapatos de fibra, que também eram amarrados transversalmente ao pé.

Botas de couro cru eram calçados populares, embora fossem consideradas um item de luxo. Eram feitas com ou sem salto. As mulheres usavam botas leves (sapatos) no verão.

As joias femininas nacionais ucranianas não são menos famosas que a vyshyvanka. É uma coroa de flores naturais e, mais frequentemente, artificiais (papoula, peônia, centáurea, rosas, lírios, malva, camomila, viburno), com fitas multicoloridas. Cada flor ou fita tinha seu próprio significado.

O traje feminino ucraniano não estava completo sem miçangas — uma decoração muito popular. Elas eram, em sua maioria, volumosas, dispostas em várias fileiras.

Antigamente, contas de coral eram consideradas um presente caro para uma menina; hoje, acessórios vermelhos são os mais usados ​​pelas mulheres. No entanto, além dos corais, pedras e moedas eram amplamente utilizadas. O terno masculino não era decorado com nada além de bordados e um cinto.

O traje ucraniano é uma vestimenta brilhante e distinta que incorpora o caráter e o talento do povo, sua história rica e interessante. É por isso que o tratam de forma especial no país. Hoje em dia, cada vez mais pessoas expressam o desejo de se vestir com trajes nacionais para os feriados; muitas têm, se não um terno completo, pelo menos uma camisa bordada.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios