Como tricotar uma túnica com agulhas de tricô, preparação e etapas do trabalho

Túnicas

A túnica é um dos tipos mais comuns de roupa feminina. Esta peça é feita de diferentes tecidos, dependendo da sua finalidade: há modelos leves para o verão e modelos quentes para o frio. As peças mais bonitas são obtidas se a túnica for tricotada com agulhas de tricô: as artesãs podem torná-la arejada e leve, rendada ou até mesmo com aparência rústica. Não tenha medo da complexidade do processo. Existem modelos que até uma costureira iniciante consegue manusear facilmente.

Selecionando um modelo e padrão

Túnicas de tricô podem ser uma alternativa ao vestido. Elas vêm em uma variedade de opções:

  1. Túnicas de verão, que se distinguem pela abundância de padrões e designs. São peças leves e arejadas, confortáveis ​​para usar tanto de dia quanto à noite. Uma túnica de verão com agulhas de tricô é frequentemente usada como capa para ir à praia. Há também modelos para o dia a dia em estilo clássico.
  2. Produtos para primavera e outono - podem ser combinados com jeans, leggings e calças skinny. São opções de roupas para meia estação, fáceis e confortáveis ​​de usar.
  3. As túnicas de inverno parecem ter sido criadas para proporcionar calor e conforto durante as estações mais rigorosas. Podem ser modelos com mangas longas e curtas. A primeira categoria inclui itens usados ​​separadamente, a segunda inclui golas altas ou camisas.

Os mais populares hoje em dia são os vestidos-túnica e os modelos assimétricos de um ombro só. A primeira opção atrai pela sua versatilidade, praticidade e conforto. O segundo modelo acrescenta fragilidade e feminilidade ao look.

Se falamos de túnicas para a estação fria, então esses produtos são mais adequados para serem confeccionados com ponto meia, ponto meia, elástico, e você pode diluí-los com padrões em relevo (tranças e outros). Como resultado, você terá um item que cumprirá a função principal: aquecer o usuário. Se não houver necessidade de criar uma túnica muito quente, você pode fazer um modelo usando um padrão jacquard. Essa técnica requer alguma habilidade, mas se você praticar, conseguir uma peça de guarda-roupa única e muito bonita não será uma tarefa tão difícil.

As túnicas vazadas são tricotadas com fios finos de plumas, mais adequados para a meia-estação ou para o inverno quente. Esses modelos são feitos de lã ou caxemira, podendo ser adicionadas fibras sintéticas (acrílico ou poliéster) para aumentar a resistência. Peças leves de verão são preferencialmente confeccionadas com tricô vazado. Esses produtos embelezam a mulher, protegem a pele delicada do sol e, ao mesmo tempo, permitem a boa circulação do ar, evitando o superaquecimento. As túnicas para o verão são melhor tricotadas com fios de algodão ou linho.

As agulhas de tricô devem ser selecionadas de acordo com o número do fio: os novelos são necessariamente marcados com o número da ferramenta que se adapta a esse fio. Ao escolher um produto para uma túnica, não se esqueça do padrão planejado para o futuro produto. É claro que a agulha de tricô influencia nisso. A melhor maneira de escolher a ferramenta certa é tricotar amostras com produtos com números diferentes. Após o "teste", você precisará escolher a que for mais adequada em densidade e aparência.

A espessura da agulha de tricô deve ser 1 tamanho maior que o tamanho da linha.

Inverno
Verão
Outono

Preparando-se para o trabalho

Antes de começar, você precisará tirar as medidas. A lista de medidas necessárias depende do modelo. Você definitivamente precisará da circunferência do peito, da altura dos ombros e do comprimento do produto. Se a túnica de malha tiver mangas, você também precisará medir o comprimento da manga e a circunferência do braço no ponto mais largo.

Para adaptar o molde, você precisa recalcular o diagrama para o seu tamanho. Cada um deles indica a densidade do tricô, por exemplo: 9 p x 10 p = 10 x 10 cm. Cada costureira tem suas próprias características de trabalho, então, para adaptar o molde, você precisará primeiro fazer uma amostra de controle. Primeiro, você deve montar um número arbitrário de laçadas, por exemplo, 30, e tricotar o molde pretendido do produto – você deve obter um tecido com pelo menos 10 cm².

Depois disso, você precisa descobrir a densidade do tricô, ou seja, contar o número de laçadas e carreiras em 1 cm da amostra finalizada. Por exemplo, você pode obter 30 pontos em uma largura de 15 cm. O tecido de malha tem 10 cm de altura e apenas 24 carreiras. Portanto, a densidade é 30/15 = 2 laçadas por centímetro de tecido, 24/10 = 2,4 carreiras por centímetro tricotado. No diagrama, isso seria marcado como 20 pontos x 24 carreiras = 10 x 10 cm ou 2 pontos x 2,4 carreiras = 1 x 1 cm².

Dessa forma, fica fácil calcular o seu padrão. Por exemplo, se o volume do quadril for 100 cm, você deve usar ½, ou seja, 50 cm. A densidade do tricô já foi calculada: 20 pontos x 24 carreiras = 10 x 10 cm. Em seguida, multiplique 50 cm por 2 pontos (você terá 100 laçadas) e adicione 2 laçadas de borda. Total: 102 laçadas devem ser montadas para fazer a frente ou as costas dos modelos.

Se o molde para a confecção de um item, por exemplo, exigir a montagem de 82 laçadas, a diferença deve ser calculada: 102 – 82 = 20. Este é o número que deve ser levado em consideração ao tricotar cavas, decotes e ombros inclinados. Quando em outras partes do produto houver um molde ou tecido semelhante feito com o mesmo fio e a mesma ferramenta, ao montar laçadas, a largura, por exemplo, das mangas, deve ser multiplicada pela densidade.

Dessa forma, você pode adaptar qualquer padrão. O padrão, o fio e as agulhas de tricô são importantes. Se o padrão não especificar o número de laçadas, uma amostra de controle também será útil. Nesse caso, você precisa fazer um pedaço de tecido de 10 x 10 cm com o padrão selecionado. Em seguida, lave e seque para determinar o quanto o fio encolherá. Em seguida, meça a área do produto e calcule o número de laçadas necessárias para fazer a túnica.

A quantidade de fio também precisa ser calculada usando uma amostra de controle, já que seu peso depende do padrão escolhido e da densidade do item.

Etapas de tricô de modelos populares

Até mesmo uma artesã iniciante pode fazer uma túnica dessa maneira. Tricotar requer seguir um algoritmo. No processo de criação de algo, você precisa se concentrar no padrão. Uma túnica vazada para o verão, por exemplo, costuma ser tricotada com um padrão de losangos. É melhor usar fio de algodão para sua confecção. Este produto é perfeito para a praia ou um passeio à beira-mar.

Algodão vazado de verão

O padrão da túnica deve ser feito de acordo com o diagrama com a descrição. As carreiras em meia são tricotadas com laçadas e fios em meia. Comece com uma laçada na borda, depois uma repetição e termine com uma laçada após a repetição e, em seguida, uma laçada na borda. Repita o diagrama das carreiras 1 a 10. Densidade: 14,5 pontos por 19,5 carreiras = 10 x 10 cm.

Uma túnica vazada é feita com agulhas de tricô de duas partes semelhantes, que são tricotadas de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Monte o número necessário de laçadas. Tricote a primeira carreira com pontos tricô. Isso não é levado em consideração nos cálculos. Em seguida, vem a renda. Após 132 carreiras a partir da base, feche as laçadas. Em seguida, de acordo com o molde, desfaça-as e monte 4 novos pontos. Em seguida, feche-as para que a borda não estique. A segunda parte é feita seguindo o mesmo princípio.
  2. Depois vem a montagem. Para isso, você precisa costurar os ombros dos dois lados e, em seguida, fazer o mesmo com as laterais, deixando as cavas.

Quente evasê com tranças

Um modelo largo e grosso com tranças vai te aquecer até nos dias mais frios do inverno. Para tricotar uma túnica quentinha com agulhas de tricô, você deve considerar as seguintes recomendações:

  1. Ao tricotar a borda com nós em cada carreira, a primeira laçada deve ser removida como laçada frontal. A última laçada deve ser feita como laçada frontal. Tricote as bordas de todas as partes seguindo este princípio.
  2. O “elástico” deve ser tricotado de acordo com o padrão – 2 laçadas frontais e depois 2 laçadas traseiras.
  3. O padrão precisa ser tricotado em 62 laçadas. Nele, a carreira a é a penúltima carreira do "elástico". Tricote da seta a à seta b. Continuando a tricotar de acordo com este padrão, na primeira carreira adicione 8 laçadas, até um total de 70. Depois, tricote de acordo com o padrão da carreira 1 à 36. Em seguida, repita os padrões com losangos das carreiras 21 à 36 (eles estão localizados entre a e b). No padrão com tranças, repita as carreiras 25 a 36, ​​que estão entre as setas b e c (destacadas em cinza).
  4. Na superfície frontal - laços frontais, na superfície traseira - laços traseiros.
  5. As carreiras da frente devem ser tricotadas com a superfície da frente. Na carreira de trás, é necessário remover a laçada como se fosse um ponto meia (a linha deve ser segurada na frente da agulha de tricô).
  6. A densidade de tricô da túnica é de 23,5 pontos x 22 carreiras = 10 x 10 cm para o padrão de trança e 16 pontos x 22 carreiras = 10 x 10 cm para a superfície frontal.

Para criar uma túnica, você precisa seguir este algoritmo:

  1. Para fazer as costas com mangas curtas, você precisa montar 98 laçadas e tricotar a tira. Isso deve ser feito com um elástico: 2 pontos meia, 2 pontos altos duplos. Tricote 21 carreiras assim. Na primeira carreira de meia, comece com o ponto alto duplo, depois 2 pontos altos duplos e termine com 2 pontos altos duplos e o ponto alto duplo.
  2. Em seguida, use o seguinte padrão de tricô: borda, 14 laçadas em ponto meia, 62 laçadas com um padrão de tranças e losangos. Neste caso, adicione 8 laçadas, depois 14 laçadas com a superfície frontal e a borda novamente. No total, você deve obter 100 laçadas.
  3. A 26 centímetros, ou seja, 58 carreiras a partir da tira, adicione 1 laçada de cada lado. Isso é necessário para arredondar. Em seguida, na 4ª carreira, faça 1 laçada a cada 2 carreiras. Em seguida, marque para as mangas 2 vezes 2 laçadas e 1 vez 11 laçadas. Restam 140 laçadas.
  4. As laçadas adicionadas devem ser tricotadas da seguinte maneira: as primeiras 10 de cada lado - com a parte da frente, depois das 8 - com o "elástico". Você precisa começar com 2 laçadas em meia e terminar com as laçadas da frente, depois tricotar 1 laçada deslizada e 1 laçada de borda.
  5. Para chanfros, adicione uma laçada na quinta carreira. Aumentos semelhantes devem ser repetidos três vezes a cada 6 carreiras e quatro vezes a cada 4 carreiras. Após 46 carreiras, feche 16 pontos de cada lado e, a cada 2 carreiras, 8 pontos três vezes e 7 pontos três vezes. Após 46 carreiras a partir do início da manga, feche 16 pontos de cada lado. Depois disso, a cada 2 carreiras, feche 8 pontos três vezes e 7 pontos três vezes. Faça o mesmo com os 22 pontos do meio.
  6. Para fazer a parte da frente com mangas, tricote da mesma forma que as costas com mangas curtas. No entanto, para tricotar o decote, feche as 14 laçadas do meio após 42 carreiras a partir das mangas. Em seguida, tricote separadamente, fechando nas bordas a cada 2 carreiras: 1 vez com 3 laçadas, 2 vezes com 2 laçadas e 3 vezes com 1 laçada. Faça os chanfros para os ombros da mesma forma que para as costas.

Designações:

  • LP – laço frontal.
  • ip – ponto meia.

Em seguida, vem a montagem. Para isso, tricote o decote em ponto canelado com 76 laçadas nas agulhas de tricô circulares. Feche as laçadas após 19 cm. As peças precisam ser unidas com uma costura na borda, pelo avesso.

Uma túnica de malha é uma peça de roupa versátil que pode ser perfeitamente combinada com vários itens de guarda-roupa. A abundância de modelos permite escolher o produto certo para qualquer situação. Trabalhar com agulhas de tricô não é difícil, principalmente se você escolher um item fácil de fazer, até mesmo uma costureira iniciante consegue.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios